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ESELx - Livros

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Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 62
  • Educação e Cidades: tempos, espaços, atores e culturas (atas do XVI Congresso da SPCE)
    Publication . Pires, Carlos; Lino, Dalila; Martins, Fernanda; Figueiredo, Maria; Friães, Rita; Leite, Teresa; Almeida, Tiago
    O XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) realizou-se presencialmente (ainda que com a possibilidade de participação a distância), entre 15 e 17 de setembro de 2022, no campus do Instituto Politécnico de Lisboa, organizado pela SPCE com a Escola Superior de Educação de Lisboa.
  • Livro de resumos do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: “Educação e Cidades: tempos, espaços, atores e culturas”
    Publication . Pires, Carlos; Figueiredo, Maria; Martins, Maria Fernanda
    Livro de resumos do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: “Educação e Cidades. Tempos, espaços, atores e culturas”. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
  • Políticas Educativas no Espaço Ibero-Americano: temas críticos, tensões e perspetivas
    Publication . Pires, Carlos
    O segundo número da coleção de e-books editada pelo Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) – “Cadernos de Política e Administração Educacional” – incide sobre temas críticos de políticas educativas que, como refere Leonor Torres no primeiro capítulo da obra, circulam no espaço ibero-americano carregando consigo “tensões e contradições”, que os textos agora publicados se encarregam de analisar, problematizar e dar visibilidade, através da pluralidade de pontos de vista e de posições dos seus autores, a partir de diferentes lugares de observação. Os textos que constituem os capítulos do livro, resultam de comunicações apresentadas na conferência de abertura e nas seis “mesas plenárias” do VII Congresso Ibero-Americano e X Congresso Luso-Brasileiro de Políticas e Administração da Educação: “política e gestão da educação: temas críticos no espaço ibero-americano”, realizados em Lisboa, de 6 a 8 de fevereiro de 2023, coorganizados pelas três associações parceiras: FPAE (Portugal); ANPAE (Brasil); e FEAE (Espanha).
  • Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
    Publication . Valente, Bianor; Leite, Teresa
    Nos últimos cinquenta anos, a situação curricular em Portugal tem enfrentado diversas dificuldades e desafios relacionados com a complexa adaptação do currículo à expansão e universalização da educação, bem como à necessidade de atender às exigências de uma sociedade cada vez mais globalizada e multicultural (Roldão, 2021). Ao longo deste tempo, assistimos a alterações curriculares que procuraram refletir as mudanças das necessidades da sociedade, os avanços na pesquisa educacional e a promoção do sucesso escolar de uma população cada vez mais heterogénea. Destacam-se ainda influências decorrentes da participação de Portugal em organizações internacionais, como por exemplo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) (Roldão & Almeida, 2018). De forma mais estrutural ou mais conjuntural, sucessivos governos procederam, assim, a reformas ou reorganizações curriculares, na maior parte das vezes incompletas, resultando num somatório de programas elaborados em diferentes épocas e contextos que dificilmente preenchiam as caraterísticas constitutivas de um currículo.
  • IMAGO MUNDI: cartografias, práticas artísticas, comunidade e representações do território
    Publication . Pereira, Teresa Matos
    IMAGO MUNDI significa “Representação do Mundo”. O termo foi utilizado desde a época medieval para coletâneas de tratados de cosmografia. Enquanto tal, expressava uma visão dos lugares, dos homens, da fauna, da flora, da geografia física e representava um corpus de conhecimento acerca do mundo de então. Nesta sequência, os mapas constituíram-se como sistemas visuais de representação e comunicação destes olhares, social e culturalmente construídos ao longo dos tempos, convocando a arte, a ciência e a tecnologia e evidenciando relações de poder, práticas socioculturais, ontologias, imaginários, hierarquias, preferências, prioridades.
  • Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica
    Publication . Hortas, Maria João; G Dias, Alfredo; Alba, Nicolás de
    La Asociación Universitaria de Profesorado de Didáctica en las Ciencias Sociales (AUPDCS) mantiene viva su intención de contribuir a la construcción del conocimiento científico en el campo de la Didáctica de las Ciencias Sociales. Para alcanzar este objetivo, año tras año, la AUPDCS ha invitado a investigadores, formadores y profesores a colaborar en la publicación de un libro que reúne saberes, experiencias y reflexiones críticas sobre su trabajo, tanto en las universidades, como en los centros educativos de educación Infantil, Primaria o Secundaria. Enseñar y aprender Didáctica de las Ciencias Sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica es fruto de este trabajo; proponiéndose contribuir a la construcción de posibles respuestas a los desafíos que se plantean en la formación de profesores en Didáctica de las Ciencias Sociales, teniendo en cuenta los cambios políticos, económicos, sociales y culturales a los que asistimos actualmente en el mundo en el que vivimos, tanto a escala local como global. Estamos ante un mundo de desafíos ilimitados, traducidos en las desigualdades sociales, en la diversidad cultural, en los conflictos locales y en los enfrentamientos regionales, en las amenazas nucleares y en la sostenibilidad de la vida en el Planeta, en los movimientos migratorios inter y transcontinentales y en el surgimiento de políticas de carácter populista y antidemocrático.
  • Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal
    Publication . Silva, Maria João; Branco, Neusa; Pessoa, Ana Maria
    O presente e-book, Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal, tem a sua origem com o regresso ao regime presencial nas escolas de todos os níveis de Ensino em Portugal, no ano letivo 2021-2022, após períodos de Ensino Remoto de Emergência e de ensino misto, nos anos letivos de 2019-2020 e de 2020-2021, devido à Pandemia da COVID-19.
  • Guide to building inclusive cultural spaces
    Publication . Rojas-Pernia, Susana; Haya-Salmón, Ignacio; Calvo-Salvador, Adelina; Lázaro-Visa, Susana; Fernández-Fuertes, Andrés; Susinos-Rada, Teresa; Riaño-Galán, Elena; Angulo-Pérez, Iria; Vinatea-Elorrieta, Alicia; Sanahuja-Gavaldà, Josep Mª; Morón-Velasco, Mar; Pérez-Romero, Antonio; Miquel-Bertrán, Ester; Badia-Martín, María del Mar; Benages-Campins, Ester; Gutiérrez-Colominas, David; Ribes-Guardia, Francesc Xavier; Macías-Pedrero, Simón; Gigerl, Monika; Herunter, Elisabeth; Gollowitsch, Karin; Pilling, Caroline; Madureira, Isabel; Nunes, Clarisse; Valente, Bianor; Sá, Kátia; Vieira, Natália; Relvas, Mário; Almeida, Tiago; Labudovikj, Rozita Petrinska; Labudovikj, Miroslav; Labudovikj, Dimitar; Bachmann, Susanne; Venter, Antonia; Robledo, Amanda; Ahmad, Addas; Altmann, Nico; Bejtuli, Rudina; Dogan, Atalay; Joers, Ingo; Loska, Lukasz; Martinez, Vincent; Sauerbier, Stephan; Serag, Sammy; Arslantürk, Ismail; Welz, Moritz
    A criação de espaços culturais e artísticos inclusivos requer uma revisão da forma como estes são concebidos, desenhados e organizados com o objetivo de dar as boasvindas a toda a gente e garantir o acesso e participação igualitários aos serviços, atividades e conteúdos que oferecem. Desta maneira, museus, centros culturais e artísticos ou espaços de exposições contribuem para a promoção do direito a aceder e participar na vida cultural e artística, tal como expresso em várias convenções internacionais, incluindo a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
  • O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativo
    Publication . Valente, Bianor; Maurício, Paulo; Teodoro, Ana
    Em educação, os wikis têm ganho uma crescente popularidade. A presente investigação pretende analisar o uso de cadernos de laboratório virtuais, realizados com recurso a um wiki, numa instituição de ensino superior em Portugal. Neste artigo, foca-se a atenção no tipo de interação que se desenvolveu entre os estudantes, em grupos de trabalho de 2 ou 3 elementos, aquando da elaboração do caderno de laboratório virtual. Com esse objetivo, analisou-se o tipo de edição e compararam-se versões sucessivas de páginas do caderno, de uma amostra de grupos que frequentaram uma unidade curricular de biologia, no âmbito da formação inicial de educadores e professores dos 1.º e 2.ºciclos. Procedeu-se à categorização de contribuições individuais para o wiki e os dados obtidos foram analisados usando uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados contribuem para enriquecer a compreensão acerca do uso dos wikis em projetos educacionais de cariz colaborativo.
  • History and philosophy of science and science teaching proceedings
    Publication . Coelho, Ricardo Lopes; Faria, Cláudia; Valente, Bianor; Maurício, Paulo
    The volume now presented, with texts in English and Portuguese, has a double purpose: to frame the use of History and Philosophy of Science in science teaching; and to provide Portuguese teachers with materials from which to enrich their science classes. To this end, contributions have been gathered from authors who have researched the use of History and Philosophy of Science in the promotion of better education in an international context. Since its first meeting in 1989, the International History Philosophy and Science Teaching Group (IHPST) has organized biannual conferences. In recent years, it has also promoted regional conferences. In these conferences, teachers, students and scholars of education, history, philosophy and sociology of science contribute to broaden the field of research and strengthen the contribution of the Group in practical and theoretical issues. It is in this tradition that this volume appears. Most of our authors have been actively involved in the IHPST Group. As has been recognized, science education benefits if teachers and students get to know better the past of science and how science works. This concerns what the authors of the past have said and done - which usually differs from what our textbooks tell us; it concerns the methods of science; the limitations of scientific theories; the impacts of science and technology and the recognition of emerging ethical issues. From all this, the editors hope that the present volume can benefit the teaching and learning of science in Portugal.