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- Algumas configurações de didacticidade em chats como tarefa em aula de língua estrangeiraPublication . Cardoso, Teresa; Melo, Sílvia; Rebelo, IdaNo inÌcio deste novo sÈculo continua a ser pertinente a afirmaÁ„o de Boaventura Sousa Santos, tantas vezes invocada nas v·rias ediÁıes de um seu Discurso sobr e as CiÍncias , porque vivemos, de facto, numa ìsociedade de comunicaÁ„o e interactivaî (Sousa Santos, 2002: 6). Contudo, n„o pretendemos aqui elaborar um discurso sobre as ciÍncias, nem t„o pouco discursar sobre a sociedade de comunicaÁ„o. O desafio que nos colocamos prende-se antes com a (re)descoberta da didacticidade.
- Abordagem construtivista do erro na resolução de problemas de aritmética de estrutura aditivaPublication . Castro, Joana de; Botelho, Deolinda; Morgado, Luísa; Morgado, Luísa; Parrat-Dayant, SilviaO Objectivo deste estudo é analisar o tipo de erro, estrutural ou funcional, observado em crianças dos 5 aos 8 anos, durante a resolução de três tipos de problemas aritméticos de estrutura aditiva . combinação, separação e comparação . em situações diferenciadas (manipulativa, figurativa, numérica). A amostra do estudo é constituída por 45 crianças (15 do último ano do pré-escolar, 15 do 1º ano de escolaridade e 15 do 2º ano) de uma escola pública de Lisboa, de meio sócio-económico médio. A metodologia seguida foi a de tipo clínico ( análise critica). Cada criança participou em quatro sessões experimentais (uma por semana), sendo a primeira para determinar o nível psicogenético e as seguintes para resolver os três problemas de aritmética. Os resultados mostram a relação entre o tipo de erro e a estrutura e a categoria do problema; entre os níveis psicogenético e escolar e o tipo de erro observado, independentemente da situação experimental (manipulativa, figurativa, numérica); entre os níveis psicogenético e escolares e o tipo de grafismo e as representações. Mostrou ainda a lógica do erro seguida por cada criança, a qual se mantém em qualquer das situações experimentais.
- Exposição ao xilol nos laboratórios de anatomia patológicaPublication . Carriço, Josianne; Bento, Ana; Ferro, Amadeu Borges; Quintino, Fernanda; Viegas, Carla; Albuquerque, Paula; Viegas, SusanaO xilol é um líquido incolor, de odor característico, nocivo e inflamável, e a sua solução comercial resulta de uma mistura de três isómeros de xilol e etilbenzeno. Quimicamente trata-se de um composto orgânico volátil que pode provocar tosse, dores de cabeça, dificuldades respiratórias, perda de memória a curto prazo , depressão no sistema nervoso central e irritações ocular e cutânea. Apesar disso, é, ainda hoje, o principal agente diafanizador e desparafinante utilizado nos laboratórios de anatomia patológica em Portugal. O presente trabalho consistiu num estudo exploratório-descritivo cujo principal objetivo é conhecer a concentração de vapores de xilol existente nos laboratórios de anatomia patológica, relacionando-a com as práticas profissionais, com o recurso a medidas de proteção individual e coletiva e ainda com a sintomatologia declarada pelos técnicos de anatomia patológica.
- Empregabilidade, competências e percursos de inserção profissional: os diplomados pelo ensino superior politécnicoPublication . Saúde, SandraA saÌda do sistema escolar marca o fim de uma etapa decisiva no processo de socializaÁ„o e inicia um perÌodo, mais ou menos longo, marcado por alguma vulnerabilidade. Os jovens que terminam o seu perÌodo de formaÁ„o transitam de um mundo relativamente protegido como È o da escola (Alves, 1999) para outro (o mundo do trabalho) onde a instabilidade e a incerteza tendem a imperar . As novas formas de or ganizaÁ„o do trabalho, os efeitos da globalizaÁ„o, o impacto das novas tecnologias, a diversidade de critÈrios e estratÈgias de recrutamento, a desvalorizaÁ„o dos diplomas escolares e as elevadas taxas de desemprego, vÍm questionar a desejada correspondÍncia entre um certo tipo de formaÁ„o e um certo tipo de emprego ou profiss„o.
