Browsing by Author "Antunes, Sandra"
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- Antibiotic consumption, illness, and maternal sensitivity in infants with a disorganized attachmentPublication . Fuertes, Marina; Faria, Anabela; Gonçalves, Joana L.; Antunes, Sandra; Dionisio, FranciscoPrior research found an association between mother–infant attachment and antibiotic use. Ambivalent-attached infants are more likely to take antibiotics than other infants, and their mothers tend to be less sensitive to their needs than most. This finding is important because it shows the association between psychological processes, early relationships, and health outcomes. We aim to learn about children with high-risk attachment relationships, such as disorganized-attached infants. This study compares antibiotic use, infant–mother interactive behavior, and health indicators according to infant attachment patterns (including disorganized attachment). For this purpose, we observed mothers–infants’ interactive behavior in free play at nine months and infants’ attachment in the Ainsworth Strange Situation at twelve months. Participants included 77 girls and 104 boys (full-term and preterm) and their mothers. Paradoxically, mothers of disorganized-attached infants reported that their children were ill only 1.56 times on average, but 61% of their children used antibiotics in the first nine months. The other mothers reported that their children were sick 5.73 times on average, but only 54% of their children used antibiotics in the same period. Infants with disorganized attachment had mothers who were more literate and less sensitive. These results add to a body of research that shows that early high-risk relationships affect children’s lives at multiple levels.
- Designing with people for inclusive growthPublication . Rijo, Cátia; Grácio, Helena; Antunes, SandraThis paper presents a collaborative project defined by interdisciplinary dialogue in formal, informal and culturally plural learning contexts, considering educational practices alternative to the classroom model. The present case takes place in the Portuguese village of Nisa. Gathering artisans, designers and artists, along with students from the Visual Arts and Technologies Degree (from Lisbon’s Polytechnic ESELx); merging students in context; providing them experience of local culture and memory – we aim to achieve ways of projecting in the future material and immaterial memory and heritage kept within human and material diversity; reflecting also on collaborative and participative methodologies in design teaching and research.
- DESIGNLAB4U: Uma experiência de experimentação e ação prática em designPublication . Rijo, Cátia; Grácio, Helena; Antunes, SandraEste artigo tem como objetivo mostrar um projeto académico de cariz profissionalizante que tem vindo a ser desenvolvido na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa, que visa a imersão dos estudantes do Curso de Artes Visuais e Tecnologias em contextos pedagógicos, de trabalho sociais ou de investigação reais. Pretende-se o provimento de um laboratório de design de índole profissional capaz de dar resposta às solicitações de carácter pedagógico e gráfico. Como ponto de chegada intenta proporcionar-se aos alunos a oportunidade de colaborar com projetos reais, com projeção na comunidade, gerados num contexto imersivo de aprendizagem, facilitando e fomentando a criatividade, assim como o desenvolvimento de atividades de enriquecimentos cultural e social.
- Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória localPublication . Rijo, Cátia; Grácio, Helena; Antunes, SandraO presente artigo apresenta um projeto colaborativo caracterizado pelo diálogo interdisciplinar em contextos de educação formal, informal e culturalmente plurais, considerando práticas educativas alternativas ao modelo de sala de aula. O caso exposto ocorreu na vila portuguesa de Nisa. Reunindo artesãos, designers e artistas, ao par de estudantes da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (da ESELx do Instituto Politécnico de Lisboa); integrando os estudantes no contexto; providenciando-lhes experiência da cultura e memória locais – aspirámos alcançar formas de projetar no futuro a memória e a herança material e imaterial guardadas na diversidade humana e material; refletindo simultaneamente sobre metodologias colaborativas e participativas no ensino e pesquisa em design.
