ESELx - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by Subject "1.º e 2.º ciclos do ensino básico"
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- O contributo da análise iconográfica para o desenvolvimento de competências de comunicação histórico-geográficasPublication . Carvalho, Sara Margarida Poejo; Hortas, Maria JoãoO presente Relatório de Estágio desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática do Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da ESELx. Tendo em conta as características dos alunos, de ambos os contextos, foi possível definir uma problemática comum que orientou o estudo empírico que se apresenta neste relatório: A análise iconográfica como recurso didático no ensino da História e Geografia contribui para o desenvolvimento de competências de comunicação. A resposta a esta problemática configura-se em três objetivos: (i) compreender a importância da análise iconográfica no ensino e aprendizagem da História e Geografia; (ii) reconhecer o contributo da análise iconográfica no desenvolvimento de competências de comunicação em História e Geografia; e, (iii) analisar as competências de comunicação em História e Geografia desenvolvidas a partir da análise iconográfica. O estudo, de natureza fundamentalmente qualitativa mobiliza um quadro teórico que articula os conceitos e conceções que justificam a importância da iconografia enquanto recurso didático, reconhecendo o contributo da análise iconográfica no desenvolvimento de competências comunicativas em História e Geografia. Os resultados obtidos, indicam que o recurso a iconografias para comunicar em História e Geografia desenvolveu nos alunos capacidades de: (i) mobilização de vocabulário e conhecimentos histórico-geográfico; (ii) exploração e construção de conhecimento em História e Geografia (iii) compreensão da distribuição e organização de fenómenos no espaço e, (iv) comunicação gráfica, escrita e oral. Estas capacidades contribuem para o desenvolvimento de competências comunicativas em História e Geografia.
- Educação sexual no 1. e 2. ciclo do ensino básico: constrangimentos e práticas de professores(as)Publication . Branco, Daniela Alexandra Lúcio; Valente, Bianor; Silva, Maria JoãoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no currículo do curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este apresenta uma dimensão descritiva e reflexiva sobre a prática pedagógica desenvolvida durante o período de estágio e uma dimensão investigativa. Na dimensão investigativa pretende-se conhecer as práticas de professores/as do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico no que diz respeito à Educação Sexual (ES). Sendo a sexualidade considerada como intrínseca à condição humana e que nos acompanha desde o nascimento, torna-se essencial que exista uma Educação Sexual que permita às crianças e aos jovens conhecer o seu corpo e viver em harmonia com a sua sexualidade. A Educação Sexual, nas suas dimensões cognitiva, afetiva e comportamental, tem como objetivo levar os jovens a valorizar a sexualidade e a afetividade e a tomar decisões informadas e conscientes, com base em valores como o respeito e a aceitação de diferenças, prevenindo situações de abuso, discriminação e comportamentos de risco. Foram definidos dois principais objetivos de investigação: (i) identificar os principais constrangimentos à implementação de atividades no âmbito da ES e (ii) descrever as metodologias implementadas pelos professores/as. Assim, participaram nesta investigação 136 professores/as do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Os resultados indicam que os principais constrangimentos à implementação de atividades no âmbito da ES são do domínio da formação, com destaque para a parca formação inicial e a reduzida oferta de formação contínua na área de ES. No que diz respeito às práticas, os resultados sugerem que, apesar de existir um grande número de professores/as que reportam desenvolver atividades neste âmbito, utilizam ainda metodologias, na sua maioria, expositivas. Os temas mais abordados nas atividades desenvolvidas estão relacionados com a componente médica e biológica da ES, demonstrando existir uma fraca aposta nas dimensões afetivas e comportamentais.
- A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEBPublication . Ferreira, Catarina Inácio; Valente, BianorO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada II, presente no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte do relatório é feita uma breve descrição sobre as práticas desenvolvidas no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, seguindo-se uma análise crítica da prática ocorrida nestes contextos. Na segunda parte apresenta-se a investigação que se realizou na prática, cujo título é “A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º e 2.º CEB”. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar as conceções que os alunos apresentam sobre os cientistas e as ciências e compreender se o contacto com cientistas permite o desenvolvimento de conceções mais informadas. Para tal, foram definidas quatro questões de investigação: i) Quais as conceções dos alunos sobre os cientistas e as ciências?; ii) Existe alguma relação entre a presença de imagens estereotipadas e o aumento da escolaridade?; iii) Que aspetos suscitam dúvidas aos alunos sobre a atividade de cientista?; e iv) Qual as alterações sofridas após o contacto com os cientistas?. Para realizar este estudo recorreu-se a uma metodologia mista, isto é, uma metodologia quantitativa e qualitativa, sendo privilegiada a utilização do Draw a Scientist Test com os alunos e a observação participante. Participaram neste estudo 299 alunos cuja escolaridade está compreendida entre o 1.º ano e o 6.º ano e 3 cientistas.
- Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: esquemas organizadores facilitadores da aprendizagem em História e GeografiaPublication . Ferreira, Joana Sofia Pires; Hortas, Maria JoãoO presente relatório final, intitulado esquemas organizadores facilitadores da aprendizagem em História e Geografia, constitui-se como um requisito para a obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa. Trata-se de um documento reflexivo sobre a intervenção realizada em turmas de 1.º ciclo e 2.º ciclo, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, centrada nos contributos dos esquemas síntese e dos mapas concetuais para a construção e consolidação de conhecimentos na área da História e Geografia. Com base nos contextos socioeducativos e na prática pedagógica desenvolvida, a problemática de investigação explicita a utilização de esquemas-síntese e mapas concetuais como estratégia com impacto positivo no desenvolvimento de competências de leitura, interpretação, seleção e organização da informação, ao mesmo tempo que assegura a aquisição e mobilização de técnicas de expressão escrita, focadas nas áreas disciplinares de Estudo do Meio Social (1.º Ciclo) e História e Geografia de Portugal (2.º Ciclo). A investigação desenvolvida permite ilustrar as potencialidades destas ferramentas de trabalho na consolidação de conhecimentos e no desenvolvimento de competências e, por conseguinte, na construção de aprendizagens significativas. Constitui-se como um estudo qualitativo, com bases epistemológicas, realizado a partir da observação direta participante, de entrevistas aos professores cooperantes e de análise documental.