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  • A influência da planificação no desenvolvimento da escrita de textos argumentativos históricos
    Publication . Moreira, Ana Rita; G Dias, Alfredo
    O presente artigo pretende evidenciar a importância da planificação, através de mapas conceptuais, para a escrita de textos argumentativos na área da História, centrando a sua análise no âmbito das aprendizagens realizadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste trabalho tenta-se demonstrar-se a relação entre as diversas etapas da planificação de um texto e as competências essenciais da História, nomeadamente, as que se inserem no Tratamento de Informação/Utilização de Fontes e na Comunicação em História. Assim, o processo de escrita é encarado como uma tarefa que não diz respeito somente à disciplina de Português, mas, também, à área da História, na qual os alunos adquirem conhecimentos referentes ao seu passado, o que os auxilia no desenvolvimento de capacidades que os tornam cidadãos conscientes e capazes de compreenderem a sociedade que os rodeia. Constatou-se, a partir da análise realizada, que houve uma progressão nas aprendizagens dos alunos, ocorrendo uma interiorização dos processos fundamentais da escrita e de apresentação de conteúdos históricos.
  • O Processo Formativo de Animadores Socioculturais na ESE de Lisboa e a Transição para o Mercado de Trabalho
    Publication . Campos, Joana; Martins, Célia; Dias, Alfredo; Vohlgemuth, Laurence
    O reconhecimento dos animadores socioculturais em Portugal nas últimas décadas assentou, em grande medida, no incremento do associativismo profissional e na diversificação da formação. À diversidade da oferta formativa somou-se a fixação do código deontológico do grupo e do estatuto, a par da disseminação das publicações e da realização de congressos, entre outros momentos de formação e afirmação do grupo profissional. No quadro deste processo de profissionalização inscreve-se a licenciatura da ESELx-IPL. Com o presente texto pretende-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a licenciatura nesse processo, em particular no que diz respeito ao processo formativo e transição para o mercado de trabalho dos diplomados. Metodologicamente, a informação considerada foi recolhida desde 2009/2010, centrando-se o presente texto na caracterização dos alunos e diplomados da ESELx, no que diz respeito aos percursos formativos e inserção profissional. Analiticamente, consideraram-se diferentes dimensões. A primeira prende-se com as áreas de interesse dos alunos manifestadas no percurso formativo. A segunda dimensão centra-se no processo de inserção profissional. Por fim, a terceira dimensão refere-se à continuidade de formação. Os resultados demonstraram a importância da iniciação profissional em contexto em instituições diversificadas. Os procedimentos de análise permitiram também identificar as principais modalidades de transição para o mercado de trabalho. Tais resultados reforçam a importância das instituições formadoras contribuírem para a afirmação dos grupos profissionais, em diversos planos.
  • Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica
    Publication . Hortas, Maria João; G Dias, Alfredo; Alba, Nicolás de
    La Asociación Universitaria de Profesorado de Didáctica en las Ciencias Sociales (AUPDCS) mantiene viva su intención de contribuir a la construcción del conocimiento científico en el campo de la Didáctica de las Ciencias Sociales. Para alcanzar este objetivo, año tras año, la AUPDCS ha invitado a investigadores, formadores y profesores a colaborar en la publicación de un libro que reúne saberes, experiencias y reflexiones críticas sobre su trabajo, tanto en las universidades, como en los centros educativos de educación Infantil, Primaria o Secundaria. Enseñar y aprender Didáctica de las Ciencias Sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica es fruto de este trabajo; proponiéndose contribuir a la construcción de posibles respuestas a los desafíos que se plantean en la formación de profesores en Didáctica de las Ciencias Sociales, teniendo en cuenta los cambios políticos, económicos, sociales y culturales a los que asistimos actualmente en el mundo en el que vivimos, tanto a escala local como global. Estamos ante un mundo de desafíos ilimitados, traducidos en las desigualdades sociales, en la diversidad cultural, en los conflictos locales y en los enfrentamientos regionales, en las amenazas nucleares y en la sostenibilidad de la vida en el Planeta, en los movimientos migratorios inter y transcontinentales y en el surgimiento de políticas de carácter populista y antidemocrático.