- Estudo comparativo das representações maternas em díades com bebés de termo, pré-termo e extremo pré-termoPublication . Almeida, Ana Rita; Casimiro, Rute; Antunes, Sandra; Alves, Maria João; Lopes, Joana; Ribeiro, Camila; Santos, Margarida Custódio dos; Moreira, João; Fuertes, MarinaAs representações das mães acerca dos seus bebés e da maternidade têm sido associadas à vinculação e ao desenvolvimento subsequente do bebé (e.g., Benoit, Parker, & Zeanah, 1997; Fuertes, Faria, Fink & Barbosa, 2011, Kochanska, 1998; Zeanah, Benoit, Hirshberg, Barton, & Regan, 1994). Deste modo, o estudo das representações maternas ganhou importância tanto no campo da investigação na área da relação mãe-filho(a) como na intervenção na maternidade de risco. No caso das mães dos bebés pré-termo (e quando comparadas com as mães dos bebés de termo) verifica-se que estas mães representam o temperamento dos seus filhos de modo menos positivo (e.g., Cox, Hopkins, & Hans, 2000). Todavia, as mães portuguesas dos prematuros, são mais otimistas relativamente às suas capacidades de se relacionarem com os seus bebés (Fuertes et al., 2011). Tendo em conta a pertinência do campo de estudos, quisemos conhecer mais as representações das mães dos bebés nascidos antes das 32 semanas e em risco de problemas de saúde e desenvolvimento, âmbito raramente estudado. No intuito de investigar essas representações procurou-se comparar 40 díades com bebés de extremo pré-termo (idade gestacional inferior a 32 semanas), 40 de pré-termo (nascidos com 32 a 36 semanas de idade gestacional) e 40 de termo (idade gestacional superior a 37 semanas). Para o efeito, as mães foram entrevistadas nas primeiras 72 horas após o nascimento dos seus bebés acerca da gravidez, parto, nascimento antecipado, maternidade e expectativa sobre o futuro desenvolvimento do bebé. Os resultados indicam que as mães dos prematuríssimos descrevem as experiências da gravidez e parto como traumáticas e as mães dos prematuros como uma experiência causadora de ansiedade. As mães dos prematuros estão preocupadas com a saúde e desenvolvimento dos seus filhos, mas acham que serão capazes de desenvolver uma boa relação com eles. Porém, as mães dos bebés de extremo pré-termo estão alarmadas com a sobrevivência dos seus filhos e são as que parecem ter mais dificuldade em antecipar problemas futuros, possivelmente por estarem centradas no período que estão a viver. Curiosamente, as mães dos bebés de termo são as que mais se preocupam com o seu papel materno e com a prestação de cuidados ao bebé. Os dados apontam para a necessidade de oferecer respostas de apoio e aconselhamento diferenciadas às mães dos recém-nascidos, atendendo à idade gestacional do bebé e outros fatores de risco neonatal.
- Histórias multissensoriais: um projeto de literacia inclusivaPublication . Nunes, Clarisse; Silva, Encarnação; Nobre, Rita; Miguel, Teresa; Antunes, Sandra; Rijo, Cátia; Grácio, HelenaO acesso à literacia é um direito de todos os cidadãos e deve constituir- se como um desígnio em todas as sociedades. Assim, os projetos que têm por objetivo promover a literacia inclusiva são cada vez mais relevantes, na medida em que possibilitam que todos tenham oportunidade de desenvolver competências de literacia, respeitando as potencialidades e as fragilidades dos seus destinatários. O projeto StoryLab, sediado na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa (ESELx), tem como principal propósito a promoção do desenvolvimento de competências de literacia, de forma inclusiva, através da utilização de Histórias Multissensoriais (HMS). As primeiras HMS, criadas em 1993 por Fuller, na Bag Books (Reino Unido), destinam-se a ser utilizadas com crianças e jovens com incapacidades graves. Trata-se de histórias originais ou adaptadas enriquecidas com estímulos sensoriais diversificados que propiciam, aos seus destinatários, uma experiência sensorial, afetiva, linguística e socializadora. Considerando que este género de histórias ainda está pouco divulgado em Portugal, este artigo pretende dar conta de uma das vertentes do trabalho desenvolvido no projeto StoryLab e que diz respeito à caracterização das HMS. Para o efeito, organizou-se um corpus constituído por 20 HMS produzidas no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Especial da ESELx e do projeto StoryLab, procedendo-se à análise das suas características linguísticas com recurso ao programa Atlas.ti. Os resultados apontam para uma grande especificidade deste género quando comparado com as narrativas canónicas mais tradicionais.
- Maternal pre and perinatal experiences with their full-term, preterm and very preterm newbornsPublication . Gonçalves, Joana L.; Fuertes, Marina; Alves, Maria João; Antunes, Sandra; Almeida, Ana Rita; Casimiro, Rute; Santos, Margarida Custódio dosBackground: Mothers’ reports about pregnancy, maternity and their experiences during the perinatal period have been associated with infants’ later quality of attachment and development. Yet, there has been little research with mothers of very preterm newborns. This study aimed to explore mothers’ experiences related to pregnancy, premature birth, relationship with the newborn, and future perspectives, and to compare them in the context of distinct infants’ at-birth-risk conditions. Methods: A semi-structured interview was conducted with women after birth, within the first 72 h of the newborn’s life. A total of 150 women participated and were divided in three groups: (1) 50 mothers of full-term newborns (Gestational Age (GA) ≥ 37 weeks; FT), (2) 50 mothers of preterm newborns (GA 32–36 weeks; PT) and (3) 50 mothers of very preterm newborns (GA < 32 weeks; VPT). Results: Mothers of full-term infants responded more often that their children were calm and that they did not expect difficulties in taking care of and providing for the baby. Mothers of preterm newborns although having planned and accepted well the pregnancy (with no mixed or ambivalent feelings about it) and while being optimistic about their competence to take care of the baby, mentioned feeling frightened because of the unexpected occurrence of a premature birth and its associated risks. Mothers of very preterm newborns reported more negative and distressful feelings while showing more difficulties in anticipating the experience of caring for their babies. Conclusion: The results indicate that Health Care Systems and Neonatal Care Policy should provide differentiated psychological support and responses to mothers, babies and families, taking into account the newborns’ GA and neonatal risk factors.
