ESTeSL - Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
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Browsing ESTeSL - Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Anuário científico da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - 2023Publication . Biblioteca da ESTeSL; ESTeSLÉ com grande prazer e responsabilidade que apresentamos a 13ª edição do Anuário Científico da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL). Este documento descreve o trabalho meticuloso, inovador e com elevado rigor científico desenvolvido pela nossa comunidade académica ao longo de 2023. Cada página deste anuário é um testemunho do empenho contínuo na procura da excelência pedagógica e científica, bem como da significativa contribuição da ESTeSL para o avanço das áreas da saúde. Este anuário permite a divulgação e reconhecimento do esforço coletivo da nossa comunidade na produção de conteúdos científicos de elevada qualidade. Destes, fazem parte livros, capítulos de livros, artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, resumos de comunicações orais e pósteres, bem como os resultados de trabalhos científicos realizados por estudantes dos cursos de 1.º e 2.º ciclo. As contribuições reunidas neste documento abrangem uma ampla gama de temas, desde os aspetos mais teóricos e fundamentais até aos estudos de aplicação prática em contextos específicos de saúde, refletindo a diversidade das áreas de conhecimento que integram a ESTeSL.
- Perceções e práticas dos estudantes do ensino superior português sobre economia circularPublication . Mateus, Dina; Galacho, Cristina; Dinis, Maria Alzira; Teixeira, Margarida Ribau; Viegas, Laura Maria; Gaspar, Marcelo; Pardal, Ana Cristina; Manteigas, Vítor; Moreira, Anabela MendesAs Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel crucial na educação para a economia circular e gestão sustentável de recursos e resíduos (ECGSRR), cabendo-lhes assegurar a transmissão de conhecimento e valores aos estudantes, que serão os futuros profissionais e decisores. Neste contexto, a missão das IES inclui diagnosticar e enfrentar os desafios ambientais contemporâneos, oferecendo uma formação inovadora que enfatize a responsabilidade ambiental e social e as práticas sustentáveis. O presente estudo tem como objetivo geral identificar e diagnosticar conhecimentos gerais em termos de economia circular e gestão sustentável de recursos e resíduos, por parte dos estudantes das IES portuguesas. Foi desenvolvido no âmbito da Rede Campos Sustentável (RCS) pelo Grupo de Trabalho Economia Circular e Gestão de Resíduos. O instrumento de recolha de informação utilizado foi um questionário elaborado pelo referido grupo de trabalho, estruturado em quatro secções temáticas.