ESD - Artigos
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Recent Submissions
- Integrating character dance into classical dance technique: enhancing artistic educationPublication . Amorim, Vera; Mantovani, Denise; MantovaniEste estudo explora a integração da Dança de Caráter com a Técnica de Dança Clássica, analisando como essa fusão contribui para o desenvolvimento técnico, expressivo e narrativo dos estudantes, com foco nos bailados "O Lago dos Cisnes" e "Paquita". Realizado no Conservatório de Dança Ana Mangericão (EDAM), com foco nos alunos do 4.º e 5.º anos do programa de EAE.
- As emoções primárias numa abordagem integrada de educação digital e dança criativa com crianças do 4º anoPublication . Marques, Ana Silva; Politécnico de Coimbra - VIII Encontro de Investigação e Práticas em EducaçãoPretende-se, nesta comunicação, apresentar um trabalho de investigação centrada na consciência das emoções primárias de 55 crianças do 4.º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, durante o ano letivo de 2023/2024, correlacionando-a com a Educação Digital e a Dança Criativa. Na primeira fase, em ambiente tecnológico, adotou-se uma abordagem integrada, utilizando várias ferramentas digitais. Um site preparado na plataforma Readymag serviu como ponto central, conectando recursos interativos e atividades de Educação Digital. Ferramentas como Slido (nuvem de palavras), Google Forms (inquérito por questionário), Wordwall (roleta das emoções) e Mystorybook (construção de histórias) envolveram as crianças de forma interativa e em tempo real, com participação ativa em situações individuais e sociais. Na segunda fase, ocorreu a transição para estúdio de Dança, com atividades focadas em estimular o movimento, criatividade e expressão corporal, em correspondência com as emoções. Os exercícios de dança visaram a consciência corporal, compreensão emocional e desenvolvimento de competências socioemocionais. As crianças entenderam as emoções e mostraram-se motivadas, superando as dificuldades iniciais de se expressarem pelo movimento. sendo os estímulos visuais, auditivos e ideacionais fundamentais. No que respeita às metodologias utilizadas, recorreu-se a uma abordagem qualitativa, combinando a observação participante, a análise dos dados recolhidos na primeira fase e registo videográfico.
- Vamos dançar, vamos experenciar e pensar: as aprendizagens essenciais no ensino básicoPublication . Marques, Ana SilvaEste workshop tem o objetivo de ser simultaneamente uma oportunidade de divulgação de atividades pedagógicas de Dança Criativa já efetivadas em contexto real, com alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico, e igualmente funcionar como uma breve oficina de formação, na qual iremos simular com os participantes envolvidos, vários exemplos de atividades práticas de dança. Iremos dançar e refletir sobre as várias possibilidades de aprendizagem (interdisciplinar; multidisciplinar e transdisciplinar) desta componente artística do currículo. De acordo com as aprendizagens Essenciais do ensino básico, devemos assegurar todas as condições para que se possa integrar a Dança nas dinâmicas educativas e deste modo os alunos possam participar ativamente, tendo sempre em conta o seu perfil, a par de uma metodologia adequada, em que a coerência e progressão pedagógica de cada exercício ou aula é determinante. Os domínios de experimentação e criação, de interpretação e comunicação e de apropriação e reflexão, que são realçados no documento orientador da Direção-Geral da Educação, serão tidos em conta neste workshop e vamos dançar e conectar o seu conteúdo à forma como os podemos pôr em prática nas aulas de Dança, através da dimensão expressiva, comunicativa e criativa. Vamos dançar, vamos experienciar e pensar.
