ESTeSL - Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
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Browsing ESTeSL - Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Anuário científico da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - 2023Publication . Biblioteca da ESTeSL; ESTeSLÉ com grande prazer e responsabilidade que apresentamos a 13ª edição do Anuário Científico da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL). Este documento descreve o trabalho meticuloso, inovador e com elevado rigor científico desenvolvido pela nossa comunidade académica ao longo de 2023. Cada página deste anuário é um testemunho do empenho contínuo na procura da excelência pedagógica e científica, bem como da significativa contribuição da ESTeSL para o avanço das áreas da saúde. Este anuário permite a divulgação e reconhecimento do esforço coletivo da nossa comunidade na produção de conteúdos científicos de elevada qualidade. Destes, fazem parte livros, capítulos de livros, artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, resumos de comunicações orais e pósteres, bem como os resultados de trabalhos científicos realizados por estudantes dos cursos de 1.º e 2.º ciclo. As contribuições reunidas neste documento abrangem uma ampla gama de temas, desde os aspetos mais teóricos e fundamentais até aos estudos de aplicação prática em contextos específicos de saúde, refletindo a diversidade das áreas de conhecimento que integram a ESTeSL.
- Be Careful: projeto de literacia no combate à desinformação no ensino superiorPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Luz; Sanches, TatianaO projeto BE CAREFUL! assenta numa relação de confiança e parceria entre as bibliotecas, os seus profissionais, estudantes e investigadores. O objetivo é combater a dimensão académica e científica do fenómeno da desinformação e garantir a integridade académica, desenvolvendo melhores e mais apuradas competências para o estudo, investigação, publicação e divulgação do conhecimento científico. Para tal, serão traduzidos e adaptados instrumentos e ferramentas que melhorem a qualidade do trabalho académico através do reforço de critérios baseados na literacia da informação, quer na seleção da credibilidade das fontes, quer na aferição de critérios de qualidade das publicações científicas, quer na prevenção do plágio e de outras práticas académicas ilícitas.
- Colaboração de bibliotecários em equipas de investigação em saúde: perceções, contributos e perspetivasPublication . Antunes, Maria Luz; Lopes, Carlos; Borges, Maria ManuelIntrodução: O bibliotecário tem adotado estratégias que refletem a sua relevância profissional, podendo incorporar os seus conhecimentos na investigação. A colaboração em projetos de investigação em saúde, académicos ou clínicos, é um objetivo em desenvolvimento. Objetivos: Percecionar as competências do bibliotecário da saúde e a opinião que os investigadores têm das competências daquele; perspetivar as competências necessárias para uma colaboração bem-sucedida em equipas de investigação; e redigir as recomendações para a atualização/adaptação/renovação de competências do bibliotecário da saúde tendo em vista a colaboração com equipas de investigação. Métodos: Metodologia mista. A abordagem quantitativa assenta num questionário sobre perceções de competências para uma amostra de investigadores e bibliotecários sobre a colaboração com equipas de investigação em saúde. A abordagem qualitativa assenta numa entrevista semiestruturada sobre perceções de competências e perspetivas do contributo do bibliotecário, realizada junto de bibliotecários da saúde e de uma amostra seletiva de investigadores em saúde. Resultados: A perceção dos participantes no estudo aponta para um conjunto de competências superiormente valorizado pelos investigadores e que o bibliotecário domina: 1) competências que se inserem no chamado core da profissão (a seleção de recursos de informação, pesquisa de informação e suas nuances, citar e referenciar, migração de dados para gestores de referências, identificação de revistas e editoras predadoras e uso de canais formais de disseminação da ciência); 2) competências que o bibliotecário domina, mas que adquiriu em contexto profissional (tradução da metodologia PICO numa equação de pesquisa, filtro dos resultados de pesquisa, extração da evidência científica, uso de algum software de análise de dados, migração de dados das pesquisas para software de análise de dados, criação de gráficos e infográficos, identificação das revistas com maior impacto por área do conhecimento e uso dos canais informais de disseminação da ciência). Características como ser organizado e ter interesse em manter-se atualizado são atitudes também valorizadas. Conclusões: Ficou demonstrada a existência de uma interação permanente de competências entre o bibliotecário e os investigadores, que o resultado da colaboração integra um diálogo assente no equilíbrio entre áreas do conhecimento e saberes. A estreita colaboração entre várias disciplinas proporciona uma oportunidade para o bibliotecário melhorar as suas competências de investigação e de trazer valor acrescentado às equipas de investigação, contribuindo para a melhoria da qualidade, validade e aplicabilidade da investigação. Esta parceria oferece descobertas significativas para a Ciência da Informação, contribuindo para a reflexão e consolidação do campo da Ciência da Informação em estreita interdisciplinaridade com as ciências da saúde e com todas as áreas do conhecimento.
