Browsing by Issue Date, starting with "2000"
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- A controversa aceitação da Teoria da Tectónica de Placas à luz das Ideias de KuhnPublication . Almeida, AntónioEste trabalho pretende valorizar a dimensão epistemológica da literacia científica, componente em geral menos abordada nos currículos de ciências em praticamente todos os níveis de ensino.
- O papel fundador das relaçõesPublication . Centeno, Maria JoãoA integração do indivíduo na sociedade processa-se através do uso da linguagem. É ela que permite a transformação do indivíduo biológico em organismo com mente ou self. Existe uma identidade entre a unidade da mente e a unidade da sobrevivência evolucionista. “A ecologia, no seu sentido mais vasto, é entendida como o estudo da interação e sobrevivência das ideias e programas (isto é, diferenças, complexos de diferenças, etc.) nos circuitos.” (Bateson, 1972: 491) O significado de “sobrevivência” torna-se diferente ao deixar de falar da sobrevivência de algo que habita o corpo e começar a pensar na sobrevivência do sistema de ideias no circuito. Os vínculos individuais dos caminhos a que chamamos “eu” já não são tão preciosos, porque esse vínculo é apenas uma parte da mente, entendida num sentido mais lato.
- Dicionário de história de Portugal: [entradas]Publication . Morais-Alexandre, Paulo; Barreto, António; Mónica, Maria FilomenaO Dicionário de História de Portugal contém informação sobre pessoas, conceitos, lugares e acontecimentos da história de Portugal. Estão aqui reunidas as entradas feitas pelo autor sobre: «Peres, Damião»; «Pinto, Clotário Luís Supico»; «Pinto, Francisco de Paula Leite»; «Ramires, Sebastião Garcia»; «Rapazote, António Gonçalves»; «Rau, Virgínia»; «Rebelo, Horácio de Sá Viana»; «Reis Júnior, Albino»; «Reis, Luís da Câmara»; «Ribeiro, António Lopes»; «Ribeiro, Sebastião José»; «Ribeiro, Manuel Félix»; «Rodrigues, Manuel Maria Sarmento»; «Rogeiro, Clemente»; «Rosa, Fernando Baeta Bissaia Barreto»; «Rosas, João Augusto Dias»; «Santana, Vasco»; «Santos Júnior, Alfredo dos»; «Saraiva, José Hermano»; «Schultz, Arnaldo»; «Silva, António»; «Ulrich, José Frederico»; «Ulrich, Rui Ennes»; «Valadão, Ramiro»; «Verde Gaio»; «Villaret, João».
- Estratégias de envolvimento parental, projecto parceria entre escola, família e comunidadePublication . Carvalho, Luísa Ramos de; Reis, Ana Maria; Fernandes, Emília; Morais, Ilda; Campos, Joana; Cruz, LilianaEsta publicação destina-se a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico preocupados em desenvolver estratégias de envolvimento parental que visem a melhoria da qualidade educativa da escola. Nela descrevemos o trabalho desenvolvido em cinco escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico que integraram o Estudo Relação, Escola, Família e Comunidade1 , na área de coordenação de Setúbal, nos anos lectivos de 1997/98 e 1998/99. Este Estudo desenvolvido pelo Departamento de Avaliação Prospectiva e Planeamento (DAPP) visou, entre outros objectivos, identificar estratégias susceptíveis de dinamizar o estabelecimento de parcerias entre a Escola, a Família e a Comunidade no sentido de uma posterior generalização. A razão de investir no envolvimento dos pais na escola baseia-se em estudos desenvolvidos nos EUA e em Portugal que indicam que a aprendizagem dos alunos é mais significativa e realizada com maior sucesso quando se processa num ambiente em que professores e pais cooperam (Davies et al.,1989; Epstein, 1992; Eccles & Harold, 196). Mas é importante salientar que esta cooperação em torno da aprendizagem dos alunos pode ter igualmente benefícios para os pais e professores. Os pais tendem a enriquecer a imagem dos filhos, a aumentar as expectativas face à escola, a adquirir novas competências educacionais melhorando as suas práticas educativas familiares e a estabelecer relações mais calorosas e participativas com a instituição escolar que os estimula como pessoas e cidadãos (Davies et al., 1989, Epstein, 1990). Os professores quando se sentem apoiados e valorizados como pessoas e como profissionais reafirmam a sua capacidade de intervenção. Ao trabalhar com as famílias têm oportunidade de construir um conhecimento mais verdadeiro do aluno e de ultrapassar as imagens estereotipadas das famílias mais carenciadas (Benavente et al., 1987; Marques, 1988). As escolas em que os professores cooperam com os pais, do ponto de vista organizacional, reflectem geralmente um clima geral aberto, caloroso e democrático sendo capazes de gerir a diversidade da população escolar como um factor positivo (Davies, 1987; Epstein, 1992). Nesta publicação, procurou-se divulgar algumas formas possíveis de trabalhar com os pais. Todas as acções aqui descritas foram suportadas pelos orçamentos correntes das escolas e pelos recursos das diferentes comunidades em que se inserem, não recorrendo a financiamentos externos extraordinários. No entanto, no âmbito do Estudo foi colocado, em cada escola, um facilitador, elemento dinamizador e de apoio ao desenvolvimento de projectos de relação entre a escola, a família e a comunidade. Cada facilitador deslocou-se de uma forma sistemática à escola para reunir com os professores envolvidos no Estudo e acompanhar as actividades desenvolvidas.
