ESD - Escola Superior de Dança
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESD - Escola Superior de Dança by advisor "Duarte, Isabel"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Uma abordagem exploratória à Improvisação na aula de dança contemporânea com os alunos do 11º ano da Escola Profissional do BalleteatroPublication . Ribeiro, Ana Ester Pereira; Duarte, Isabel; Rijmer, SylviaEste relatório, escrito no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, seguiu as normas e regulamentos deste mesmo Curso definidos pela Escola Superior de Dança e pelo Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio foi implementado na Escola Profissional do Balleteatro, no Porto, aos alunos do 11º ano do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea, durante o ano letivo de 2022/2023. A ação pedagógica desenvolveu-se a partir de diversas estratégias e ideias da Dança Contemporânea especificamente sobre a Improvisação, tendo como base a revisão da literatura sobre o tema. Aprofundou-se a intervenção, na aula de Dança, na aplicação do formato de Improvisação Continuous Feed In referido pelas autoras Lynne Anne Blom e L. Tarin Chaplin, e numa prática de Co-ensino com músicos que proporcionaram uma experiência pedagógica com recurso à Música ao vivo. A metodologia de Investigação-Ação orientou a nossa abordagem teórico-prática permitindo-nos, através da recolha de dados, adaptar, melhorar e transformar a nossa intervenção pedagógica tendo em vista o progresso da nossa investigação e as necessidades artísticas, criativas e técnicas dos alunos do 11º ano. Os dados recolhidos através do diário de bordo, das gravações audiovisuais e dos questionários, serviram para amplificar a nossa perceção sobre as metodologias e as estratégias utilizadas em aula e o seu impacto para com os alunos. Com a análise e a reflexão final percebemos que a estrutura da nossa aula e as metodologias e ferramentas aplicadas podem ser replicáveis em outros contextos e nas nossas futuras práticas pedagógicas. Concluímos constatando resultados positivos na aprendizagem dos alunos em Dança Contemporânea, nomeadamente no desenvolvimento de uma relação mais investigativa e criativa com a Improvisação de movimento, e de uma relação mais consciente e profunda com a Música e a Música ao vivo. Propomos ainda, brevemente, um pensar curricular sobre o Referencial de Formação do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea, no que toca à inserção de uma nova Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) de Música.
- Contributos para o desenvolvimento da musicalidade nos alunos de dança : estratégias pedagógicas e metodológicas no âmbito da Técnica de Dança Contemporânea, com alunos do 5º ano da EDDALMPublication . Soares, Carla Patrícia Botelho Fernandes; Duarte, Isabel; Graça, CristinaO Estágio de natureza profissionalizante e objeto de Relatório Final surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança (4ª edição), ministrada pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. O curso visa o desenvolvimento de competências dos estudantes em contexto de trabalho numa Escola de Ensino Vocacional, numa perspetiva de aperfeiçoamento profissional nos domínios artístico, científico e relacional. O presente relatório refere-se ao estágio concretizado na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça (EDDALM) no ano letivo 2015/2016, no âmbito da disciplina de Técnica de Dança Contemporânea com alunos do 5º ano vocacional. O objetivo principal prendia-se com a aplicação de estratégias que ajudassem os alunos a desenvolver competências ao nível da musicalidade, de forma a potenciar melhorias na qualidade do movimento e da expressividade na performance. A musicalidade com que o corpo dançante se move – para além de intrínseca do próprio movimento e do corpo vivo que o cria e produz – vive da exploração da relação entre o movimento e a música (quando este último elemento está presente). Especialmente em contexto de aula de técnica de dança, e frequentemente em contexto de performance, este recurso habitualmente acompanha a execução do movimento, orientando os alunos durante cada exercício ou coreografia. Com a implementação deste estágio pretendeu-se explorar a aplicação de estratégias, métodos e tarefas didáticas variadas que potenciassem o desenvolvimento da musicalidade dos alunos envolvidos. A investigação assentou na metodologia da investigação-ação e foi apoiada por vários instrumentos de avaliação, como os diários de bordo, grelhas de observação e registo audiovisual, os quais permitiram a recolha de dados e, assim, a orientação da estagiária no desenvolvimento do seu estudo, permitindo uma reflexão frequente e o consequente redireccionamento de estratégias, sempre que considerado necessário. Após o desenvolvimento deste estágio, observamos que ao implementarmos na aula de técnica de dança contemporânea estratégias que frisavam promover a melhoria da musicalidade das alunas, conseguimos de alguma forma ajudá-las a adquirir ferramentas que as levaram a aperfeiçoar a sua performance ao nível da expressividade, pelo que consideramos positivo o balanço final desta intervenção.
