Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
667.24 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O acesso à literacia é um direito de todos os cidadãos e deve constituir-
se como um desígnio em todas as sociedades. Assim, os projetos
que têm por objetivo promover a literacia inclusiva são cada vez mais
relevantes, na medida em que possibilitam que todos tenham oportunidade
de desenvolver competências de literacia, respeitando as potencialidades
e as fragilidades dos seus destinatários.
O projeto StoryLab, sediado na Escola Superior de Educação do Politécnico
de Lisboa (ESELx), tem como principal propósito a promoção do desenvolvimento de competências de literacia, de forma inclusiva,
através da utilização de Histórias Multissensoriais (HMS).
As primeiras HMS, criadas em 1993 por Fuller, na Bag Books (Reino
Unido), destinam-se a ser utilizadas com crianças e jovens com incapacidades
graves. Trata-se de histórias originais ou adaptadas enriquecidas
com estímulos sensoriais diversificados que propiciam, aos seus
destinatários, uma experiência sensorial, afetiva, linguística e socializadora.
Considerando que este género de histórias ainda está pouco divulgado
em Portugal, este artigo pretende dar conta de uma das vertentes
do trabalho desenvolvido no projeto StoryLab e que diz respeito à
caracterização das HMS. Para o efeito, organizou-se um corpus constituído
por 20 HMS produzidas no âmbito do Curso de Mestrado em Educação
Especial da ESELx e do projeto StoryLab, procedendo-se à análise
das suas características linguísticas com recurso ao programa Atlas.ti.
Os resultados apontam para uma grande especificidade deste género
quando comparado com as narrativas canónicas mais tradicionais.
Description
Keywords
Literacia inclusiva Projeto StoryLab Histórias multissensoriais
Citation
Nunes, C., Silva, E., Nobre, R., Miguel, T., Antunes, S., Rijo, R., Grácio, H. (2020) Histórias multissensoriais: um projeto de literacia inclusiva in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (9-28) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa