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ESTC - Dissertações de Mestrado

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  • A mancha: escrita de personagens atormentados nos seus “mundos” de fantasia
    Publication . Torrado, José Félix Marques; Baptista, Mónica
    O relatório/ensaio seguinte apresenta um conjunto de pequenas análises e reflexões sobre o processo criativo do argumento de A Mancha. A história segue um homem, Tadeu, casado e solitário, que é consumido pelo ciúme, acreditando que uma mancha no sofá é prova da infidelidade da mulher, Teresa. Isto levo-a a uma noite de fantasia e confronto com os seus tormentos interiores. A narrativa explora o ciúme como consequência da insegurança, e como isso pode levar a estados emocionais complexos que afetam a visão que a personagem tem do que a rodeia. Assim, o relatório/ensaio explora a relação entre as personagens e o espaço, e a mútua influência que exercem um no outro, partindo de teorias que vão de Gérard Gennette a T.S. Eliot. Ainda, compara A Mancha com filmes como Punch Drunk Love e After Hours na tentativa de examinar como também esses filmes retratam personagens atormentadas em "mundos" de fantasia. Este trabalho tem por objetivo tentar compreender como criar narrativas onde a visão única — o estilo — é central, focando a atenção no que me parece essencial para que isso aconteça: a interação das personagens com o espaço e os "mundos" interiores que essas personagens habitam.
  • Teatro e inclusão social
    Publication . Antunes, Sílvia Cristina Guarda; Rosa, Armando Nascimento; Faria, Salmo
    O presente relatório tem por objeto o Estágio Profissional realizado no Teatro Umano, em Lisboa, no âmbito de dois projetos de Teatro e Comunidade. E que consistiu na presença em ensaios, na participação em espetáculos e na dinamização de sessões de teatro. Este relatório é composto por uma descrição das entidades, dos objetivos, dos destinatários, das atividades dos projetos, de um enquadramento conceptual sobre contextos, recursos, técnicas, procedimentos e pela descrição sobre o processo.
  • A rainha dos ténis azuis: anacronismo e sensibilidade contemporânea em "Marie Antoinette" de Sofia Coppola (2006)
    Publication . Valada, Catarina; Chinita, Fátima
    Esta dissertação explora a forma como o anacronismo, quando usado intencionalmente em cinema segundo uma visão autoral, estabelece uma sensibilidade contemporânea num determinado contexto histórico. Recorrendo ao filme Marie Antoinette (Sofia Coppola, 2006) enquanto caso de estudo, é demonstrada a forma como o anacronismo pode não ser apenas uma opção estilística, mas sim uma ferramenta cinematográfica que coloca o passado e o presente em diálogo direto. Pretende-se fazer um reenquadramento do uso do anacronismo nos géneros de cinema de época ou histórico e biopic, frequentemente criticados por distorcerem a autenticidade histórica das obras. Esta dissertação analisa o filme Marie Antoinette (2006) segundo quatro eixos: o filme de época, o biopic, o pós-feminismo e o anacronismo. Ao incorporar aspetos da sua contemporaneidade no contexto histórico do Palácio de Versalhes no século XVIII, Sofia Coppola usa o anacronismo como uma estratégia para aproximar a figura de Marie Antoinette do presente para explorar questões contemporâneas de género, identidade e juventude.
  • Imagens que falam: representação audiovisual de histórias de vida, no cinema subjetivo, na ausência do sujeito representado
    Publication . Felman, Gustavo Bastos; Chinita, Fátima
    As imagens de arquivo são comumente utilizadas no contexto de produção de filmes documentais de todos os gêneros, entretanto, por vezes queremos contar histórias em que estes materiais não se fazem presentes ou, se existem, não contam com a presença do sujeito em questão. Dito isto, este estudo teve como ponto de partida meu caso em particular, quando entendi que pretendia realizar um filme sobre a história da minha avó paterna, judia, que deixou a Alemanha no mês de início da Segunda Guerra Mundial, rumo ao Brasil, e de quem tenho um volume muito pequeno de imagens. Os materiais que me permitiram saber um pouco mais sobre sua vida, são, em grande parte, cartas e documentos. Isto posto, este estudo visa investigar as possíveis formas de representar estes sujeitos em filmes de cinema subjetivo, o fazendo através de um estudo de literatura existente. Tal estudo é utilizado para questionar a forma como podemos fazer uso destes recursos, para contar nossas histórias, por vezes extrapolando limites entre a ficção e a não-ficção e também com o visionamento de filmes, objetivando reconhecer estes recursos na prática, e entendendo como eles funcionam. Com isso, foram selecionados dois filmes: Elena, de Petra Costa (Brasil – 2012) e A Toca do Lobo, de Catarina Mourão (Portugal – 2015), elencando seus recursos relevantes, tendo em vista o objetivo inicial do trabalho, utilizados para suprir a ausência do sujeito do filme e analisando como estes recursos foram empregados e sua função narrativa.
