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- Desenvolvimento do conceito de ângulo: um estudo no 5.ºano de escolaridadePublication . Bernardo, Marisa Isabel; Rodrigues, MargaridaA investigação em curso visa compreender a influência da implementação de um conjunto de tarefas no desenvolvimento do conceito de ângulo em alunos do 5.º ano de escolaridade, procurando responder às seguintes questões: a) Que conceções revelam alunos do 5.º ano de escolaridade relativamente ao conceito de ângulo?; b) Que estratégias utilizam os alunos do 5.º ano de escolaridade na exploração das tarefas utilizadas?; e c) Que aspetos do conceito de ângulo são desenvolvidos pelos alunos através da realização das tarefas propostas? A presente comunicação incide na primeira questão do estudo. Optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa de paradigma interpretativo com a modalidade de experiência de ensino. Selecionou-se quatro alunos para constituir o grupo-alvo. Procedeu-se à avaliação diagnóstica das conceções de ângulo dos quatro alunos através da realização, no 1.º Período do ano letivo de 2011/12, de entrevistas clínicas semiestruturadas individuais, gravadas em vídeo. Além das entrevistas, foram usadas, como técnicas de recolha de dados, a observação participante das aulas, videogravadas, bem como a análise de documentos. Para analisar os dados, foram elaboradas categorias analíticas. Os resultados relativos à avaliação diagnóstica evidenciam conceções erradas de ângulo e respetiva amplitude: (a) os ângulos são os lados de polígonos (1 aluna); (b) o comprimento dos segmentos representativos dos lados está relacionado com o tamanho dos ângulos (2 alunos); (c) o comprimento do arco marcando o ângulo está relacionado com o tamanho dos ângulos (3 alunos); (d) nos polígonos côncavos, sãoângulos apenas os de amplitude inferior a 1800 (3 alunos); (e) em figuras que não são polígonos, os ângulos são os espaços entre os segmentos de reta e as linhas curvas (1 aluno); (f) o ângulo é a área entre dois segmentos representativos dos lados (4 alunos); e (g) os ângulos retos são apenas os posicionados na posição usual horizontal/vertical (1 aluna).
- Fisiopatologia respiratória: o ano em revista científica - Hot topicsPublication . Dias, Hermínia Brites
- Transversalidade e continuidade em educação: um olhar sobre os instrumentos de registo e observação na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Cunha, Diana; Neves, Ivone; Pinheiro, AnaTomar consciência do papel do educador de infância e do professor do 1º CEB manifesta-se uma tarefa essencial à prática, permitindo uma orientação da intervenção educativa, no sentido de ir ao encontro do que é esperado por parte destes profissionais. O trabalho espelha as experiências nos contextos de 1º Ciclo do Ensino Básico e de Educação Pré-Escolar, sendo que se encontram evidenciadas as especificidades, transversalidade e continuidade existentes em ambos os contextos. A abordagem do estudo apresenta um caráter misto. Isto é, por um lado um caráter qualitativo, na medida em que procuramos perceber mecanismos, comportamentos e atitudes, por outro lado um caráter quantitativo, na medida em que a informação, recolhida através dos questionários e entrevistas, pode espelhar uma perspetiva quantitativa. O trabalho, comum a ambas as valências, com vista a um incremento na melhoria da intervenção educativa, visa compreender as necessidades, motivações e comportamentos dos sujeitos de estudo. Este estudo tem caraterísticas próximas de uma investigação-ação que permitiram uma avaliação constante da intervenção com o objetivo de a tornar mais eficaz. Os instrumentos e técnicas de investigação utilizados foram a análise documental, as listas de verificação ou controlo, as grelhas de observação, a observação participante, os registos de observação, o inquérito por questionário, a entrevista, os instrumentos de avaliação das aprendizagens, o portfólio de criança, o registo de projeto lúdico e arede curricular. O conhecimento dos grupos de crianças permite atitudes adequadas, assim como uma planificação mais eficaz, na medida em que são promovidas atividades significativas e diferenciadas que vão de encontro às necessidades e interesses de cada um. Estes reguladores da prática educativa são instrumentos que permitem a reflexão, prática sine-qua-non para uma intervenção de qualidade, pois esta ação vai permitir uma avaliação dos acontecimentos e suas consequências e, ainda, a remodelação de práticas e atitudes.