- Experiências dos estudantes de ciências sociais portugueses e espanhóis sobre literacia da informação e o uso de tecnologias móveis no ensino superior: análise qualitativa pós COVID-19Publication . Lopes, Carlos; Caballero Mariscal, David; Antunes, Maria Luz; Sanches, TatianaObjetivo: Analisar comparativamente as experiências e perceções dos estudantes de Ciências Sociais portugueses e espanhóis sobre a utilização e inclusão das tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem e refletir sobre o papel das bibliotecas de ensino superior e dos seus profissionais neste contexto. Método: Metodologia socio-construtiva exploratória de grupos focais, baseada numa amostra de dezoito estudantes finalistas de Psicologia e Educação. Resultados: Os estudantes experimentam lacunas significativas nas suas competências no uso de tecnologias móveis. Percebem limitações atitudinais e tecnológicas nos seus professores. Também existem algumas diferenças de atitudes relativamente à inclusão das tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem. Os estudantes espanhóis mostraram melhores competências e os estudantes portugueses um nível mais elevado de autoperceção. Discussão/Conclusões: Decorrente da pandemia destaca-se a necessidade de aproximação estudante-professor e as limitações técnicas de alguns professores, sendo necessária uma mentalidade de abertura a novos dispositivos e ferramentas tecnológicas nos processos de ensino. As instituições académicas, e os bibliotecários em particular, devem esforçar-se por compreender o âmbito e as possibilidades das tecnologias móveis para aumentar a motivação dos estudantes e para adquirir competências de informação. Esta reflexão é uma prioridade na otimização dos processos de ensino-aprendizagem.
- Não te deixes enganar! Projeto de literacia no combate à desinformação no ensino superiorPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Luz; Sanches, TatianaO projeto “Be careful!” assenta numa relação de confiança e parceria entre as bibliotecas, os seus profissionais, estudantes e investigadores. O objetivo é combater a dimensão académica e científica do fenómeno da desinformação e garantir a integridade académica, desenvolvendo melhores e mais apuradas competências para o estudo, investigação, publicação e divulgação do conhecimento científico. Para tal, serão traduzidos e adaptados instrumentos e ferramentas que melhorem a qualidade do trabalho académico através do reforço de critérios baseados na literacia da informação, quer na seleção da credibilidade das fontes, quer na aferição de critérios de qualidade das publicações científicas, quer na prevenção do plágio e de outras práticas académicas ilícitas.
- Perceções dos investigadores sobre as competências do bibliotecário da saúde: um estudo qualitativoPublication . Antunes, Maria Luz; Lopes, Carlos; Borges, Maria Manuel; Olivera Zaldua, Maria; Terra, Ana Lúcia; Agustín Lacruz, CarmenNa área da saúde constata-se o crescimento, a renovação e a adaptação de competências por parte do bibliotecário. Objetivo: Identificar as perceções dos investigadores sobre as competências que o bibliotecário da saúde possui e percecionar como podem estas competências representar um contributo válido em ambiente de investigação. Métodos: Abordagem qualitativa assente numa entrevista semiestruturada para uma amostra seletiva e não-probabilística composta por um conjunto de investigadores que representam o universo multidisciplinar das ciências da saúde. Resultados: Foram identificadas três categorias major: 1) as competências reconhecidas ao bibliotecário (estratégias de pesquisa, seleção de bases de dados, métodos de investigação, gestores de referências, artigos de revisão, revisões sistemáticas e meta-análises, disseminação de resultados, bibliometria, diálogo/comunicação, ética profissional); 2) os critérios de seleção de um bibliotecário (experiência profissional e de investigação, conhecimento/proximidade, avaliação prévia de competências, conhecimentos linguísticos, conhecimento do jargão científico, formação académica); e 3) os pontos fortes da colaboração de um bibliotecário em ambiente de investigação (profissional multidisciplinar e interdisciplinar, diálogo/comunicação, validação da pergunta de investigação, robustez das pesquisas, controlo de vocabulários, escrita científica, disseminação de resultados). Conclusões: A colaboração com os investigadores representa uma oportunidade única para a melhoria das competências do bibliotecário da saúde: estimula a formação académica; motiva a participação noutros projetos, grupos e redes, aumentando e articulando a investigação da ciência da informação com outras ciências.
