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- Publicidade nas redes sociais onlinePublication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge; Correia, Maria do RosárioA potencialidade interactiva da Internet, enquanto nova plataforma de comunicação ou enquanto “new media”, tem tendência a surgir como uma forma de comunicação articulada com um planeamento mais amplo e mais complexo de Comunicação Integrada de Marketing (IMC). A extensão da publicidade para estes novos media tende a acompanhar a evolução e sofisticação que as plataformas tecnológicas e de software potenciam. O conceito de Web 2.0 é utilizado para destacar a mudança de paradigma que permite a produção e partilha de conteúdos por consumidores, fortemente apoiada por uma geração de softwares facilitadores da criação de comunidades (Dionísio, et al. 2009). Com a expansão da Internet, e a recente e dinamização das redes sociais, mudaram-se as formas de entretenimento, de comércio, de comunicação e de socialização (WB, 2008).
- Estereótipos de género, sexo e violência na publicidade em PortugalPublication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge; Correia, Maria do RosárioIdentificar e Analisar a presença de cenas de sexo, violência e estereótipos de género na publicidade emitida em Portugal. Pretende-se compreender como a publicidade em Portugal explora as dimensões referidas: Ao nível do sexo Procura-se compreender como a publicidade constrói as suas mensagens fazendo apelo a cenas que de uma forma explícita ou implícita envolvam imagens ou linguagem de carácter sexual. Ao nível da violência Procura-se compreender como a publicidade introduz nos seus conteúdos a agressão ou violência, seja ela física, verbal ou gratuita. Ao nível dos estereótipos de género Procura-se compreender como o homem e a mulher são retratados na publicidade, se é feito apelo a papéis de género diferenciados ou não. Se ao homem se atribuem os papéis sociais, exteriores, de status e se à mulher se atribuem os papéis de dona de casa, mãe e no interior de uma casa. Perceber se para além destas diferenças se o homem ou a mulher são descriminados um em relação ao outro, se um se subordina ao outro ou não.
- Publicidade das marcas de saúde e beleza em Portugal: os apelos e os argumentos centrados nos valores da saúdePublication . Verissimo, Jorge; Medeiros, Carla; Rosário, João Ferreira do; Barros, João Avelino; David, Maria Alexandra Mendonça; Correia, Maria do RosárioNa sociedade marcada pela preocupação com a saúde e a beleza, e cuja publicidade reflete e transmite os valores sociais e culturais dominantes, desenvolvemos um estudo à publicidade a este tipo de produtos em Portugal de modo a avaliar as tendências.
- Publicidade das marcas de saúde e beleza em PortugalPublication . Verissimo, Jorge; Medeiros, Carla; Rosário, João Ferreira do; Barros, João Avelino; David, Maria Alexandra Mendonça; Correia, Maria do RosárioNuma sociedade marcada pela crescente preocupação com a saúde e a beleza, e cuja publicidade reflete e transmite os valores sociais e culturais dominantes, acompanhando e integrando a mudança e a transformação social (Fogliasso & Thuo, 2013), desenvolvemos um estudo à publicidade a produtos alimentares e de beleza em Portugal de modo a avaliar as respetivas tendências.
- A presença do digital nos curricula das licenciaturas de marketing e comunicação em PortugalPublication . Cardoso, Paulo Ribeiro; Verissimo, Jorge; Correia, Maria do RosárioA internet tem alterado progressivamente o modo como as empresas funcionam e atuam no mercado. Fenómenos como o comércio eletrónico, a publicidade online e as redes sociais têm gerado mudanças acentuadas nas marcas, nos consumidores e nas relações que estabelecem entre si. Durante décadas, os cursos superiores de marketing e de comunicação, prepararam os alunos para um modelo de empresa tradicional, através de modelos conceptuais clássicos. Porém, o rápido avanço dos canais digitais introduziu neste sistema um fator crítico: estarão os atuais curricula das licenciaturas em marketing e comunicação adequados aos cenários digitais? Estarão as unidades curriculares a preparar os futuros profissionais para dimensão digital nas quais interagem marcas e consumidores? Mais do que responder de forma definitiva a estas perguntas, este estudo procura aprofundar a temática através da análise de conteúdo de um conjunto de curricula de licenciaturas em marketing e comunicação em Portugal. Em concreto é analisada uma amostra de planos de estudos e saídas profissionais de diversas instituições de ensino superior, procurando identificar a presença de conteúdos relacionados com o marketing digital e a comunicação na web. Com base nos resultados obtidos são sugeridas algumas investigações e medidas relacionadas com a adequação dos curricula académicos aos desafios digitais.
