ESELx - Comunicações
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Recent Submissions
- Antecedentes de onde. …Sedia la Fremosa… Workshop de Homenagem a Teresa BrocardoPublication . Cardoso, Adriana; Pereira, SusanaAnalisar as orações relativas introduzidas pelos relativos “onde” e “u” num corpus de documentos notariais (XIII-XVI, 1.ª metade).
- Metodologias pedagógicas na formação digitalPublication . Cardoso, AdrianaMissão: contribuir para o desenvolvimento e a implementação de metodologias de ensino e aprendizagem com recurso a tecnologias digitais que promovam a inovação educativa na Comunidade IPL.
- A botânica do espaço escolar como conteúdo: uma experiência de arte e ilustração científica no ensino superiorPublication . Charréu, LeonardoA comunicação relata uma experiência interdisciplinar atualmente em curso na Escola Superior de Educação de Lisboa, integrando disciplinas de dois dos domínios científicos existentes na escola: o de Artes Visuais e o de Ciências Físicas e Naturais. Procura-se numa das disciplinas eletivas (Desenho Científico I) da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias, dar continuidade a um projeto denominado Plantaeselx realizado por uma equipa de colegas que identificou 46 espécies de árvores e de arbustos no campus de Benfica do Instituto Politécnico de Lisboa, onde se localizam a Escola Superior de Educação, a Escola Superior de Música e a Escola Superior de Comunicação Social.
- Um projeto de jogo didático-pedagógico: interdisciplinaridade e património local/globalPublication . Ferreira, Joana Correia; Matos, Joana Gaudêncio; Antunes, Sandra Sofia PereiraA presente comunicação incide sobre práticas de educação artística e estética, desenvolvidas na Unidade Curricular (UC) de Artes Plásticas II, do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa.
- Mapear memórias: entrelaçando escola, comunidade e artes visuaisPublication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; Sá, Kátia; Matos, Joana; Ferreira, Joana VazA presente comunicação incide sobre os processos de trabalho e os resultados de uma intervenção artística desenvolvida para e com a comunidade, inserida no âmbito do projeto IMAGO MUNDI - Cartografias, práticas artísticas, comunidade e representações do território (refª IPL/2022/IMAGOMUNDI_ESELx). Considerando a intencionalidade de desenvolver processos de natureza participativa e colaborativa, envolvendo estudantes, professores e a comunidade, foi delineado o projeto IMAGO MUNDI. Este projeto, concebido e desenvolvido junto da comunidade de Santiago do Cacém, entre janeiro e julho de 2023, assumiu a memória do território e do quotidiano locais como enquadramento gera. Congregou cerca de 418 participantes, entre os quais se contam estudantes e professores da Escola Secundária Manuel da Fonseca (ESMF), comerciantes e lojistas da cidade, bem como estudantes e professoras da licenciatura de Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa (ESELx/PL). Partindo dos conceitos de cartografia e psicogeografia e visando abordar as ligações entre a escola, as práticas artísticas e a comunidade, foram desenvolvidos processos criativos que, através de uma investigação baseada na prática artística com e na comunidade, assumiram o território como o seu locus, prefigurando assim a construção de visões do mundo a partir da experiência (seja ela perceptiva/sensorial, social, cultural, emocional...) do território. O processo de trabalho desenvolvido emergiu de uma proposta da autarquia local (Câmara Municipal) ao grupo de investigação do projeto, para a realização de intervenções artísticas em espaço público, numa ligação com o comércio local. Foi assim concebida a proposta para a realização de um projeto artístico intitulado LIGAÇÕES: Lojas & Lojistas, que pretendemos capaz de envolver a comunidade educativa e os comerciantes, tendo em vista o desenvolvimento de processos criativos de natureza colaborativa e participativa. Deste modo, através das práticas artísticas em artes visuais, pretendeu indagar-se aspetos simbólicos, culturais, emocionais e/ou sociais, associados às vivências no território. Para tal foi desenvolvido e impulsionado trabalho de campo, no sentido da recolha de objetos, imagens e narrativas acerca da memória e da experiência dos lugares.
