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- “Além das sombras” guião e dossiê de produção a partir do álbum: “Mosse Side Story” de Barry AdamsonPublication . Alexandre, Gonçalo José Mendes; Leite, PauloEste guião intitulado "Além das Sombras" refere-se ao desenvolvimento de uma curta-metragem de ficção, no âmbito do Mestrado em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico especialização em Narrativas Cinematográficas. O projeto visa explorar as características centrais do estilo cinematográfico “Neo-noir”, recorrendo a técnicas narrativas como flashbacks e voice-over (V.O.), em combinação com uma trama de elevada complexidade e profundidade psicológica. O guião foca-se em temas característicos do Neo-noir, como a ambiguidade moral, a contradição, a fragmentação narrativa, e a tensão psicológica. A narrativa explora ainda o medo, a claustrofobia e a paranoia, com personagens cujas motivações são pouco ortodoxas e carregadas de memórias obscuras. A história desenrola-se num cenário urbano noturno, onde o jogo de luz e sombra reflete a complexidade da mente do protagonista: um anti-herói com intenções dúbias, preso entre a linha ténue que separa o bem e o mal. A inspiração para este projeto de escrita cinematográfica teve como ponto de partida a audição do álbum conceptual "Moss Side Story" (1989), do compositor britânico Barry Adamson, conhecido pelo seu extenso trabalho na composição de bandas sonoras para cinema. A atmosfera sombria e contrastante da capa do álbum, bem como o conteúdo musical e as descrições evocativas das faixas, forneceram uma base crucial para a criação do universo e tom deste guião. O texto de apoio escrito por Dave Graney, músico e compositor australiano, presente no interior do álbum, também serviu como referência criativa (anexo). Este projeto de guião cinematográfico assume particular relevância no panorama do cinema português, onde existem poucas ou nenhumas obras que abordem o estilo Neo-noir de forma tão pronunciada. Ao conjugar temas sombrios e complexos, como a angústia, o medo e a paranóia, com uma narrativa que explora o jogo de sedução entre duas personagens, a história culmina de forma trágica, oferecendo uma reflexão profunda sobre a fragilidade humana e a ambiguidade moral. Assim, "Além das Sombras" contribui para preencher uma lacuna no cinema português, ao propor uma abordagem inovadora ao género Neo-noir, trazendo à superfície questões intemporais de identidade, poder e destruição emocional.
- Tragédia, música e autoficção em "Muitos morrem tarde demais, ame ou morra"Publication . Bonnin, Julien Charles; Mendes, MartaO presente trabalho pretende reflectir sobre o objecto fílmico Muitos Morrem Tarde Demais. Ame ou Morra. O projecto, um filme de autoficção de 90 minutos, é estruturado em 11 capítulos e um prólogo, com cada capítulo introduzido por um aforismo, principalmente de Nietzsche. A narrativa segue um protagonista suicida que, após perder o amor de sua vida, enfrenta uma crise existencial e emocional. O filme aborda temas como o amor, a perda e o suicídio, utilizando uma estética minimalista e inspirada na música clássica para construir uma paleta emocional. A proposta utiliza recursos limitados, como filmagens com um smartphone, para criar uma "prova de conceito" que reflecte o diálogo entre a imagem, o som e as emoções humanas.
- Generative AI, decision-making, and collaborative choreography: how LSTM networks mirror human creativityPublication . Sevivas, Cláudia; Rijmer, Sylvia; Evola, Vito; Grund, Mathias; Scherffig, LasseABSTRACT - This study explores the potential of generative AI, specifically Long Short-Term Memory (LSTM) networks, to advance collaborative choreographic composition within the framework of the Body Logic (BL) Method—a choreographic approach grounded incognitive science designed to challenge inherited habits and practices in contemporary dance. Through five cognitive tasks that emphasize different movement types and their qualities, we investigate how LSTM networks recognize established movement patterns and innovate by combining them in novel ways, mirroring the processes of human creativity. Furthermore, we examine how LSTM-generated sequences, derived from learned data, convey expressive qualities through a variety of movements. The AIgenerated movements closely follow the original movement trajectory but exhibit minor deviations attributable to the LSTM model's inherent prediction uncertainty. These variations illustrate the model's capability to introduce fresh elements while maintaining learned patterns, akin to human creativity. This research contributes novel perspectives on how technology can enrich artistic expression and challenge habitual decision-making in dance.