ESD - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESD - Dissertações de Mestrado by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Adamastor: processo de criação coreográficaPublication . Ambrózio, Ricardo Rodrigues; Fernandes, JoãoEste relatório de projeto apresenta uma análise crítica e reflexiva do processo criativo da peça coreográfica 'Adamastor', desenvolvida para a companhia jovem GAPP (Grupo de Artes Performativas da Performact) em 2022/2023, com estreia no Acker Stadt Palast em Berlim. A investigação artística emergiu da observação sistemática das diferenças geracionais no contexto da dança contemporânea, particularmente no que concerne às questões de resiliência e perseverança, utilizando como dispositivo dramatúrgico a figura mitológica do Adamastor, extraída d'Os Lusíadas de Luís de Camões. O processo criativo fundamentou-se em três pilares metodológicos: abordagens colaborativas, improvisação estruturada e transmissão direta de movimento, visando o desenvolvimento de uma dramaturgia não-linear que mantivesse coerência narrativa. A pesquisa coreográfica envolveu a construção de personagens através de um processo de hibridização entre referências literárias, mitológicas e experiências pessoais dos intérpretes, resultando numa obra interdisciplinar que integra elementos de teatro, vídeo e dança contemporânea. O relatório examina criticamente os múltiplos desafios enfrentados durante o processo, desde questões logísticas e orçamentais até complexidades artísticas e conceituais, incluindo as problemáticas inerentes à implementação de uma companhia jovem e as tensões dialéticas entre ideais artísticos e realidades práticas. A documentação e análise deste processo contribuem significativamente para o corpo de conhecimento sobre metodologias de criação em dança contemporânea, particularmente no que diz respeito à função do coreógrafo-intérprete no atual panorama artístico e à formação de jovens bailarinos.
- Atopos: se abríssemos pessoas encontraríamos paisagensPublication . Santos, Miguel Ramos; Bentes, AméliaEste projeto nasceu com a vontade de dois criativos, dois amigos responderem a algumas questões e de colocarem ainda mais questões em cima da mesa. Existe uma urgência em voltar a conectar e a valorizar o corpo, como mais que um meio de executar tarefas, assim como olhar para o papel da sexualidade na sociedade. Atopos, foi o nome escolhido para a criação coreográfica que surgiu deste desafio. Dito por Roland Barthes, é a figura que o ser apaixonado faz do ser que ama, é, portanto, falar em amar e ainda assim fazer do outro algo que não é exatamente. Ninguém está livre do lugar que para si é criado. No entanto, este relatório pretende ser uma reflexão dos primeiros passos, quase como um ritual, da minha prática criativa, ou daquilo que poderá ser uma metodologia de trabalho, onde me disponho a perceber o lugar das minhas motivações e se elas poderão ser um método de rastrear conceitos pertinentes para serem um objeto artístico, bem como o que defendo e está por detrás das decisões que tomo para o meu processo criativo. Na elaboração destas questões, desde o trabalho de mesa, à criação e estreia, é traçado um fio condutor, onde há apenas inícios de uma formalização de um pensamento, sem que concretizações factuais fechadas sejam feitas.
- A barra no chão como ferramenta de treino do developpé nas aulas de barra no chão e de técnica de dança clássica do 3ºano da Dance Spot - Conservatório de DançaPublication . Dias, Raquel Filipa Alves; Amorim, VeraElaborado no contexto do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, dirigido pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, o presente Relatório de Estágio intitula-se “A Barra no Chão como ferramenta de treino do Developpé nas aulas de Barra no Chão e de Técnica de Dança Clássica do 3º Ano da Dance Spot - Conservatório de Dança”. O estágio, realizado durante o Ano Letivo de 2023/2024 com as alunas do 3º Ano da Escola Dance Spot-Conservatório de Dança, teve como foco o lecionar da técnica de dança clássica, com ênfase nas aulas de Barra no Chão, salientando a relevância da preparação física para a prática da Dança. Definiu-se como objetivo geral a promoção da consciência corporal, além do desenvolvimento da flexibilidade e da força muscular, com ênfase nos membros inferiores e na região abdominal (core). Neste sentido, foram utilizados alguns métodos de preparação física, com foco no método de Barra no Chão de Boris Kniaseff. Assim, foi possível identificar os objetivos específicos que contribuiriam para a melhoria do movimento Developpé. Após a revisão da literatura existente, a análise de diferentes perspetivas dos respetivos autores de referência e um processo de comunicação ativa entre a estagiária e os docentes envolvidos, bem como a aplicação de grelhas de observação, procedeu-se à recolha de dados. Com base na metodologia da investigação-ação, concluiu-se que a inclusão de momentos de Barra no Chão no início das aulas de Técnica de Dança Clássica para o 3º Ano da Dance Spot - Conservatório de Dança, estruturados de forma a possibilitar o desenvolvimento das competências físicas e psicológicas necessárias à correta execução da técnica, contribuiu para uma maior consciência muscular e esquelética dos alunos. Além disso, esta abordagem permitiu avaliar a evolução dos estudantes e detetar antecipadamente lesões que poderiam comprometer o crescimento saudável dos alunos, bem como o seu desenvolvimento técnico e artístico.