  • Pensar a reportagem televisiva através do cinema: problemas e soluções de montagem
    Publication . Alexandre, Afonso Miguel Miranda Tavares Gonçalves; Guerreiro, Ricardo
    A reportagem televisiva é um produto audiovisual jornalístico que tem como objetivo dar ferramentas aos cidadãos para olharem para as matérias de interesse público e retirarem as suas próprias conclusões. Dentro de uma área definida atualmente pela rapidez da passagem da informação, há três problemáticas de montagem às quais esta investigação quer dar relevo e resposta: Como fazer com que as imagens ultrapassem o seu papel predominantemente ilustrativo? De que forma é possível personalizar e exponenciar o uso de imagens genéricas e/ou de arquivo? Quais as soluções sonoras, para além da música não-diegética, com potencial para transmitir emoções fortes e cativar a atenção dos telespectadores? Tendo uma base teórica de pós-produção muito mais extensa do que a comunicação social, o cinema serve como desbloqueador de problemas e inspirador de novas abordagens, numa busca por novas e melhores soluções para a reportagem televisiva.
  • “Além das sombras” guião e dossiê de produção a partir do álbum: “Mosse Side Story” de Barry Adamson
    Publication . Alexandre, Gonçalo José Mendes; Leite, Paulo
    Este guião intitulado "Além das Sombras" refere-se ao desenvolvimento de uma curta-metragem de ficção, no âmbito do Mestrado em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico especialização em Narrativas Cinematográficas. O projeto visa explorar as características centrais do estilo cinematográfico “Neo-noir”, recorrendo a técnicas narrativas como flashbacks e voice-over (V.O.), em combinação com uma trama de elevada complexidade e profundidade psicológica. O guião foca-se em temas característicos do Neo-noir, como a ambiguidade moral, a contradição, a fragmentação narrativa, e a tensão psicológica. A narrativa explora ainda o medo, a claustrofobia e a paranoia, com personagens cujas motivações são pouco ortodoxas e carregadas de memórias obscuras. A história desenrola-se num cenário urbano noturno, onde o jogo de luz e sombra reflete a complexidade da mente do protagonista: um anti-herói com intenções dúbias, preso entre a linha ténue que separa o bem e o mal. A inspiração para este projeto de escrita cinematográfica teve como ponto de partida a audição do álbum conceptual "Moss Side Story" (1989), do compositor britânico Barry Adamson, conhecido pelo seu extenso trabalho na composição de bandas sonoras para cinema. A atmosfera sombria e contrastante da capa do álbum, bem como o conteúdo musical e as descrições evocativas das faixas, forneceram uma base crucial para a criação do universo e tom deste guião. O texto de apoio escrito por Dave Graney, músico e compositor australiano, presente no interior do álbum, também serviu como referência criativa (anexo). Este projeto de guião cinematográfico assume particular relevância no panorama do cinema português, onde existem poucas ou nenhumas obras que abordem o estilo Neo-noir de forma tão pronunciada. Ao conjugar temas sombrios e complexos, como a angústia, o medo e a paranóia, com uma narrativa que explora o jogo de sedução entre duas personagens, a história culmina de forma trágica, oferecendo uma reflexão profunda sobre a fragilidade humana e a ambiguidade moral. Assim, "Além das Sombras" contribui para preencher uma lacuna no cinema português, ao propor uma abordagem inovadora ao género Neo-noir, trazendo à superfície questões intemporais de identidade, poder e destruição emocional.
