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ESD - Artigos

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  • O perfil do coreógrafo e a construção de uma identidade coreográfica: um ensaio sobre Victor Hugo Pontes
    Publication . Fernandes, João; Xavier, Madalena
    Neste artigo, pretendemos explorar a diversidade e a pluralidade da dança teatral em Portugal no século XXI, destacando a transformação das linguagens coreográficas que acompanham o desenvolvimento da dança contemporânea. Neste sentido, identificamos três linhas orientadoras para definir a linguagem coreográfica de um criador: o perfil biográ-fico e os recursos coreográficos; as características dos intérpretes e as configurações coreográficas; e o universo temá-tico e as ideias conceptuais. Através de uma breve análise do percurso do coreógrafo Victor Hugo Pontes, estabelece-se a possibilidade de construção de uma identidade coreográfica distinta, característica das suas obras, contribuindo para o património imaterial da dança em Portugal. O perfil biográfico de Victor Hugo Pontes é determinado pela sua formação multidisciplinar em artes plásticas e teatro, complementada por uma posterior formação em dança. As suas obras coreográficas, caracterizadas pela combinação de recursos da dança, teatro e música, utilizam cenografias complexas, movimentos expressivos e textos adaptados de obras literárias, criando uma linguagem própria, que se afirma como singular e distintiva no panorama da dança contemporânea portuguesa. O intérprete contemporâneo assume um papel central na materialização da coreografia, selecionado pelas suas características e competências, sendo um contributo essencial para o desenvolvimento dos processos criativos. Victor Hugo Pontes elege intérpretes que contribuem para a realidade e os ideais temáticos das suas peças, utilizando grandes grupos heterogéneos e linguagens de movimento distintas. Esta abordagem valoriza a singularidade de cada corpo e a interação entre eles, procurando uma comunicação significativa com o público.
  • LMA driven dynamic audiovisuals in a virtual reality live dance performance: Ghostdance
    Publication . Lima, Cecília de
    Ghostdance is an evolving generative art project in the field of dance and virtual reality (VR). It mixes visual, auditory and immersive experiences, making use of generative algorithms to create a dynamic audiovisual landscape with continuously changing images and sounds. The performance consists of three interconnected components: a) a duet featuring a human dancer and an avatar mirroring the movements of an absent person; b) the transformation of the physical movements of the human dancer into a visualization of a hybrid body, constantly redefined as a swarm of virtual entities; and c) the sonification of the dancer’s movements, introducing an auditory dimension to the exploration of movement. Performers dance in duets with virtual bodies, with prechoreographed movements, in a visual and auditory landscape that evolves in real time due to adaptive generative algorithms responding to the presence and movements of the performer, informed by pretrained machine learning algorithms able to categorize the quality of the dancer’s movement in Laban terms.
  • Corpo de afetos: entre o apego emocional e o movimento dançado
    Publication . Lima, Cecília de
    O afeto é experienciado pelo bailarino em um nível energético básico: uma necessidade de respirar – inspirar o mundo no corpo e expirar o corpo no mundo. Neste movimento de afeto, o bailarino experiencia um processo de transformação corporal como necessidade vital. Este estudo confronta a percepção sensório-somática do afeto como força de movimento experienciada pela prática da dança, com o afeto compreendido como vínculo emocional entre indivíduos estudado por um campo da psicologia do desenvolvimento. Atribuindo voz ao conhecimento da dança e usando a teoria de Metáforas Cognitivas de Lakoff e Johnson, procura-se aprofundar a origem do sentido de afeto e compreender como ocorre a sua transferência de sentido entre a dança e a psicologia. Em ambos campos, o afeto revela-se como força de sobrevivência, porém, a dança compreende o afeto no nível pré-pessoal, como força da relação corpo-mundo, enquanto uma parte da psicologia do desenvolvimento entende o afeto no nível de necessidades de um corpo já subjetivado.