- The prejudice and gender stereotyping in advertising: the receiver perspectivePublication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge; Castillo Diaz, Ana; Correia, Maria do Rosário; Magalhães, Luísa; Cardoso, PauloThis research intended to identify how the perception of discrimination against women in advertising can be influenced by gender stereotypes in advertising as well as some attitudes such as sexism and racial discrimination and homosexual. Two models were created, one for sexism influencing the discrimination of women in advertising and one for sexual and racial discrimination. The two models were tested through a quantitative research where respondents consisted in a total of 736 subjects in Spain, in the city of Badajoz, and Portugal, in the cities of Lisbon, Porto and Braga. In conclusion a model where the hostile sexism and gender stereotypes in advertising contribute to the discrimination of women in advertising has been found. It was also found that racial and sex discrimination did not contribute to the discrimination of women in advertising.
- Estratégias de comunicação online dirigidas às crianças portuguesasPublication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge; Correia, Maria do RosárioO presente estudo teve como objectivo principal identificar as diferentes tipologias de estratégias de Marketing e Comunicação na Internet e investigar o modo como as formas digitais de publicidade standard (como banners e botões), advergames e streaming advertising se dirigem às crianças portuguesas. Foram analisados 124 sites, dos quais 87 foram indicados como os mais acedidos pelo Ranking Netscope da Marktest, em Janeiro de 2009; os restantes 37 sites são relativos a produtos alimentares. Todos os sites foram visitados e gravados entre Janeiro e Junho de 2009. A análise foi realizada por dois analistas independentes, com grande experiência em análise qualitativa.
- New ways of online communication strategiesPublication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge; Correia, Maria do RosárioThe present study had as main purpose to identify the different typologies of Marketing and Communication strategies over the Internet and to research how digital forms of “standard” Advertising (as Banners and Buttons), Advergames and Streaming Advertising are directed to Portuguese children. We ran 124 websites 87 of which were marked as having more hits by Marktest‟ Ranking Netscope in January 2009 and the other 37 are of food products. All websites were accessed and recorded between January and June 2009. The analysis was made by two highly skilled in qualitative analysis independent analysts.
- Que publicidade é divulgada pelas marcas de saúde e beleza em Portugal?Publication . Verissimo, Jorge; Medeiros, Carla; Rosário, João Ferreira do; Barros, João Avelino; David, Maria Alexandra Mendonça; Correia, Maria do RosárioNa sociedade atual, a beleza e a preocupação com a saúde democratizaram-se e são acessíveis a toda a gente, ao ponto de provocar uma mudança radical no discurso mediático e fomentar a criação e a massificação do consumo de uma variedade de produtos de beleza e/ou alimentares relacionados com o culto do corpo e da beleza. São vários os aspetos que mostram claramente essa tendência de fundo em redor dos produtos de saúde, com opiniões diversas a procurarem interpretá-las. Por exemplo, a publicidade, enquanto instituição social, reflete e transmite os valores sociais e culturais dominantes em determinada sociedade e, como tal, para ser eficaz, deve estar alinhada com os valores prevalentes. Partindo desta premissa, foi estudada a publicidade a produtos alimentares e de beleza, por forma a avaliar a adaptação da publicidade às tendências sociais, nomeadamente a esta crescente preocupação com a saúde ligada à alimentação e beleza, bem como a sua adequação aos novos media como redes sociais.
- O ensino do Marketing e da Comunicação face aos desafios do digital: a perspetiva de professores e profissionaisPublication . Ribeiro Cardoso, Paulo; Verissimo, Jorge; Correia, Maria do RosárioAs últimas décadas foram marcadas por um desenvolvimento acelerado da internet e de tudo que ela abrange. As empresas mudaram ao nível da gestão de processos, da comercialização de produtos e serviços, da comunicação e da relação com o consumidor. Os consumidores adquiriram novos hábitos de consumo de media, ampliaram a possibilidade de partilhar a sua opinião sobre as marcas e, acima de tudo, ganharam poder de tomar decisões mais informadas. E as instituições de ensino superior? Têm acompanhado esta revolução do conhecimento e da comunicação, dando aos seus alunos competências que lhes permitam responder aos desafios do digital? Estarão os futuros profissionais de marketing e comunicação estratégica estão a ser preparados para esta realidade? Este estudo aborda o modo como os cursos superiores destas áreas estão a preparar os seus alunos para um mercado empresarial em constante mudança. A componente empírica deste trabalho tem uma abordagem qualitativa, envolvendo um conjunto de entrevistas a professores e profissionais, e uma análise de conteúdo das respetivas respostas. O resultado final permite fazer um mapa atualizado sobre esta temática e, ao mesmo tempo, identificar estratégias que permitam delinear uma melhor formação superior nestas áreas.