- Qualidade de vida em indivíduos com cegueira congénita e adquiridaPublication . Mendanha, Luís; Simões, CarlosEste trabalho consiste num estudo monográfico sobre a Qualidade de Vida em indivíduos adultos com cegueira congénita e indivíduos adultos com cegueira adquirida (estudo descritivo e comparativo). Utilizou-se uma amostra de 43 participantes (18 com cegueira congénita e 25 com cegueira adquirida). É utilizado como instrumento a escala de avaliação da Qualidade de Vida SF-36 (versão portuguesa) e um questionário sócio-demográfico de modo a termos um maior controlo sobre outras variáveis que cremos poderem também influenciar a Qualidade de Vida. Pretende-se desta maneira demonstrar que a Qualidade de Vida de um indivíduo cego poderá ser influenciada consoante este cegue até ao primeiro ano de vida (cegueira congénita) ou depois dos cinco anos de idade (cegueira adquirida). Os dados obtidos, após a recolha da amostra, foram tratados estatisticamente, utilizando-se para o efeito o programa SPSS. Da análise desse estudo, podemos constatar que, na nossa amostra, não foram encontradas diferenças significativas entre os dois grupos em estudo, relativamente à Qualidade de Vida. É no entanto de realçar que os valores médios obtidos, na nossa amostra, para os oito conceitos que compõem a escala SF-36, são bastante elevados comparativamente aos valores médios para a população Portuguesa (valores provisórios). Estes resultados podem em parte ser explicados por a escala SF-36 não ser especificamente desenvolvida para a população em estudo centrando-se exclusivamente nas questões da saúde. Assim sendo, a inclusão de questões desenvolvidas especificamente para a população deficiente visual, poderia eventualmente contribuir para uma melhor avaliação da Qualidade de Vida nesta população, conseguindo-se desse modo uma mais fácil e correcta identificação de algumas problemáticas a esse nível.
- O teatro e a igreja no século XX (em Portugal)Publication . Vasques, Eugénia; Matos, GlóriaA Igreja católica em Portugal assumiu uma relevante liderança social da juventude até ao 25 de Abril 1974. Nas décadas de 70-90, a ocupação “civil” dos padres contribuiu, em muitos aspectos, para o fim da época do “pároco” disponível, ainda que, a partir dos anos 60, se reconheça uma profunda mudança na sua mentalidade e envolvimento político. O teatro foi um dos mais importante veículos de apelo, mobilização e congregação das juventudes nestas décadas. Revisitamos aqui um século de dramaturgia portuguesa e de teatro de temática religiosa, que, embora constitua um património esquálido, é ainda assim significativo. Constata-se uma amplificação do conceito de “teatro religioso” e de outras formas de expressão de religiosidade em teatro. O tema dos “excluídos” e “pestíferos”.
- Experimental signatures of fermiophobic Higgs bosonsPublication . Brucher, L.; Santos, R.The most general Two Higgs Doublet Model potential without explicit CP violation depends on 10 real independent parameters. Excluding spontaneous CP violation results in two 7 parameter models. Although both models give rise to 5 scalar particles and 2 mixing angles, the resulting phenomenology of the scalar sectors is different. If flavour changing neutral currents at tree level are to be avoided, one has, in both cases, four alternative ways of introducing the fermion couplings. In one of these models the mixing angle of the CP even sector can be chosen in such a way that the fermion couplings to the lightest scalar Higgs boson vanishes. At the same time it is possible to suppress the fermion couplings to the charged and pseudo-scalar Higgs bosons by appropriately choosing the mixing angle of the CP odd sector. We investigate the phenomenology of both models in the fermiophobic limit and present the different branching ratios for the decays of the scalar particles. We use the present experimental results from the LEP collider to constrain the models.
- Desenvolvimento profissional de professoresPublication . Serrazina, Maria De LurdesEste artigo é parte de uma investigação(Serrasina, 1998) mais ampla referente ao processo de desenvolvimento profissional em matemática de três professores do 1º ciclo.
- Foreign languages in the primary schoolPublication . Ribeiro, José Orlando StrechtOf vital importance to the successful implementation of the teaching of FLs in the 1st Cycle...
- Impacte ambiental, contingência e regulação: os estudos de impacte ambiental em Portugal: (1990-1997)Publication . Garcia, José Luís de Oliveira; Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Pott, MarisaO IPAMB solicitou ao OBSERVA a criação de uma base de dados dos processos de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) e um relatório que descrevesse e sintetizasse, com a interpretação adequada e possível à natureza do material recolhido, o acervo compilado. Esta iniciativa foi acolhida na qualidade de estudo preliminar do projecto Episódios de Conflito Ambiental, devido à sua óbvia pertinência. Em finais da década de 80 surgem, em Portugal, as primeiras análises sobre Estudos de Impacte Ambiental (EIA). Mas é apenas nos anos 90, no âmbito do 1º, 2º e 3º Seminários Anuais sobre AIA, que decorem em Abril de 1991, Março/Abril de 1992 e Março de 1993, que teve verdadeiramente início a reflexão portuguesa sobre a AIA. Passaram entretanto mais de 20 anos sobre o começo da AIA em termos internacionais e 5 anos da directiva comunitária que criou a sua obrigatoriedade como condição prévia ao licenciamento das grandes obras que «infra-estruturam» física e tecnologicamente os espaços nacionais (Directiva nº 65/377/CEE de 27 de Junho).
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »