ESELx - Comunicações
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- Actividades de enriquecimento curricular (AEC): o programa de generalização enquanto instrumento de regulação das políticas e dos actoresPublication . Pires, CarlosPartindo da importância do papel dos actores públicos e privados na definição das políticas públicas de educação, procuramos desocultar e evidenciar o modo como são organizadas as interacções em função do “Programa de Generalização das Actividades de Enriquecimento Curricular”, entendido aqui como um “instrumento de acção pública”, em relação ao qual se procura escrutinar os seus objectivos, as suas características normativas e coercivas e problematizar as suas fases de desenvolvimento no decurso das quais se colocam em evidência traços de reconfiguração do papel do Estado na gestão das políticas públicas de educação.
- O álbum infantil: alguns critérios de seleçãoPublication . Silva, Encarnação; Barroso, HelenaA literatura para a infância e juventude desempenha um papel fundamental na formação de leitores autónomos, isto é, leitores que queiram ler por iniciativa própria e que gostem de o fazer. Lendo e ouvindo ler literatura para a infância desde muito cedo, a criança vai descobrindo a linguagem escrita, vai-se familiarizando com ela e vai sentindo vontade de querer aprender a ler. Por outro lado, o contacto precoce com a literatura para a infância constitui-se como um fator de desenvolvimento da criança a nível social, cultural, afetivo e linguístico. Destaca-se ainda a importância deste recurso no âmbito de uma educação para os valores numa sociedade que se quer mais humana e respeitadora dos direitos de todos e de cada um. O álbum ilustrado veicula valores através das suas componentes textual e icónica, possibilitando uma discussão enriquecedora sem ser moralista, uma discussão suficientemente descentrada da criança para que a mesma não se sinta avaliada e suficientemente próxima para que a criança se sinta envolvida. Nesta comunicação pretende-se: caracterizar o álbum de literatura para a infância; identificar critérios que devem presidir à escolha de álbuns que contribuam para o desenvolvimento da educação literária, para odesenvolvimento linguístico e para o alargamento de horizontes no que se refere ao conhecimento do mundo em geral. apresentar alguns exemplos de álbuns que possibitem percursos enriquecedores de acordo com o que atrás se disse
- Alguns amamos, outros odiamos e ainda outros comemosPublication . Almeida, AntónioAs Nações Unidas decretaram os anos de 2011 a 2020 como constituindo a “Década da Biodiversidade”. Para tal, recomendam a todas as nações a implementação de planos estratégicos de preservação da Natureza, relembrando como a qualidade da vida humana se encontra estritamente dependente da qualidade e serviços que a mesma oferece.
- Animação e Animadores Socioculturais: incertezas e controvérsias de uma ocupação profissionalPublication . Batista, António Manuel Rodrigues RicardoA presente comunicação tem como propósito dar conta das controvérsias públicas em torno de problemáticas suscitadas no seio da Animação Sociocultural e do tipo de envolvimento dos seus atores7 nessas mesmas controvérsias. Faz-se, em primeiro lugar, uma abordagem introdutória à Animação Sociocultural enquanto atividade profissional, realçando a imprecisão, a ambiguidade e a incerteza que esta atividade comporta. Em seguida, relaciona-se a Animação Sociocultural com as transformações ocorridas na sociedade. Por último, evidenciam-se as problemáticas existentes, as controvérsias em que os seus atores se envolvem publicamente em face dessas mesmas problemáticas e, ainda, a diversidade de meios utilizados para a sua expressão.
- Antecedentes de onde. …Sedia la Fremosa… Workshop de Homenagem a Teresa BrocardoPublication . Cardoso, Adriana; Pereira, SusanaAnalisar as orações relativas introduzidas pelos relativos “onde” e “u” num corpus de documentos notariais (XIII-XVI, 1.ª metade).
- Apresentação da obra Borja da Costa – selecção de poemasPublication . Soares, Lúcia VidalApresentação da obra Borja da Costa
- Arte, comunidade e memória local. projeto de street art em Santiago do CacémPublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, JoanaA presente comunicação refere-se à intervenção de street art em Santiago do Cacém, realizada no âmbito do projeto ParticipART. Este projeto de natureza extracurricular, financiado pelo Instituto Politécnicos de Lisboa, integra um conjunto de intervenções com e para a comunidade, disseminadas por três concelhos - Loures, Seixal e Santiago do Cacém- para além de um workshop internacional com a Universidade de Marmara em Istambul que culminou numa vídeo instalação.
