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  • Sentimento de ‘pertença ao grupo’ em processos de exploração do movimento: estudo experimental com pessoas que não costumam dançar e com estudantes de dança do ensino superior
    Publication . Xavier, Madalena; Pinheiro, Inês
    Este estudo surge de um projeto de investigação[1] desenvolvido no âmbito do doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa) e orientado pela Professora Doutora Madalena Xavier e pelo Professor Doutor Jorge Ramos do Ó. Neste projeto foi posto em prática um conjunto de dispositivos mediadores da exploração do movimento, prestando-se à descrição, interpretação e compreensão do modo como Pessoas Que Não Costumam Dançar (PQNCD) experienciam ‘modalidades inclusivas de movimento’ (Pinheiro, 2023). As finalidades desta investigação visam um afinamento da prática pedagógica, assim como o aperfeiçoamento destes dispositivos. Estabeleceu-se assim uma relação circular entre a informação recolhida no projeto e o contexto pedagógico, especificamente na Escola Superior de Dança (ESD) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). Durante a análise de conteúdo da informação recolhida emergiu uma série de tendências, uma das quais contém aspetos relacionados com a ‘pertença ao grupo’, incluindo as constantes referências que as PQNCD fizeram acerca da integração no coletivo nas sessões de movimento. Este destaque conferido à ‘pertença ao grupo’, fez-nos questionar se os estudantes da ESD partilhariam tais aspetos com as PQNCD do projeto. Para responder a essa questão, este artigo articula e analisa a informação recolhida acerca da ‘pertença ao grupo’ em dois contextos: 1. Ao longo das sessões de movimento com PQNCD; 2. Numa discussão dinamizada em contexto de sala de aula com estudantes da ESD.
  • Uma cartografia para o intérprete contemporâneo - um lugar entre a formação e a criação coreográfica
    Publication . Fernandes, João; Xavier, Madalena; Neto, Angelo
    No contexto da criação coreográfica contemporânea o intérprete surge como uma figura central, não só, para pensar a materialização da obra coreográfica, como também, modelar os processos criativos. Cada vez mais, é requerido que o intérprete participe ativamente, com a sua singularidade, no pensamento sobre a obra. Esta perspetiva, permite refletir sobre a formação do aluno no seu processo de ensino-aprendizagem no âmbito da educação artística em dança. Desta forma, a experimentação, a singularidade e a heterogeneidade são conceitos basilares para pensar o paradigma da formação do intérprete no campo da dança contemporânea. O presente artigo pretende refletir, a partir das características do intérprete, a articulação da revisão da literatura com as visões de alguns coreógrafos portugueses, de modo a que estas se projetem numa dimensão educativa.
  • Da criação à formação: lugar de experimentação
    Publication . Xavier, Madalena
    Os processos de criação que conduzem à construção da obra coreográfica e à possibilidade de se estabelecer um diálogo com modelos de ensino-aprendizagem da composição coreográfica, norteiam a reflexão proposta neste artigo. A época atual, como definida por Louppe (2012), compreende um conjunto de valores como a individualização e a produção, que exprimem a identidade de um projeto insubstituível e que promovem a redefinição e o reposicionamento do corpo e do gesto. O corpo e o movimento assumem múltiplas configurações e uma centralidade reveladora de premissas de exploração e experimentação que se formulam a partir de valores idiossincráticos cuja consideração se torna premente. A reconfiguração dos elementos constitutivos da dança, a redefinição do lugar do coreógrafo e do bailarino/intérprete contemporâneo, as noções de corpo e as premissas de construção de uma linguagem estão, no contexto das práticas coreográficas atuais, ancorados em princípios de abertura e singularidade. Refletindo sobre os processos de ensino-aprendizagem da composição coreográfica encontra-se, igualmente, a necessidade de pensar modelos dinâmicos e que se baseiam em princípios de descoberta. Lavender e Sullivan (2008), por exemplo, através dos Transformative Systems propõem um conjunto de proposições que sistematizam uma prática pedagógica onde se potencia e promove o diálogo com o discurso de coreógrafos sobre os seus processos de criação. Da possibilidade em fazer dialogar os processos de criação coreográfica e os modelos de formação resultará neste artigo a apresentação do Atlas Criativo – criação coreográfica contemporânea, ferramenta pedagógica cuja operacionalização tem como objetivos o desenvolvimento do potencial criativo, a experimentação de diferentes possibilidades e procedimentos implícitos à criação coreográfica contemporânea e o desenvolvimento de capacidades reflexivas, através do registo sistematizado dos processos de criação.
  • Criação coreográfica interpretação contemporânea e mediação artística em dança
    Publication . Fernandes, João; Xavier, Madalena
    Da complexidade do fenómeno da dança contemporânea surgem várias questões relacionadas com a sua própria definição, dos seus elementos constitutivos, formatos de apresentação, procedimentos e intervenientes. A dança contemporânea é, na perspetiva de diversos autores, a dança que se carateriza simultaneamente pela afirmação singular dos seus criadores e pela pluralidade das suas práticas coreográficas. Resulta de um trajeto com origem no início do século XX, evidenciado pela diversidade de posicionamentos e cujas implicações contribuem para a redefinição do género e para a sua condição instável e provisória.
  • Contextos, impulsos e temáticas da criação coreográfica contemporânea nacional. Que tendências?
