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- Criação de objetos: abordagem interdisciplinar entre a matemática e as artes plásticasPublication . Regatão, José Pedro; Loureiro, CristinaNeste texto apresenta-se o resultado dos trabalhos desenvolvidos por educadoras do pré- escolar, através das experiências de aprendizagem interdisciplinares que associaram as artes visuais e a matemática. A metodologia utilizada baseou-se no modelo de aprendizagem Arts Based Educational Research (ABER). Foram analisados um conjunto de trabalhos que exploram ambas as áreas de conhecimento, ou que se focam apenas numa, revelando a sua contribuição didática para o conhecimento e compreensão de diversos conceitos.
- Arte urbana: da teoria à prática em contexto realPublication . Regatão, José PedroA arte urbana tem despertado o interesse da sociedade em geral por um modo de expressão que ganha protagonismo na paisagem urbana das cidades, tornando-as numa espécie de galeria aberta. A criatividade e o impacto visual de diversos murais pintados um pouco por toda a cidade são reflexo de um movimento artístico e cultural que tem conquistado uma forte visibilidade pública. Neste artigo pretendemos analisar a criação da Unidade Curricular Arte Urbana, no âmbito do ensino superior artístico, tal como a prática pedagógica desenvolvida no decurso desta eletiva teórica-prática, oferecida pela Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa. Abordaremos as metodologias de ensino-aprendizagem aplicadas nesta disciplina, bem como os conteúdos disciplinares ministrados, entre os quais se destaca o projeto de conceção e produção de um mural para o espaço urbano.
- O fascínio do cinema na arte pública: entre a ficção e a realidadePublication . Regatão, José PedroPublic art is one of the most relevant artistic manifestations in urban spaces, by the way it interacts with the public and relates to the surrounding environment. Today it is possible to observe a set of artistic interventions that are inspired, directly or indirectly, in the cinema, giving special importance to its aesthetic and cultural dimension. This text intends to analyze and to reflect critically on a set of works of public art dedicated to the cinematographic art and its main protagonists. From the commemorative sculpture that deals with the history of the seventh art, to the sculptural installation that celebrates a character or an actor.
- Artes visuais e comunidade: processos, impacto e constrangimentosPublication . Regatão, José Pedro; Sá, Kátia; Pereira, Teresa MatosO presente texto sintetiza o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2014/15 na disciplina Artes Visuais e Comunidade, integrada na licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa. Em Artes Visuais e Comunidade pretende-se o desenvolvimento de projetos artísticos de intervenção em espaços públicos de natureza vária (espaços urbanos, rurais, naturais, etc..), que envolvam processos de trabalho com a comunidade atendendo às suas necessidades, motivações, construções identitárias e memória coletiva Em primeiro lugar será realizado um balanço dos seis projetos desenvolvidos na referida Unidade Curricular considerando os processos de trabalho que culminaram em residências artísticas nos contextos de atuação bem como o seu impacto e acolhimento junto das comunidades em causa. Em segundo lugar pretende-se uma reflexão (apoiada pelos testemunhos dos diversos intervenientes) acerca do papel desempenhado por uma abordagem desta natureza no âmbito da licenciatura em AVT bem como dos constrangimentos ao seu desenvolvimento em contexto académico de formação inicial.
- Arte e Matemática: um caminho para a integração curricularPublication . Loureiro, Cristina; Regatão, José PedroA unidade curricular (UC) de Arte e Matemática integra o plano de estudos do Mestrado em Educação Artística e foi concebida com o propósito de estudar e desenvolver, do ponto de vista didático, a integração entre as artes visuais e a matemática. As artes revelam-se assim determinantes e valiosas não só para a formação integral de professores e educadores como para o desenvolvimento destes ao longo da vida. As aprendizagens artísticas associadas às aprendizagens matemáticas oferecem diversas formas de abordagem a questões habitualmente desvalorizadas ou nem sempre abordadas.
- Pensar o desenho: interseções entre linguagens artísticasPublication . Regatão, José Pedro; Viana, MarianaPromover o diálogo entre duas formas de expressão artística é contribuir para um entendimento interdisciplinar da arte, para além de esbater as fronteiras entre as disciplinas, suscita aproximações e intercâmbios. É comum observar diversos exemplos de interseções entre disciplinas artísticas, por exemplo, a dança e as artes visuais, o teatro e o vídeo, o cinema e o desenho. A contaminação entre estas linguagens, não só potencia o seu diálogo, como permite pensar a arte na sua aceção mais ampla.
