Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
271.52 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Em educação, os wikis têm ganho uma crescente popularidade. A presente investigação pretende analisar o uso de cadernos de laboratório virtuais, realizados com recurso a um wiki, numa instituição de ensino superior em Portugal. Neste artigo, foca-se a atenção no tipo de interação que se desenvolveu entre os estudantes, em grupos de trabalho de 2 ou 3 elementos, aquando da elaboração do caderno de laboratório virtual. Com esse objetivo, analisou-se o tipo de edição e compararam-se versões sucessivas de páginas do caderno, de uma amostra de grupos que frequentaram uma unidade curricular de biologia, no âmbito da formação inicial de educadores e professores dos 1.º e 2.ºciclos. Procedeu-se à categorização de contribuições individuais para
o wiki e os dados obtidos foram analisados usando uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados contribuem para enriquecer a compreensão acerca do uso dos wikis em projetos educacionais de cariz colaborativo.
Description
Keywords
Ensino-aprendizagem colaborativo Formação inicial de educadores Formação inicial de professores Wikis
Citation
Valente, B., Maurício, P., Teodoro, A. (2017). O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativo. Investigar em Educação 2(6), 59-80.