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A influência da planificação no desenvolvimento da escrita de textos argumentativos históricos

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O presente artigo pretende evidenciar a importância da planificação, através de mapas conceptuais, para a escrita de textos argumentativos na área da História, centrando a sua análise no âmbito das aprendizagens realizadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste trabalho tenta-se demonstrar-se a relação entre as diversas etapas da planificação de um texto e as competências essenciais da História, nomeadamente, as que se inserem no Tratamento de Informação/Utilização de Fontes e na Comunicação em História. Assim, o processo de escrita é encarado como uma tarefa que não diz respeito somente à disciplina de Português, mas, também, à área da História, na qual os alunos adquirem conhecimentos referentes ao seu passado, o que os auxilia no desenvolvimento de capacidades que os tornam cidadãos conscientes e capazes de compreenderem a sociedade que os rodeia. Constatou-se, a partir da análise realizada, que houve uma progressão nas aprendizagens dos alunos, ocorrendo uma interiorização dos processos fundamentais da escrita e de apresentação de conteúdos históricos.
The influence of planning for the development of writing argumentative historical texts This article aims to highlight the importance of planning, using conceptual maps, for writing argumentative texts in the field of History, focusing its analysis on the learning acquired in the 1st cycle of basic education. This paper tries to show the relationship between the various stages of planning a text and the key competences in History, in particular those which fall within the Treatment of Information / Use of sources and Communication in History. The writing process is seen as a task that concerns not only Portuguese language, but also History, by which students acquire knowledge relating to their past, helping them to develop skills so as to become conscious citizens capable of understanding the society surrounding them. It was noted from this analysis that there was a progression in students’ learning that helped them to interiorize fundamental processes of writing and presenting historical contents.

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Keywords

Escrita Planificação Textos argumentativos Writing Planning Argumentative texts

Citation

Moreira, A., Dias, A. (2016) A influência da planificação no desenvolvimento da escrita de textos argumentativos históricos in G Dias, A., Rodrigues, A. I., Moreira, A. R., Soledade, C., Cruz, C., Silva, F. C. da, Cruz, J. A. da, Rocha, J., Barroso Hortas, M. J., & Ferreira, N. TempuSpacium Didática das Ciências Sociais - Estudos I. (107-122) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.077

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Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

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