- Pintura abstracta: Cidadania em movimentoPublication . Marques, Ana Silva; Leite, Sara CostaA arte pode contribuir para o desenvolvimento da Cidadania na Educação. No âmbito do conhecimento artístico, são reconhecidos os atributos provenientes de áreas distintas, ricos de informações, como é o exemplo das Artes Plásticas. Neste caso particular, a Pintura Abstrata e a Dança, possibilitam o alargamento de diversas capacidades e experiências de interseção, onde a dimensão criativa e conceção de objetos artísticos são uma possibilidade e na qual os conceitos de Cultura e Cidadania provenientes de duas realidades podem estar associados. No contexto de um estágio profissionalizante desenvolvido no Ano Letivo de 2020/2021, no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, realizou-se um estudo que visou aprofundar os conhecimentos e competências ao nível do processo de composição coreográfica. Este estudo teve como ponto de partida um estímulo visual – diferentes obras de artistas plásticos de arte abstrata e foi delineado como um projeto dirigido aos alunos de um Curso Profissional de Dança Contemporânea. O trabalho baseou-se no paradigma da abordagem metodológica qualitativa e sustentou-se nas premissas da investigação-ação. As obras artísticas específicas foram o ponto central do projeto, sendo determinante a partilha de valores e competências que permitiram aos alunos tomar decisões, fomentando o desenvolvimento de uma capacidade de participação responsável, cívica e ativa, resultando num Produto Artístico de Dança.
- A educação artística num currículo de excelência: relato de um projeto educativo e seu paralelismo com a atualidadePublication . Marques, Ana Silva; Politécnico de Coimbra, ESECPretende-se nesta comunicação proceder-se ao relato do “Projecto de Educação Artística para Um Currículo de Excelência-Projecto Piloto para o 1.ºCiclo do Ensino Básico” desenvolvido pelo Clube UNESCO de Educação Artística, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no decorrer de quatro anos letivos (de 2009/2010 a 2013/2014) com uma metodologia de intervenção experimental, de natureza piloto, com o intuito de se demonstrar e valorizar a Educação Artística, no 1ºCiclo do Ensino Básico. Apesar do período temporal que separa o projeto realizado à atualidade, importa realçar a relevância que o mesmo teve, ou tem, pelo seu carácter efetivo experimental, por que se enquadrava numa realidade na qual a integração das disciplinas de cariz artístico, ainda não estavam previstas no currículo. Por esta razão, poder-se-á afirmar que o referido projeto se evidenciou por ser inovador, visionário e demonstrou exequibilidade na integração das áreas artísticas no currículo escolar? Pretende-se proceder a uma reflexão, partilha de experiência pedagógica e especificar o relato da prática na área da Dança no projeto desenvolvido. Pretende-se ainda, apresentar um paralelismo com o contexto atual em que foi redefinido o Currículo do Ensino Básico no estabelecimento do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e respetiva Matriz Curricular. O projeto apresentou as suas evidências, análise de dados e conclusões num livro publicado, que serão nesta comunicação evidenciados. Pretende-se ainda, proceder a uma análise SWOT do resultado do Projeto considerando as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
- Criação-educação artística, deslizamentos relacionais: processos de criação coreográfica em contexto museológico e o seu potencial educativoPublication . Neto, Ângelo; Revista Educação, Artes e InclusãoA criação coreográfica contemporânea tem, em si, um potencial de multiplicidade, ou seja, capaz de ser um lugar de contínua reconfiguração e deslizamento. Contudo, existe uma estabilidade nos métodos e nos processos de criação coreográfica que corresponde ao aspeto relacional. Onde a obra coreográfica existe na relação entre agentes: público, intérpretes, criadores(as), professores(as), mediadores(as). Este texto propõe pensar e descrever o Projeto Dançar Arte que articula o Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian e a Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Assim, para além de uma descrição do projeto, nas suas diferentes ramificações e esferas: expositiva, performativa e formativa; pretende expandir e pensar os seus aspetos metodológicos e os seus desdobramentos. Onde, partindo da estética relacional de Nicolas Bourriaud, é possível olhar para a criação enquanto lugar de encontro. E abordar a importância de criar experiências que promovam a aprendizagem e a reflexão através da arte, destacando como esses processos de criação em museus podem estimular o diálogo entre artistas, visitantes e obras. Fundando uma perspetiva colaborativa de criação coreográfica em contexto museológico. Onde, em detrimento de uma figura de poder, associada à autoria de uma obra, é proposto um campo horizontal de relações e orientado um processo de criação-interpretação. Em que o papel da educação artística prende-se com a busca pela singularidade e pelo encontro do mundo interior dos agentes da criação e do mundo exterior das obras potencializando experiências éticas, estéticas e políticas.
- Generative AI, decision-making, and collaborative choreography: how LSTM networks mirror human creativityPublication . Sevivas, Cláudia; Rijmer, Sylvia; Evola, Vito; Grund, Mathias; Scherffig, LasseABSTRACT - This study explores the potential of generative AI, specifically Long Short-Term Memory (LSTM) networks, to advance collaborative choreographic composition within the framework of the Body Logic (BL) Method—a choreographic approach grounded incognitive science designed to challenge inherited habits and practices in contemporary dance. Through five cognitive tasks that emphasize different movement types and their qualities, we investigate how LSTM networks recognize established movement patterns and innovate by combining them in novel ways, mirroring the processes of human creativity. Furthermore, we examine how LSTM-generated sequences, derived from learned data, convey expressive qualities through a variety of movements. The AIgenerated movements closely follow the original movement trajectory but exhibit minor deviations attributable to the LSTM model's inherent prediction uncertainty. These variations illustrate the model's capability to introduce fresh elements while maintaining learned patterns, akin to human creativity. This research contributes novel perspectives on how technology can enrich artistic expression and challenge habitual decision-making in dance.
- Participar na construção do mundo, aos cinquenta anos da revolução dos cravosPublication . Fazenda, Maria José; RED - Revista Estud(i)os de DançaO atual panorama da dança teatral em Portugal é multicolorido. O propósito deste dossiê é contribuir para o conhecimento desta prática na atualidade, dos sentidos e das realidades sociais que atualiza, dos movimentos de pessoas a que dá visibilidade. Em Portugal, a dança teatral de carácter profissional ganha expressão muito tardiamente. Só após a Revolução de 25 de Abril, que põe fim ao regime autoritário do Estado Novo, no contexto de uma democracia estável, é que a dança atesta um crescimento assinalável. Neste texto, destacamos produções — escritas, visuais, sonoras — que traçam a sua trajetória histórica e/ou os seus movimentos e orientações estéticas, e enquadramos a diversidade da dança atual, sublinhando, no ano em que se celebra o quinquagésimo aniversário da Revolução dos Cravos, a importância da ação política, de todas as partes, para construir o terreno propício ao desenvolvimento de uma dança livre e plural, aberta à diversidade dos idiomas de movimento, dos corpos dançantes, das representações das experiências de grupo vividas e das narrativas individuais.
- Modos de materializar a obra coreográfica: um sistema de análisePublication . Xavier, Madalena; Fernandes, João; Capim Dourado: Diálogos em ExtensãoMuitos dos atuais estudos na área da dança centram-se na reflexão sobre os métodos de criação e poucos exploram a essência das obras do ponto de vista dos recursos técnicos. Através de uma análise crítica e bibliográfica sobre a criação coreográfica contemporânea, procura-se estabelecer linhas orientadoras para análise coreográfica que poderão vir a ser dialogantes com o discurso do criador, visando confrontar as opções técnicas com os propósitos artísticos. Desta análise, conclui-se que a sistematização dos modos de materializar as coreografias está ancorada nos seguintes pressupostos: a escolha dos intérpretes; a natureza da proposta; os recursos utilizados; a estruturação e configuração dos materiais; e a relação com outros elementos.
- Longe, na (in)quietude dos céus. Perto, em (multi)versos terrenos: SupernovaPublication . Fernandes, João; Companhia Nacional de BailadoO programa de sala do espetáculo Supernova/The Look da Companhia Nacional de Bailado (CNB), que decorreu entre 17 e 27 de outubro de 2024, no Teatro Camões, inclui um textos escrito por João Fernandes, professor adjunto da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. "Longe, na (in)quietude dos céus. Perto de (multi)versos terrenos" é um texto sobre a peça coreográfica Supernova de Iratxe Ansa e Igor Bacovich.