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Barroso Silva da Cruz, Cristina

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  • Sobre a importância da reflexão e do questionamento
    Publication . Estrela, Antónia; Cruz, Cristina
    Os artigos que se apresentam neste número mostram questões essenciais do nosso tempo, que merecem reflexão. Numa altura em que os desafios e as oportunidades se entrelaçam, é crucial que estejamos atentos aos temas que moldam a nossa sociedade e a nossa mundividência.
  • Formation en animation socioculturelle à l’ESELx : La création artistique collaborative et ses implications
    Publication . Vohlgemuth, Laurence; Correia Rocha, Carla; Arez, Abel; Felicio, Pedro; Nobre, Maria José; Gama, Ana; Cruz, Cristina; Campos, Joana
    Le programme de formation de la licence en animation socioculturelle (ASC) de l’Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), ouverte en 2006, a subi, en 2016, certaines modifications dont une, concernant la deuxième année, particulièrement profonde. Les disciplines artistiques et sportives optionnelles qui étaient enseignées de façon autonome par des professeur.e.s travaillant seul.e.s ont été intégrées dans la discipline d’encadrement du stage d’initiation professionnelle. Cette décision résulte d’une part de l’analyse de données recueillies auprès des étudiante.s, des enseignante.s et des orientateurs/trices de stage, mais surtout, au-delà de la véhémence de la démocratie culturelle, d’un changement paradigmatique du concept d’« art » et de « création artistique » en particulier quant à la relation ou au jeu d’interactions entre l’artiste et son public, plaçant l’art participatif au centre de processus de transformation sociale.
  • Trabalho de projeto em Estudo do Meio Social no 1.º Ciclo do Ensino Básico para o desenvolvimento de competências de Cidadania
    Publication . Antunes, Mafalda Barreto; Cruz, Cristina Barroso
    Com o presente estudo, pretende-se refletir sobre as potencialidades do recurso à metodologia de Trabalho de Projeto para o desenvolvimento de noções e competências de Cidadania na área disciplinar de Estudo do Meio do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Define-se como grande finalidade conhecer e compreender de que modo a prática de uma metodologia de trabalho ativa e uma abordagem a partir do Estudo do Meio contribuem para que os alunos desenvolvam competências associadas ao exercício da Cidadania. Recorrendo à observação participante, à análise documental, à entrevista e ao inquérito por questionário, foi possível caracterizar a turma na qual se procedeu a este estudo exploratório, avaliar os seus progressos e analisar as conclusões relativamente às questões da investigação definidas. Os resultados da investigação sugerem que o desenvolvimento de competências de Cidadania pelos alunos, a partir da área disciplinar de Estudo do Meio e com recurso à metodologia de Trabalho de Projeto, se revela positivo na componente relativa à prática da Cidadania, nomeadamente nas dimensões do questionamento individual, da escola e da vida em sociedade.
  • Formação de animadores socioculturais: breve reflexão em torno de uma experiência no ensino superior
    Publication . Campos, Joana; Vohlgemuth, Laurence; Cruz, Cristina
    A formação dos Animadores Socioculturais, nos seus diferentes elementos e modalidades representa um dos constituintes de construção e configuração das identidades destes profissionais. A tomada da formação destes profissionais por instituições de ensino superior constitui-se como fator determinante no processo de profissionalização do grupo profissional, por contribuir para a sua afirmação. Por outro lado, essa formação refletiu-se na configuração dos perfis identitários destes profissionais. É partindo deste pano de fundo que se propõe uma reflexão em torno da formação inicial em Animação Sociocultural, no caso particular da experiência desenvolvida numa instituição do ensino superior pública portuguesa, do ensino politécnico. Para essa reflexão mobilizam-se os resultados dos processos de avaliação e reflexão desenvolvidos no âmbito das equipas de docentes e com os estudantes do curso, sobretudo no que à Iniciação à Prática Profissional diz respeito; e ainda, o pensamento de diversos autores que têm contribuído para a discussão em torno da formação, profissionalização e definição dos perfis identitários dos Animadores Socioculturais, mobilizados no âmbito da formação inicial dos Animadores Socioculturais nesta instituição. A reflexão centra-se em torno do conhecimento (profissional) dos animadores socioculturais e o seu perfil profissional (Gillet, 1996; Dansac & Vachée, 2016, 2019) como elementos de construção e configuração das identidades profissionais deste grupo, considerando alguns dos desafios que se colocam às instituições de formação inicial, como a consequência da “academização” da formação (Rullac, 2016), o risco da “tecnicização das práticas” (Ucar, 2011; Besse-Patin, 2014) e o “afastamento” dos princípios e matrizes fundadoras da Animação Sociocultural (Vohlgemuth e outros, 2013).
  • Editorial
    Publication . Estrela, Antónia; Barroso Cruz, Cristina
    O presente número da revista “Da Investigação às Práticas”, seguindo a tendência das últimas publicações, reforça a importância da reflexão sobre o papel dos cidadãos no mundo atual, em que as transformações sociais, culturais e económicas se tornam evidentes e impactam de forma importante o quotidiano. Compreender e atuar sobre estas alterações implicam uma capacidade de leitura do real para a qual a educação, nas suas diversas formas e áreas, contribui de forma fundamental.
  • Formation en animation socioculturelle à l’ESELx : quelle place aux sciences physiques et naturelles?
