Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.23 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os animais são um tema abordado recorrentemente no pré-escolar. De facto,
desde cedo, as crianças coÍrtactam com diferentes animais de forma directa e
também com as suas representações em termos iconográficos. Esta comunicação
justifica esta apetência em parte com base na hipótese de biofilia proposta por
Edward Wilson e que defende a existência de uma predisposição genética nos
seres humanos para com os outros seres vivos, que se pode traduzir por uma
forte relação empática, mas também pela manifestação de algumas tendências
biofóbicas. Todavia, evitando um qualquer determinismo genético excessivo,
defendemos caminhos para uma abordagem mais rica deste tema pelos educadores
de infância, de forma a aceÍrtuar a dimensão empática e a ampliar o conceito de
animal, com frequência sobreposto com o de mamífero ou ave.
Description
Keywords
Animais Pré-escolar
Citation
Almeida, A. (2007). Abordar o tema “Animais” no Pré-Escolar: tendências e recomendações. In P. Pequito & A. Pinheiro (Org.). CIANEI - 2º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (pp. 561-568). Serzedo: Gailivro.