Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.24 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A partir do momento em que a criança nasce, é exposta a enunciados de fala de
uma dada comunidade linguística e inicia o processo de aquisição da(s) língua(s)
dessa comunidade, com o objectivo de comunicar com os seus membros. Este processo
de aquisição é longo e, contrariamente ao que é assumido na generalidade,
não se encontra concluído à entrada na escola. Como veremos nas secções seguintes,
múltiplos aspectos relativos à estrutura das palavras, das frases e do discurso
não se encontram estabilizados no momento em que a criança inicia o 1.o Ciclo do
Ensino Básico. Desadequações entre o sistema linguístico da criança e os conteúdos
evocados na sala de aula podem contribuir para o insucesso escolar. Cada professor
deve, assim, estar atento à (i)maturidade linguística dos seus alunos e agir tendo
em conta o seu perfil linguístico.
Nesta publicação, temos como objectivo central dar conta de como o desenvolvimento
linguístico está inter-relacionado com o processo de ensino e de aprendizagem
no 1.o Ciclo do Ensino Básico, sobretudo nos primeiros anos, condicionando-o
de forma significativa. Na secção 1, trataremos questões gerais sobre o desenvolvimento
linguístico em curso durante o 1.o Ciclo. Na secção 2, reflectiremos sobre
aspectos linguísticos de aquisição precoce e de aquisição tardia, no sentido de fornecer
aos professores um ponto de referência para a identificação de eventuais
problemas no desenvolvimento linguístico dos seus alunos. Apresentaremos, na
secção 3, propostas de actividades a desenvolver com os alunos, que permitam
estimular e promover a compreensão e a produção linguísticas orais e escritas,
dando especial atenção aos aspectos que emergem ou se consolidam mais tardiamente
e aos que colocam dificuldades particulares.
Description
Keywords
Citation
Publisher
Ministério da Educação Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular