ESELx - Livros
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- Estratégias de envolvimento parental, projecto parceria entre escola, família e comunidadePublication . Carvalho, Luísa Ramos de; Reis, Ana Maria; Fernandes, Emília; Morais, Ilda; Campos, Joana; Cruz, LilianaEsta publicação destina-se a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico preocupados em desenvolver estratégias de envolvimento parental que visem a melhoria da qualidade educativa da escola. Nela descrevemos o trabalho desenvolvido em cinco escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico que integraram o Estudo Relação, Escola, Família e Comunidade1 , na área de coordenação de Setúbal, nos anos lectivos de 1997/98 e 1998/99. Este Estudo desenvolvido pelo Departamento de Avaliação Prospectiva e Planeamento (DAPP) visou, entre outros objectivos, identificar estratégias susceptíveis de dinamizar o estabelecimento de parcerias entre a Escola, a Família e a Comunidade no sentido de uma posterior generalização. A razão de investir no envolvimento dos pais na escola baseia-se em estudos desenvolvidos nos EUA e em Portugal que indicam que a aprendizagem dos alunos é mais significativa e realizada com maior sucesso quando se processa num ambiente em que professores e pais cooperam (Davies et al.,1989; Epstein, 1992; Eccles & Harold, 196). Mas é importante salientar que esta cooperação em torno da aprendizagem dos alunos pode ter igualmente benefícios para os pais e professores. Os pais tendem a enriquecer a imagem dos filhos, a aumentar as expectativas face à escola, a adquirir novas competências educacionais melhorando as suas práticas educativas familiares e a estabelecer relações mais calorosas e participativas com a instituição escolar que os estimula como pessoas e cidadãos (Davies et al., 1989, Epstein, 1990). Os professores quando se sentem apoiados e valorizados como pessoas e como profissionais reafirmam a sua capacidade de intervenção. Ao trabalhar com as famílias têm oportunidade de construir um conhecimento mais verdadeiro do aluno e de ultrapassar as imagens estereotipadas das famílias mais carenciadas (Benavente et al., 1987; Marques, 1988). As escolas em que os professores cooperam com os pais, do ponto de vista organizacional, reflectem geralmente um clima geral aberto, caloroso e democrático sendo capazes de gerir a diversidade da população escolar como um factor positivo (Davies, 1987; Epstein, 1992). Nesta publicação, procurou-se divulgar algumas formas possíveis de trabalhar com os pais. Todas as acções aqui descritas foram suportadas pelos orçamentos correntes das escolas e pelos recursos das diferentes comunidades em que se inserem, não recorrendo a financiamentos externos extraordinários. No entanto, no âmbito do Estudo foi colocado, em cada escola, um facilitador, elemento dinamizador e de apoio ao desenvolvimento de projectos de relação entre a escola, a família e a comunidade. Cada facilitador deslocou-se de uma forma sistemática à escola para reunir com os professores envolvidos no Estudo e acompanhar as actividades desenvolvidas.
- Sementes de música para bébés e criançasPublication . Ferrão, Ana Maria; Rodrigues, Paulo FerreiraEste livro nasce de um trabalho feito com grande alegria, para que a música esteja cada vez mais com a criança – desde sempre no seu quotidiano infantil e, desejamo-lo, para sempre na sua vida de adulto. Queremos proporcionar o contacto com rimas infantis que integram diferentes elementos musicais, com canções que embalam ou que contam uma história, com jogos de ritmo e de interacção, com música gravada para escutar, dançar ou imaginar, com sons de instrumentos, com ambientes de ontem, de hoje e de sempre. Um livro para abrir ao acaso, numa teia de enredos com estradas por definir – para espreitar, para imaginar histórias cantadas, para saborear as ilustrações que segredam os mistérios da música, para ser utilizado com toda a liberdade criativa em família, na creche e no jardim de infância, com o educador ou com o professor de música.
- Desenvolver competências em língua: percursos didácticosPublication . Cardoso, Adriana; Sousa, OtíliaEste livro destina-se a professores, investigadores, estudantes, enfim, todos aqueles que pretendam reflectir acerca do ensino da língua. Algumas das questões que subjazem à elaboração deste livro são: Como promover o desenvolvimento de competências em língua? Como levar os professores a promoverem esse desenvolvimento? Neste livro, pretende-se dar uma contribuição para o entendimento destas questões, através da apresentação de percursos didácticos que visam o desenvolvimento de competências em língua no mundo oral, no modo escrito e no conhecimento explícito. Estes percursos destinam-se a alunos do 1.º/2.º Ciclos do Ensino Básico e foram experimentados em contextos de sala de aula, no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) na área de Lisboa. Enquadrando-se no novo paradigma de ensino orientado por competências, estes percursos visam promover o desenvolvimento de competências, demarcando-se de práticas muito centradas em conteúdos e orientadas por objectivos descontextualizados, que organizam o saber de forma atomística.