    Publication . Xavier, Madalena; Monteiro, Elisabete
    A nossa reflexão procura sistematizar algumas questões que se prendem com os processos de criação coreográfica contemporânea e que nos revelam aspetos da sua dimensão conceptual, motivacional e contextual. Dada a complexidade e abrangência da temática, centrámo-nos no percurso de três coreógrafos nacionais de referência – Clara Andermatt, Paulo Ribeiro e Victor Hugo Pontes – no período entre 2011 e 2014. Esta reflexão apoia-se na análise documental de entrevistas e sinopses artísticas, informação divulgada através das estruturas que acolheram os processos criativos em questão e pelas salas de espetáculos onde se apresentaram estas obras. Concluímos que o contexto de criação é amplo e diversificado; que o impulso para a criação pode contemplar dimensões distintas, uma centrada na vontade do próprio coreógrafo e outra que dá forma a um desafio exterior; diferentes processos para a definição temática da obra coreográfica foram identificados.
  • O movimento do corpo disciplinado
    Publication . Xavier, Madalena; Cruz, Maria Teresa
    Esta dissertação pretende ser uma reflexão sobre a autonomia das disciplinas artísticas, conscientes que estamos do contexto actual cada vez mais centrado na ideia de ruptura dos limites e fronteiras das várias artes e da consequente perda das suas próprias identidades. Este propósito, assumidamente reactivo a um determinado discurso contemporâneo, nomeadamente no campo das artes performativas e dominado por palavras e conceitos como “hibridação” e “contaminação”, visa procurar a possibilidade de definir as características específicas da dança enquanto prática artística que através da singularidade do seu discurso constrói uma linguagem própria. Nesta perspectiva o conceito de corpo disciplinado torna-se central para a definição da dança enquanto disciplina artística autónoma. Assim, esta dissertação enquadra-se na problemática sobre o estatuto das artes contemporâneas e das suas práticas artísticas, convocando saberes teóricos, mas também o conhecimento prático da área sobre a qual nos debruçamos.
  • Criatividade em Dança : conceções, métodos e processos de Composição Coreográfica no ensino da Dança
    Publication . Marques, Ana Silva; Xavier, Madalena
    Ao refletirmos sobre formação em dança, quer seja na sua vertente artística genérica (Educação Artística), ou na vertente artística vocacional (Ensino Artístico), em que se pretende atingir níveis mais avançados com o objetivo de formar profissionais de dança (Intérpretes/Criadores), não podemos deixar de abordar temáticas como a Criatividade em Dança e suas Conceções. Considerando que nestas vertentes de formação poderemos ter como objetivo final a criação intencional de objetos artísticos, parece-nos ainda essencial refletir sobre noções de corpo, movimento, métodos e processos de composição coreográfica e a sua relação com o contexto de uma prática artística atual. Neste artigo, procuramos cruzar linhas de investigação distintas, que se estão a desenvolver em programas de Doutoramento, com o intuito de relacionar temáticas que consideramos fundamentais no âmbito da formação em Dança e cujo contributo permitir-nos-á atualizar as nossas próprias propostas de intervenção pedagógica.
  • (Re)pensar o ensino da composição coreográfica
    Publication . Xavier, Madalena; Monteiro, Elisabete
    Partindo da (in)definição que caracteriza a dança contemporânea e os seus métodos e processos de criação, na qual é possível reconhecer a importância que o intérprete assume nestas propostas coreográficas, pretendemos refletir sobre a problemática em torno da necessidade de contribuir para o desenvolvimento das suas capacidades criativas em contextos de formação. Com o objetivo de valorizar o ensino/aprendizagem da composição coreográfica e na perspetiva de que é necessário repensá-lo em função da proximidade com as práticas artísticas implementadas em contexto profissional, propomo-nos identificar alguns dos princípios pedagógicos que nos parecem fundamentais contemplar nos seus modelos e propostas de intervenção. A importância da definição de percursos essencialmente singulares é então a perspetiva que pretendemos sublinhar.
  • Criação coreográfica contemporânea: breve enquadramento conceptual
    Publication . Xavier, Madalena; Monteiro, Elisabete
    Esta reflexão de carácter exploratório pretende, como o próprio nome indica, ser um estudo preliminar das questões que se colocam com maior acuidade na contemporaneidade, no âmbito do ensino-aprendizagem da composição coreográfica. Partindo da (in)definição que caracteriza a Dança Contemporânea e os seus métodos e processos de criação, na qual é possível reconhecer como fundamental o desenvolvimento de percursos essencialmente singulares, pretendemos refletir sobre a necessidade de contribuir para o desenvolvimento das capacidades criativas dos intérpretes-criadores contemporâneos em contextos de formação. Esta é uma problemática que a nossa intervenção pedagógica e interesse profissional de forma plena justificam. Debruçamo-nos sobre a singularidade de dois projetos no âmbito da Criação Coreográfica Contemporânea Portuguesa, refletindo sobre aspetos da relação entre coreógrafo - intérprete - pesquisa - materialização do movimento. Pretendemos sublinhar a importância que reconhecemos do ensino-aprendizagem da composição coreográfica e a necessidade de o repensar na proximidade com as práticas artísticas atuais, procurando fazer emergir questões sobre a problemática aqui abordada.
  • Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo
    Publication . Fernandes, João; Xavier, Madalena; Neto, Angelo
    Partindo de uma reflexão sobre as práticas coreográficas pretende-se expor o seu potencial no contexto educativo. Reconhecendo como essencial para ambos os processos, o de criação e de ensino-aprendizagem, a capacidade de promover que os seus agentes se posicionem numa direção comum de descoberta. O corpo, como instância inacabada e que se procura singular, encontra neste contexto a possibilidade de se revelar, sendo que os mecanismos de geração de material coreográfico são pensados sob este paradigma. Metodologicamente este artigo sustenta-se num contexto qualitativo que promove a articulação entre a prática artística, pela voz dos coreógrafos, e o diálogo com uma revisão da literatura.