- Despertar de sentidos: influência de exercícios de manipulação do campo visual no processo de aprendizagem da técnica de dança contemporânea nos alunos do 5.º ano e ensino secundário de dança na EDLPPublication . Jogo, Ana Rita; Amaral, Pascoal; Duarte, IsabelO presente Relatório de Estágio pretende descrever a prática pedagógica implementada no período de estágio no âmbito doMestrado emEnsino da Dança da Escola Superior de Dança, que se realizou no ano letivo 2022/2023, na Escola de Dança Lugar Presente. Esta intervenção intitulada de ‘Despertar de Sentidos’, teve como objetivo primordial, estimular a consciência psicomotora e corporal dos estudantes de dança, promovendo simultaneamente a sua singularidade de movimento. O projeto foi desenvolvido com os alunos da turma do 5.º ano e na turma de Ensino Secundário do Ensino Artístico Especializado, na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, considerando-se que esta deve oferecer múltiplas experiências para que os alunos evoluam enquanto seres individuais e desenvolvam as suas capacidades técnicas, artísticas e criativas. Para realizar a intervenção, partiu-se do pressuposto de que atualmente a Técnica de Dança Contemporânea se estabelece na ligação entre os processos físicos e mentais. Através destes pode-se desenvolver competências necessárias para a construção de um corpo mais consciente, disponível, sensível e capaz de agir e reagir perante diferentes eventos e consequentemente o desenvolvimento de movimento singular. Como ferramenta pedagógica principal optou-se pela manipulação do campo visual dos estudantes, considerando este como um sentido fundamental para o Ser Humano, que ao ser manipulado poderá Despertar outros Sentidos. Foram aprofundados os princípios da Metodologia de Investigação-Ação pelo que, as estratégias foram progressivamente adaptadas ao longo do processo. Os parâmetros de avaliação tiveram como base os processos mentais na dança, o corpo exterior e o corpo no espaço, estando presentes nos instrumentos de recolha de dados como, Diário de Bordo, Tabelas de Observação e Registo Audiovisual. A análise reflexiva dos resultados baseados nas informações compiladas durante e após a aplicação do plano de ação, permitiu concluir que a estratégia delineada se traduziu numa melhoria significativa da consciência psicomotora e corporal, da capacidade de perceção, propriocepção e cinestesia e no aumento da atenção, concentração e confiança resultando num progresso do movimento do aluno como ser individual.
- A história da cultura e das artes no desenvolvimento da criatividade em composição coreográfica : no 7º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola de Dança do Conservatório Nacional de LisboaPublication . Gameiro, Joana Rita Fagulha; Duarte, Isabel; Garcia, VitorO Estágio de natureza profissionalizante e objeto de Relatório Final surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança (4ª edição), ministrado pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. O curso visa o desenvolvimento de competências dos estudantes em contexto de trabalho numa Escola de Ensino Vocacional, numa perspetiva de aperfeiçoamento profissional nos domínios artístico, científico e relacional. O presente relatório refere-se ao estágio concretizado na Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN) no ano letivo 2015/2016, no âmbito da disciplina de Composição Coreográfica com alunos do 7º ano vocacional (11º ano do Ensino Regular). O objetivo principal prendia-se com a aplicação de estratégias que ajudassem os alunos a desenvolver competências ao nível da composição coreográfica, partindo dos conteúdos abordados na disciplina de História da Cultura e das Artes. Pretendia-se compreender e avaliar as possíveis mais-valias na utilização de conteúdos da área disciplinar da História da Cultura e das Artes (HCA) ao nível do Ensino de Secundário, como estímulo criativo para a disciplina de Composição do Ensino Artístico Vocacional de Dança. Partimos do pressuposto de que o desenvolvimento da criatividade e o domínio das ferramentas da composição coreográfica é hoje de uma importância incontornável na formação de futuros bailarinos. Ao bailarino contemporâneo é pedido que para além de bom executante, seja também criativo e capaz de participar no processo de criação com o coreógrafo. Acreditamos ainda que esta capacidade poderá ser potenciada por uma cultura geral e artística alargada. Assim, torna-se pertinente intervir ao nível das disciplinas de Composição Coreográfica, nomeadamente procurando estabelecer pontes entre estas e outras disciplinas que abordem conteúdos artísticos, como a História e Cultura das Artes. A investigação assentou na metodologia da investigação-ação apoiando-se em vários instrumentos de avaliação, como os diários de bordo, inquéritos aos alunos, grelhas de observação e registo audiovisual, os quais permitiram a recolha de dados, a orientação da estagiária no desenvolvimento do seu estudo, e uma reflexão contínua e o consequente redireccionamento de estratégias, sempre que considerado necessário.
