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Loureiro, Cristina

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  • Criação de objetos: abordagem interdisciplinar entre a matemática e as artes plásticas
    Publication . Regatão, José Pedro; Loureiro, Cristina
    Neste texto apresenta-se o resultado dos trabalhos desenvolvidos por educadoras do pré- escolar, através das experiências de aprendizagem interdisciplinares que associaram as artes visuais e a matemática. A metodologia utilizada baseou-se no modelo de aprendizagem Arts Based Educational Research (ABER). Foram analisados um conjunto de trabalhos que exploram ambas as áreas de conhecimento, ou que se focam apenas numa, revelando a sua contribuição didática para o conhecimento e compreensão de diversos conceitos.
  • Trajetórias profissionais de professores: casos de diplomados da ESELx
    Publication . Rolo, Clara; Loureiro, Cristina; Gonçalves, Carolina
    Pretendemos com esta comunicação dar conta de um estudo que temos em desenvolvimento sobre trajetórias profissionais de professores diplomados pela ESELx, desde 1991, de todos os cursos, e que têm no mínimo 5 anos de profissão. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de matriz compreensiva, alicerçado em entrevistas biográficas e materializa-se na análise de um “corpus” documental de narrativas profissionais, que nos permitem conhecer como as formas identitárias que assumem concretizam a profissionalidade docente no quotidiano das escolas em que trabalham. A conceção teórica de formas identitárias é tributária dos contributos de Dubar e Demaziére (1997), que as definem como o resultado da relação entre dois percursos de identificação profissional como uma relação entre os contextos e os percursos biográficos. Ao privilegiarmos as narrativas biográficas, estamos a dar “a voz” a atores que, no quotidiano, assumem um conjunto de conhecimentos, atitudes, valores e ações através dos quais se manifesta a profissionalidade docente nos vários campos da ação prática: o campo pedagógico, o contexto profissional e o contexto sociocultural (Sacristan, 1991, Roldão, 2005, 2007). A análise das entrevistas já realizadas até ao momento permite evidenciar um conjunto de respostas padrão comuns a todos os atores, devolvendo-nos assim um olhar retrospetivo, crítico e reflexivo, sobre a sua formação inicial. O conhecimento das trajetórias profissionais de diplomados da ESELx remete-nos para uma reflexão sobre o projeto de formação que desenvolvemos, ao mesmo tempo que acentua a necessidade de estabelecer relações consistentes com os profissionais que fazem a profissão. Recuperar este tipo de ligações é, também, reconhecer o potencial destes profissionais e das suas trajetórias como elementos catalisadores do desenvolvimento da própria instituição.
  • Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica
    Publication . Menezes, Luís; Serrazina, Maria De Lurdes; Fonseca, Lina; Ribeiro, António; Rodrigues, Margarida; Vale, Isabel; Barbosa, Ana; Caseiro, Ana; Martins, Ana; Loureiro, Cristina; Fernandes, Fátima; Veloso, Graciosa; Gomes, Helena; Brunheira, Lina; Almeida, Pedro; Tempera, Tiago
    Este estudo quantitativo tem como objetivo avaliar o desenvolvimento do conhecimento de geometria de mais de duas centenas de estudantes do ensino superior a frequentar o curso de Educação Básica em três ESE. Através de um teste com 21 questões, passado antes e após a formação em Geometria, avaliaram-se os estudantes num conjunto de categorias. Os resultados revelam que, embora os estudantes manifestem conhecimentos de conceitos elementares à partida, com percentagens em torno dos 70%, e evolução nas três escolas, com aumentos médios de 5%, revelam, ainda, aspetos críticos relativos a conceitos básicos contemplados no teste.
  • Arte e Matemática: um caminho para a integração curricular
    Publication . Loureiro, Cristina; Regatão, José Pedro
    A unidade curricular (UC) de Arte e Matemática integra o plano de estudos do Mestrado em Educação Artística e foi concebida com o propósito de estudar e desenvolver, do ponto de vista didático, a integração entre as artes visuais e a matemática. As artes revelam-se assim determinantes e valiosas não só para a formação integral de professores e educadores como para o desenvolvimento destes ao longo da vida. As aprendizagens artísticas associadas às aprendizagens matemáticas oferecem diversas formas de abordagem a questões habitualmente desvalorizadas ou nem sempre abordadas.
  • Livro de resumos - 10º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
    Publication . Almeida, António; Loureiro, Cristina; Silva, Maria João; Brunheira, Lina
    Livro de resumos - 10º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
  • Entre a formação e a profissão: ambiguidades no perfil de saída da licenciatura em Educação Básica
    Publication . Leite, Teresa; Loureiro, Cristina; Hortas, Maria João
    O presente texto enquadra-se no processo de análise e reorientação do curso de licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Lisboa. As finalidades da licenciatura em Educação Básica correspondem às de um curso de “banda larga” que permite a saída para o mercado de trabalho mas não confere, por si mesmo, profissionalização para a docência. Esta característica da licenciatura cria uma ambiguidade em relação à orientação geral da formação, evidenciada nas definições do perfil de saída das diversas instituições formadoras. A clarificação do perfil de saída deste curso torna-se, assim, um fator determinante para a coerência e consistência do currículo no sentido de dotar os licenciados de um conjunto de competências que lhes permita entrar no mercado de trabalho após a conclusão da licenciatura. No entanto, a tradição e experiência na área da formação de professores da maior parte das instituições tem influenciado a orientação deste, dando primazia à preparação para a docência e relegando para segundo plano a entrada imediata no mercado de trabalho. O objetivo geral do presente texto é discutir as estratégias organizacionais, curriculares e pedagógicas que têm sido mobilizadas na revisão e construção de um plano de estudos que prepare para o desempenho de um papel social e profissional, para além de proporcionar o seu desenvolvimento pessoal. Para a sua concretização mobilizamos a informação recolhida nos questionários aplicados aos recém licenciados em Educação Básica, em três anos consecutivos, para: i) identificar as possíveis saídas profissionais do curso, a partir do levantamento da natureza e âmbito da intervenção profissional que desenvolvem; ii) refletir sobre as respostas do currículo definido na preparação para a intervenção profissional que desenvolvem; iii) analisar a influência dos contextos em que os estudantes desenvolvem a sua intervenção educativa nas atividades profissionais que se encontram a exercer pós-licenciatura.
  • A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial
    Publication . Vasconcelos, Teresa; Loureiro, Cristina; Castro, Joana de; Sousa, Otília; Ramos, Mercês; Melo, Nuno; Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno Martins; Menau, João; Rocha, Carla; Ferreira Rodrigues, Paulo; Fernandes, Sandra Rosado; Mil-Homens, Purificação
    Depois de descrever e fundamentar a concepção do PIMI (Projecto Interdisciplinar/Metodologias integradas), apresenta-se um conjunto de intervenções elaboradas em equipes de 2 a 3 professores da ESELx referentes a projectos realizados nos jardins de infância cooperantes da prática pedagógica ao longo do ano lectivo de 2008/09. Com estas breves apresentações pretende-se cruzar a visão inter/multidisciplinar inerente ao trabalho de projecto com crianças (Katz e Chard, 2009) com os saberes e reflexões específicos das diferentes metodologias relativas às áreas de conteúdo tal como estão expressas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997/2002). Apresentam-se reflexões a duas ou três mãos sobre projectos específicos que conduzem a uma visão crítica sobre como se constrói a transversalidade e a especificidade no currículo, isto é, como se constrói o conhecimento (Roldão, 2004). Finalmente, apontam-se alguns dados avaliativos do processo e tecem-se desafios finais e implicações para a supervisão da prática profissional do 2º ciclo de formação (Bolonha), à luz do Decreto-Lei nº 47 /2007 de 22 de Fevereiro. O Projecto Interdisciplinar/Metodologias Integradas (PIMI) dos cursos de Formação Inicial de Educadores de Infância da ESELx, na sua concepção original, terminará no ano lectivo de 2009/2010.
  • Organizadores gráficos: ferramentas de ensino e aprendizagem da língua portuguesa
    Publication . Estrela, Antónia; Ferreira, Patrícia; Loureiro, Cristina; Sarreira, Pedro
    Os organizadores gráficos (OG) constituem instrumentos de comunicação multimodal, podendo também ser usados para suportar a comunicação verbal. Tendo múltiplas aplicações ao nível educativo, os OG são recursos de grande utilidade se pensarmos no trabalho que pode ser feito em vários domínios como a matemática, as ciências naturais, mas também a língua. O objetivo deste texto é mostrar alguns dos benefícios associados à utilização de OG no processo de ensino e aprendizagem e problematizar algumas orientações para uma utilização construtiva de OG no ensino e aprendizagem da língua. Para tal, pretende-se aprofundar o valor transdisciplinar dos organizadores gráficos e discutir exemplos de utilizações de OG em situações de aprendizagem diversas, dando algumas pistas para os potenciar. Neste trabalho, faz-se uma breve síntese da investigação já realizada sobre a utilização de OG em domínios distintos e apresenta-se um conjunto de ideias sobre o potencial dos OG no desenvolvimento de competências linguísticas. Apresentadas as potencialidades, verifica-se que o poder transdisciplinar de ensino e aprendizagem com recurso a OG permanece um campo com múltiplas possibilidades.
  • Arte e Matemática: Pontes possíveis, caminhos desejáveis
    Publication . Loureiro, Cristina; Guerra, Cecília
    Esta comunicação apresenta um projeto de investigação/ação cujo principal objetivo é o estudo da ligação entre a Matemática e a Educação Artística/Expressão Plástica, através da realização de experiências de aprendizagem. O projeto tem as suas raízes em dinâmicas de trabalho realizadas maioritariamente no Pré-Escolar, bem como numa reflexão acerca das mesmas. Uma das experiências foi realizada num trabalho de mestrado, as outras desenvolvidas no âmbito da unidade curricular Arte e Matemática do mestrado de Educação Artística e ainda em ações de formação de matemática. A reflexão sobre essas experiências permitiu identificar como pontos fortes: a adesão dos professores e educadores envolvidos nas formações às tarefas exploradas; a adesão das crianças às tarefas experimentadas; a identificação de aprendizagens significativas a partir das atividades realizadas. Após esta primeira fase, que se constitui como um estudo exploratório, o projeto inicia-se com a realização de uma ação de formação que permitirá alargar a equipa de experimentadores e a integração de alguns deles na equipa do projeto.
  • Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Almeida, António; Vieira, Natália; Loureiro, Cristina
    O conjunto de textos reunidos nestas atas corresponde às comunicações apresentadas pelos participantes no VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional - sob o lema ―Estética e Arte em Educação‖ que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa entre os dias 27 e 28 de novembro de 2015. O Encontro, organizado pelo CIED (Centro de Interdisciplinar de Estudos Educacionais) e pela Escola Superior de Educação de Lisboa, procurou constituir-se como um espaço de reflexão e debate em torno do papel desempenhado pela Estética e Arte na Educação, contemplando a diversidade de contextos formais, não formais e informais. Os dois dias em que decorreu o Encontro ficaram marcados pela partilha de experiências desenvolvidas em contextos variados que possibilitaram uma discussão e reflexão conjuntas acerca de posicionamentos teóricos face à educação e à arte, práticas e contextos de criação artística, mediação e inclusão, contemplando modalidades de abordagem variadas. Os objetivos iniciais do Encontro foram: i) promover a partilha de conhecimentos/experiências e a reflexão crítica, partindo de práticas nas diversas áreas artísticas, ii) contribuir para uma maior compreensão sobre o papel da Estética e das Artes nos processos educativos em contextos formais, não formais e informais, iii) estabelecer diálogos interdisciplinares, considerando problemáticas centradas nos desafios e alternativas aos modelos de educação artística, inclusão, mediação, intervenção social e ativismo artístico. Considerando a multiplicidade de questões implicadas no cruzamento entre as artes e a educação, envolvendo práticas artísticas, práticas educativas, fruição, interpretação e reflexão crítica em torno dos processos e dos objetos de arte, foram delineados seis eixos temáticos que igualmente compõem o presente volume de atas: 1) Intervenção artística e inclusão; 2) Mediação Artística e Educação; 3) Criação artística e contextos educativos; 4) As Artes nos curricula; 5) Educação em Artes e Artes em Educação; 6)Articulação das Artes com outras literacias. Para além destes eixos temáticos foram ainda desenvolvidos workshops, dos quais são aqui apresentados alguns resultados. O eixo 1 - Intervenção artística e inclusão – procura dar conta de um conjunto de modalidades de intervir em contextos socioculturais/educativos diversos através das práticas artísticas, considerando o seu papel na formação plena do indivíduo atendendo às suas dimensões sociais, cognitivas, culturais, criativas, etc. e reconhecendo que a inclusão se constitui como um processo dinâmico e marcado pela reciprocidade. O eixo 2 - Mediação Artística e Educação – incide sobre a teia de ligações entre os processos, práticas e objetos artísticos, os contextos de criação e divulgação e os públicos, considerando as dimensões educativas do espaço intersticial entre a esfera da criação e da receção. O eixo 3 - Criação artística e contextos educativos – coloca o enfoque na esfera da criação, assumindo-se como espaço de partilha de experiências no âmbito dos processos criativos que se desenvolvem em diversos contextos educativos (formais e não-formais), assumindo uma dimensão mais espacializada ou mais transversal. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação| 5 O eixo 4 - As Artes nos curricula – procura dar conta do papel das artes no desenho curricular de vários níveis de ensino, considerando questões de ordem teórica, modelos pedagógicos e contributos para um espetro vasto de aprendizagens e competências a desenvolver. O eixo 5- Educação em Artes e Artes em Educação – abrange uma dimensão mais alargada da educação artística, considerando os vários modelos teóricos que lhe estão subjacentes e rspetivas metodologias de abordagem. O eixo 6 - Articulação das Artes com outras literacias - incide nas possibilidades de estabelecer abordagens de natureza interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar com outros domínios disciplinares de modo a beneficiar de contributos recíprocos na construção de um conhecimento integrado. O Encontro contou com a presença de 153 participantes, sendo que foram apresentadas 50 comunicações, 6 posters, 1 mesa redonda sobre Mediação Artística e Cultural com a participação de representantes de instituições, como a Culturgest e o Museu do Chiado, ou de associações que desenvolvem modelos participativos de intervenção e mediação cultural e artística. Foram igualmente dinamizados 6 workshops práticos, apresentadas exposições com projetos de intervenção artística na comunidade e com manifestos artísticos a partir de problemáticas educativas e uma feira da Cerâmica. Finalmente, todos os textos aqui apresentados recolheram os contributos da apresentação pública das comunicações e da discussão de ideias acerca da importância das artes na educação considerando os eixos temáticos abordados, bem como de um processo de blind review.