- Maternal pre and perinatal experiences with their full-term, preterm and very preterm newbornsPublication . Gonçalves, Joana L.; Fuertes, Marina; Alves, Maria João; Antunes, Sandra; Almeida, Ana Rita; Casimiro, Rute; Santos, MargaridaBackground: Mothers' reports about pregnancy, maternity, and their experiences during the perinatal period have been associated with infants' later quality of attachment and development. Yet, there has been little research on mothers of very preterm newborns. This study aimed to explore mothers' experiences related to pregnancy, premature birth, relationship with the newborn, and future perspectives, and to compare them in the context of distinct infants' at-birth-risk conditions. Methods: A semi-structured interview was conducted with women after birth, within the first 72 h of the newborn's life. A total of 150 women participated and were divided into three groups: (1) 50 mothers of full-term newborns (Gestational Age (GA)≥37 weeks; FT), (2) 50 mothers of preterm newborns (GA 32-36 weeks; PT) and (3) 50 mothers of very preterm newborns (GA<32 weeks; VPT). Results: Mothers of full-term infants responded more often that their children were calm and did not expect difficulties in caring for and providing for the baby. Mothers of preterm newborns although having planned and accepted the pregnancy well (with no mixed or ambivalent feelings about it) and while being optimistic about their competence to take care of the baby, mentioned feeling frightened because of the unexpected occurrence of premature birth and its associated risks. Mothers of very preterm newborns reported more negative and distressful feelings while showing more difficulties in anticipating the experience of caring for their babies. Conclusion: The results indicate that Health Care Systems and Neonatal Care Policy should provide differentiated psychological support and responses to mothers, babies, and families, considering the newborns' GA and neonatal risk factors.
- Naturália, práticas comparadasPublication . Ferreira, Joana; Matos, Joana; Antunes, SandraConstituindo-se como a primeira abordagem às Artes Plásticas, oferecida aos estudantes de primeiro ano, da Licenciatura em Educação Básica, da ESELx, a Unidade Curricular na qual se integra o presente projeto fomenta a aquisição e a mobilização de conhecimentos de natureza técnica no âmbito de práticas bi e tridimensionais. Tendo por base o estudo da frottage, a realização que partilhamos, desenhou-se numa abordagem de índole projetual desenvolvida com estudantes de licenciatura e crianças do primeiro ciclo do Ensino Básico. Considerando a frottage como princípio gráfico e sígnico, de sentido táctil e icónico, foram convocados por via das práticas, conhecimentos históricos e plásticos, operacionalizaram-se elementos e princípios abstractos, foi produzida ação reflexiva e crítica, fomentou-se investigação fundada na prática, conceptualizou-se um projeto expositivo para a disseminação do conhecimento adquirido. A pretexto da análise dos personagens criados no século XVI por Jheronymus Bosch, organizou-se um mundo de formas imaginárias, de base material e cientificamente informada, ponto de partida para o conjeturar de outras perspectivas sobre a(s) realidade(s), fomentando a produção de pensamento reflexivo, desenvolvendo literacia e cultura visuais, alavancando ação projetual em educação, iniciação à investigação, e inovação.
- Um olhar sobre a grande prematuridade: a investigação com bebés nascidos com menos de 32 semanas de gestaçãoPublication . Antunes, Sandra; Fuertes, Marina; Moreira, JoãoOs bebés de pré-termo (com menos de 32 semanas) ou com muito baixo peso ao nascer (abaixo dos 1500g) apresentam um risco agravado de problemas de saúde e constitucionais, capazes de afetar o seu desenvolvimento. A taxa de sobrevivência de bebés com grande e extrema prematuridade aumentou na última década, com a melhoria dos cuidados peri e neonatais. Contudo, estes bebés enfrentam um significativo conjunto de problemas durante a fase perinatal, que podem fazer perigar a sua sobrevivência e qualidade de vida. Neste sentido, importa rever o estado de arte sobre a grande prematuridade e sumariar o conhecimento atual em relação às causas e consequências do parto prematuro, assim como aos fatores que podem moderar essas consequências. No presente artigo, o desenvolvimento psicológico dos bebés de pré-termo, com menos de 32 semanas de gestação, é abordado em quatro domínios – desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento emocional e comportamental, desenvolvimento social e adaptação escolar – dando-se especial ênfase aos aspetos que mais influenciam a sua qualidade de vida. Espera-se que esta revisão de literatura contribua para um melhor conhecimento sobre o desenvolvimento do bebé pré-termo e para a compreensão do papel da família nesse percurso.