ESD - Artigos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESD - Artigos by Title
Now showing 1 - 10 of 73
Results Per Page
Sort Options
- AberturaPublication . Silva, Wanda Ribeiro daA Escola Superior de Dança criada através do Decreto-Lei 310/83 do Ministério da Educação e Cultura e integrada em 1985 no Instituto Politécnico de Lisboa viu, finalmente, em Novembro de 1986 concretizada a possibilidade de abertura do 1º ano do Curso de Dança desta Escola para formação de profissionais ao nível do ensino superior. [(...)]
- Aconte-ser: um conceito ativador para uma pedagogia porvir no contexto da aula de técnica de dança contemporâneaPublication . Neto, AngeloA aula de técnica de dança contemporânea, proposta enquanto um lugar de problematização, reflete, de forma imanente, sobre a relação entre os métodos e os processos de criação coreográfica e o processo de ensino-aprendizagem. Este facto enaltece a relação Escola-Mundo enquanto um lugar de pensamento capaz de configurar uma cartografia de aspetos éticos, estéticos e políticos. É neste lugar que este texto pretende promover uma indagação filosófica que explora o potencial de relação, o potencial educativo e como a arquitetura dos processos de ensino-aprendizagem é capaz de se sustentar num plano de conexão com o desconhecido. Partindo do posicionamento deleuziano onde tanto a criação artística como a filosófica produzem pensamento através da criação de conceitos, aconte-ser é, deste modo, um conceito criado para pensar a ativação de uma pedagogia porvir no contexto da aula de técnica de dança contemporânea. Assim, na horizontalidade dos conceitos, o acontecimento Deleuziano é o ponto de coincidência de vários aspetos desenvolvidos no texto propondo um diálogo-paisagem entre educação, criação e investigação. O ensino-aprendizagem é proposto, deste modo, enquanto um processo sustentado numa perspetiva construtivista do conhecimento, em que a aula de técnica de dança contemporânea se torna o lugar da transformação e da experiência.
- Uma cartografia para o intérprete contemporâneo - um lugar entre a formação e a criação coreográficaPublication . Fernandes, João; Xavier, Madalena; Neto, AngeloNo contexto da criação coreográfica contemporânea o intérprete surge como uma figura central, não só, para pensar a materialização da obra coreográfica, como também, modelar os processos criativos. Cada vez mais, é requerido que o intérprete participe ativamente, com a sua singularidade, no pensamento sobre a obra. Esta perspetiva, permite refletir sobre a formação do aluno no seu processo de ensino-aprendizagem no âmbito da educação artística em dança. Desta forma, a experimentação, a singularidade e a heterogeneidade são conceitos basilares para pensar o paradigma da formação do intérprete no campo da dança contemporânea. O presente artigo pretende refletir, a partir das características do intérprete, a articulação da revisão da literatura com as visões de alguns coreógrafos portugueses, de modo a que estas se projetem numa dimensão educativa.
- Companhia Nacional de BailadoPublication . Fazenda, Maria JoséA pandemia de Covid-19 obrigou à supressão da condição sine qua non para que a dança teatral aconteça: a copresença de bailarinos e espetadores, num mesmo lugar, ao vivo. A Companhia Nacional de Bailado interrompe os seus espetáculos e a distância procura formas de manter o contacto com o público.
- Contextos, impulsos e temáticas da criação coreográfica contemporânea nacional. Que tendências?Publication . Xavier, Madalena; Monteiro, ElisabeteA nossa reflexão procura sistematizar algumas questões que se prendem com os processos de criação coreográfica contemporânea e que nos revelam aspetos da sua dimensão conceptual, motivacional e contextual. Dada a complexidade e abrangência da temática, centrámo-nos no percurso de três coreógrafos nacionais de referência – Clara Andermatt, Paulo Ribeiro e Victor Hugo Pontes – no período entre 2011 e 2014. Esta reflexão apoia-se na análise documental de entrevistas e sinopses artísticas, informação divulgada através das estruturas que acolheram os processos criativos em questão e pelas salas de espetáculos onde se apresentaram estas obras. Concluímos que o contexto de criação é amplo e diversificado; que o impulso para a criação pode contemplar dimensões distintas, uma centrada na vontade do próprio coreógrafo e outra que dá forma a um desafio exterior; diferentes processos para a definição temática da obra coreográfica foram identificados.
- Corpo de afetos: entre o apego emocional e o movimento dançadoPublication . Lima, Cecília deO afeto é experienciado pelo bailarino em um nível energético básico: uma necessidade de respirar – inspirar o mundo no corpo e expirar o corpo no mundo. Neste movimento de afeto, o bailarino experiencia um processo de transformação corporal como necessidade vital. Este estudo confronta a percepção sensório-somática do afeto como força de movimento experienciada pela prática da dança, com o afeto compreendido como vínculo emocional entre indivíduos estudado por um campo da psicologia do desenvolvimento. Atribuindo voz ao conhecimento da dança e usando a teoria de Metáforas Cognitivas de Lakoff e Johnson, procura-se aprofundar a origem do sentido de afeto e compreender como ocorre a sua transferência de sentido entre a dança e a psicologia. Em ambos campos, o afeto revela-se como força de sobrevivência, porém, a dança compreende o afeto no nível pré-pessoal, como força da relação corpo-mundo, enquanto uma parte da psicologia do desenvolvimento entende o afeto no nível de necessidades de um corpo já subjetivado.
- CPBC XXV: a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo faz 25 anosPublication . Amorim, VeraCPBC XXV, é um texto escrito por convite da CPBC, da autoria de Vera Amorim, professora adjunta na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Foi publicado pela CPBC no programa de sala do Teatro Camões por ocasião do espetáculo de comemoração dos 25 anos de existência da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo nos dias 1 e 2 de abril de 2023. O texto faz uma abordagem ao percurso da companhia que ocupa um lugar singular no tecido artístico português projetando para o futuro o ADN artístico dos seus fundadores Vasco Wellenkamp e Graça Barroso, assumindo-se na linha estética do Ballet Gulbenkian. Não obstante, a CPBC incorpora igualmente novas linguagens contemporâneas trazidas por jovens bailarinos e coreógrafos que integram a Companhia e que com ela dinamicamente interagem .
- Criação coreográfica contemporânea: breve enquadramento conceptualPublication . Xavier, Madalena; Monteiro, ElisabeteEsta reflexão de carácter exploratório pretende, como o próprio nome indica, ser um estudo preliminar das questões que se colocam com maior acuidade na contemporaneidade, no âmbito do ensino-aprendizagem da composição coreográfica. Partindo da (in)definição que caracteriza a Dança Contemporânea e os seus métodos e processos de criação, na qual é possível reconhecer como fundamental o desenvolvimento de percursos essencialmente singulares, pretendemos refletir sobre a necessidade de contribuir para o desenvolvimento das capacidades criativas dos intérpretes-criadores contemporâneos em contextos de formação. Esta é uma problemática que a nossa intervenção pedagógica e interesse profissional de forma plena justificam. Debruçamo-nos sobre a singularidade de dois projetos no âmbito da Criação Coreográfica Contemporânea Portuguesa, refletindo sobre aspetos da relação entre coreógrafo - intérprete - pesquisa - materialização do movimento. Pretendemos sublinhar a importância que reconhecemos do ensino-aprendizagem da composição coreográfica e a necessidade de o repensar na proximidade com as práticas artísticas atuais, procurando fazer emergir questões sobre a problemática aqui abordada.
- Criação coreográfica interpretação contemporânea e mediação artística em dançaPublication . Fernandes, João; Xavier, MadalenaDa complexidade do fenómeno da dança contemporânea surgem várias questões relacionadas com a sua própria definição, dos seus elementos constitutivos, formatos de apresentação, procedimentos e intervenientes. A dança contemporânea é, na perspetiva de diversos autores, a dança que se carateriza simultaneamente pela afirmação singular dos seus criadores e pela pluralidade das suas práticas coreográficas. Resulta de um trajeto com origem no início do século XX, evidenciado pela diversidade de posicionamentos e cujas implicações contribuem para a redefinição do género e para a sua condição instável e provisória.
- A criação coreográfica no ensino vocacional : estratégias metodológicasPublication . Cayatte, Patrícia Maria Camões Godinho; Marques, Ana SilvaO Estágio realizado na Escola de Dança Ana Mangericão (EDAM), no ano letivo 2009/10, com o título: A Criação Coreográfica na Escola de Dança Ana Mangericão, com alunos do 3º Ciclo, no âmbito do Curso de Mestrado em Metodologias do Ensino da Dança da Escola Superior de Dança, teve como principais objetivos organizar, fundamentar e sistematizar a metodologia desenvolvida, no âmbito da disciplina de Criação Coreográfica. A amostra do estudo foi constituída por alunos do 3º Ciclo, do Ensino Vocacional de Dança, com os quais foi desenvolvido um conjunto de estratégias e abordagens metodológicas, no campo de ação da disciplina referida.