- Supervisão e Avaliação: construção de registos e relatóriosPublication . Campos, Joana; Gonçalves, TeresaA acção supervisora, inserida num processo de formação de professores, desenvolve-se em diferentes fases e sustenta-se num conjunto de processos, procedimentos e técnicas particulares que sustentam essa acção nos seus diversos momentos, quer de forma sequencial, quer simultânea, e que permitem que ela ganhe relevância, eficácia e inteligibilidade enquanto instrumento de desenvolvimento profissional docente. Para que a supervisão seja verdadeiramente formativa ela deve partir do estudo de situações reais no contexto escolar, fundamentar-se em processos de diagnóstico, recolha, análise, reflexão, explicitação, estruturação e comunicação dos dados recolhidos e situações vividas que permitam a mudança e melhoria efectiva das práticas dos docentes envolvidos e a (re)construção do conhecimento profissional dos professores. As brochuras anteriores, decorrentes das acções desenvolvidas no âmbito do “Processo de Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de Professores” procuraram abordar o processo de supervisão relativamente às suas diferentes fases, instrumentos de supervisão e avaliação no sentido de fomentar tanto o carácter científico da supervisão como promover a sua natureza reflexiva e sistemática: a construção de planos individuais de trabalho; o planeamento e concepção da acção de ensinar; a observação e análise de situações de docência; e referentes, critérios e procedimentos de avaliação. Na presente brochura, de apoio à 5ª sessão de formação, abordam-se as questões relacionadas com os registos escritos como instrumentos de supervisão vertical, horizontal e auto-supervisão relativamente às suas funções, natureza, características, objectivos, procedimentos e implicações. Entende-se o relato como reflexão sobre e síntese do processo de supervisão/formação, instrumento de reestruturação do conhecimento de reflexão e meta-reflexão, de natureza textual e científica, sustentado na análise e interpretação dos dados/evidências recolhidos e situações experienciadas no âmbito de um determinado processo. Apresentam-se um conjunto de sugestões, exemplos e orientações para o uso de registos e relatos, designadamente na elaboração dos relatórios no âmbito da supervisão professores.
- Trabalho por projectos na educação de infância: mapear aprendizagens, integrar metodologiasPublication . Vasconcelos, Teresa; Rocha, Carla; Loureiro, Cristina; Castro, Joana de; Menau, João; Ramos, Mercês; Ferreira, Nuno Martins; Melo, Nuno; Sousa, Otília; Hortas, Maria João; Ferreira Rodrigues, Paulo; Mil-Homens, Purificação; Fernandes, Sandra Rosado; Alves, SusanaO objectivo deste trabalho é demonstrar a importância da introdução da metodologia de trabalho de projecto desde os primeiros anos, como forma de promover propostas de qualidade para a educação de infância. Em “pano de fundo” o presente trabalho é ilustrativo, também, da aplicação da metodologia de trabalho de projecto entre formadores de formadores, com sensibilidades e competências diversificadas que, ao longo dos 1 últimos anos, têm vindo a “colocar andaimes” através de projectos realizados no âmbito da prática profissional supervisionada no contexto de uma instituição de formação de professores e educadores
- Currículo e Necessidades Educativas EspeciaisPublication . Leite, TeresaEsta brochura foi produzida no contexto do Programa Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de Professores, desenvolvido no âmbito de um protocolo celebrado entre o Ministério da Educação, através da Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE) e a Universidade de Aveiro, através do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE).
- O conhecimento da língua: percursos de desenvolvimentoPublication . Gonçalves, Fernanda; Guerreiro, Paula; Freitas, Maria João; Sousa, OtíliaA partir do momento em que a criança nasce, é exposta a enunciados de fala de uma dada comunidade linguística e inicia o processo de aquisição da(s) língua(s) dessa comunidade, com o objectivo de comunicar com os seus membros. Este processo de aquisição é longo e, contrariamente ao que é assumido na generalidade, não se encontra concluído à entrada na escola. Como veremos nas secções seguintes, múltiplos aspectos relativos à estrutura das palavras, das frases e do discurso não se encontram estabilizados no momento em que a criança inicia o 1.o Ciclo do Ensino Básico. Desadequações entre o sistema linguístico da criança e os conteúdos evocados na sala de aula podem contribuir para o insucesso escolar. Cada professor deve, assim, estar atento à (i)maturidade linguística dos seus alunos e agir tendo em conta o seu perfil linguístico. Nesta publicação, temos como objectivo central dar conta de como o desenvolvimento linguístico está inter-relacionado com o processo de ensino e de aprendizagem no 1.o Ciclo do Ensino Básico, sobretudo nos primeiros anos, condicionando-o de forma significativa. Na secção 1, trataremos questões gerais sobre o desenvolvimento linguístico em curso durante o 1.o Ciclo. Na secção 2, reflectiremos sobre aspectos linguísticos de aquisição precoce e de aquisição tardia, no sentido de fornecer aos professores um ponto de referência para a identificação de eventuais problemas no desenvolvimento linguístico dos seus alunos. Apresentaremos, na secção 3, propostas de actividades a desenvolver com os alunos, que permitam estimular e promover a compreensão e a produção linguísticas orais e escritas, dando especial atenção aos aspectos que emergem ou se consolidam mais tardiamente e aos que colocam dificuldades particulares.
