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- As metáforas visuais como instrumento de expressão artística no processo de ensino-aprendizagem: na técnica de dança clássica na turma do 3º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalPublication . Tibúrcio, Ana Filipa; Duarte, IsabelO presente relatório foi construído a partir de um Estágio Profissional, inserido no Mestrado em Ensino de Dança (11º Edição), da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Decorreu ao longo do ano letivo 2022/2023 na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, na disciplina de Técnica de Dança Clássica. Tendo em conta a nossa experiência em ensino de dança, podemos considerar que a Técnica de Dança Clássica é dotada de competências que definem a sua eficácia, técnica, estética, e expressividade artística. Ambas podem caminhar em simbiose e podem ser aperfeiçoadas na formação do jovem bailarino. O estudante de dança que trabalhe estas competências, futuramente poderá tornar-se um bailarino profissional completo e usufruir da sensibilidade da arte no seu movimento. O nosso relatório de estágio tem como temática “As metáforas visuais como instrumento de expressão artística nos processos de aprendizagem da Técnica de Dança Clássica”. Partindo da questão: Como pode a imagem apoiar o desenvolvimento da expressividade no estudante na técnica de dança clássica? Aplicámos estratégias pedagógicas, umas elaboradas em primeira instância pelo investigador e outras a partir dos resultados obtidos através dos alunos inseridos no estudo. O que nos desafiou a realizar este trabalho, foi o interesse que temos pelo tema e a sua aplicação física, pois pela experiência que temos no ensino em Dança, por vezes encontramos estudantes que revelam pouca capacidade de se expressar como seres humanos expressivos que são. Com base na metodologia de investigação-ação, recorremos a ferramentas de recolha de dados para análise, e posterior reorganização das estratégias aplicadas. Foram usadas, grelhas de observação, questionários, captação de vídeo e diário de bordo. O público-alvo tinha idades compreendidas entre os 12 e 13 anos de idade, 8 alunas do 3º Ano A, da Escola Artística do Conservatório Nacional, Lisboa. A escolha da turma em estudo prende-se com a oportunidade que estes alunos nos oferecem, pois encontram-se numa fase de desenvolvimento pertinente para desenvolver competências técnicas e socio-emocionais nas aulas de TDC.
- Criando uma memória coletiva e pessoal em “Todas as minhas filhas” (2023)Publication . Silva, Bianca do Rêgo; Chinita, Fátima“Todas as Minhas Filhas” será um longa-metragem sobre saúde mental partindo da minha experiência como mulher, neurodivergente e brasileira. O filme terá dois domínios; o primeiro onde uma atriz irá realizar uma performance simbólica da minha experiência nesse universo da saúde mental, e, um segundo domínio de elementos documentais onde irá ser mostrado o dia a-dia de uma ala psiquiátrica no Brasil, juntamente com entrevistas de colegas que foram internadas comigo nesse mesmo hospital alguns anos atrás. Para a conclusão do Mestrado gravei somente um trecho desse longa-metragem: parte da performance, e, entrevistas de mulheres que passaram por internações psiquiátricas no Brasil. Também fiz uso de uma edição com características experimentais para mesclar esses dois momentos e animações para ilustrar as histórias contadas pelas ex-pacientes. Meu objetivo com o objeto fílmico é narrar minha experiência com a internação psiquiátrica, expôr atitudes sexistas que ocorrem nesses locais a partir das nossas visões particulares, e, mostrar como essas experiências podem ser vivenciadas de forma insalubres, mas, ao mesmo tempo, mostrar que as pacientes também podem construir uma comunidade entre si.