ESELx - Artigos
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- O 1º ciclo do ensino básico como "problema" de política educativa: definição de uma problemática em torno do conceito de "escola a tempo inteiro"Publication . Pires, CarlosNo centro desta reflexão teórica situa-se a conjuntura sociopolítica que fez (re)emergir o 1.º ciclo do ensino básico como “problema” de política educativa, ou seja, como terreno prioritário para o Estado, através do Governo, formular e executar um “modelo” de operacionalização da política de “Escola a Tempo Inteiro” (ETI). Analisamos esta política reportando-a a referenciais de representação de um “novo modelo educativo” (dimensão educativa), de um “novo paradigma de escola pública” (dimensão política) e de uma “nova conceção de administração da educação” (dimensão administrativa). O recurso ao quadro heurístico da “análise das políticas públicas” permite pôr em evidência as representações e a ação governativas.
- 25 años de investigación en didáctica de la lenguaPublication . Camps, AnnaNa celebração dos 25 anos da criação da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Autónoma de Barcelona, a autora proferiu uma conferência em que fez uma revisão geral das linhas prioritárias da investigação na área da Didática da Língua na referida universidade e na generalidade do contexto espanhol, salientando a situação da lecionação da didática na altura em que este âmbito de conhecimento era considerado área de investigação universitária. No início deste período, da Didática da Língua e Literatura, foi necessário definir o objeto da sua investigação, criar doutoramentos que cobrissem a dita investigação e homologar os professores nesta área. Durante estes 25 anos, as investigações sobre os processos de leitura e escrita, e sobre as situações sociais em que ocorrem, têm constituído o eixo principal dos estudos sobre o ensino e a aprendizagem da língua. Surge ultimamente uma nova linha, enraizada na capacidade metalinguística manifesta nos mesmos processos lecto-escritores, colocando o enfoque na necessidade de conhecimentos gramaticais por parte dos aprendizes. Destaca, no momento atual, o estudo da interrelação entre as diferentes habilidades linguísticas, por exemplo entre a leitura e a escrita, e entre a escrita e o conhecimento gramatical.
- 3D decomposition as a spatial reasoning process: a window to 1st grade students’ spatial structuringPublication . Conceição, Joana; Rodrigues, Margarida3D decomposition is considered a spatial reasoning process (Davis et al., 2015). Spatial structuring is a form of abstraction that creates mental models of shapes’ structures (Battista & Clements, 1996). Since early grades, both play an important role in understanding shapes’ structures and in learning how to manipulate them flexibly and fluently. 3D shapes have a strong presence in early grades, yet there is still little research about the way students learn their structures. We seek to answer the following questions: How do 1st graders decompose 3D shapes? How are these decompositions related to spatial structuring?
- À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológicaPublication . Ribeiro, Andreia Osório; Horta, Maria HelenaEste estudo, que foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar (PES) da Universidade do Algarve, intitula-se «À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica», no ano letivo de 2016/2017, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em Loulé, com um grupo de crianças de 4 anos de idade, cuja capacidade de identificação da palavra não estava corretamente desenvolvida1. Colocámos a seguinte questão de pesquisa: «A exploração de frases e palavras contribuirá para o desenvolvimento da consciência da palavra em crianças de 4 anos?» e definimos como objetivos do estudo: avaliar se a utilização do conjunto de frases e de palavras desenvolverá a consciência da palavra e, consequentemente, promover o desenvolvimento da consciência da palavra. Neste estudo com um design de investigação-ação, procuramos averiguar as consequências após a implementação de uma sequência de atividades com as crianças. Tendo como estratégia de motivação a história A que sabe a Lua, de Michael Grejniec, foram mostradas às crianças diferentes frases relacionadas com a história em seis etapas distintas entre si: as palavras tinham morfologia diferenciada e as frases foram construídas com sintaxe desigual. A metodologia assume-se quantitativa, já que atribuímos uma pontuação às respostas das crianças, que melhor nos ajudaram a registar os resultados obtidos. Os principais resultados revelaram uma evolução em todas as crianças ao longo do processo, no que à consciência da palavra diz respeito.