- Paisagens ([em]corpos) violentos: a indisciplina da beleza nas práticas artisticasPublication . Vidal, SusanaEste arrtgo visa refletir sobre o funcionamento da estética do desastre / estética da catástrofe nas prácticas artisticas contemporâneas. De como utilizar o belo para antever o horror. A possibilidade de a arte criar pontos de ligação com a realidade e de como permanece o conceito de indisciplina na arte actual. Quais são os desafios dos indisciplinados e os moldes, em que na nossa contemporaneidade, podemos falar da arte insubmissa.
- Pensar o desenho: interseções entre linguagens artísticasPublication . Regatão, José Pedro; Viana, MarianaPromover o diálogo entre duas formas de expressão artística é contribuir para um entendimento interdisciplinar da arte, para além de esbater as fronteiras entre as disciplinas, suscita aproximações e intercâmbios. É comum observar diversos exemplos de interseções entre disciplinas artísticas, por exemplo, a dança e as artes visuais, o teatro e o vídeo, o cinema e o desenho. A contaminação entre estas linguagens, não só potencia o seu diálogo, como permite pensar a arte na sua aceção mais ampla.
- O olhar tem vertigens: a mediação artística e cultural na construção de conhecimentoPublication . Pardal, AdrianaA mediação artística e cultural constitui-se como uma prática que tem em vista ocasionar momentos libertadores da mente e do corpo, para experimentar e conceber obras de arte enquanto inícios de explicitação de qualquer coisa de singular e coletiva; almejando, nesse incitamento, um movimento para se aprender a ver mais, a interrogar mais, a sentir mais; e, nessa possibilidade de ressonância orgânica dos sentidos, a ter prazer. Trata-se, pois, de uma operação instigante, que orienta a dinâmica do/a mediador/a - intérprete face à força e fluxos próprios das coisas e dos participantes na ação, a conduzir e a produzir uma relação viva e harmónica, de correspondências entre estes. Ora, tal implica que o/a mediador/a conceba um desenho (ainda que provisional) de um sistema de situações específicas que convide o/a participante a se envolver e a desvelar qualquer coisa num lugar de reunião, formado por um conjunto de movimentos particulares. A compreensão surge, desta maneira, através das interconexões estabelecidas entre aqueles/as que se implicam no movimento de decifração das relações estéticas e sociais geradas a partir das condições existentes.
- Cartografando sítios e histórias: práticas artísticas no ensino superiorPublication . Pereira, Teresa Matos; Salido López, Pedro V.O presente texto insere-se no projeto de investigação IMAGO MUNDI - Cartografias, práticas artísticas, comunidade e representações do território, financiado no âmbito do concurso ID&CA do Instituto Politécnico de Lisboa A comunicação apresenta os processos de trabalho desenvolvidos com estudantes em contexto de ensino superior na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa (ESELx) e na Faculdade de Educação da Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM). O projeto IMAGO MUNDI baseiase na prática artística em artes visuais e mobiliza os conceitos de cartografia e psicogeografia, convocando as diferentes ligações entre individuo, comunidade e território. Integra uma equipa multidisciplinar de investigadores e docentes de artes visuais, educação, multimédia e história e prevê a participação de estudantes nos processos de pesquisa baseada na prática artística.
- Cartographies: artistic practices, school and communitiesPublication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; Matos, Joana Gaudêncio; Sá, KátiaThis communication presents the results of a work project carried out with students from higher, basic and secondary education, in close collaboration and as part of the research project - IMAGO MUNDI. In this scope, our project proposal was to develop arts practice based research processes, within the field of the visual arts, assuming as key concepts the ones of cartography and psychogeography. Departing from the mentioned concepts and aiming to address the links between school, artistic practices and community, a set of activities (as school subject or extracurricular in nature) were designed and carried out. Our aim was the development of creative processes, which, by means of arts practice-based research with and within the community, were able to assume the territory as its locus. Thus, enabling the construction of visions of the world from the experience (be it perceptive/sensory, social, cultural, emotional…) of the territory.