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ESELx - Livros

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Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 63
  • Didática das ciências sociais: pensar com Joan Pagès Blanch
    Publication . Gomes Dias, Alfredo; Barroso Hortas, Maria João
    Em Portugal, o domínio da Didática das Ciências Sociais, História e Geografia tem revelado muitas dificuldades para se afirmar enquanto área fundamental no percurso da formação inicial de professores do ensino básico e secundário. Não obstante as possíveis exceções que possam ser apontadas, importa reconhecer a pouco consistente produção científica que tem existido em Portugal sobre as finalidades, objetivos, estratégias, atividades e processos de avaliação do ensino e aprendizagem da História e da Geografia. A decisão de editar um pequeno volume com um conjunto de textos de Joan Pagès Blanch tem dois propósitos. O primeiro consiste na intenção de prestar uma pequena homenagem ao grande professor e mestre, que nos deixou, de forma inesperada, em junho de 2020. O segundo é o de divulgar o seu pensamento, abrindo a porta ao estudo da vasta obra que nos legou, editada em Espanha e na América Latina.
  • Educação e Cidades: tempos, espaços, atores e culturas (atas do XVI Congresso da SPCE)
    Publication . Pires, Carlos; Lino, Dalila; Martins, Fernanda; Figueiredo, Maria; Friães, Rita; Leite, Teresa; Almeida, Tiago
    O XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) realizou-se presencialmente (ainda que com a possibilidade de participação a distância), entre 15 e 17 de setembro de 2022, no campus do Instituto Politécnico de Lisboa, organizado pela SPCE com a Escola Superior de Educação de Lisboa.
  • Livro de resumos do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: “Educação e Cidades: tempos, espaços, atores e culturas”
    Publication . Pires, Carlos; Figueiredo, Maria; Martins, Maria Fernanda
    Livro de resumos do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: “Educação e Cidades. Tempos, espaços, atores e culturas”. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
  • Políticas Educativas no Espaço Ibero-Americano: temas críticos, tensões e perspetivas
    Publication . Pires, Carlos
    O segundo número da coleção de e-books editada pelo Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) – “Cadernos de Política e Administração Educacional” – incide sobre temas críticos de políticas educativas que, como refere Leonor Torres no primeiro capítulo da obra, circulam no espaço ibero-americano carregando consigo “tensões e contradições”, que os textos agora publicados se encarregam de analisar, problematizar e dar visibilidade, através da pluralidade de pontos de vista e de posições dos seus autores, a partir de diferentes lugares de observação. Os textos que constituem os capítulos do livro, resultam de comunicações apresentadas na conferência de abertura e nas seis “mesas plenárias” do VII Congresso Ibero-Americano e X Congresso Luso-Brasileiro de Políticas e Administração da Educação: “política e gestão da educação: temas críticos no espaço ibero-americano”, realizados em Lisboa, de 6 a 8 de fevereiro de 2023, coorganizados pelas três associações parceiras: FPAE (Portugal); ANPAE (Brasil); e FEAE (Espanha).
  • Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
    Publication . Valente, Bianor; Leite, Teresa
    Nos últimos cinquenta anos, a situação curricular em Portugal tem enfrentado diversas dificuldades e desafios relacionados com a complexa adaptação do currículo à expansão e universalização da educação, bem como à necessidade de atender às exigências de uma sociedade cada vez mais globalizada e multicultural (Roldão, 2021). Ao longo deste tempo, assistimos a alterações curriculares que procuraram refletir as mudanças das necessidades da sociedade, os avanços na pesquisa educacional e a promoção do sucesso escolar de uma população cada vez mais heterogénea. Destacam-se ainda influências decorrentes da participação de Portugal em organizações internacionais, como por exemplo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) (Roldão & Almeida, 2018). De forma mais estrutural ou mais conjuntural, sucessivos governos procederam, assim, a reformas ou reorganizações curriculares, na maior parte das vezes incompletas, resultando num somatório de programas elaborados em diferentes épocas e contextos que dificilmente preenchiam as caraterísticas constitutivas de um currículo.
  • IMAGO MUNDI: cartografias, práticas artísticas, comunidade e representações do território
    Publication . Pereira, Teresa Matos
    IMAGO MUNDI significa “Representação do Mundo”. O termo foi utilizado desde a época medieval para coletâneas de tratados de cosmografia. Enquanto tal, expressava uma visão dos lugares, dos homens, da fauna, da flora, da geografia física e representava um corpus de conhecimento acerca do mundo de então. Nesta sequência, os mapas constituíram-se como sistemas visuais de representação e comunicação destes olhares, social e culturalmente construídos ao longo dos tempos, convocando a arte, a ciência e a tecnologia e evidenciando relações de poder, práticas socioculturais, ontologias, imaginários, hierarquias, preferências, prioridades.
  • Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica
    Publication . Hortas, Maria João; G Dias, Alfredo; Alba, Nicolás de
    La Asociación Universitaria de Profesorado de Didáctica en las Ciencias Sociales (AUPDCS) mantiene viva su intención de contribuir a la construcción del conocimiento científico en el campo de la Didáctica de las Ciencias Sociales. Para alcanzar este objetivo, año tras año, la AUPDCS ha invitado a investigadores, formadores y profesores a colaborar en la publicación de un libro que reúne saberes, experiencias y reflexiones críticas sobre su trabajo, tanto en las universidades, como en los centros educativos de educación Infantil, Primaria o Secundaria. Enseñar y aprender Didáctica de las Ciencias Sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica es fruto de este trabajo; proponiéndose contribuir a la construcción de posibles respuestas a los desafíos que se plantean en la formación de profesores en Didáctica de las Ciencias Sociales, teniendo en cuenta los cambios políticos, económicos, sociales y culturales a los que asistimos actualmente en el mundo en el que vivimos, tanto a escala local como global. Estamos ante un mundo de desafíos ilimitados, traducidos en las desigualdades sociales, en la diversidad cultural, en los conflictos locales y en los enfrentamientos regionales, en las amenazas nucleares y en la sostenibilidad de la vida en el Planeta, en los movimientos migratorios inter y transcontinentales y en el surgimiento de políticas de carácter populista y antidemocrático.
  • Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal
    Publication . Silva, Maria João; Branco, Neusa; Pessoa, Ana Maria
    O presente e-book, Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal, tem a sua origem com o regresso ao regime presencial nas escolas de todos os níveis de Ensino em Portugal, no ano letivo 2021-2022, após períodos de Ensino Remoto de Emergência e de ensino misto, nos anos letivos de 2019-2020 e de 2020-2021, devido à Pandemia da COVID-19.
  • Guide to building inclusive cultural spaces
    Publication . Rojas-Pernia, Susana; Haya-Salmón, Ignacio; Calvo-Salvador, Adelina; Lázaro-Visa, Susana; Fernández-Fuertes, Andrés; Susinos-Rada, Teresa; Riaño-Galán, Elena; Angulo-Pérez, Iria; Vinatea-Elorrieta, Alicia; Sanahuja-Gavaldà, Josep Mª; Morón-Velasco, Mar; Pérez-Romero, Antonio; Miquel-Bertrán, Ester; Badia-Martín, María del Mar; Benages-Campins, Ester; Gutiérrez-Colominas, David; Ribes-Guardia, Francesc Xavier; Macías-Pedrero, Simón; Gigerl, Monika; Herunter, Elisabeth; Gollowitsch, Karin; Pilling, Caroline; Madureira, Isabel; Nunes, Clarisse; Valente, Bianor; Sá, Kátia; Vieira, Natália; Relvas, Mário; Almeida, Tiago; Labudovikj, Rozita Petrinska; Labudovikj, Miroslav; Labudovikj, Dimitar; Bachmann, Susanne; Venter, Antonia; Robledo, Amanda; Ahmad, Addas; Altmann, Nico; Bejtuli, Rudina; Dogan, Atalay; Joers, Ingo; Loska, Lukasz; Martinez, Vincent; Sauerbier, Stephan; Serag, Sammy; Arslantürk, Ismail; Welz, Moritz
    A criação de espaços culturais e artísticos inclusivos requer uma revisão da forma como estes são concebidos, desenhados e organizados com o objetivo de dar as boasvindas a toda a gente e garantir o acesso e participação igualitários aos serviços, atividades e conteúdos que oferecem. Desta maneira, museus, centros culturais e artísticos ou espaços de exposições contribuem para a promoção do direito a aceder e participar na vida cultural e artística, tal como expresso em várias convenções internacionais, incluindo a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
  • O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativo
    Publication . Valente, Bianor; Maurício, Paulo; Teodoro, Ana
    Em educação, os wikis têm ganho uma crescente popularidade. A presente investigação pretende analisar o uso de cadernos de laboratório virtuais, realizados com recurso a um wiki, numa instituição de ensino superior em Portugal. Neste artigo, foca-se a atenção no tipo de interação que se desenvolveu entre os estudantes, em grupos de trabalho de 2 ou 3 elementos, aquando da elaboração do caderno de laboratório virtual. Com esse objetivo, analisou-se o tipo de edição e compararam-se versões sucessivas de páginas do caderno, de uma amostra de grupos que frequentaram uma unidade curricular de biologia, no âmbito da formação inicial de educadores e professores dos 1.º e 2.ºciclos. Procedeu-se à categorização de contribuições individuais para o wiki e os dados obtidos foram analisados usando uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados contribuem para enriquecer a compreensão acerca do uso dos wikis em projetos educacionais de cariz colaborativo.