  • Alteração do comportamento ambiental através do faz de conta e o potencial catalisador de comportamentos que o jogo dramático pode proporcionar aos participantes
    Publication . Vieira, Maria João Saraiva Duarte; Rosa, Armando Nascimento
    Nos tempos em que vivemos estamos a atravessar uma crise de alterações ambientais. A perda de biodiversidade, em especial nas árvores, desencadeada pelo uso insustentável de recursos no nosso planeta, terá repercussões ainda desconhecidas. Este desafio requer alterações no nosso comportamento, na nossa visão, no funcionamento da sociedade e exige uma mudança do paradigma ético, cultural e político na forma como o Homem se relaciona com a Natureza. “ALTERAÇÃO DO COMPORTAMENTO AMBIENTAL ATRAVÉS DO FAZ DE CONTA” pretende ser uma ferramenta ao serviço desta mudança, podendo fornecer um contributo para formar crianças e jovens potenciadores de mudanças de comportamentos. Mas como é que um jogo dramático pode contribuir para transformar comportamentos e quais os seus contributos para a Educação Ambiental (EA)? Para responder a estas questões foram utilizados vários jogos que têm por base Teatro na Educação (TIE) e o Teatro do Oprimido (TO), pretendendo promover a reflexão sobre o tema em questão e consequente alteração dos comportamentos futuros. Assim, para conseguir alcançar os objetivos referidos e tendo por base uma investigação mista qualitativa, em setembro de 2023, realizou-se a componente prática do trabalho realizado na escola da Escola Básica Fonte dos Escudeiros e da Câmara Municipal de Benavente (CMB) e envolveu a participação dos alunos do 4º ano. Na concretização da parte prática, foram identificados alguns aspetos considerados como pontos fortes, bem como outros que devem ser alvo de uma reflexão. Este estudo poderá contribuir para formação de jovens cidadãos ativos e participativos.
  • Sopa de pedra
    Publication . Gonçalves, Rui Jorge de Almeida; Rosa, Armando Nascimento
    Este relatório descreve o processo de pesquisa, investigação, construção do texto dramático, o processo de ensaios e de criação do espetáculo Sopa de Pedra. O projeto é o resultado dos últimos anos da minha vida enquanto investigador de teatro e da minha experiência pessoal no seio de uma cultura consumista e por consequência do excesso. A morte e a cultura do excesso são temas que sempre me tocaram, e esta foi uma forma de os finalmente os explorar, procurando confrontá-los através dos sentidos, da experimentação em ensaio e da pesquisa feita no dia a dia quotidiano. Está inserido no meu projeto final do mestrado em Teatro, especialização em Artes performativas.
  • Uma viagem pela Mákina
    Publication . Vitorino, Mariana da Silva; Rosa, Armando Nascimento
    Este relatório tem como objetivo descrever, analisar, fundamentar e avaliar o trabalho realizado no âmbito do estágio do Mestrado em Artes Performativas, efetuado na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) de Lisboa. O referido estágio foi realizado na Mákina de Cena-Associal Cultural (doravante denominada por MdC) entre janeiro a maio de 2023. O estágio foi concretizado através da partição em três projetos artísticos, onde tive a possibilidade de trabalhar como atriz e assistente de encenação. Desta forma, serão mencionados os ensinamentos transmitidos pela minha coorientadora de estágio, Carolina Santos, responsável pela direção artística da companhia supracitada. Durante o estágio tive a possibilidade de desenvolver o trabalho como atriz, no espetáculo "Viagem ao Centro da Terra" e como assistente de encenação, nos espetáculos, "A Rapariga da Gabardine Amarela" e "Spothlight".
  • Elogio à cigarra
    Publication . Pinheiro, Letícia Maria de Sá; Monteiro, Luísa; Wengorovius, Rita
    Este relatório consiste na componente teórica do trabalho de projeto O Elogio à Cigarra e todos os processos de investigação e criação inerentes ao projeto, o qual pretende chamar a atenção para a importância que o Teatro e Comunidade pode ter na construção de um Ócio Ativo (o ócio que tem um propósito de inscrição do indivíduo no mundo ou uma intencionalidade, ainda que possa passar por simples momentos de contemplação consciente) nas escolas e no crescimento das crianças, por forma a se constituírem adultos capazes de questionar e de contribuir para uma sociedade democrática e mais equitativa. Reveste-se de um corpo teórico que visita campos como a Filosofia, Antropologia, e a Sociologia, bem como a Pedagogia e o campo do Teatro, particularmente no que à sua vertente pedagógica e de intervenção cívica diz respeito. Inicia-se pelo enquadramento da motivação do projeto que teve, por sua vez, base num estágio de acompanhamento dos ensaios do espetáculo “Má Educação” da Companhia de Teatro Formiga Atómica, transitando depois para a apresentação do projeto a realizar.