Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-16"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Formação em Supervisão e orientação de estágios em Educação BásicaPublication . Gonçalves, Leandra Filipa Esteves; Leite, TeresaNeste estudo pretende conhecer os contributos atribuídos pelas educadoras cooperantes de estágios à formação contínua em Supervisão. Com base na problemática do estudo procurámos saber quais as conceções dos educadores de infância cooperantes sobre o seu papel enquanto supervisores e que aspetos consideram essenciais no desenvolvimento da sua prática como supervisores de estágio na formação inicial. Procurámos ainda identificar semelhanças e diferenças nas conceções de práticas supervisivas dos educadores cooperantes com e sem formação contínua em supervisão e saber de que forma o conhecimento sobre os conceitos, modelos e práticas da supervisão por parte do educador cooperante pode potenciar o desenvolvimento profissional do aluno e do próprio educador cooperante. A revisão de literatura esteve centrada sobretudo na Formação de Professores, na Supervisão e no Desenvolvimento Profissional Docente. As opções metodológicas foram de natureza qualitativa, centradas no paradigma interpretativo, numa abordagem descritiva e com enfoque no processo vivido pelas participantes. Foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas a educadoras de infância cooperantes de uma instituição de formação, três das quais com uma breve formação em Supervisão, A análise dos resultados foi realizada através da análise de conteúdo, cujos resultados contribuem para o reconhecimento da formação em supervisão dos educadores cooperantes como fator facilitador de um acompanhamento das práticas mais rigoroso e fundamentado em estratégias que promovam efetivamente a aprendizagem dos alunos estagiários.
- ESCSme: estudo exploratório e conceção de uma aplicação móvel de serviços para a comunidade ESCSPublication . Bernardo, Fábio Inácio; Sendin, André do CoutoPerante as inovações tecnológicas, diversos são os institutos e universidades que possuem aplicações móveis nos dias de hoje. Através destas plataformas é possível, aceder a serviços que estabelecem um elo de ligação entre alunos e professores, permitindo o acesso de informação mais direta e rapidamente disponível, criando, desta forma, um processo de comunicação mais eficaz entre docentes, alunos e a instituição de ensino. A Escola Superior de Comunicação Social, até ao momento, não disponibiliza nenhuma aplicação móvel que acompanhe atualmente as inovações tecnológicas, o que se torna necessário uma mudança neste aspeto. Uma vez que cada vez mais os utilizadores acedem à rede através de um aparelho como o smartphone, torna-se pertinente a criação de uma aplicação mobile, nascendo assim a ideia da “ESCSme”, de onde o nome usa a abreviatura do nome da escola e o pronome derivado do inglês “me”, onde me baseei na expressão inglesa “Ask me”, gerando o nome “ESCSme”. Assim, este trabalho de investigação pretende investigar e iniciar o processo de desenvolvimento deste recurso em falta, sendo proposto para o efeito uma interface acompanhada das ideias a estarem presentes numa aplicação real a ser programada e desenvolvida caso decidam dar continuidade ao projeto apresentado.
- Avaliação das consequências de galgamento sobre estruturas portuárias: caso de estudo da praia da Vitória, AçoresPublication . Lourenço, Inês Ferreira; Santos, João Alfredo Ferreira dos; Fortes, Conceição Juana Espinosa MoraisA presente dissertação, inserida na área de especialização de hidráulica de engenharia civil, procura avaliar o risco de galgamento sobre estruturas portuárias. Devido à ocorrência de galgamentos, há necessidade em garantir a segurança de bens, pessoas, equipamentos, estruturas e atividades junto a elas desenvolvidas e, ainda, em precaver gastos a nível económico. Nesse sentido, recorre-se neste trabalho a previsões da agitação marítima em águas profundas fornecidas pelo modelo WAM que, acoplado aos modelos SWAN e DREAMS, permite a caracterização do estado de agitação do mar junto à estrutura portuária. Posteriormente, aplica-se a ferramenta neuronal NN_OVERTOPPING2 que fornece os caudais médios galgados nas estruturas. Seguidamente, recorre-se a três metodologias distintas para avaliar as consequências do galgamento: uma metodologia simples, Analytic Hierarchy Process (AHP) e Analytic Network Process (ANP). As metodologias multicritério AHP e ANP tornam-se mais vantajosas em relação à metodologia simples, na medida em que permitem análises espaciais definindo o risco a que cada área está sujeita. Estas melhorias sustentam uma avaliação do risco mais fiável, o que é fundamental para o apoio à tomada de decisão e numa gestão eficaz das zonas costeiras e portuárias. Por fim, aplica-se o procedimento descrito ao porto da Praia da Vitória (Açores, Portugal).
