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- Processos de seleção noticiosa no jornalismo internacional: a experiência de correspondentes estrangeiros em PortugalPublication . Massy, Eva Teresa; Barros, Júlia Leitão de; Moura, PauloO objetivo deste trabalho é entender de que forma é que os correspondentes estrangeiros escolhem e selecionam as informações que transmitem, de Portugal para o mundo. A cobertura jornalística dos correspondentes é essencial: são eles quem nos abre a janela para o mundo. Cada vez mais, as agências tendem a monopolizar esse espaço de informação. No entanto, os órgãos jornalísticos continuam a apostar na figura do correspondente estrangeiro, porque o olhar será diferente. O que os leva então a cobrir determinado assunto, em detrimento de outros? Como tomam as suas decisões? O que fazem no dia-a-dia e porque é que as suas rotinas são diferentes das dos restantes jornalistas? Para poder responder à questão inicial da seleção noticiosa, é necessário entender como é que estes jornalistas evoluem nas suas rotinas profissionais. O presente trabalho parte da opinião de que temos uma ideia muito reduzida daquilo que os jornalistas, e neste caso, os correspondentes estrangeiros, fazem no dia-a-dia, como e porquê. Este trabalho pretende erguer-se face ao preceito de uma morte lenta mas segura da profissão de correspondente. Num contexto de abundância de informação, serão os correspondentes estrangeiros considerados como cada vez mais necessários enquanto “produtores de significado”?
- A promoção de competências de autorregulação de um grupo de jardim de infânciaPublication . Alves, Daniela Sofia; Lino, DalilaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada - Módulo II (PPSII) que decorreu numa instituição particular de solidariedade social em Lisboa, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Este relatório compreende a análise crítica e reflexiva do processo de intervenção em contexto de jardim de infância e uma investigação sobre a promoção de competências de autorregulação de um grupo de crianças com idades entre os 3 e os 5 anos. A investigação, de natureza qualitativa, seguiu a metodologia do estudo de caso uma vez que o intuito era aprofundar o tema da promoção de competências de autorregulação de um grupo de jardim de infância, nomeadamente, a forma como essas competências foram promovidas no contexto específico da PPSII. As técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados utilizados na investigação foram a observação direta, notas de campo, reflexões teóricas, entrevista semi-estruturada, conversas informais com a educadora cooperante e a consulta de documentos. Os dados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo através da qual se classifica a informação por categorias para assim responder às questões da investigação. A análise e discussão dos resultados evidenciou que cada criança tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento, o mesmo acontece com o desenvolvimento das competências de autorregulação. Para além das suas características individuais e do seu nível de desenvolvimento as suas competências de autorregulação são também influenciadas pelo contexto educativo e pelo contexto familiar. Os resultados do estudo permitem ainda compreender a importância e a extensão do papel do educador e das crianças para promover as competências de autorregulação.
- O ensino da ortografia pela descobertaPublication . Soares, Mafalda Raposo de Barbosa Martins; Cardoso, AdrianaA introdução de metodologias ativas de ensino de ortografia é fundamental para a promoção da competência ortográfica dos alunos, atribuindo maior enfoque ao trabalho colaborativo e às descobertas por eles realizadas a partir de atividades de observação, comparação e sistematização de dados. Centrando-se nesta temática, o presente estudo tem como objetivos: (i) conceber e implementar laboratórios gramaticais para o desenvolvimento da competência ortográfica no 1.º Ciclo do Ensino Básico; (ii) analisar a atividade metalinguística de uma díade durante a realização de um dos laboratórios gramaticais implementados. A presente investigação envolveu, primeiramente, o estudo exploratório dos desvios ortográficos mais frequentes de alunos de uma turma de 4.º ano e, posteriormente, a aplicação de um teste de ortografia e a criação e implementação de dois laboratórios gramaticais que visavam colmatar algumas das dificuldades identificadas, que incidem sobre a problemática “Como se escreve o som [ʀ]?” e “Como se escrevem as vogais nasais antes da consoante?”. Para o estudo de caso desta investigação, foi selecionada como amostra a análise da interação de uma díade durante a realização do primeiro laboratório gramatical “Como se escreve o som [ʀ]?”. Desta interação, salientam-se alguns aspetos bastante positivos, tais como o facto de a díade encontrar estratégias para a identificação de sons das palavras em estudo, a reflexão sobre a escrita de palavras e o empenho da díade, na descoberta das regras ortográficas. Como resultado deste estudo, percebemos a importância do estudo colaborativo, para a descoberta de regras ortográficas e a aplicação de laboratórios, para ajudar a assimilar essas regras.
