Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Supervisão e Avaliação: construção de registos e relatórios

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Brocura5_2010.pdf1.98 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A acção supervisora, inserida num processo de formação de professores, desenvolve-se em diferentes fases e sustenta-se num conjunto de processos, procedimentos e técnicas particulares que sustentam essa acção nos seus diversos momentos, quer de forma sequencial, quer simultânea, e que permitem que ela ganhe relevância, eficácia e inteligibilidade enquanto instrumento de desenvolvimento profissional docente. Para que a supervisão seja verdadeiramente formativa ela deve partir do estudo de situações reais no contexto escolar, fundamentar-se em processos de diagnóstico, recolha, análise, reflexão, explicitação, estruturação e comunicação dos dados recolhidos e situações vividas que permitam a mudança e melhoria efectiva das práticas dos docentes envolvidos e a (re)construção do conhecimento profissional dos professores. As brochuras anteriores, decorrentes das acções desenvolvidas no âmbito do “Processo de Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de Professores” procuraram abordar o processo de supervisão relativamente às suas diferentes fases, instrumentos de supervisão e avaliação no sentido de fomentar tanto o carácter científico da supervisão como promover a sua natureza reflexiva e sistemática: a construção de planos individuais de trabalho; o planeamento e concepção da acção de ensinar; a observação e análise de situações de docência; e referentes, critérios e procedimentos de avaliação. Na presente brochura, de apoio à 5ª sessão de formação, abordam-se as questões relacionadas com os registos escritos como instrumentos de supervisão vertical, horizontal e auto-supervisão relativamente às suas funções, natureza, características, objectivos, procedimentos e implicações. Entende-se o relato como reflexão sobre e síntese do processo de supervisão/formação, instrumento de reestruturação do conhecimento de reflexão e meta-reflexão, de natureza textual e científica, sustentado na análise e interpretação dos dados/evidências recolhidos e situações experienciadas no âmbito de um determinado processo. Apresentam-se um conjunto de sugestões, exemplos e orientações para o uso de registos e relatos, designadamente na elaboração dos relatórios no âmbito da supervisão professores.

Description

Esta brochura foi produzida no contexto do Programa Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de Professores, desenvolvido no âmbito de um protocolo celebrado entre o Ministério da Educação, através da Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE) e a Universidade de Aveiro, através do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE).

Keywords

Formação de professores Supervisão Avaliação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Aveiro

Collections

CC License