- Os educadores e a promoção do envolvimento parental: uma equipa em formação, uma parceria em construção...Publication . Baptista, Arminda Maria Martins; Lino, DalilaO envolvimento dos pais no jardim-de-infância é atualmente encarado como um aspeto tão fundamental quanto os outros elementos do processo educativo. Atendendo às mudanças que se têm vindo a verificar, quer na sociedade, quer nas estruturas familiares, e sendo vista a escola como um agente de socialização é essencial a promoção da relação escola-família. Apesar da família e a escola serem os principais contextos de desenvolvimento humano, poucos estudos científicos têm-se dedicado a compreender de forma sistemática a relação existente entre ambas. Face a esta conjuntura, considerou-se essencial compreender quais as competências profissionais consideradas relevantes para o estabelecimento de uma relação bem articulada entre a escola e a família. Deste modo tenciona-se aferir as necessidades de formação dos profissionais de um contexto educativo específico para a promoção do envolvimento parental. Para tal foi essencial delinear algumas questões, de modo a tentar avaliar qual é a importância dada, no jardim de infância objeto deste estudo, à relação Escola-Família; de que forma os profissionais promovem esta relação e perceber quais as dificuldades que os pais e os profissionais sentem. Estas questões surgem como aspetos a aferir face aos objetivos traçados. Foi imprescindível perceber as perspetivas dos pais e dos profissionais face a esta temática. Em termos metodológicos, optou-se por realizar um estudo qualitativo, seguindo uma abordagem interpretativa, privilegiando a recolha de dados através da realização de entrevistas aos educadores e de inquérito por questionário aos pais. A investigação revelou que apesar dos profissionais acionarem estratégias de promoção para o envolvimento parental, estas nem sempre vão ao encontro das necessidades e interesses de todas as famílias de um determinado contexto. Por sua vez identificaram-se algumas regras institucionais e caraterísticas das famílias que por vezes dificultam a relação. Considerou-se pertinente a implementação de sessões de formação para profissionais e para pais de acordo com as necessidades e interesses, no sentido de promover a relação escola-família.
- Contributos para o desenvolvimento da musicalidade nos alunos de dança : estratégias pedagógicas e metodológicas no âmbito da Técnica de Dança Contemporânea, com alunos do 5º ano da EDDALMPublication . Soares, Carla Patrícia Botelho Fernandes; Duarte, Isabel; Graça, CristinaO Estágio de natureza profissionalizante e objeto de Relatório Final surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança (4ª edição), ministrada pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. O curso visa o desenvolvimento de competências dos estudantes em contexto de trabalho numa Escola de Ensino Vocacional, numa perspetiva de aperfeiçoamento profissional nos domínios artístico, científico e relacional. O presente relatório refere-se ao estágio concretizado na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça (EDDALM) no ano letivo 2015/2016, no âmbito da disciplina de Técnica de Dança Contemporânea com alunos do 5º ano vocacional. O objetivo principal prendia-se com a aplicação de estratégias que ajudassem os alunos a desenvolver competências ao nível da musicalidade, de forma a potenciar melhorias na qualidade do movimento e da expressividade na performance. A musicalidade com que o corpo dançante se move – para além de intrínseca do próprio movimento e do corpo vivo que o cria e produz – vive da exploração da relação entre o movimento e a música (quando este último elemento está presente). Especialmente em contexto de aula de técnica de dança, e frequentemente em contexto de performance, este recurso habitualmente acompanha a execução do movimento, orientando os alunos durante cada exercício ou coreografia. Com a implementação deste estágio pretendeu-se explorar a aplicação de estratégias, métodos e tarefas didáticas variadas que potenciassem o desenvolvimento da musicalidade dos alunos envolvidos. A investigação assentou na metodologia da investigação-ação e foi apoiada por vários instrumentos de avaliação, como os diários de bordo, grelhas de observação e registo audiovisual, os quais permitiram a recolha de dados e, assim, a orientação da estagiária no desenvolvimento do seu estudo, permitindo uma reflexão frequente e o consequente redireccionamento de estratégias, sempre que considerado necessário. Após o desenvolvimento deste estágio, observamos que ao implementarmos na aula de técnica de dança contemporânea estratégias que frisavam promover a melhoria da musicalidade das alunas, conseguimos de alguma forma ajudá-las a adquirir ferramentas que as levaram a aperfeiçoar a sua performance ao nível da expressividade, pelo que consideramos positivo o balanço final desta intervenção.