- Á descoberta das cores: um ensaio de Educação pela ArtePublication . Jesus, Raquel; Simões, AnaO presente artigo tem como principal objetivo apresentar o projeto de intervenção desenvolvido no âmbito do estágio curricular (Intervenção em Situações Educativas) do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica. Pretende-se, assim, evidenciar o processo e os resultados obtidos no decorrer do projeto de intervenção realizado, particularmente no que diz respeito à descoberta das cores, por parte das crianças nele envolvidas. A abordagem pedagógica preconizada no decurso de toda a intervenção foi o da educação através das artes, pelas artes, considerando-a ―como as metodologias mais eficazes para se conseguir realizar uma educação mais integral a todos os níveis: afetivo, cognitivo, social e motor‖ (Sousa, 2003, p.30), correlacionando-a, simultaneamente, com o referencial pedagógico adotado pela instituição – o MEM. Procurou-se, assim, que as expressões artísticas emergissem não só como um instrumento pedagógico facilitador do desenvolvimento das formas expressivas valorizadas pelo MEM (linguagem e cognição), mas como outras linguagens nas formas de representação do saber, do ser, do estar e do sentir de cada criança. Concomitantemente, ao objetivar-se o desenvolvimento de conhecimentos específicos relativos às Artes, estas últimas emergem como objeto de estudo, i.e., como um fim em si. No que se refere à metodologia adotada, optou-se por uma abordagem qualitativa, numa metodologia de investigação sobre a prática (Ponte, 2002), recorrendo-se a diversas técnicas de recolha de dados: i) observação direta participante; ii) grelhas de observação; iii) registo de observações de caráter naturalista das vozes das crianças e das atividades pedagógicas realizadas. Os resultados obtidos da análise comparativa das grelhas de observação referentes ao início e final da intervenção revelam que as crianças evoluíram de um padrão cognitivocomportamental mais acompanhado, para um mais autónomo no respeitante à identificação e nomeação de cores, à criação de constructos relativos ao fenómeno de mistura de cores, bem como ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
- Abordagem construtivista do erro na resolução de problemas de aritmética de estrutura aditivaPublication . Castro, Joana de; Botelho, Deolinda; Morgado, Luísa; Morgado, Luísa; Parrat-Dayant, SilviaO Objectivo deste estudo é analisar o tipo de erro, estrutural ou funcional, observado em crianças dos 5 aos 8 anos, durante a resolução de três tipos de problemas aritméticos de estrutura aditiva . combinação, separação e comparação . em situações diferenciadas (manipulativa, figurativa, numérica). A amostra do estudo é constituída por 45 crianças (15 do último ano do pré-escolar, 15 do 1º ano de escolaridade e 15 do 2º ano) de uma escola pública de Lisboa, de meio sócio-económico médio. A metodologia seguida foi a de tipo clínico ( análise critica). Cada criança participou em quatro sessões experimentais (uma por semana), sendo a primeira para determinar o nível psicogenético e as seguintes para resolver os três problemas de aritmética. Os resultados mostram a relação entre o tipo de erro e a estrutura e a categoria do problema; entre os níveis psicogenético e escolar e o tipo de erro observado, independentemente da situação experimental (manipulativa, figurativa, numérica); entre os níveis psicogenético e escolares e o tipo de grafismo e as representações. Mostrou ainda a lógica do erro seguida por cada criança, a qual se mantém em qualquer das situações experimentais.