- Línguas estranjeiras no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Ribeiro, José Orlando Strecht; Ribeiro, LuísaRelevãncia e pertinência da inclusão da L.E. nas escolas do 1.º Ciclo, do ponto de vista dos E.E.
- Actividade física na criança com asma brônquicaPublication . Tomás, Maria Teresa; Oliveira, A.Devido à sua prevalência, a asma brônquica (AB) é uma das patologias respiratórias mais frequente na nossa população. É de igual modo a doença crónica mais comum nas crianças. Outrora, a prática de qualquer actividade física era desaconselhada a crianças com AB. Hoje sabe-se que a actividade física pode ser um dos meios terapêuticos para controlar esta doença. São objectivos deste artigo reforçar a importância do exercício na criança asmática e dos benefícios desse mesmo exercício, não minimizando a asma induzida pelo exercício; evidenciar as linhas orientadoras do exercício segundo o American College of Sports Medicine (modalidades/tipo, frequência, intensidade, duração e condições especiais) para esta população; contribuir para diminuir os medos relativos à actividade física em crianças asmáticas presentes nos pais das crianças com asma e nas próprias crianças.
- Market trends and dilemmas of parenthal participation in schoolsPublication . Conceição Dias, MarianaEste artigo descreve e analisa o impacto da definição e implementação de um novo modelo de gestão dos estabelecimentos de ensino não superior (Dec-lei nº115_A/98) nos padrões de cidadania e equidade do ensino público Português. A institucionalização deste modelo representa uma mudança na matriz centralista e burocrática do referido ensino público e sugere uma aproximação às concepções neo-gerencialistas e neo-liberais que, desde meados dos anos 80, têm dominado a agenda política de muitos países desenvolvidos e de alguns organismos internacionais. Os resultados da pesquisa sugerem que a implementação do novo modelo de gestão contribuiu para reforçar os padrões de diferenciação social no ensino básico (1ºciclo) e, mais especificamente, para preservar as .vantagens competitivas. da classe média na escola pública Portuguesa.
- Um longo fôlego: notas sobre a presença de Samuel Beckett em PortugalPublication . Coelho, Rui PinaA presença do teatro de Samuel Beckett no teatro em Portugal.
- Músicos militares notáveis: Manuel Joaquim (1894-1986)Publication . Correia, Luís Miguel ToméEscolhi para iniciar esta nova rubrica regular, uma personalidade maior do século XX, que passando vinte anos da sua morre, embora muito conhecida no meio académico da musicologia, não o é no meio da música militar. Por isso aqui se pretende ao mesmo tempo homenagear figuras importantes deste meio, já desaparecidas, ou mesmo injustamente esquecidas, e sublinhar as suas contribuições para a música em Portugal pelo seu extraordinário exemplo de vida. É este o caso de MANUEL JOAQUIM, que nasce a 21 de Outubro de 1894 em Tinbela de Monforte, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real de Trás-os-Montes. Músico militar de 1909 a 38, Chefe da Banda de Infantaria 14 em Viseu, musicólogo, conferente, investigador e articulista, Cavaleiro da Ordem Militar de Avis, veio a falecer aos 91 anos, em Coimbra a 28 de Março de 1986, e está sepultado em Viseu sua terra de eleição.
- Democracia e sociedade da informação: os estados-membros e a União Europeia, de 1994 a 2000Publication . Montargil, FilipeAnálise exploratória (work in progress) do tema democracia, participação e sociedade de informação, a partir de um corpo alargado de textos de políticas públicas (documentos de políticas públicas globais para a Sociedade da Informação, nos Estados membros e União Europeia, de 1994 a 2000).