  • Educação artística e formação em ASC na ESEL
    Publication . Vohlgemuth, Laurence; G Dias, Alfredo; Martins, Célia
    Atualmente, as novas tecnologias encurtam as distâncias, tornam cada um num potencial criador de produtos artísticos e oferecem a possibilidade de divulgar essas produções à escala mundial. Simultaneamente, as disciplinas artísticas evoluem e as categorias profissionais artísticas alteram-se. Estas mudanças sociais reforçam a pertinência de uma reflexão sobre a aparente contradição entre a expressão da singularidade artística de cada indivíduo e a apropriação por todos e por cada um, de um património partilhado de referências artísticas e culturais comuns. Perante esta complexidade, consideramos importante analisar o papel que podem desempenhar os animadores socioculturais na educação artística. Na primeira parte deste texto, procuramos contribuir para a definição das dimensões da educação artística e as formas de integração dos valores culturais e artísticos em diferentes campos sociais. Na segunda parte, apresentamos a análise desenvolvida em torno da presença da educação artística (i) no currículo da Licenciatura em Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), nas suas diversas componentes de formação, (ii) e nas práticas desenvolvidas pelos estudantes no final do seu percurso formativo. Metodologicamente procedeu-se à análise da oferta formativa da Licenciatura em Animação Sociocultural da ESELx, no que diz respeito à inclusão curricular das diversas dimensões da educação artística. Realizou-se uma análise de conteúdo das Fichas de Unidade Curricular (FUC) do curso, nomeadamente no enunciado dos objetivos e conteúdos, distinguindo-as por áreas disciplinares e natureza teórica e/ou prática da formação. Deu-se ainda particular enfoque às unidades curriculares (UC) de Iniciação à Prática Profissional, tomando para o efeito os relatórios do 3.º ano do curso produzidos no âmbito do estágio curricular de intervenção, em contextos socioculturais diversificados. Pretendeu-se assim perceber como se organiza e concretiza curricularmente, na formação inicial de animadores socioculturais, as diversas dimensões da educação artística.
  • História e desenvolvimento de competências na Educação Básica. A experiência da ESELx
    Publication . G Dias, Alfredo
    Nos últimos anos, principalmente com a criação dos mestrados em ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (CEB), têm vindo a ser aprofundados o estudo e a reflexão em torno da componente de história na formação inicial de professores do ensino básico. Deste trabalho, que se tem desenvolvido no domínio científico das Ciências Sociais (Departamento das Ciências Humanas e Sociais da Escola Superior de Educação de Lisboa), resultaram mudanças relevantes nos planos de estudo da Licenciatura em Educação Básica e do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, e, ainda, nos conteúdos e metodologias das unidades curriculares. Estas mudanças centram-se na afirmação de uma abordagem pedagógico-didática que parte de uma conceção de educação histórica assente em duas premissas fundamentais: (i) das linhas que hoje orientam a construção do conhecimento histórico emergem as competências a desenvolver na sala de aula do ensino básico; (ii) o processo de ensino e aprendizagem da história deve privilegiar o desenvolvimento de alunos historicamente competentes. Neste sentido, propomo-nos (a) analisar, numa perspetiva epistemológica, o processo de construção da operação histórica; (b) definir as competências essenciais a desenvolver na área disciplinar da história na educação básica; (c) refletir sobre alguns dos resultados que têm sido alcançados na formação da ESELx, a partir das observações da supervisão da prática pedagógica.
  • Mediação social na formação de animadores socioculturais: experiência da Licenciatura da ESELx
    Publication . Hortas, Maria João; Campos, Joana; Dias, Alfredo
    A complexidade dos processos sociais, culturais e territoriais das sociedades contemporâneas tem colocado desafios que implicam o desenvolvimento de uma intervenção que reconheça e mobilize a mediação social. A mediação social inscreve-se hoje no referencial teórico-metodológico fundamental dos trabalhadores sociais, ancorando-se em diversos modelos de intervenção. A afirmação e desenvolvimento desse referencial, no trabalho levado a cabo pelas instituições formadoras, tem tido um contributo relevante. Nesse sentido, pretende-se com o presente texto contribuir para o aprofundamento do conhecimento e participação na discussão em torno da formação desses profissionais, em concreto a formação dos animadores socioculturais, no que à mediação social diz particular respeito. Analiticamente, considerou-se a licenciatura em Animação Sociocultural da ESELx-IPL, em particular as Unidades Curriculares (UC) do Plano de Estudos que se dedicam centralmente à mediação. Metodologicamente, a pesquisa desenvolveu-se em dois planos: um relativo à oferta formativa, procedendo-se à análise das Fichas de Unidade Curricular (FUC) das UC do curso que se ocupam da mediação, procurando identificar o referencial teórico-metodológico proposto, assim como as modalidades de ensino e avaliação; num segundo plano consideraram-se as conceções dos estudantes que frequentaram uma das UC de mediação do curso (Mediação Multicultural em Contextos Educativos). Tecnicamente, procedeu-se à análise dos resultados de dois questionários, um primeiro aplicado no início da UC, para levantamento das conceções dos alunos sobre mediação, e um segundo aplicado na fase final, sobre as conceções de mediação, referências e experiências formativas neste âmbito.