- Avaliação da competência motora de crianças amblíopes e não amblíopes do primeiro cicloPublication . Sá, Cristina; Luz, Carlos; Pombo, André; Cordovil, R.Ambliopia refere-se ao prejuízo da visão espaço temporal uni ou bilateral durante os primeiros cinco anos de vida, podendo ser causada por qualquer condição que interfira com o foco ocular nessa idade. A consequência da não identificação e não tratamento da ambliopia precocemente pode causar prejuízo visual permanente e efeitos adversos: i) no desempenho escolar; ii), nas habilidades motoras grossas e finas; iii), na interação social e iv) autoimagem. Desta forma, a competência motora O desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais poderá ser afetado por limitações visuais, pois um pobre défice no processamento visual leva a uma diminuição depobre precisão de movimento, movimentos não coordenados e prejuízo do equilíbrio, o que poderá ter consequências futuras ao nível da manutenção de um estilo de vida saudável, visto a competência motora ser preditora da atividade física em crianças e adolescência. Esse estudo avaliou a competência motora de crianças com ambliopia e sem ampliopia. Foram avaliadas 96 crianças do primeiro ciclo, de ambos os sexos, por meio da bateria motor compentence assessment (MCA) (LUZ et al., 2016), composta por seis tarefas quantitativas (duas tarefas de estabilidade, duas locomotoras e duas manipulativas), que permite avaliar a capacidade da criança ser proficiente em uma variedade de habilidades ou ações motoras finas ou grossas. A acuidade visual foi avaliada pelo teste de Snellen (KRONBAUER, SCHOR, CARVALHO, 2008; ZAPPAROLI, KLEIN, MOREIRA, 2009). Após a avaliação da acuidade visual e da competência motora. As crianças foram divididas em 3 grupos: G1- sem ambliopia (31 crianças), G2- com ambliopia corrigida (32 crianças) e G3 – com ambliopia não corrigida (33 crianças). Foi realizada ANOVA para comparar os grupos em cada tarefa do MCA. Os resultados indicaram que houve efeito de grupo para as tarefas de estabilidade: (1) saltos laterais (p<0,001), indicando que o G3 tem desempenho inferior em relação a G1 (p=0,01) e ao G2 (p<0,001); também houve efeito de grupo para a (2) transposição de plataformas (p=0,024), indicando que o G3 tem desempenho inferior ao G1 (p=0,028), mas não entre G3 e G2 (p=0,08). Para as tarefas locomotoras: (3) salto em profundidade, não houve diferença entre os grupos (p=0,131); e para o (4) shuttle run houve diferença entre os grupos (p=0,003), indicando que o G3 tem desempenho inferior ao G1 (p=0,002), mas não em relação ao G2 (p=0,06). Para as tarefas manipulativas: (5) lançar a bola, não houve diferença entre os grupos (p=0,430); assim como não houve efeito de grupo para (6) pontapear (p=0,492). Pode-se concluir que as crianças com ambliopia não corrigida apresentam menor desempenho nas tarefas: salto lateral, transposição de plataformas e shuttle run, tarefas de estabilidade e locomotora, respectivamente, em relação as crianças sem ambliopia, indicando menor habilidade dessas crianças em tarefas em que há interação com objetos.
- Avaliação da intervenção socioeducativa sobre a violência na escolaPublication . Campos, Joana; Sebastião, João; Merlini, Sara; Chambino, MafaldaA investigação desenvolvida no âmbito do projeto Estratégias de Intervenção socioeducativa em contextos sociais complexos enquadra-se na avaliação das políticas sociais e educativas, em particular no que diz respeito à segurança escolar em contextos marcados pela diversidade e complexidade social e cultural. O processo de avaliação centrou-se na análise das estratégias de intervenção socioeducativa relativas ao problema da violência na escola, desenvolvidas em três escolas de um concelho da Área Metropolitana de Lisboa. Partindo do pressuposto que a violência na escola é um fenómeno multideterminado e multifacetado, a pesquisa centrou-se numa abordagem que enquadra as esferas de intervenção/ação das instituições formais e dos agentes sociais enquanto mecanismos que estruturam e regulam as concepções e práticas de violência na escola. A recolha e sistematização de informação centrou-se, por um lado, nas estratégias de intervenção que têm vindo a ser desenvolvidas localmente pelas escolas, e, por outro, nas perspetivas dos diferentes intervenientes, considerando-se os alunos, osprofessores, as direções escolares e representantes das entidades e instituições locais. Metodologicamente, privilegiou-se o cruzamento de métodos de carácter extensivo e intensivo, combinando técnicas como a Observação Direta, a realização de Entrevistas, de Grupos Focais, de Questionários, e ainda, a Análise de Redes e a Análise Documental. Numa fase posterior, os diversos intervenientes participaram na discussão e análise dos resultados previamente recolhidos, e na validação conjunta de uma metodologia de intervenção que define um conjunto de estratégias gerais de combate às situações de violência na escola e nos territórios educativos. Esta metodologia é o principal produto do projeto e resulta de um processo de avaliação dinâmico e participado. A contribuição que se apresenta no VI Encontro do CIED ocupa-se dos procedimentos de avaliação desenvolvidos no âmbito deste projeto.
- A avaliação das políticas públicas no ensino de música: entre a estandardização e as singularidadesPublication . Vasconcelos, António ÂngeloO ensino de música é um campo compósito e reticular situado no cruzamento entre os mundos da educação e da formação e os mundos das artes e da cultura. Esta dupla referencialidade é geradora de múltiplas ambiguidades, incoerências e paradoxos, mas também de virtualidades que nem sempre estão contemplados nos processos de avaliação das políticas públicas para este sector de formação artística. A diversidade de atores (públicos, privados e do terceiro sector) e de referentes, confluem na avaliação das políticas em que os princípios de verticalidade e de linearidade dos procedimentos dominantes são confrontados pela horizontalidade e circularidade das interdependências e das interações. Esta comunicaçãoresulta de uma investigação inserida na dissertação de doutoramento situada no âmbito da análise das políticas públicas e da administração da educação. Partindo de um conjunto alargado de entrevistas a atores das cenas da governação, artística e musical e formativa (superior e não superior), entre 1972-2009, bem como a análise das intervenções no parlamento e de artigos publicados na imprensa, procura-se compreender, descrever, analisar e interpretar os modos como se processam os diferentes tipos de impulsos que estão subjacentes à avaliação deste tipo de política, bem como os modos como se avalia e se receciona e as suas influências na ação organizada. A investigação permite evidenciar o carácter multissituado da avaliação caracterizada por procedimentos que envolvem referenciais, mediações, instrumentos e regulações multiformes e multipolares. Procedimentos que resultam por um lado, da complexidade de articulação dos diferentes referentes no confronto entre a afirmação das particularidades e tendências normalizadoras e, por outro, da recomposição do papel do Estado.