- A abordagem de temas controversos na educação científicaPublication . Almeida, AntónioA abordagem de temas controversos na educação científica tem vindo a ser defendida por encerrar um enorme potencial para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Reconhecendo este potencial, 58 professores dos distritos de Lisboa e Porto do ensino público responderam a um questionário que visou verificar a importância atribuída pelos docentes à abordagem destes temas, os espaços curriculares privilegiados para os implementar e o seu posicionamento face ao grau de controvérsia, pertinência e frequência de abordagem (recorreu-se a 52 temas considerados controversos). Os resultados mostram que a maioria dos docentes os contempla na sua prática, especialmente os relacionados com a temática ambiental e sexualidade, por se encontrarem contemplados nos programas. Tendem a ignorar a controvérsia associada a alguns deles, a ignorar controvérsias mais estritamente científicas e a não reconhecer o seu papel para uma melhor compreensão da natureza da ciência.
- A abordagem do conhecimento científico e a discussão de valores ambientalistas através da literatura para a infânciaPublication . Almeida, António; Strecht-Ribeiro, OrlandoVárias obras no âmbito da literatura para a infância contribuem para o conhecimento da Natureza e permitem a compreensão de conceitos científicos diversos, nomeadamente de aqueles que se situam no âmbito da Ecologia. Da mesma forma, outras obras encerram um teor ambientalista, pondo a nu a acção destrutiva do ser humano e a sua responsabilidade na presente crise ambiental. Contudo, dada a pluralidade de valores ambientalistas, importa que os professores seleccionem obras que se afastem de um ideário exclusivamente antropocêntrico, potenciando em crianças e jovens outras formas de conceber a relação do ser humano com a Natureza.
- Abordar o tema “Animais” no pré-escolar: tendências e recomendaçõesPublication . Almeida, AntónioOs animais são um tema abordado recorrentemente no pré-escolar. De facto, desde cedo, as crianças coÍrtactam com diferentes animais de forma directa e também com as suas representações em termos iconográficos. Esta comunicação justifica esta apetência em parte com base na hipótese de biofilia proposta por Edward Wilson e que defende a existência de uma predisposição genética nos seres humanos para com os outros seres vivos, que se pode traduzir por uma forte relação empática, mas também pela manifestação de algumas tendências biofóbicas. Todavia, evitando um qualquer determinismo genético excessivo, defendemos caminhos para uma abordagem mais rica deste tema pelos educadores de infância, de forma a aceÍrtuar a dimensão empática e a ampliar o conceito de animal, com frequência sobreposto com o de mamífero ou ave.
- Ação dos Dr. Palhaços em contexto hospitalar com crianças em risco de desenvolvimentoPublication . Tiago, Teresa; Fuertes, Marina; Nunes, ClarisseNo quadro das práticas de intervenção precoce do Centro de Desenvolvimento da Criança-Torrado da Silva do Hospital Garcia de Orta em Almada (CDC), os Dr. Palhaços promovem o ato de brincar junto das crianças do CDC. Neste estudo procuramos conhecer as representações dos participantes (profissionais, pais e a dupla de Dr. Palhaços) face à intervenção dos Dr. Palhaços no CDC, e caracterizar as reações das crianças em interação com estes profissionais. Neste estudo exploratório e qualitativo, participaram cinco crianças, 16 profissionais, 18 pais das crianças e uma dupla de Dr. Palhaços. Foram realizadas entrevistas aos profissionais, pais e dupla de Dr. Palhaços; concretizadas observações diretas das crianças em interação com os Dr. Palhaços e efetuada pesquisa documental. Com o objetivo de avaliar a qualidade das interações diádicas e o impacto dessas interações na criança, desenvolvemos a Escala da Qualidade de Interação Dr. Palhaços-Criança. Os resultados revelaram que na presença dos Dr. Palhaços as crianças que estão ou acabaram de ser sujeitas a intervenções mais intensas ou intrusivas conseguem rir, cantar e brincar, e sugerem que a atividade dos Dr. Palhaços contribui positivamente para o bem-estar da criança e para a intervenção dos outros técnicos, se usada com esse propósito. Para os pais as ações dos Dr. Palhaços parecem transformar o CDC num ambiente mais agradável, descontraído e motivador para todos, desdramatizando o contexto hospitalar.