Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
157.42 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com esta comunicação pretende-se apresentar um projeto de investigação-ação desenvolvido
no ano letivo de 2016/2017 e que deu origem a uma dissertação do Curso de Mestrado em
Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais, com o
título Estudo do Meio: A Construção de uma Prática Integradora, cujas provas públicas se realizaram
no passado mês julho.
O projeto foi implementado numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), tendo
subjacente duas finalidades: (i) ensaiar a conceção, implementação e avaliação de um projeto de
integração curricular no 1.º CEB e (ii) evidenciar as competências que um professor deve
mobilizar para promover um projeto desta natureza.
Assim, nesta comunicação, serão apresentados (i) os objetivos definidos; (ii) as estratégias
adotadas; (iii) a avaliação das aprendizagens; e, (iv) as potencialidades da investigação-ação
enquanto processo formativo do professor.
O estudo aponta para (i) as potencialidades do Estudo do Meio, enquanto área disciplinar
integrada e integradora do currículo do 1.º CEB; (ii) a relevância das práticas de integração
curricular, particularmente pelas competências que se desenvolvem nos alunos; (iii) a
importância da participação dos alunos, envolvendo-os ativamente na construção das suas
aprendizagens; e, (iv) o papel da investigação-ação como metodologia formativa para um
professor desenvolver processos de reflexão crítica, tendo em vista introduzir mudanças nas
suas práticas.
Description
Keywords
Integração curricular Estudo do Meio Atividades investigativas Competências Investigação-ação
Citation
Campino, D., Dias, A. (2019) Integração curricular no 1.º CEB – da prática à formação in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (175-186) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa