Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.22 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste volume, intitulado “FORMAÇÃO CONTÍNUA: RELATOS E
REFLEXÕES”, reúnem-se diversos tipos de documentos produzidos no
âmbito do projeto “Qualificação dos Professores em Países Lusófonos”
(Programa EU-ACP – EDULINK – ID Number 9 – ACP – RPR – 118#28)
– que decorreu entre 31 de dezembro de 2008 e 31 de dezembro de 2011.
O objetivo do projeto foi o de “dotar as Instituições do Ensino Superior
(IES) de competências que lhes permitissem desenvolver um programa
de formação contínua (FC) de professores para o Ensino Básico,
de qualidade e culturalmente específico, em países onde o Português é a
língua de ensino”.
Participaram no projeto as Escolas Superiores de Educação de Lisboa
e de Viana do Castelo (Portugal), a Universidade de Cabo Verde
(Cabo Verde), o Instituto Superior Politécnico (São Tomé e Príncipe), a
Universidade Pedagógica (Moçambique) e a Universidade Nacional de
Timor (Timor Lorosae). A ONGD portuguesa Engenho e Obra participou
com o estatuto de “associada”.
De entre todas as ações desenvolvidas devem destacar-se os Seminários
realizados em Portugal (Lisboa e Viana do Castelo), Cabo Verde (Cidade
da Praia) e Moçambique (Maputo), intercalados com Visitas Intercalares
às IES participantes. De realçar também, que cada IES desenvolveu,
no seu país, um Programa de Formação Contínua de Professores. Constituiu-
se ainda uma rede de aprendizagem online onde todos os materiais
científicos e pedagógicos desenvolvidos foram disponibilizados.
Trabalharam-se quatro áreas de formação: Qualidade da Educação e
Desenvolvimento (QED); Ensino das Ciências (EC); Ensino da Matemática
(EM); e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Este volume divide-se em três partes:
– Na primeira, estão contidos os documentos estruturantes do projeto
– o Sumário Executivo e o Quadro Lógico. Estes representam a filosofia
subjacente e as ações que foram previstas e implementadas;
– Na segunda, incluem-se textos de cada uma das quatro áreas de
formação (QED; EC; EM; TIC), produzidos pelos participantes e que
procuram ou relatar experiências e boas-práticas desenvolvidas durante a
6 Formação contínua – relatos e reflexões
implementação local dos programas de formação contínua ou contextualizar
a formação com reflexão teórico-prática adicional;
– Na terceira, estão textos de conferências proferidas nos três Seminários
e que procuraram contextualizar alguns dos problemas relativos
aos processos e modelos de formação de professores, frequentemente
com uma preocupação de estudo mais aprofundado da realidade dos países
onde os Seminários decorreram.
– Em anexo apresentam-se, os Planos de Trabalho que foram seguidos
nos Seminários bem como uma lista de participantes.
Os conteúdos dos textos são de exclusiva responsabilidade dos autores.
Description
Keywords
Formação contínua Continuing training
Citation
Publisher
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa