Browsing by Author "Teodoro, Ana"
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- De três olhares sobre uma obra de arte ao olhar individual sobre o objeto artístico dos futuros animadores socioculturaisPublication . Teodoro, Ana; Fernandes, Sandra; Pappámikail, LiaA formação superior em Animação Sociocultural obedece a uma matriz transdisciplinar, com ênfase nas ciências sociais e humanas. Não obstante, atendendo à diversidade de contextos e públicos junto aos quais o animador intervém é fundamental que este domine razoavelmente todas as esferas de produção de cultura incluindo a arte e as ciências naturais. No Seminário de Cultura, Arte e Ciência, da Licenciatura em Animação Sociocultural de uma Escola Superior de Educação, pretendeu-se sensibilizar os estudantes para a importância destas áreas na sua formação, apresentando-se diferentes olhares sobre os mesmos fenómenos socioculturais, numa perspetiva plural mas integradora. Nesta comunicação prossegue-se uma investigação que visa compreender o impacto sobre os futuros animadores socioculturais de um conjunto de atividades em que se usou uma obra artística como ponto de partida e avaliar a pertinência do percurso de formação proposto no Seminário. O conjunto de dinâmicas designado ‗Sofá Aspirina: uma abordagem formativa‘ baseou--se no Sofá Aspirina (1997), de Joana Vasconcelos, por ser uma obra contemporânea passível de ser analisada na ótica do seu contexto cultural e nas perspetivas da arte e da ciência. A última proposta deste percurso consistiu no retorno ao objeto artístico como mecanismo de interpelação, tendo cada estudante de elaborar um projeto de intervenção artística sobre um objeto do quotidiano, que produzisse uma alteração na forma e/ou significado desse objeto. Analisaram-se as memórias descritivas destes projetos e questionaram-se os estudantes em dois momentos: no final do Seminário, numa interação em grupo e, decorridos alguns meses, através de um inquérito por questionário. A partir destes instrumentos, apresentam-se a perceção e valorização que os estudantes demonstraram relativamente a este processo de recontextualização, discutindo-as na ótica da formação superior em Animação Sociocultural com vista a habilitar os profissionais para realizar os respetivos desígnios fundadores incluindo a democratização cultural e a promoção da participação na cultura.
- A intervenção dos futuros animadores socioculturais com o cidadão idoso: Contributos para uma reflexãoPublication . Teodoro, Ana; Simões, Ana; Gama, AnaNas últimas décadas o envelhecimento da população tem vindo a aumentar nos países centrais e semi periféricos da Europa e do mundo. Este fenómeno social que deriva de outras mudanças sociais (aumento da esperança de vida, diminuição das estruturas familiares, altas taxas de feminização do trabalho) tem suscitado, cada vez mais, a necessidade de criar respostas para os idosos (ex.: centros de dia e lares). Desde há alguns anos que a reflexão teórica sobre animação sociocultural tem sustentado a associação entre processos educativos em espaços não formais e os objetivos da intervenção em animação sociocultural. No entanto, essa associação deve estender-se igualmente a espaços informais, uma vez que estes correspondem aos espaços das vivências quotidianas dos indivíduos e, no caso do cidadão idoso, esses espaços vivenciais são frequentemente instituições nas quais se espera que os animadores socioculturais atuem. Na presente comunicação analisam-se e discutem-se as opções tomadas pelos alunos do curso da Licenciatura em Animação Sociocultural de uma escola superior de educação pública que frequentaram, no ano letivo 2011/12, nos 2.º e 3.ºanos, a unidade curricular Projeto Interdisciplinar de Intervenção Profissional e desenvolveram os seus estágios curriculares com idosos. A metodologia utilizada centra-se na análise documental (base de dados dos estágios e relatórios finais) e na aplicação de um inquérito por questionário aos alunos em questão.
- Mudanças nas conceções de ciência durante a formação inicial de professores e educadoresPublication . Ramos, Maria das Mercês; Teodoro, Ana; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Maurício, Paulo; Sarreira, Pedro; Ribeiro, Sandra; Antunes, José Abílio; Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento; Dias, MariaO acesso à cultura científica e tecnológica tem vindo a ser considerado um direito de cidadania de todos, devendo ocorrer desde os primeiros anos de escolaridade. Mas, iniciar as crianças à ciência e tecnologia, desde os primeiros anos, exige uma adequada formação em ensino das ciências de professores e educadores. Para Lederman (1998) dotar os professores de uma compreensão funcional sobre a natureza da ciência e sobre a pesquisa científica é um “pré-requisito para a esperança de alcançar a visão de ensino e aprendizagem de Ciência especificadas nos diferentes esforços de reforma” (p. 2) tais como a proposta no Project 2061. Contudo, a investigação tem evidenciado a deficiente formação científica dos professores.
- Participação dos idosos: percursos construídos por finalistas da licenciatura em animação socioculturalPublication . Gama, Ana; Teodoro, Ana; Simões, AnaA Animação Sociocultural com a população idosa deve corresponder a uma intervenção socioeducativa centrada em três dimensões: a intelectual, a biológica e a psicológica. É desejável que estas dimensões sejam trabalhadas em articulação umas com as outras, já que são importantes no bem-estar integral de qualquer pessoa. É perante esta conceção de intervenção que o animador sociocultural deverá assumir um papel importante no trabalho com a população idosa, a partir de uma perspetiva de envelhecimento ativo. Neste sentido, é necessário que consiga fomentar e dinamizar atividades de animação que promovam a participação dos idosos e os transformem em protagonistas do seu próprio desenvolvimento. O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as estratégias de participação desenvolvidas em estágios curriculares com idosos pelos estudantes de 3.º ano da Licenciatura em Animação Sociocultural. Privilegia-se a metodologia qualitativa, tendo sido realizada uma análise documental aos relatórios finais de estágio e entrevistas semiestruturadas. A análise realizada revela a utilização de diferentes estratégias de promoção da participação, nomeadamente: as que foram desenvolvidas nas atividades em que os idosos eram o público-alvo; e aquelas que visaram a participação dos idosos como recursos humanos em atividades dinamizadas com crianças.
- Pre-service teachers ideas of collaborative work when using a wiki to construct a lab notebookPublication . Valente, Bianor; Maurício, Paulo; Teodoro, AnaDue to the potential benefits of the wikis, they are increasingly gaining popularity in educational settings. In the educational context they have been used for various purposes such as managing research projects, publishing course materials and completing writing assignments. This type of Web 2.0 tool provides a number of useful functions, such as creation of content by multiple users, tracking history of users’ actions, comparison between different editions and roll-back to earlier versions of the wiki, allowing teachers to monitor learners’ co-authoring process. Because of these functions, wikis have been claimed as facilitators of collaborative writing, group discussion and interaction. However, wikis are not inherently collaborative. After a brief review of the relevant literature on the importance of interaction in the learning process this communication presents some preliminary results on the use of wikis by pre-service elementary school teachers. The implementation of virtual lab notebooks hosted within a wiki environment in the scope of a course on biology is described. Students´ perceptions regarding the implementation of the wiki are explored, namely its challenges and potential benefits. In order to achieve this goal, participants were asked to write a reflexive essay about their use of the wiki. A content analysis on this data followed. An additional goal is to understand the kind of interaction promoted by the wiki. For this purpose, the individual contributions to the wiki that occurred during the learning process were analyzed and categorized. Follow-up interviews were conducted to gain insight into students’ decisionmaking process. The results are discussed in view of identifying factors that may lead to a more successful integration of the wikis in science lessons and to improve pre-service teachers’ confidence in using Web 2.0 tools for pedagogical purposes.
- Qualified intervention/qualifying formationPublication . Maurício, Paulo; Teodoro, AnaAn education promoting scientific literacy (SL) that prepares the citizens to a responsible citizenship has persisted as an argument across discussions on curricula design. The ubiquity of science and technology on contemporary societies and the ideological requirement of informed democratic participation led to the identification of relevant categories that drive curriculum reforms towards a humanistic approach of school science. The category ‘Science as culture’ acquires in the current work a major importance: it enlightens the meaning of scientific literacy. Looking closely to the French term, culture scientifique et tecnologique, turns science simultaneously into a cultural object and product that can be both received and worked at different levels and within several approaches by the individuals and the communities. On the other hand, nonformal and informal education spaces gain greater importance. Together with the formal school environment these spaces allow for an enrichment and diversification of learning experiences. Examples of nonformal spaces where animators can develop their work may be science museums or botanical gardens; television and internet can be regarded as informal education spaces. Due to the above mentioned impossibility of setting apart the individual or community-based experiences from Science and Technology (S&T), the work in nonformal and informal spaces sets an additional challenge to the preparation of socio-cultural animators. Socio-scientific issues take, at times, heavily relevance within the communities. Pollution, high tension lines, spreading of diseases, food contamination or natural resources conservation are among the socio-scientific issues that often call upon arguments and emotions. In the context of qualifying programmes on socio-cultural animation (social education and community development) within European Higher Education Area (EHEA) the present study describes the Portuguese framework. The comparison of programmes within Portugal aims to contribute to the discussion on the curriculum design for a socio-cultural animator degree (1st cycle of Bologna process). In particular, this study intends to assess how the formation given complies with enabling animators to work, within multiple scenarios, with communities in situations of socio-scientific relevance. A set of themes, issues and both current and potential fields of action, not described or insufficiently described in literature, is identified and analysed in the perspective of a qualified intervention of animators. One of these examples is thoroughly discussed. Finally, suggestions are made about curriculum reforms in order, if possible, to strongly link the desired qualified intervention with a qualifying formation.
- O que é a Ciência? Ideias expressas pelos alunos da formação inicial e por professores em exercícioPublication . Ramos, Maria das Mercês; Teodoro, Ana; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Maurício, Paulo; Sarreira, Pedro; Ribeiro, SandraA investigação das últimas décadas tem mostrado que as conceções de ciência influenciam o modo como os estudantes de formação inicial aprendem ciência e didáctica das ciências, bem como, o modo como os professores planificam e implementam as actividades com as crianças. A presente comunicação visa inventariar conceções de ciência de alunos no início da formação inicial (2005/2006-2010/2011) e de professores em exercício no começo da frequência do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências (2007/2008), numa ESE pública. Aos dois grupos aplicou-se um questionário contendo a questão de resposta aberta “O que é a Ciência?”. Compara-se o padrão de resposta dos dois grupos entre si e com o obtido num estudo anterior (Grais et al., 2005). Discute-se a influência que as conceções identificadas poderão ter: na aprendizagem de ciência; no desenvolvimento de atitudes positivas face ao ensino da ciência; e nas metodologias de ensino a adoptar na formação inicial e contínua.
- Stratégies et pratiques construites par les étudiants d’animation socioculturelle pour la promotion de la participation de la population âgéePublication . Gama, Ana; Simões, Ana; Teodoro, AnaPour nombreuses personnes âgées leur participation à la société est de plus en plus moins évidente et moins réussite pendant la vieillesse. Aux animateurs socioculturels, qui interviennent auprès de cette population, se pose le défi de contribuer pour maintenir et promouvoir la participation des personnes âgées aux activités, aux projets et dans la société. Dans ce texte, on analyse les stratégies et les pratiques que des étudiants de licence en animation socioculturelle rapportent, sur la promotion de la participation auprès de la population âgée. Les mémoires de stage élaborés par 22 étudiants ont été analysés; quelques étudiants ont aussi répondu à un questionnaire ou à un entretien. Les données recueillies permettent d’identifier 11 stratégies de promotion de la participation des personnes âgées ainsi que d’en classer les types de participation décrits. Ces données permettent aussi une discussion autour des représentations de la participation au sein de l’animation sociale et socioculturelle.
- O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativoPublication . Valente, Bianor; Maurício, Paulo; Teodoro, AnaEm educação, os wikis têm ganho uma crescente popularidade. A presente investigação pretende analisar o uso de cadernos de laboratório virtuais, realizados com recurso a um wiki, numa instituição de ensino superior em Portugal. Neste artigo, foca-se a atenção no tipo de interação que se desenvolveu entre os estudantes, em grupos de trabalho de 2 ou 3 elementos, aquando da elaboração do caderno de laboratório virtual. Com esse objetivo, analisou-se o tipo de edição e compararam-se versões sucessivas de páginas do caderno, de uma amostra de grupos que frequentaram uma unidade curricular de biologia, no âmbito da formação inicial de educadores e professores dos 1.º e 2.ºciclos. Procedeu-se à categorização de contribuições individuais para o wiki e os dados obtidos foram analisados usando uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados contribuem para enriquecer a compreensão acerca do uso dos wikis em projetos educacionais de cariz colaborativo.
- What kind of interaction is accomplished during the construction of a wiki?Publication . Valente, Bianor; Maurício, Paulo; Teodoro, AnaEm educação, os wikis têm ganho uma crescente popularidade tendo vindo a ser usadas com diversos propósitos. No entanto a utilização desta ferramenta web 2.0 continua a ser relativamente recente. A presente investigação pretende analisar a implementação e uso de cadernos de laboratório virtuais realizados com recurso a um wiki. Este trabalho foi desenvolvido numa instituição de ensino superior, no decurso de uma unidade curricular de biologia no âmbito da licenciatura em educação básica que visa a formação de professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico e educadores de infância. Nesta comunicação dirigimos a nossa atenção para o tipo de interação que se desenvolveu entre os alunos, em grupos de trabalho de 2 ou 3 elementos, aquando da elaboração do caderno de laboratório. Com esse objetivo, analisámos o tipo de edição e comparámos sucessivas versões de páginas de uma amostra de grupos que frequentaram a unidade curricular. Procedeu-se à categorização de contribuições individuais para o wiki e os dados obtidos do histórico do wiki foram analisados usando uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados contribuem para enriquecer a compreensão acerca do uso dos wikis em projetos educacionais de cariz colaborativo. Procede-se então a uma discussão dos resultados com o propósito de identificar fatores que possam levar a uma integração bem sucedida dos wikis no ensino das ciências, bem como a melhorar a confiança dos alunos futuros professores no uso de ferramentas web 2.0 com propósitos pedagógicos.