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Colaboração de bibliotecários em equipas de investigação em saúde: perceções, contributos e perspetivas

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Introdução: O bibliotecário tem adotado estratégias que refletem a sua relevância profissional, podendo incorporar os seus conhecimentos na investigação. A colaboração em projetos de investigação em saúde, académicos ou clínicos, é um objetivo em desenvolvimento. Objetivos: Percecionar as competências do bibliotecário da saúde e a opinião que os investigadores têm das competências daquele; perspetivar as competências necessárias para uma colaboração bem-sucedida em equipas de investigação; e redigir as recomendações para a atualização/adaptação/renovação de competências do bibliotecário da saúde tendo em vista a colaboração com equipas de investigação. Métodos: Metodologia mista. A abordagem quantitativa assenta num questionário sobre perceções de competências para uma amostra de investigadores e bibliotecários sobre a colaboração com equipas de investigação em saúde. A abordagem qualitativa assenta numa entrevista semiestruturada sobre perceções de competências e perspetivas do contributo do bibliotecário, realizada junto de bibliotecários da saúde e de uma amostra seletiva de investigadores em saúde. Resultados: A perceção dos participantes no estudo aponta para um conjunto de competências superiormente valorizado pelos investigadores e que o bibliotecário domina: 1) competências que se inserem no chamado core da profissão (a seleção de recursos de informação, pesquisa de informação e suas nuances, citar e referenciar, migração de dados para gestores de referências, identificação de revistas e editoras predadoras e uso de canais formais de disseminação da ciência); 2) competências que o bibliotecário domina, mas que adquiriu em contexto profissional (tradução da metodologia PICO numa equação de pesquisa, filtro dos resultados de pesquisa, extração da evidência científica, uso de algum software de análise de dados, migração de dados das pesquisas para software de análise de dados, criação de gráficos e infográficos, identificação das revistas com maior impacto por área do conhecimento e uso dos canais informais de disseminação da ciência). Características como ser organizado e ter interesse em manter-se atualizado são atitudes também valorizadas. Conclusões: Ficou demonstrada a existência de uma interação permanente de competências entre o bibliotecário e os investigadores, que o resultado da colaboração integra um diálogo assente no equilíbrio entre áreas do conhecimento e saberes. A estreita colaboração entre várias disciplinas proporciona uma oportunidade para o bibliotecário melhorar as suas competências de investigação e de trazer valor acrescentado às equipas de investigação, contribuindo para a melhoria da qualidade, validade e aplicabilidade da investigação. Esta parceria oferece descobertas significativas para a Ciência da Informação, contribuindo para a reflexão e consolidação do campo da Ciência da Informação em estreita interdisciplinaridade com as ciências da saúde e com todas as áreas do conhecimento.
ABSTRACT Introduction: Librarians have adopted strategies that reflect their professional relevance and can contribute their knowledge to research. Collaboration in health research projects, whether academic or clinical, is an evolving goal. Objectives: To understand health librarians’ competencies and researchers’ perceptions of their competencies; to identify competencies required for successful collaboration in research teams; and to develop recommendations for updating/adapting/renewing health librarians’ competencies for collaboration with research teams. Methods: Mixed methodology. The quantitative approach is based on a questionnaire on perceptions of competencies for a sample of researchers and librarians in collaborating with health research teams. The qualitative approach is based on a semi-structured interview on perceptions of competences and perspectives of the librarian’s contribution, conducted with health librarians and a selected sample of health researchers. Results: The perception of the participants in the study indicates a set of skills highly valued by researchers and mastered by librarians: 1) skills that belong to the so-called core of the profession (selecting information resources, searching for information and its nuances, citing and referencing, migrating data to reference managers, identifying predatory journals and publishers, and using formal channels for the dissemination of science); 2) skills that the librarian has but acquired in a professional context (translating the PICO methodology into a search equation, filtering search results, extracting scientific evidence, using data analysis software, migrating search data to data analysis software, creating graphs and infographics, identifying the most impactful journals by field of knowledge and using informal channels for the dissemination of science). Characteristics such as being organized and being interested in keeping up to date are also valued. Conclusions: The existence of a permanent interaction of skills between librarians and researchers has been demonstrated, and the result of the collaboration is a dialogue based on a balance between areas of knowledge and expertise. Close collaboration between different disciplines allows librarians to improve their research skills and bring added value to research teams, helping to improve the quality, validity, and applicability of research. This partnership offers significant discoveries for Information Science and contributes to the reflection and consolidation of the field of Information Science in close interdisciplinarity with health sciences and all fields of knowledge.

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Keywords

Cultura de colaboração Parceria em investigação Bibliotecário Equipa de investigação em saúde Competências Collaboration culture Research partnership Librarian Health research team Skills

Citation

Antunes ML. Colaboração de bibliotecários em equipas de investigação em saúde: perceções, contributos e perspetivas [dissertation]. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; 2024.

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