- O livro de artista: potencialidades pedagógicas no ensino do desenhoPublication . Regatão, José PedroO livro de artista é uma modalidade de expressão que tem crescido de popularidade entre artistas plásticos que reconheceram as potencialidades expressivas deste suporte para a criação artística. Neste artigo pretendemos apresentar os aspetos pedagógicos da utilização do livro de artista no ensino da disciplina de desenho, refletindo sobre a utilização deste instrumento no âmbito da educação artística e analisando os resultados da sua aprendizagem. Enquanto espaço experimental por natureza, o livro de artista permite uma grande diversidade de abordagens e formatos, sendo por esse motivo um suporte ideal para promover a aprendizagem de diferentes técnicas e linguagens do desenho. Concluiu-se que este projeto promoveu uma abordagem experimental ao desenho, incentivou a pesquisa e a mobilização de conceitos, tendo proporcionado a aquisição de diversas competências técnicas e visuais.
- Artes visuais e comunidade. Reflexões em torno de um processo pedagógicoPublication . Regatão, José Pedro; Sá, Kátia; Pereira, Teresa MatosA comunicação proposta sintetiza o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2014/15 na disciplina Artes Visuais e Comunidade, integrada na Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa. Em Artes Visuais e Comunidade pretende-se o desenvolvimento de projetos artísticos de intervenção em espaços públicos de natureza vária (espaços urbanos, rurais, naturais, etc..), que envolvam processos de trabalho com a comunidade atendendo às suas necessidades, motivações, construções identitárias e memória coletiva. Prevê-se assim a possibilidade de fomentar – de acordo com a natureza de cada projeto – processos de trabalho colaborativo entre os estudantes e as diferentes comunidades, conducentes ao desenvolvimento de aprendizagens através da experiência vivencial e do enriquecimento dos discursos artísticos pelo contacto com diferentes formas de pensar e agir. Neste sentido será realizado um balanço dos 6 projetos desenvolvidos na referida disciplina e que integraram residências artísticas nos contextos de atuação: este projetos centraram-se: 1) na realização de um painel colaborativo com os utentes do Centro de Dia de Alvalade Sado; 2) na realização de uma intervenção de Land Art num espaço de turismo rural (Monte do Giestal – Casas de Campo & Spa); 3) intervenção em vidrões na freguesia de Benfica em Lisboa; 4) na recolha da memória da construção das cabanas dos pescadores da Costa de Sto. André em especial da sua evolução até ao bairro atual; 5) na criação de uma instalação no painel da fachada do Museu do Trabalho Rural na freguesia de Abela, complementado pela recolha de testemunhos da memória do trabalho rural; 6) Projeto de escrita na paisagem urbana tomando como ponto de partida a Rota Literária de Cerromaior e a obra homónima de Manuel da Fonseca
- A arte urbana em contexto pedagógico: reflexões sobre uma unidade curricularPublication . Regatão, José PedroEste texto pretende refletir sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Arte Urbana que integra a Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (AVT). Esta UC eletiva opcional, de natureza teórico-prática, com uma carga horária semanal de duas horas letivas (3 ETCS), foi por nós criada (no ano letivo 2016-17) para responder a uma necessidade específica de aprendizagem num subdomínio das artes plásticas.
- Artes visuais e comunidade: reflexões em torno de um processo pedagógicoPublication . Regatão, José Pedro; Sá, Kátia; Pereira, Teresa MatosA comunicação proposta sintetiza o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2014/15 na disciplina Artes Visuais e Comunidade, integrada na Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa. Em Artes Visuais e Comunidade pretende-se o desenvolvimento de projetos artísticos de intervenção em espaços públicos de natureza vária (espaços urbanos, rurais, naturais, etc..), que envolvam processos de trabalho com a comunidade atendendo às suas necessidades, motivações, construções identitárias e memória coletiva. Prevê-se assim a possibilidade de fomentar – de acordo com a natureza de cada projeto – processos de trabalho colaborativo entre os estudantes e as diferentes comunidades, conducentes ao desenvolvimento de aprendizagens através da experiência vivencial e do enriquecimento dos discursos artísticos pelo contacto com diferentes formas de pensar e agir. Neste sentido será realizado um balanço dos 6 projetos desenvolvidos na referida disciplina e que integraram residências artísticas nos contextos de atuação: este projetos centraram-se: 1) na realização de um painel colaborativo com os utentes do Centro de Dia de Alvalade Sado; 2) na realização de uma intervenção de Land Art num espaço de turismo rural (Monte do Giestal – Casas de Campo & Spa); 3) intervenção em vidrões na freguesia de Benfica em Lisboa; 4) na recolha da memória da construção das cabanas dos pescadores da Costa de Sto. André em especial da sua evolução até ao bairro atual; 5) na criação de uma instalação no painel da fachada do Museu do Trabalho Rural na freguesia de Abela, complementado pela recolha de testemunhos da memória do trabalho rural; 6) Projeto de escrita na paisagem urbana tomando como ponto de partida a Rota Literária de Cerromaior e a obra homónima de Manuel da Fonseca.