- Análise de padrões em séries temporais de geradores eólicosPublication . Paulos, João Carlos Inácio; Carvalho, Alda Cristina Jesus Valentim Nunes de; Sequeira, Cláudia DiasActualmente, a utilização de recursos energéticos renováveis é encarada de uma forma vital para se alcançar um desenvolvimento sustentável. Entre as energias renováveis, a energia eólica apresenta-se como uma das mais sustentáveis e, por isso, teve uma evolução exponencial nos últimos anos. No entanto, esta tecnologia apresenta alguns problemas e desafios. As turbinas apresentam uma elevada taxa de avarias em alguns componentes, nomeadamente a caixa de engrenagens, o gerador e as pás. Os tempos de paragem associados às avarias e à sua reparação provocam grandes prejuízos. De modo a evitar as falhas e a permitir a redução dos custos durante o ciclo de vida das turbinas eólicas, existe a necessidade de optimizar as estratégias de manutenção, de forma a maximizar o retorno do investimento nos parques eólicos. Nesse sentido, este trabalho tem como objectivo perceber se através da monitorização da temperatura de alguns equipamentos de um aerogerador, é possível verificar a existência de padrões ao longo do seu tempo de funcionamento, de forma a reduzir a possibilidade de acontecimento de uma falha grave. Com o objectivo de perceber a influência da instabilidade térmica na produção de energia eléctrica, seleccionou-se um parque eólico localizado na Serra da Freita, em operação desde 2006, com uma potência de 18,4 MW distribuída por oito turbinas eólicas Nordex N90/2300. O conjunto de dados em estudo são provenientes de um sistema SCADA e resultam de uma frequência de amostragem de dez minutos, contendo informação relativa às variáveis da temperatura exterior, do interior da nacelle, do rolamento principal da turbina, do rolamento 1 da caixa de engrenagens e do óleo que a lubrifica.
- Intermedialidade cénica: as margens da experiência estética do teatroPublication . Vieira, Filipa Alexandra da Hortinha Chambel; Mendes, João Maria; Pessoa, Carlos J.Esta dissertação de mestrado investiga o campo de estudo das intermedialidades numa abordagem transdisciplinar que visa a aplicação da sua rede conceptual nas artes cénicas. O presente trabalho divulga a necessidade da adopção de estratégias investigativas que realizem um foco sobre o estudo da arqueologia das disciplinas artísticas, uma reflexão sobre a complexidade das suas relações e cruzamentos mediais, e uma análise com aplicação nas práticas artísticas. A investigação parte de uma abordagem conceptual que medita sobre as fronteiras mediais e a condição do “inter” enquanto princípio de articulação tensional entre campos divergentes e convergentes bem como propulsor de cruzamentos entre margens artísticas. Num enfoque centrado na fecundidade da intermedialidade no teatro, realizamos um exame com base em dois pontos: a historiografia dos traços de intermedialidade desde o final do século XIX até à contemporaneidade, e os desenvolvimentos do conceito de presença em confronto com a problemática da mediatização. O primeiro visa o estudo das contaminações artísticas e tecnológicas de que o teatro tem sido alvo e que o vêem como espaço privilegiado pelo potencial de convergência de expressões mediais, por meios directos ou mediatizados, que produzem obras híbridas, estimulam outros sentidos e questionamentos sobre a prática artística teatral. O segundo propõe-se a tratar uma das questões consideradas inerentes ao teatro, alicerçada às noções de virtualidade e intermedialidade. A experiência estética é explorada através de uma reflexão ampliada sobre as tendências liminais do teatro com foco nos conceitos de imersão e sinestesia produzidos na cena teatral e aliados ao potencial transgressivo das artes cénicas que instigam a produção de processos experimentais e obras hibridizadas. A rede conceptual estudada tem como aplicação prática a análise de dois estudos de caso: o espectáculo A.L.I.C.E. do Teatro da Garagem e Sul Concetto Di Volto nel Figlio di Dio de Romeo Castellucci.
- O processo de supervisão na formação inicial em educação de infância: estudos de caso em Portugal e em EspanhaPublication . Rosinha, Carla João de Carvalho; Lino, DalilaEste estudo, inserido no contexto da Supervisão Pedagógica, pretende dar a conhecer as conceções, os modelos e os dispositivos de supervisão na Formação Inicial em Educação de Infância, em Instituições de Ensino Superior em Portugal e em Espanha. De acordo com esta pretensão, foram formuladas algumas questões específicas, de modo a clarificar os objetivos do estudo: De que forma é feita a estruturação da prática pedagógica na Formação Inicial em Educação de Infância, nas duas Instituições de Ensino Superior, em Portugal e em Espanha?; Quais as conceções dos Supervisores Institucionais sobre a supervisão, o seu papel enquanto supervisores e o papel das educadoras cooperantes?; Quais as conceções das Educadoras Cooperantes sobre a supervisão, o seu papel enquanto supervisoras e o papel dos supervisores institucionais?; Que semelhanças e diferenças são possíveis identificar entre as conceções dos Supervisores e Educadoras sobre o processo de supervisão, os seus papéis e os dos outros intervenientes, nas instituições em estudo dos dois países? O quadro teórico de referência desta investigação desenvolveu-se em torno da Supervisão Pedagógica, da Educação de Infância, do Supervisor Institucional e do Educador Cooperante. Relativamente às opções metodológicas, e tendo em conta os objetivos do estudo, seguiu-se uma abordagem interpretativa, tomando como referência o estudo de caso múltiplos. Como processo de recolha de dados procedeu-se a entrevistas semiestruturadas a Supervisores Institucionais e Educadoras Cooperantes, dos dois países, à análise de documentos elaborados pelas Instituições de Ensino Superior, assim como alguma legislação complementar dos dois países. Os resultados do estudo revelam a supervisão como um processo de acompanhamento e orientação ao estagiário, assente num estilo de supervisão colaborativa exercida nas duas instituições, contudo, no contexto espanhol, foram identificadas posições distintas entre um supervisor e um educador, no desenvolvimento do processo. O papel do Supervisor Institucional e do Educador Cooperante estão em consonância com as conceções que cada um tem acerca do seu papel, e o papel do outro, assim como as identificadas em documentos institucionais e legislativos.