- Are there hidden scalars in LHC Higgs results?Publication . Arhrib, A.; Ferreira, Pedro Miguel; Santos, RuiThe Higgs boson recently discovered at the Large Hadron Collider has shown to have couplings to the remaining particles well within what is predicted by the Standard Model. The search for other new heavy scalar states has so far revealed to be fruitless, imposing constraints on the existence of new scalar particles. However, it is still possible that any existing heavy scalars would preferentially decay to final states involving the light Higgs boson thus evading the current LHC bounds on heavy scalar states. Moreover, decays of the heavy scalars could increase the number of light Higgs bosons being produced. Since the number of light Higgs bosons decaying to Standard Model particles is within the predicted range, this could mean that part of the light Higgs bosons could have their origin in heavy scalar decays. This situation would occur if the light Higgs couplings to Standard Model particles were reduced by a concomitant amount. Using a very simple extension of the SM - the two-Higgs doublet model we show that in fact we could already be observing the effect of the heavy scalar states even if all results related to the Higgs are in excellent agreement with the Standard Model predictions.
- Failure on clinical image quality criteria in digital mammography: how can radiographers do better?Publication . Reis, Cláudia; Oliveira, Mário; Pascoal, Ana; Alves, JoãoPurpose: To assess image quality using PGMI (perfect, good, moderate, inadequate) scale in digital mammography examinations acquired in DR systems. Identify the main failures and propose corrective actions. Evaluate the most typical breast density. Methods and Materials: Clinical image quality criteria were evaluated considering mammograms acquired in 13 DR systems and classified according to PGMI scale using the criteria described in European Commission guidelines for radiographers. The breast density was assessed according to ACR recommendations. The data were collected on the acquisition system monitor to reproduce the daily practice of the radiographer. Results: The image quality criteria were evaluated in 3044 images. The criteria were fully achieved in 41% of the images that were classified as P (perfect), 31 % of the images were classified as M (moderate), 20% G (good) and 9% I (inadequate). The main cause of inadequate image quality was absence of all breast tissue in the image, skin folders in the pectoral muscle and in the infra-mammary angle. The higher number of failures occurred in MLO projections (809 out of 1022). The most represented (36%) breast type was type 2 (25-50% glandular tissue). Conclusion: Incorrect radiographic technique was frequently detected suggesting potential training needs and poor communication between the team members (radiographer and radiologists). Further correlations are necessary to identify the main causes for the failures, namely specific education and training in digital mammography and workload.
- Paralisia do VI par craniano vs. Síndrome de Duane tipo 1Publication . Caro, Hugo; Machado, Daniela; Castro, Cristiana; Deodatp, Roberto; Poças, IldaO VI par craniano, é responsável pela inervação do músculo recto externo. Uma lesão que afecta o VI par irá resultar numa limitação da abdução. A Síndrome de Duane, do tipo I, caracteriza-se por limitação da abdução unilateral, em que o olho afectado não passa da linha média, por retração do globo ocular e estreitamento da fenda palpebral, em adução. O diagnóstico diferencial é de extrema importância para se proceder a um prognóstico correcto e respectivo plano terapêutico. Objectivos: Esquematizar as diversas características motoras e sensoriais da paralisia do VI par craniano comparando-as com as da Síndrome de Duane Tipo I, designando os testes de ortóptica respectivos. Identificar os testes de diagnóstico diferencial entre as duas entidades e as suas características principais, nomeadamente os exames coordimétricos e o teste das ducções forçadas.