- Como desenvolver a versatilidade do bailarino/interprete/criador de dança, através da disciplina de composição coreográfica? com alunos do 8º ano do Ginasiano Escola de DançaPublication . Queiroz, E. J. S. de (2024). Como desenvolver a versatilidade do bailarino/interprete/criador de dança, através da disciplina de composição coreográfica? com alunos do 8º ano do Ginasiano Escola de Dança.[Dissertação de Mestrado,Escola Superior de Dança]. Repositório do Instituto Politécnico de Lisboa; Bentes, AméliaO presente Relatório de Estágio, desenvolve-se no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. Tendo como foco o trabalho desenvolvido no Ginasiano Escola de Dança, na disciplina de Composição, com a turma do 8º ano do Ensino Artístico Especializado em Dança, ao longo do ano letivo 2022/2023. O objetivo geral desta pesquisa, centrou-se na questão: Como desenvolver a versatilidade do bailarino/intérprete/criador de dança, através da disciplina de Composição Coreográfica? O papel do bailarino tem vindo a mudar ao longo dos tempos. Hoje em dia os coreógrafos procuram um bailarino/intérprete/criador que reproduza o material proposto de uma maneira individual e singular, demonstrando o seu caráter, ao integrar o seu próprio movimento, à formação técnica recebida. Assim, com a intenção de ir ao encontro do mercado de trabalho na Dança, este trabalho teve como foco, encorajar o desenvolvimento da autonomia nos alunos e ao mesmo tempo guiá-los na exploração do seu máximo potencial, demonstrando-o através da versatilidade, em resposta às diferentes demandas. Utilizando como metodologia a investigação-ação, o processo de trabalho dividiu-se em: • Fase 1 - os alunos foram incentivados a buscar os seus próprios movimentos através de exercícios de improvisação orientada e a visualização em vídeo dos trabalhos de diferentes coreógrafos; • Fase 2 - foram discutidos e apresentados três elementos possíveis de ser integrados numa composição em dança, como a música, a literatura e as artes plásticas; • Fase 3 - foram propostos três trabalhos de composição coreográfica na segunda fase. Como instrumentos de recolha dos dados, foram utilizados os seguintes recursos: o registo audiovisual, as discussões no final das tarefas, as grelhas de avaliação dos trabalhos. Os resultados observados permitem defender que a utilização de diferentes estímulos na composição coreográfica contribui positivamente para o desenvolvimento e adaptabilidade dos alunos de dança.
- O contributo da técnica de dança clássica para uma adequada execução do repertório de William Forsythe, com o 6º grau da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, no ano letivo 2023/24Publication . Moreira, Mariana de Cristo; Garcia, VitorO presente relatório final de estágio insere-se no campo de ação do curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa. Reflete para a lecionação, no ano letivo 2023/2024, nas disciplinas de técnica de dança clássica e de repertório contemporâneo, na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. Este relatório teve como objeto de estudo estudantes do 6º grau do Curso Secundário de Dança (10º ano do ensino regular), cujas idades estão compreendidas entre os 15-16 anos. A área de intervenção pedagógica em que se insere este estudo decorre na disciplina de técnica de dança clássica, apoiando-se no método e na linguagem de George Balanchine. Pretende-se com esta investigação exponenciar a execução técnica e artística dos estudantes, através do desenvolvimento e melhoria dos elementos de dança em contexto de aula, a partir dos conteúdos de movimento da técnica de dança clássica. Utilizar-se-á o contexto da disciplina de repertório contemporâneo, para a aprendizagem de um excerto da peça coreográfica In the middle Somewhat Elevated, de William Forsythe, como estratégia para o desenvolvimento e melhoria destes conteúdos, promovendo, assim, uma maior consciência dos estudantes na aprendizagem das suas competências técnicas e artísticas e uma relação interdisciplinar. Culminando numa apresentação pública do excerto referenciado. Foi necessário pesquisar também outras temáticas, tais como: a técnica de Balanchine, com um pequeno enquadramento histórico sobre a origem e conteúdos da sua metodologia e sobre a linguagem coreográfica de William Forsythe, bem como uma análise mais profunda da peça coreográfica In the middle Somewhat Elevated. A metodologia aplicada foi investigação - ação, recorrendo-se a tabelas de observação, diário de bordo, questionários fechados, questionários abertos e vídeos como instrumentos de recolha de dados. Foi conseguida uma mudança positiva nas estudantes com o estágio, bem como, uma boa apresentação do excerto referenciado..