- A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAPPublication . Teixeira, João Paulo de Albuquerque; Miranda, Sandra Marisa LopesEstamos na era da informação, a importância da Internet para a comunicação entre marca e o consumidor tem vindo a crescer tornando-se crucial criar novas formas de interagir com as pessoas. Uma das plataformas, actualmente mais utilizadas para este diálogo é o Facebook. Contudo, é necessário observar como a presença nesta plataforma acaba por influenciar a imagem da marca, a satisfação e a confiança do consumidor. Como tal, esta investigação incidiu na plataforma do Facebook e em procurar perceber “Qual é a importância e os efeitos que o consumidor dá à presença da marca TAP numa rede social como o Facebook?” Neste trabalho investigativo utilizou-se como principal meio de recolha de informação, partindo de um método quantitativo, a realização de inquéritos por questionário numa amostra por conveniência (N=224). Estes inquéritos procuraram, por uma lado, conferir qual é a importância que os consumidores da marca TAP dão à sua presença no Facebook, como por outro lado, quais são os factores que têm mais impacto devido a esta presença (Imagem da marca, satisfação, confiança). Ficou evidente através dos resultados obtidos neste estudo que a marca TAP deve estar presente na rede social Facebook; que esta presença contribui para a criação de uma relação com o cliente; que estar presente no digital dá melhor imagem à marca TAP e que comentários positivos na plataforma fazem com que os consumidores confiem mais na marca. Além disso, confirmou-se que existe uma influência positiva, entre a presença no Facebook e cada uma das dimensões analisadas (imagem da marca, a confiança e a satisfação).
- Imagem de marca da Microsoft: preditores e efeitosPublication . Dinis, Hugo Miguel Grilo Borges; Miranda, Sandra Marisa LopesNo contexto de um mercado cada vez mais competitivo, o estudo da imagem de marca como instrumento de fidelização torna-se de capital importância para a análise da estrutura de relações entre as marcas e os seus consumidores. Com efeito, a investigação da dimensão relacional de marcas com forte presença junto dos seus públicos-alvo permite aferir até que ponto os seus clientes estabelecem, por intermédio da sua compra, conexões eminentemente funcionais entre si e a marca consumida. O estudo da formação da imagem de marca permitiu identificar a sua construção sistemática e consistente como um dos principais factores de decisão de compra junto dos consumidores. Dessa forma, a criação de uma identidade de marca, marcada pela uniformização organizacional de símbolos, valores e cultura, associada ao fomento da reputação, enquanto activo empresarial, contribui para que uma imagem de marca positiva se reflicta em satisfação do consumidor. Esta estrutura de relações permite às marcas potenciarem ligações de fidelidade que constituem vantagens competitivas duradouras. É neste contexto que a análise do caso da Microsoft, a principal referência no mercado de tecnologias de informação, assume particular importância. A sua marca tem vindo a tornar-se sinónimo de uma forte presença junto dos consumidores, quer a nível físico quer do ponto de vista mental (Moran, 1990), colocando em causa a natureza da relação que estabelece com o seu público-alvo. O propósito desta investigação é, pois, clarificar até que ponto é a imagem de marca da Microsoft suficiente para assegurar a fidelidade dos consumidores a que se propõe atingir. Nesse sentido, foi levado a cabo um estudo quantitativo, partindo de uma amostra de conveniência (n=308), que permitiu aferir as diferentes dimensões da formação da imagem de marca da Microsoft, com vista a relacioná-las com padrões, atitudes e intenções de consumo face a ela. Os resultados demonstraram a validade dos pressupostos teóricos na literatura em causa: comportamentos e atitudes de fidelidade encontram-se positivamente correlacionados com a imagem de marca da Microsoft. Adicionalmente, quer identidade quer reputação da marca assumem-se como factores preditivos da imagem da Microsoft junto dos seus consumidores.