- Invariant integrals applied to nematic liquid crystals with small Ericksen number and topological defectsPublication . Pereira, Pedro Jorge da Silva; Atkinson, C.Invariant integrals are derived for nematic liquid crystals and applied to materials with small Ericksen number and topological defects. The nematic material is confined between two infinite plates located at y = -h and y = h (h is an element of R+) with a semi-infinite plate at y = 0 and x < 0. Planar and homeotropic strong anchoring boundary conditions to the director field are assumed at these two infinite and semi-infinite plates, respectively. Thus, a line disclination appears in the system which coincides with the z-axis. Analytical solutions to the director field in the neighbourhood of the singularity are obtained. However, these solutions depend on an arbitrary parameter. The nematic elastic force is thus evaluated from an invariant integral of the energy-momentum tensor around a closed surface which does not contain the singularity. This allows one to determine this parameter which is a function of the nematic cell thickness and the strength of the disclination. Analytical solutions are also deduced for the director field in the whole region using the conformal mapping method. (C) 2013 Elsevier Ltd. All rights reserved.
- Adaptação do posto laboral em indivíduos com baixa visãoPublication . Matos, Catarina; Ramos, Diana; Fernandes, Nádia; Poças, IldaO indivíduo portador de baixa visão, sendo um individuo social e profissionalmente activo, impõe-se a necessidade de adaptação do posto laboral, não só em modificações ambientais, espaciais e ergonómicas do local de trabalho como também na aquisição de equipamentos adequados que permitem ao indivíduo aumentar o seu rendimento. 1. Objectivos - Definir estratégias de organização e adaptação do posto de trabalho, para indivíduos de baixa visão. Descrever procedimentos adequados às capacidades visuais de cada individuo, interligadas com as condições ergonómicas e a actividade diária. 2. Metodologia - Identificar procedimentos adequados através de revisão bibliográfica, com análise de artigos e livros, por pesquisa nos bancos de dados da B-on, Koha, Zotero, Pubmed (MEDLINE) e LILACS. 3. Resultados - A adaptação do posto laboral consiste não só em modificações ambientais, espaciais e ergonómicas do local de trabalho como também na aquisição de equipamentos adequados que permitam ao individuo aumentar o seu rendimento. Para se proceder à adaptação do posto de trabalho é necessário avaliar as funções visuais do individuo, bem como as suas necessidades/dificuldades e objetivos. Para além disso, deve-se ter em conta a profissão do paciente, a descrição da sua atividade laboral, e o levantamento das exigências visuais no local de trabalho. Isto consiste na recolha das características de iluminação, distância de trabalho, contraste, localização dos objetos, tipo de material impresso utilizado, restantes condições ergonómicas e introdução de diferentes tecnologias de apoio. 4. Discussão / Conclusão - Com a adaptação do posto laboral, o indivíduo deve conseguir realizar as suas tarefas profissionais com menor dificuldade e maior eficácia, utilizando as tecnologias de apoio adequadas e as condições ambientais recomendadas. Pretende-se que o paciente consiga através das mesmas, aumentar tanto a produtividade como o seu rendimento, sendo capaz de realizar as suas responsabilidades laborais de forma atempada e eficaz, minorando barreiras decorrentes das suas limitações.
- Estudo dos agentes causais de diarreia em crianças menores de 5 anos no Hospital Geral do BengoPublication . Gasparinho, C.; Mirante, M.C.; Lima, S.; Nery, S.; Istrate, C.; Mayer, A. C.; Brito, MiguelA diarreia pode ser causada por vírus, parasitas e bactérias e constitui uma das principais causas de doença e morte em crianças menores de cinco anos em Angola. O presente estude assume como principal objectivo identificar os agentes patogénicos causadores de diarreia em crianças admitidas no Hospital Geral do Bengo.
- A reliable M-mode ultrasound protocol for the assessment of diaphragm motionPublication . Parreira, Filipe; Machado, Rui; Tomás, Maria Teresa; Ribeiro, RicardoDiaphragm is the principal inspiratory muscle. Different techniques have been used to assess diaphragm motion. Among them, M-mode ultrasound has gain particular interest since it is non-invasive and accessible. However it is operator-dependent and no objective acquisition protocol has been established. Purpose: to establish a reliable method for the assessment of the diaphragmatic motion via the M-mode ultrasound.