    Publication . Vohlgemuth, Laurence; Maurício, Paulo; Campos, Joana; West, Diana; Cruz, Cristina Barroso; Charréu, Leonardo
    Dès la première version du programme de formation de la licence en animation socioculturelle de l´École Supérieure d´Éducation de Lisbonne en 2006, léquipe enseignante a jugé bon d$y intégrer une composante de sciences physiques et naturelles. En e%et, dans les sociétés contemporaines comprises comme des sociétés du risque, la ré!exivité est centrale et la science et les scienti"ques deviennent de plus en plus nécessaires, mais sans qu$on les sépare des populations, au contraire. Ce besoin de ré!exivité sur les risques apporte des dé"s supplémentaires à la formation et à l$intervention des professionnels en animation socioculturelle. Une enquête auprès des étudiants nous montre quelles sont leurs représentations de sciences physiques et naturelles et quelle importance ils a&ribuent à ces connaissances en tant que citoyens et animateurs socioculturels. Une approche transdisciplinaire, incluant les sciences physiques et naturelles, semble o%rir des outils utiles pour la di'- cile tâche des animateurs qui est de trouver des moyens pour faire face à une réalité pleine de complexités et d$ambiguïtés.
  • Editorial
    Publication . Barroso Cruz, Cristina; Estrela, Antónia
    Este número da Revista vem a lume numa altura em que os tempos continuam conturbados, não só pelos efeitos da pandemia de Covid19, como também da guerra na Ucrânia. Um dos contributos que podemos dar para um mundo melhor é apostar na educação e na elucidação de todos sobre as mais diversas temáticas que marcam a nossa atualidade e que resultam da investigação que tem sido feita nos vários temas sob o escopo da Revista.
  • Évolution de la formation en animation socioculturelle de l'ESELx: vers quel profil professionnel?
    Publication . Vohlgemuth, Laurence; Campos, Joana; Barroso Cruz, Cristina
    Issu du 38ième colloque organisé au mois de janvier 2022 par l’ISIAT et le département Carrières sociales de l’IUT Bordeaux-Montaigne, en collaboration avec le CNFPT et le CRAJEP N-A, cet ouvrage rassemble des contributions de chercheurs et de praticiens qui interrogent les enjeux contemporains de l’animation socioculturelle. Les approches proposées, à la croisée des recherches universitaires et des analyses de pratiques raisonnées montrent l’actualité et les défis d’une animation sociale et socioculturelle, toujours en train de se faire. L’invention de l’animation et les mythes qui la fondent sont mis en perspective dynamique avec des modélisations qui tentent de conceptualiser cet objet singulier de l’intervention sociale ; les questions autour de la formation révèlent des positionnements d’acteurs partagés entre collusion et collision ; les territoires de l’animation, qu’ils soient spécifiques tels ceux liés à l’école ou appréhendés de façon plus générale au travers des espaces, des techniques ou des leviers économiques, montrent combien l’animation socioculturelle s’ancre dans la société tout en oeuvrant parfois dans ses marges. L’objectif final de cet ouvrage, qui prend tout son sens dans une mise en tension systémique de ses cinq parties constitutives, est d’enrichir le corpus des connaissances produites depuis le début des années soixante sur l’animation socioculturelle, tout en s’inscrivant dans une analyse critique de ses pratiques et de ses acteurs, dans une ambition d’élucidation des enjeux contemporains auxquels elle est confrontée.
  • Mediadores artísticos e culturais: que profissionalidade?
    Publication . Cruz, Cristina; Vohlgemuth, Laurence
    Este número temático da revista Da investigação às práticas nasce da realização do I Congresso Internacional de Mediação Artística e Cultural realizado na ESELx entre os dias 11 e 12 de Julho de 2022 no âmbito do Projeto PI&CA 2021-2023 “Entre: investigação em Mediação Artistica e Cultural” financiado pelo Centro de Interdisciplinar em Estudos Educacionais da ESELx.
  • Um Portugal de imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração
    Publication . Rodrigues, Dulce; Correia, Tânia; Pinto, Inês; Pinto, Ricardo; Cruz, Cristina Barroso
    Apesar da pluriculturalidade que caracteriza algumas regiões de Portugal, existe um desconhecimento e por vezes resistência, em particular das comunidades mais tradicionais e das gerações mais antigas, na aceitação dos imigrantes que escolhem o nosso País como destino de acolhimento. Conhecer as comunidades imigrantes pode ajudar a perceber e a minimizar as dificuldades do convívio pluricultural. Este será, na atualidade, um dos papéis que o animador sociocultural será chamado a desempenhar. Para isso, é necessário que reconheça os recursos legais, metodológicos e teóricos que tem ao seu dispor, sendo estas as premissas que norteiam o presente exercício. Esta análise nasceu de uma proposta de trabalho da Unidade Curricular de Multiculturalidade e Cidadania, mas rapidamente se revelou um importante contributo para o conhecimento da diversidade cultural no nosso país. Após uma contextualização teórica relativa aos principais fluxos migratórios em Portugal, é apresentada a análise dos dados relativos à composição das origens dos imigrantes em Portugal na atualidade e a sua distribuição pelo território português. Este é o ponto de partidapara a reflexão que se lhe seguiu, que visa, por um lado, identificar algumas das problemáticas que resultam dos contextos de diversidade cultural e, por outro, conhecer as propostas do Estado para promover a integração do “outro”. Estes pilares sustentaram a abordagem final relativa ao papel da Animação Sociocultural (ASC) e do animador neste contexto.