ESELx - Comunicações
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESELx - Comunicações by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 117
Results Per Page
Sort Options
- Imperfeito e predicação de existênciaPublication . Sousa, OtíliaA presente comunicação insere-se num estudo cujo objectivo é descrever os usos do pretérito imperfeito num corpus de aquisição do português europeu.
- Da variedade à invariância : então um caso exemplarPublication . Sousa, OtíliaNo quadro da teoria formal enunciativa proponho-me analisar os diferentes empregos do marcador então.
- O computador na sala de aulaPublication . Santos, Elvira; Rodrigues, MargaridaColegas de turma do Curso de Mestrado em Informática e Educação...
- A construção de significado na aprendizagém da matematicaPublication . Rodrigues, MargaridaNesta comunicação, darei a conhecer parte do estudo que conduzi no âmbito do mestrado em Informática e Educação, no que respeita à natureza da compreensão desenvolvida pelos alunos no contexto da aula de Matemática. A investigação teve como objectivo compreender e analisar o significado matemático, construído pelos alunos, em interacção social, focando a utilização do computador em actividades de construção geométrica.
- Imperfeito português e condicional francês: valores modaisPublication . Sousa, OtíliaO trabalho que se segue faz parte de um projecto mais vasto de descrição das categorias tempo e aspecto em português europeu.
- Educação (formação) de professores e alunosPublication . Carvalho, Carlos; Duarte, José; Rodrigues, MargaridaVários estudos centram-se no desenvolvimento profissional dos professores, nos seus percursos de formação e envolvimento em projectos de inovação, nomeadamente os que fazem recurso às TIC, aproveitando a sua versatilidade e potencial pedagógico. No âmbito do programa Nónio-Século XXI, vários professores têm desenvolvido um conjunto de experiências educativas em espaços diversificados como a sala de aula, os Clubes ou os Centros de Recursos. O registo destas experiências profissionais constitui um enorme potencial de material pedagógico e didáctico que, para além de valorizar o papel dos actores nesse processo, pode permitir uma reflexão sobre as práticas. No contexto do Projecto Àbolina (http://www.ese.ips.pt/abolina/index.html) temos vindo a disponibilizar um espaço com conteúdos em português, ‗memória viva‘ de algumas experiências significativas do quotidiano dos principais actores deste desafio colectivo que possam constituir fonte de ideias e recursos educativos para os professores, incentivando os processos de discussão e partilha de experiências. Assim, partindo de um relato de colegas da EB 2,3 de Aranguez — Setúbal que incide na formação de alunos monitores no Centro de Recursos, abrimos um Fórum subordinado a este tema, considerando que as dimensões da comunicação e da partilha/reflexão constituem etapas fundamentais no desenvolvimento profissional dos professores. Da polémica surgida daremos conta na comunicação, discutindo as concepções pedagógicas a este projecto de formação de alunos monitores, na sua relação com o desenvolvimento de competências gerais/transversais nos alunos, nomeadamente com a partilha de responsabilidades e o desenvolvimento da autonomia.
- Um estudo de inferências linguísticasPublication . Sousa, Otília; Vohlgemuth, LaurenceO fenómeno migratório que se verifica no Luxemburgo a partir de finais dos anos sessenta inscreve-se num movimneto muito mais vasto, cujas origens relevam da história de um povo...
- A produção de texto narrativo no 1º ciclo do EB: detecção de alguns problemasPublication . Sousa, Otília; Silva, EncarnaçãoA actividade da linguagem organiza-se em textos, orais ou escritos, isto é, em unidades comunicativas situadas, com uma finalidade e destinadas a produzir um efeito de coerência nos seus receptores potenciais.
- Tempo, aspecto e modalidade - a propósito de quandoPublication . Sousa, OtíliaO trablho que apresento pretende alargar a descrição sobre o marcador quando p dando conta de alguns problemas deixados em aberto.
- Grupo profissional dos professores: proposta de mapeamento da produção científica produzida em PortugalPublication . Campos, JoanaA investigação produzida acerca do grupo profissional dos professores não é recente em Portugal e para o seu desenvolvimento têm contribuido investigadores de diversos domínios científicos.