- Formação contínua: relatos e reflexõesPublication . Serrazina, Maria De Lurdes; Gomes, Fernanda; Rosa, João; Portela, JoséNeste volume, intitulado “FORMAÇÃO CONTÍNUA: RELATOS E REFLEXÕES”, reúnem-se diversos tipos de documentos produzidos no âmbito do projeto “Qualificação dos Professores em Países Lusófonos” (Programa EU-ACP – EDULINK – ID Number 9 – ACP – RPR – 118#28) – que decorreu entre 31 de dezembro de 2008 e 31 de dezembro de 2011. O objetivo do projeto foi o de “dotar as Instituições do Ensino Superior (IES) de competências que lhes permitissem desenvolver um programa de formação contínua (FC) de professores para o Ensino Básico, de qualidade e culturalmente específico, em países onde o Português é a língua de ensino”. Participaram no projeto as Escolas Superiores de Educação de Lisboa e de Viana do Castelo (Portugal), a Universidade de Cabo Verde (Cabo Verde), o Instituto Superior Politécnico (São Tomé e Príncipe), a Universidade Pedagógica (Moçambique) e a Universidade Nacional de Timor (Timor Lorosae). A ONGD portuguesa Engenho e Obra participou com o estatuto de “associada”. De entre todas as ações desenvolvidas devem destacar-se os Seminários realizados em Portugal (Lisboa e Viana do Castelo), Cabo Verde (Cidade da Praia) e Moçambique (Maputo), intercalados com Visitas Intercalares às IES participantes. De realçar também, que cada IES desenvolveu, no seu país, um Programa de Formação Contínua de Professores. Constituiu- se ainda uma rede de aprendizagem online onde todos os materiais científicos e pedagógicos desenvolvidos foram disponibilizados. Trabalharam-se quatro áreas de formação: Qualidade da Educação e Desenvolvimento (QED); Ensino das Ciências (EC); Ensino da Matemática (EM); e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Este volume divide-se em três partes: – Na primeira, estão contidos os documentos estruturantes do projeto – o Sumário Executivo e o Quadro Lógico. Estes representam a filosofia subjacente e as ações que foram previstas e implementadas; – Na segunda, incluem-se textos de cada uma das quatro áreas de formação (QED; EC; EM; TIC), produzidos pelos participantes e que procuram ou relatar experiências e boas-práticas desenvolvidas durante a 6 Formação contínua – relatos e reflexões implementação local dos programas de formação contínua ou contextualizar a formação com reflexão teórico-prática adicional; – Na terceira, estão textos de conferências proferidas nos três Seminários e que procuraram contextualizar alguns dos problemas relativos aos processos e modelos de formação de professores, frequentemente com uma preocupação de estudo mais aprofundado da realidade dos países onde os Seminários decorreram. – Em anexo apresentam-se, os Planos de Trabalho que foram seguidos nos Seminários bem como uma lista de participantes. Os conteúdos dos textos são de exclusiva responsabilidade dos autores.
- Atas do V Encontro do CIED - Escola e ComunidadePublication . Gonçalves, Carolina; Tomás, CatarinaEsta publicação contém as comunicações apresentadas no V Encontro do CIED – Escola e Comunidade, nos dias 18 e 19 de novembro de 2011, na Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, organizado pelo CIED, com o apoio da Escola Superior de Educação de Lisboa
- Guia prático para atividades fora da escolaPublication . Almeida, António; Vasconcelos, ClaraBaseado na experiência dos autores, este livro apresenta uma série de constrangimentos e formas de superar dificuldades inerentes às atividades fora da escola. Sempre acompanhadas por sugestões de locais a visitar e conselhos práticos, as propostas de atividades são apoiadas por pequenas vinhetas lúdicas que visam agarrar o leitor até à última página. Sendo auxiliado por uma série de sugestões de reflexão baseadas na vivência dos autores nestas atividades como professores ou mesmo enquanto alunos, compete ao leitor refletir na sua própria experiência e atrever-se a levar os seus alunos para fora do recinto escolar