- Investigar e discernir o papel do professor acompanhador na aula técnica de dança clássica com a turma do 6º ano na Escola Artística do Conservatório NacionalPublication . Moreno Varela dos Santos, Ana; Duarte, Isabel; Rijmer, SylviaEste relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, no Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio foi realizado na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, escola de ensino artístico especializado, com ensino integrado, com alunas do 6.º Ano, na disciplina de Técnica de Dança Clássica. O objetivo principal do estágio, cujo resultado é apresentado neste Relatório, consistiu em investigar e discernir o papel do Professor Acompanhador na aula de Técnica de Dança Clássica. Para o desenvolvimento do trabalho recorreu-se a uma pesquisa documental e bibliográfica que permitiu a seleção objetiva dos aspetos que melhor fundamentam e se adequaram à investigação, assim como a uma definição criteriosa e precisa de todas as estratégias a implementar. Aplicou-se uma metodologia de investigação-ação, instrumentalizada com métodos quantitativos e qualitativos. A análise dos resultados revelou a grande importância do Professor Acompanhador na aula de Técnica de Dança Clássica, contribuindo para o elevado desenvolvimento de aspetos técnicos e musicais. Foram também verificadas as funções do Professor Acompanhador, tais como a orientação de pulsação, dinâmicas e fraseamento musical, tornando-se assim um dos alicerces musicais da performance. Acreditamos que o Professor Acompanhador é um atributo valioso, com quem o aluno de dança deve ter uma cumplicidade indispensável para uma colaboração produtiva e uma aula com um forte impacto pedagógico.
- As metáforas visuais como instrumento de expressão artística no processo de ensino-aprendizagem: na técnica de dança clássica na turma do 3º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalPublication . Tibúrcio, Ana Filipa; Duarte, IsabelO presente relatório foi construído a partir de um Estágio Profissional, inserido no Mestrado em Ensino de Dança (11º Edição), da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Decorreu ao longo do ano letivo 2022/2023 na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, na disciplina de Técnica de Dança Clássica. Tendo em conta a nossa experiência em ensino de dança, podemos considerar que a Técnica de Dança Clássica é dotada de competências que definem a sua eficácia, técnica, estética, e expressividade artística. Ambas podem caminhar em simbiose e podem ser aperfeiçoadas na formação do jovem bailarino. O estudante de dança que trabalhe estas competências, futuramente poderá tornar-se um bailarino profissional completo e usufruir da sensibilidade da arte no seu movimento. O nosso relatório de estágio tem como temática “As metáforas visuais como instrumento de expressão artística nos processos de aprendizagem da Técnica de Dança Clássica”. Partindo da questão: Como pode a imagem apoiar o desenvolvimento da expressividade no estudante na técnica de dança clássica? Aplicámos estratégias pedagógicas, umas elaboradas em primeira instância pelo investigador e outras a partir dos resultados obtidos através dos alunos inseridos no estudo. O que nos desafiou a realizar este trabalho, foi o interesse que temos pelo tema e a sua aplicação física, pois pela experiência que temos no ensino em Dança, por vezes encontramos estudantes que revelam pouca capacidade de se expressar como seres humanos expressivos que são. Com base na metodologia de investigação-ação, recorremos a ferramentas de recolha de dados para análise, e posterior reorganização das estratégias aplicadas. Foram usadas, grelhas de observação, questionários, captação de vídeo e diário de bordo. O público-alvo tinha idades compreendidas entre os 12 e 13 anos de idade, 8 alunas do 3º Ano A, da Escola Artística do Conservatório Nacional, Lisboa. A escolha da turma em estudo prende-se com a oportunidade que estes alunos nos oferecem, pois encontram-se numa fase de desenvolvimento pertinente para desenvolver competências técnicas e socio-emocionais nas aulas de TDC.