  • Ghostdance: evolving soundscapes in an immersive virtual reality experience
    Publication . De Lima, Cecília; Siopa, José; Carmo, Maria Beatriz; Cláudio, Ana Paula; Antunes, Rui Filipe; Carrilho, João Marques
    Ghostdance” is an innovative ongoing work in progress of generative art that explores the captivating blend of visual, auditory and immersive experiences in the realm of virtual reality (VR). This project harnesses the potential of generative algorithms to create a dynamic soundscape that continually transforms, inviting participants on a journey through ever-changing abstract and visual soundscapes. In the immersive VR experience, participants are transported to an environment where the auditory field evolves in real time, thanks to central generative algorithms that continually adapt and reshape the experience. Ghostdance's generative algorithms respond to the user's presence and action, detecting the properties of their movement, as defined in Laban terms. Each user embarks on a unique and unpredictable visual and auditory adventure, actively influencing the evolution of the environment through their movements and interactions in the virtual space. Ghostdance takes its name from a research project on dance in virtual reality [9]. It challenges the traditional boundaries between art forms, blurring the line between composition and improvisation. As performers move through the VR environment, they not only witness the harmonious fusion of sound and images, but also actively cocreate the evolving composition.
  • Retornos entre a criação artística e a pesquisa científica: uma metodologia de transmutação entre a experiência artística e a escrita académica.
    Publication . Lima, Cecília de
    Partindo do exemplo de um processo de Pesquisa Baseada na Prática desenvolvido no âmbito de uma investigação de doutoramento em dança, este artigo faz uma reflexão que foca a natureza e mais valias do conhecimento gerado pela prática artística em contraponto com a natureza do modo de conhecimento tradicionalmente associado à produção académica. Fundamentando-se em diversos autores do âmbito de estudos de Embodied Cognition, na análise dos conceitos de know-how e know-what de Gilbert Ryle (2009) e nas questões de linguagem e intersubjetividade de Daniel Stern (1985),o conhecimento desenvolvido pela prática artística é aqui exposto enquanto um conhecimento incorporado no qual se gera sentido através das perceções somáticas e sensoriomotoras, ao passo que o conhecimento académico é caracterizado essencialmente enquanto um modo de conhecimento teórico, onde se concebe e formula sentido através da estrutura da linguagem verbal. Desse modo, deduz-se que, num processo de Pesquisa Baseada na Prática caracterizado pela interação entre a prática artística e a investigação teórica académica, torna-se fundamental desenvolver metodologias que consigam refletir estas diferenças (relativas ao modo de sentir e conceber sentido) e, simultaneamente, integrá-las. Além disso, considerando que a estrutura da linguagem verbal influencia a forma como pensamos, propõe- -se que no âmbito de tais metodologias se questione e desafie o modo de usar a linguagem verbal. Partindo destas considerações, este artigo aponta uma proposta metodológica para a transferência entre modos de conhecimento intrínsecos á prática investigativa do âmbito da criação artística e os modos de conhecimento concebidos no domínio da investigação académica. Defende-se ainda que o conhecimento incorporado, ao invés da tendência tradicional do conhecimento académico, predispõe-se a uma atitude ética de qualidades dinâmicas, adaptativas. Uma atitude que não aspira agarrar o mundo como algo estático e definitivo ou controlar o ambiente enquanto algo extrínseco mas sim experienciar o desafio de incorporar e navegar o ambiente.
  • Dançar com uma entidade virtual em ambiente imersivo (VR): os imaginários de GhostDance Andamento #1
    Publication . De Lima, Cecília; Coelho, Sílvia; Antunes, Rui Filipe
    “Dançar em realidade virtual: Os imaginários de GhostDance Andamento #1” é uma das primeiras publicações afectas ao projecto exploratório GhostDance. Neste artigo, falamos de duas coreografias com realidade virtual – Boidance (2021) e GhostDance Andamento #1 (2023) – em que alguns bailarinos incorporam, nos movimentos dançados, entidades percebidas por meio da realidade virtual através do uso de óculos de Realidade Virtual. Sustentamos que existe uma qualidade fantasmagórica nessa interacção. Para explorarmos a condição existencial do bailarino enquanto dança, usamos a ideia de “imaginário”, conforme articulado por Roland Barthes em A Câmara Clara (2022), para abordar a ontologia multifacetada do sujeito diante da experiência virtual.
  • A dor na dança: identificar tipologias de dor e apontar (algumas) estratégias para as minorar
    Publication . Nascimento, Vanda Maria dos Santos
    Consciente de que à prática da Dança (em contex- tos de formação ou profissionais) se encontram associados episódios de dor ou de sofrimento, é proposto neste artigo, perceber os contextos da dor na Dança, onde o corpo se revela como base e instrumento fundamental do discurso artístico, identificar as tipologias de dor mais comuns nos seus praticantes e, finalmente, apontar algumas estratégias que se consideram boas práticas para minorar essas dores.
  • Aconte-ser: um conceito ativador para uma pedagogia porvir no contexto da aula de técnica de dança contemporânea
    Publication . Neto, Angelo
    A aula de técnica de dança contemporânea, proposta enquanto um lugar de problematização, reflete, de forma imanente, sobre a relação entre os métodos e os processos de criação coreográfica e o processo de ensino-aprendizagem. Este facto enaltece a relação Escola-Mundo enquanto um lugar de pensamento capaz de configurar uma cartografia de aspetos éticos, estéticos e políticos. É neste lugar que este texto pretende promover uma indagação filosófica que explora o potencial de relação, o potencial educativo e como a arquitetura dos processos de ensino-aprendizagem é capaz de se sustentar num plano de conexão com o desconhecido. Partindo do posicionamento deleuziano onde tanto a criação artística como a filosófica produzem pensamento através da criação de conceitos, aconte-ser é, deste modo, um conceito criado para pensar a ativação de uma pedagogia porvir no contexto da aula de técnica de dança contemporânea. Assim, na horizontalidade dos conceitos, o acontecimento Deleuziano é o ponto de coincidência de vários aspetos desenvolvidos no texto propondo um diálogo-paisagem entre educação, criação e investigação. O ensino-aprendizagem é proposto, deste modo, enquanto um processo sustentado numa perspetiva construtivista do conhecimento, em que a aula de técnica de dança contemporânea se torna o lugar da transformação e da experiência.
  • CPBC XXV: a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo faz 25 anos
    Publication . Amorim, Vera
    CPBC XXV, é um texto escrito por convite da CPBC, da autoria de Vera Amorim, professora adjunta na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Foi publicado pela CPBC no programa de sala do Teatro Camões por ocasião do espetáculo de comemoração dos 25 anos de existência da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo nos dias 1 e 2 de abril de 2023. O texto faz uma abordagem ao percurso da companhia que ocupa um lugar singular no tecido artístico português projetando para o futuro o ADN artístico dos seus fundadores Vasco Wellenkamp e Graça Barroso, assumindo-se na linha estética do Ballet Gulbenkian. Não obstante, a CPBC incorpora igualmente novas linguagens contemporâneas trazidas por jovens bailarinos e coreógrafos que integram a Companhia e que com ela dinamicamente interagem .
  • Sentimento de ‘pertença ao grupo’ em processos de exploração do movimento: estudo experimental com pessoas que não costumam dançar e com estudantes de dança do ensino superior
    Publication . Xavier, Madalena; Pinheiro, Inês
    Este estudo surge de um projeto de investigação[1] desenvolvido no âmbito do doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa) e orientado pela Professora Doutora Madalena Xavier e pelo Professor Doutor Jorge Ramos do Ó. Neste projeto foi posto em prática um conjunto de dispositivos mediadores da exploração do movimento, prestando-se à descrição, interpretação e compreensão do modo como Pessoas Que Não Costumam Dançar (PQNCD) experienciam ‘modalidades inclusivas de movimento’ (Pinheiro, 2023). As finalidades desta investigação visam um afinamento da prática pedagógica, assim como o aperfeiçoamento destes dispositivos. Estabeleceu-se assim uma relação circular entre a informação recolhida no projeto e o contexto pedagógico, especificamente na Escola Superior de Dança (ESD) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). Durante a análise de conteúdo da informação recolhida emergiu uma série de tendências, uma das quais contém aspetos relacionados com a ‘pertença ao grupo’, incluindo as constantes referências que as PQNCD fizeram acerca da integração no coletivo nas sessões de movimento. Este destaque conferido à ‘pertença ao grupo’, fez-nos questionar se os estudantes da ESD partilhariam tais aspetos com as PQNCD do projeto. Para responder a essa questão, este artigo articula e analisa a informação recolhida acerca da ‘pertença ao grupo’ em dois contextos: 1. Ao longo das sessões de movimento com PQNCD; 2. Numa discussão dinamizada em contexto de sala de aula com estudantes da ESD.