Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.98 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A acção supervisora, inserida num processo de formação de professores,
desenvolve-se em diferentes fases e sustenta-se num conjunto de processos,
procedimentos e técnicas particulares que sustentam essa acção nos seus
diversos momentos, quer de forma sequencial, quer simultânea, e que permitem
que ela ganhe relevância, eficácia e inteligibilidade enquanto instrumento de
desenvolvimento profissional docente. Para que a supervisão seja
verdadeiramente formativa ela deve partir do estudo de situações reais no
contexto escolar, fundamentar-se em processos de diagnóstico, recolha, análise,
reflexão, explicitação, estruturação e comunicação dos dados recolhidos e
situações vividas que permitam a mudança e melhoria efectiva das práticas dos
docentes envolvidos e a (re)construção do conhecimento profissional dos
professores.
As brochuras anteriores, decorrentes das acções desenvolvidas no âmbito do
“Processo de Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de
Professores” procuraram abordar o processo de supervisão relativamente às suas
diferentes fases, instrumentos de supervisão e avaliação no sentido de fomentar
tanto o carácter científico da supervisão como promover a sua natureza reflexiva e
sistemática: a construção de planos individuais de trabalho; o planeamento e
concepção da acção de ensinar; a observação e análise de situações de docência;
e referentes, critérios e procedimentos de avaliação.
Na presente brochura, de apoio à 5ª sessão de formação, abordam-se as
questões relacionadas com os registos escritos como instrumentos de supervisão
vertical, horizontal e auto-supervisão relativamente às suas funções, natureza,
características, objectivos, procedimentos e implicações. Entende-se o relato
como reflexão sobre e síntese do processo de supervisão/formação, instrumento
de reestruturação do conhecimento de reflexão e meta-reflexão, de natureza
textual e científica, sustentado na análise e interpretação dos dados/evidências
recolhidos e situações experienciadas no âmbito de um determinado processo.
Apresentam-se um conjunto de sugestões, exemplos e orientações para o uso de
registos e relatos, designadamente na elaboração dos relatórios no âmbito da
supervisão professores.
Description
Esta brochura foi produzida no contexto do Programa Supervisão, Acompanhamento e Avaliação
do Período Probatório de Professores, desenvolvido no âmbito de um protocolo celebrado entre o
Ministério da Educação, através da Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE) e
a Universidade de Aveiro, através do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE).
Keywords
Formação de professores Supervisão Avaliação