- A criação de personagens e o trabalho colaborativo em coreografiaPublication . Jardim, Marta Reis; Fernandes, JoãoEste relatório refere-se ao estágio em interpretação realizado por Marta Jardim, inserido no segundo ano do Mestrado CCPP. O estágio de interpretação aconteceu na criação de 2023 da Companhia Olga Roriz, “A hora em que não sabíamos nada uns dos outros”. A criação dessa peça teve a direção de Olga Roriz e é baseado no texto dramatúrgico homônimo de Peter Handke. A peça consiste numa perspectiva voyeurista de uma praça onde, ao longo de um dia, passam mais de 450 personagens. Neste documento, o processo de criação de personagem e a análise de personagem estão em destaque, existindo uma reflexão sobre o seu papel fulcral enquanto entidade expressiva. Existe contextualização teórica de diferentes perspectivas. É abordado o papel dosⅠⅡⅠ neste processo de criação (nomenclatura criada pela coreógrafa). É descrito o processo de trabalho e são abordados os métodos e processos de composição da macroestrutura, assim como os processos de criação de personagens coletivas e individuais. Marta Jardim reflete sobre a sua prática enquanto intérprete-criadora ao criar estas personagens em conjunto com Olga Roriz e analisa os seus registos expressivos.
- O desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória nas aulas de técnica de dança contemporânea em alunos do 5º ano de dança do ensino artístico especializado do Conservatório Regional Silva MarquesPublication . Abreu, Lia Vitória Nunes; Ângelo Cid NetoO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, no decorrer do ano letivo de 2023/2024. A proposta elaborada foi aplicada no contexto das aulas de Técnica de Dança Contemporânea do 9º ano ou 5º ano do Curso Básico de Dança do Ensino Artístico Especializado no Conservatório Regional Silva Marques. O trabalho, cujo tema foi o desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória no contexto das aulas de Técnica de Dança Contemporânea, estruturou-se em conceitos provenientes do treino em dança e no desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória. Assim, foram trabalhados conceitos relacionados com princípios do treino em dança, articulados com princípios de movimento da Técnica de Flying Low no âmbito da Dança Contemporânea. Deste modo, foi possível refletir e complementar a prática pedagógica e o processo de ensino-aprendizagem no contexto do estágio. O plano de ação teve como objetivo principal a promoção e o estudo do desenvolvimento do volume máximo de oxigénio nas alunas uma vez que a dança é considerada uma atividade aeróbica. Deste modo, foram desenvolvidos exercícios de aula com diferentes intensidades e cargas, explorando o repouso ativo para gerir a fadiga das alunas, a integração da corrida em alguns exercícios, uma particularidade do treino aeróbio. O estágio foi desenvolvido com base na metodologia de pesquisa de investigação-ação, identificando e analisando os dados recolhidos a partir dos instrumentos de recolha como as grelhas de observação, questionário, diário de bordo e a aplicação de dois testes: Dance Aerobic Fitness Test e o Yo-Yo Intermittent Recovery Test. Os resultados obtidos demonstram que é possível promover, o desenvolvimento cardiorrespiratório em todas as alunas, com adaptações e estratégias metodológicas adequadas ao perfil da turma.
