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- A história da cultura e das artes no desenvolvimento da criatividade em composição coreográfica : no 7º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola de Dança do Conservatório Nacional de LisboaPublication . Gameiro, Joana Rita Fagulha; Duarte, Isabel; Garcia, VitorO Estágio de natureza profissionalizante e objeto de Relatório Final surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança (4ª edição), ministrado pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. O curso visa o desenvolvimento de competências dos estudantes em contexto de trabalho numa Escola de Ensino Vocacional, numa perspetiva de aperfeiçoamento profissional nos domínios artístico, científico e relacional. O presente relatório refere-se ao estágio concretizado na Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN) no ano letivo 2015/2016, no âmbito da disciplina de Composição Coreográfica com alunos do 7º ano vocacional (11º ano do Ensino Regular). O objetivo principal prendia-se com a aplicação de estratégias que ajudassem os alunos a desenvolver competências ao nível da composição coreográfica, partindo dos conteúdos abordados na disciplina de História da Cultura e das Artes. Pretendia-se compreender e avaliar as possíveis mais-valias na utilização de conteúdos da área disciplinar da História da Cultura e das Artes (HCA) ao nível do Ensino de Secundário, como estímulo criativo para a disciplina de Composição do Ensino Artístico Vocacional de Dança. Partimos do pressuposto de que o desenvolvimento da criatividade e o domínio das ferramentas da composição coreográfica é hoje de uma importância incontornável na formação de futuros bailarinos. Ao bailarino contemporâneo é pedido que para além de bom executante, seja também criativo e capaz de participar no processo de criação com o coreógrafo. Acreditamos ainda que esta capacidade poderá ser potenciada por uma cultura geral e artística alargada. Assim, torna-se pertinente intervir ao nível das disciplinas de Composição Coreográfica, nomeadamente procurando estabelecer pontes entre estas e outras disciplinas que abordem conteúdos artísticos, como a História e Cultura das Artes. A investigação assentou na metodologia da investigação-ação apoiando-se em vários instrumentos de avaliação, como os diários de bordo, inquéritos aos alunos, grelhas de observação e registo audiovisual, os quais permitiram a recolha de dados, a orientação da estagiária no desenvolvimento do seu estudo, e uma reflexão contínua e o consequente redireccionamento de estratégias, sempre que considerado necessário.