- Perceções e práticas dos estudantes do ensino superior português sobre economia circularPublication . Mateus, Dina; Galacho, Cristina; Dinis, Maria Alzira; Teixeira, Margarida Ribau; Viegas, Laura Maria; Gaspar, Marcelo; Pardal, Ana Cristina; Manteigas, Vítor; Moreira, Anabela MendesAs Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel crucial na educação para a economia circular e gestão sustentável de recursos e resíduos (ECGSRR), cabendo-lhes assegurar a transmissão de conhecimento e valores aos estudantes, que serão os futuros profissionais e decisores. Neste contexto, a missão das IES inclui diagnosticar e enfrentar os desafios ambientais contemporâneos, oferecendo uma formação inovadora que enfatize a responsabilidade ambiental e social e as práticas sustentáveis. O presente estudo tem como objetivo geral identificar e diagnosticar conhecimentos gerais em termos de economia circular e gestão sustentável de recursos e resíduos, por parte dos estudantes das IES portuguesas. Foi desenvolvido no âmbito da Rede Campos Sustentável (RCS) pelo Grupo de Trabalho Economia Circular e Gestão de Resíduos. O instrumento de recolha de informação utilizado foi um questionário elaborado pelo referido grupo de trabalho, estruturado em quatro secções temáticas.
- O porquê da importância do desenvolvimento de competências de literacia da informação no ensino superior? Exemplos com a IAPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Luz; Sanches, TatianaO ensino superior representa um ambiente complexo, exigente e desafiador. Os estudantes desejam ampliar o seu conhecimento e compreensão da informação, necessitando navegar e usar as fontes de informação de forma ética e legal. Em 2023, a tecnologia de IA generativa registou taxas de adoção sem precedentes, tornando a a tecnologia adotada mais rapidamente na história. Assistimos a uma exploração contínua das ferramentas de IA geradoras de impacto potencial e, reconhecendo o seu potencial, dividimo nos entre entusiasmo e escrutínio cauteloso. Devemos avaliar o impacto e as experiências que já existem na implementação destas tecnologias. Questões como enganos, falácias e desinformação podem prejudicar o ensino e formação. Portanto, é vital que a utilização da IA seja feita com cautela e se desenvolvam proteções contra o uso indevido. Existe uma possível resposta ou ajuda proveniente da literacia da informação?
- Revistas, editoras e congressos predadores e a investigação científicaPublication . Antunes, Maria Luz; Lopes, Carlos; Sanches, TatianaA pressão para publicar e a dificuldade em discernir a revista legítima da ilegítima e a editora confiável da não confiável fomentam um ambiente favorável à proliferação de publicações questionáveis. Também os congressos predadores têm proliferado nos últimos anos, movimentando elevados montantes e onde todos pagam para circular. Os investigadores devem, numa postura exigente e informada, no interesse da confiabilidade da (e na) ciência, ter boas práticas de investigação, evitando a inclusão de dados falsos, plagiados ou manipulados, que prejudicam a qualidade dos resultados e das conclusões, influenciando a evidência científica, a ciência e a sociedade. Objetivos do workshop: 1. Analisar e caracterizar o fenómeno a partir da literatura indexada na JSTOR, ProQuest, PubMed, Scopus e Web of Science, desde 2012 à atualidade. 2. Analisar o impacto das revistas, editoras e congressos predadores na investigação científica, identificando características e o conhecimento adquirido. 3. Dotar doutorandos, professores e investigadores com um conjunto de recomendações orientadoras e de alerta face ao fenómeno.