- Isto não é um solo: processo coreográfico de um (quase) soloPublication . Vieira da Cunha, Vanessa Raquel; Xavier, Madalena; Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de DançaPara o projeto desenvolvido no âmbito do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais, propus-me criar um solo coregráfico para mim mesma, colocando-me simultaneamente no lugar de criadora e intérprete e usufruindo daquelas que são as eventuais dificuldades ou regalias do trabalho a solo. Existem inúmeras formas de dar início a uma criação, pessoalmente, sinto a necessidade de delinear em antemão o universo sobre o qual pretendo debruçar-me, de forma a poder iniciar alguma pesquisa temática e conceptual que depois me acompanha para estúdio, mesmo que a ideia inicial lentamente comece a desvanecer ou dar lugar a novos conceitos. Neste caso, o mote para a criação que, inicialmente intitulo de “NEM UM” e apenas mais tarde no processo dá lugar a “Isto não é um solo”, tem como mote a obra de Luigi Pirandello "Um, Nenhum e Cem Mil". Os formatos que encontramos atualmente nos processos de conceção coreográfica, representam uma panóplia de possibilidades, tornando-se cada vez mais diluídas as fronteiras que separam as diferentes áreas artísticas. São múltiplos os exemplos de criadores que integram obras literárias nas suas composições, servindo-lhes de diferentes modos e com propósitos variados. Para este projeto, pretendia que o texto se ausentasse do objeto coreográfico, servindo-lhe apenas como motor de produção de pensamentos, propostas, indagações, imagens ou contextos. Não obstante, em nenhum momento recusei a presença da palavra - escrita e dita – mantendo aberta a possibilidade da sua inclusão no objeto artístico final. A materialização da proposta criativa passa por diferentes moldes, encontrando-se com técnicas de improvisação, manipulação e construção de materiais coreográficos, reflexões sobre o espaço cénico e os seus componentes – luz, figurino e cenário – e a mediação de conceitos e imagens que o próprio corpo desenvolve. “Isto não é um solo” ganha forma pela primeira vez, mediante um público e no palco do Auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude de Viseu, no âmbito do Festival Lugar Futuro, organizado pela escola e companhia Lugar Presente, proveniente da mesma cidade, no dia 24 de março de 2024.
- Katábasis: o corpo de experiências no processo criativoPublication . Fernandes, Valter Renato Ferreira; Bentes, Amélia; Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de DançaA pesquisa realizada detém-se sobre o corpo de experiências como meio de expressão artística, explorando aspetos biológicos, emocionais e criativos através de uma investigação que busca uma compreensão holística do corpo do intérprete em dança a partir de seu conhecimento empírico. Procurou-se tanto na pesquisa, como no objeto artístico, investigar um corpo que se alterna entre espaço interior e exterior, abordando conceitos como alterabilidade, relação entre matérias, solipsismo e autoconhecimento, bem como sobre o papel da memória em moldar e desconstruir padrões, numa reflexão sobre técnicas e hábitos do corpo a partir de uma abordagem coreográfica. O desenho geral deste relatório foi estruturado de forma a promover a inter-relação entre teoria e prática, encontrando-se dividido em cinco matérias. O capítulo I explora o papel do criador/intérprete como investigador, analisando a relação entre pesquisa e prática artística, e como isso valoriza o objeto artístico. No capítulo II aborda a improvisação em dança, contextualizando-a historicamente e justificando sua escolha como ferramenta coreográfica, destacando como essas tasks podem promover o autoconhecimento, superar padrões e expandir possibilidades expressivas. O capítulo III, foca-se no corpo de experiências, investigado sua dimensão biológica, social e cultural, ressaltando sua complexidade e relação com o mundo, para que no capítulo IV se debruce sobre a memória, perceção e transformação do corpo. Finalmente, no capítulo V, o processo criativo é detalhado, evidenciando como os conceitos e práticas discutidos influenciaram a criação e a escrita crítica do relatório. O objetivo final é integrar teoria e prática, desenvolvendo tasks de improvisação para contextos distintos.
- A melhoria do equilíbrio na técnica de dança clássica através de exercícios de treino neuromotor no 3º ano do ensino artístico especializado na Escola de Dança Ana MangericãoPublication . Mendes, Maria Inês NevesO presente relatório de estágio foi elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança. O estágio decorreu na Escola de Dança Ana Mangericão, na disciplina de Técnica de Dança Clássica, no 3º ano do Ensino Artístico Especializado, no ano letivo 2023/ 2024. A questão base a partir da qual foi definido o tema do estágio consistiu em perceber como podemos treinar o equilíbrio para permitir uma melhor adaptabilidade a diferentes condições de performance (aula, ensaio, espetáculo). Assim, o principal objetivo do estágio foi melhorar o equilíbrio na Técnica de Dança Clássica, através de estratégias de lecionação da técnica e do Treino Neuromotor, com base na metodologia de investigação- ação. A motivação para este estágio partiu do interesse pelo estudo do equilíbrio, não só relacionado com a dança, mas também no movimento humano em geral; motivou-nos também a descoberta de estratégias pedagógicas para transmitir e incentivar os alunos a compreenderem e integrarem algo tão individualizado como o equilíbrio. Por fim, motivou-nos ainda o gosto pelo treino em dança.