ESELx - Artigos
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- Reconto e aquisição da gramatica textualPublication . Sousa, OtíliaOmnipresente, a narrativa é indossociável do quotidiano da criança...
- Da força argumentativa de até agora: a oralidade no pré-escolarPublication . Sousa, OtíliaA expressão até agora marca a constreução de uma situação durativa limitada à direita. O limite é estabelecido por agora, marcador que refere o tempo da fala...
- Identification of the human Lewisa carbohydrate motif in a secretory peroxidase from a plant cell suspension culture (Vaccinium myrtillus L.)Publication . Melo, Nuno; Nimtz, Manfred; Conradt, Harald S; Fevereiro, Pedro S; Costa, JúliaThis paper reports for the first time the presence of the human Lewisa type determinant in glycoproteins secreted by plant cells. A single glycopeptide was identified in the tryptic hydrolysis of the peroxidase VMPxCl from Vaccinium myrtillus L. by HPLC/ESI-MS. The oligosaccharide structures were elucidated by ESI-MS-MS and by methylation analysis before and after removal of fucose by mild acid hydrolysis.
- O pretérito imperfeito do indicativo: do discurso das gramáticas a uma linguística das operaçõesPublication . Sousa, OtíliaApós a apresentação do discurso de diferentes grmáticas do Português sobre o pretérito imperfeito do indicativo, apresenta-se uma proposta de explicação do funcionamento do imperfeito.
- Constructing reference in children's narrativesPublication . Sousa, OtíliaIn this paper we are concerned with the role played by adverbials in the construction of reference in children's narratives.
- Reflexão conhecimento e práctica lectivas em matemática num contexto de reforma curricular no 1' cicloPublication . Serrazina, Maria De LurdesO aspecto central deste artigo é o estudo do conhecimento profissional de três professoras do 1º Ciclo do ensino básico em particular o seu conhecimento da Matemática e sobre a Matemática a sua relação com as práticas lectivas e a sua evolução ao longo de um trabalho colaborativo desenvolvido entre a investigadora e as três professoras, com forte suporte na reflexão O trabalho tem por base uma investigação prolongada no tempo e é desenvolvida no âmbito das abordagens propostas por um novo currículo para o 1" ciclo do ensino básico A metodologia é qualitativa e interpretativa. A recolha de dados teve por base observação de aulas, entrevistas, notas de campo sobre sessões de trabalho conjunto e recolha de documentação escrita. A análise de dados foi sendo feita à medida que outros dados iam sendo recolhidos e o procedimento de análise oi semelhante ao método e comparação constante. Esta análise permite verificar que as professoras através da reflexão individual e de grupo e do trabalho desenvolvido em sessões de trabalho conjuntas com a investigadora aumentaram o seu conhecimento da Matemática nomeadamente a sua compreensão£ matemática melhoraram a sua relação com a disciplina e a forma como eram capazes de conduzir actividades matemáticas com os alunos na sala de aula.
- Children's metalinguistic activity in the construction of linguistic existencePublication . Sousa, OtíliaIn this paper we examine the construction of first entities in narratives produced by children of 5, 7, 10 years and adults1 . The study demonstrates that when children reformulate they try to construct entities detached from the situation of enunciation, which means that they construct a detached or a translated plane and they construct linguistic existence of entities. Entities must first be introduced into the enunciative space and then comments will be made in subsequent utterances. Constructing existence supposes extraction. This consists of “singling out an occurrence, that is, isolating and drawing its spatiotemporal boundaries” (Culioli, 1990, p. 182) . Once the occurrence of the notion is constructed (which means it has become a separate occurrence with situational properties), children can predicate about it. However, there are children who do not construct the linguistic existence of entities. I hypothesize that the mode of task presentation influences the success of constructing linguistic existence. Sharing the investigator’s knowledge about the stimulus images, children do not ascribe an existential status to the occurrence of the notional domain.
- A controversa aceitação da Teoria da Tectónica de Placas à luz das Ideias de KuhnPublication . Almeida, AntónioEste trabalho pretende valorizar a dimensão epistemológica da literacia científica, componente em geral menos abordada nos currículos de ciências em praticamente todos os níveis de ensino.
- Desenvolvimento profissional de professoresPublication . Serrazina, Maria De LurdesEste artigo é parte de uma investigação(Serrasina, 1998) mais ampla referente ao processo de desenvolvimento profissional em matemática de três professores do 1º ciclo.
- Foreign languages in the primary schoolPublication . Ribeiro, José Orlando StrechtOf vital importance to the successful implementation of the teaching of FLs in the 1st Cycle...