  • Integração curricular no 1.º CEB – da prática à formação
    Publication . Campino, Diana Brás; G Dias, Alfredo
    Com esta comunicação pretende-se apresentar um projeto de investigação-ação desenvolvido no ano letivo de 2016/2017 e que deu origem a uma dissertação do Curso de Mestrado em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais, com o título Estudo do Meio: A Construção de uma Prática Integradora, cujas provas públicas se realizaram no passado mês julho. O projeto foi implementado numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), tendo subjacente duas finalidades: (i) ensaiar a conceção, implementação e avaliação de um projeto de integração curricular no 1.º CEB e (ii) evidenciar as competências que um professor deve mobilizar para promover um projeto desta natureza. Assim, nesta comunicação, serão apresentados (i) os objetivos definidos; (ii) as estratégias adotadas; (iii) a avaliação das aprendizagens; e, (iv) as potencialidades da investigação-ação enquanto processo formativo do professor. O estudo aponta para (i) as potencialidades do Estudo do Meio, enquanto área disciplinar integrada e integradora do currículo do 1.º CEB; (ii) a relevância das práticas de integração curricular, particularmente pelas competências que se desenvolvem nos alunos; (iii) a importância da participação dos alunos, envolvendo-os ativamente na construção das suas aprendizagens; e, (iv) o papel da investigação-ação como metodologia formativa para um professor desenvolver processos de reflexão crítica, tendo em vista introduzir mudanças nas suas práticas.
  • TempuSpacium Didática das Ciências Sociais - Estudos I
    Publication . G Dias, Alfredo; Rodrigues, Ana Isabel; Moreira, Ana Rita; Soledade, Cláudia; Cruz, Cristina; Sacramento, Cristina; Silva, Filipa Cruz da; Cruz, Joana Arez da; Rocha, Joana; Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno Martins
    A educação para os media é, em geral, entendida enquanto etapa e meio para a educação para a cidadania. Nas suas diversas formas, os media, estão presentes, desde bem cedo, na vida das pessoas e, por isso, são determinantes na formação de cidadãos. No entanto, o efeito dos media é qualitativamente muito diferente em função dos grupos sociais e das desiguais capacidades dos recetores e utilizadores para aceder e fazer escolhas face ao enorme acervo de informação e de ofertas disponíveis através dos referidos media. Estas evidências acentuam a necessidade de a escola reforçar, criativa e permanentemente, o seu papel de facilitador na utilização das imensas possibilidades oferecidas pelos media, promovendo uma educação para escolhas valorativamente ponderadas face aos seus conteúdos. Não parece que tal esteja a acontecer de modo significativo.
  • Representações da História e do ensino da História na formação inicial de professores: um estudo exploratório
    Publication . G Dias, Alfredo
    Este trabalho insere-se na tese inscrita no Doutoramento em Educação da UAB – Practicas y Concepciones de la Historia e de la Didáctica de la Historia en la Formación de Maestros (10-12 años): el studio de caso de la Escola Superior de Educação de Lisboa. Objetivo deste estudo exploratório: analisar as representações dos estudantes do Curso de Mestrado em Educação Básica (EB) sobre o conceito de História e as finalidades do Ensino da História.
  • ParticipART – “Amanhã temos bom dia”. Projeto artístico de intervenção comunitária
    Publication . Arez, Abel; G Dias, Alfredo; Matos, Joana; Sá, Kátia; Vieira, Natália; Pereira, Teresa Matos
    O texto apresenta o processo de trabalho realizado no âmbito do projeto ParticipART – Criação, Comunidade e Desenvolvimento, cujo contexto de intervenção foi o centro histórico do Seixal e teve como parceira a Associação Cultural L1B. A intervenção incidiu na investigação sobre a memória dos espaços, do trabalho e das vivências da comunidade local e contou com a participação de estudantes e diplomados do curso de Artes Visuais e Tecnologias (AVT) e Mediação Artística e Cultural (MAC), da Escola Superior de Educação (ESELx) do Instituto Politécnico de Lisboa Através das práticas associadas à Street Art ou Community-Based Art foram propostas abordagens no âmbito das artes visuais e das artes performativas (música e teatro) a problemáticas locais que envolvem a transmissão da memória coletiva dos lugares ou do trabalho operário, tendo em conta a partilha de saberes sociais, criativos, técnicos, artísticos, bem como a expressão de intersubjetividades. Neste sentido, foram desenvolvidas as ligações entre a problemática da memória do trabalho industrial a deslocação das zonas rurais para os espaços urbanos e a construção coletiva das identidades ligadas aos lugares. O processo de trabalho articulou-se ainda com o projeto “Becos e Esquinas”, proposto pela associação L1B e envolveu a realização de um espetáculo multidisciplinar intitulado “Amanhã temos bom dia” e intervenções artísticas em espaço urbano.