- Representações dos profissionais de educação sobre o seu papel no brincar em crianças com desenvolvimento atípicoPublication . Monteiro, Andreia Joana Sousa Carvalho; Nunes, ClarisseBrincar é uma atividade ancestral, essencial e vital para o desenvolvimento humano especialmente nas primeiras idades. As crianças são especialistas nesta atividade, através da qual constroem as suas culturas e se relacionam com o mundo exterior. A investigação científica tem vindo a demonstrar que a criança através do brincar desenvolve as suas capacidades cognitivas, motoras, linguísticas e sócio-afetivas. E este comportamento torna-se ainda mais importante em crianças que apresentam alguns comportamentos que se distanciam e se diferenciam dos descritos como típicos em comparação com o desenvolvimento da maioria das crianças. Cabe assim, aos profissionais de educação através da implementação de boas práticas promover o brincar nos diversos contextos educativos de forma a que as crianças com desenvolvimento atípico não se privem desta atividade. Este estudo pretende conhecer e perceber por um lado, o lugar que o brincar assume nos documentos nacionais e internacionais de referência para a infância e, por outro as representações dos profissionais de educação sobre o seu papel no brincar em crianças com desenvolvimento atípico, bem como identificar estratégias que estes consideram utilizar nas suas práticas. Para tal desenvolveu-se um estudo que se enquadra no paradigma qualitativo, na modalidade de estudo exploratório tendo participado no estudo oito profissionais de duas regiões urbanas do país: Lisboa e Porto. A recolha de dados envolveu o recurso a duas técnicas: a pesquisa documental e a entrevistas semiestruturadas. Os dados recolhidos foram analisados através da análise de conteúdo. No que diz respeito ao lugar que o brincar ocupa nos documentos nacionais e internacionais relacionados com a infância verificou-se que este é considerado como um direito de qualquer criança, e nos documentos orientadores da prática educativa verificou-se a existência de orientações para a implementação de práticas que promovam o brincar em contextos educativos. Os resultados obtidos sugerem que os profissionais de educação consideram o brincar como uma atividade importante no desenvolvimento da criança e que este tem um papel preponderante em crianças com desenvolvimento atípico, sendo um meio privilegiado de aprendizagem. Contudo, verificou-se que as limitações que as crianças com desenvolvimento atípico apresentam altera a forma de brincar e o tipo de brincadeiras que desenvolvem. No que se refere ao papel que os profissionais de educação consideram ter no brincar com crianças com desenvolvimento atípico verificou-se que cabe ao adulto potenciar o brincar quer como parceiro quer como orientador. No que se refere às estratégias utilizadas pelos profissionais de educação para promoverem o brincar em crianças com desenvolvimento atípico é possível aferir que utilizam o brincar em todos os contextos e em todas as atividades, organizando o espaço e dos materiais em função das características do grupo e das crianças.
- Desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ano do 1º CEBPublication . Carreira, Patrícia Ferreira Amado; Pereira, SusanaEste estudo surge no âmbito da necessidade da melhoria da aprendizagem da leitura, como fator essencial ao combate do insucesso escolar e suas consequências. Aborda-se a literatura especializada, mencionando o contributo e a importância da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura, bem como se releva a importância de uma intervenção didática em contexto escolar. É apresentado um programa de intervenção didática “desenvolvido e devidamente ajustado às propriedades linguísticas do português europeu e aos requisitos da aprendizagem da leitura e escrita no referido sistema alvo” (Carvalho, 2012) – Programa de Desenvolvimento de Consciência Fonológica (Carvalho 2017), para o contexto de sala de aula, como instrumento para o desenvolvimento da consciência fonológica de alunos do 1º ano de escolaridade. Tendo em conta os objetivos do estudo, procurou-se identificar competências fonológicas de 38 crianças provenientes de duas turmas de 1º ano de escolaridade, no início do ano letivo, antes do início da sua alfabetização. Aplicou-se o programa de desenvolvimento de consciência fonológica a 19 crianças pertencentes ao grupo experimental. Por fim, mediu-se a eficácia do programa no desempenho da consciência fonológica das crianças sujeitas à intervenção, em comparação com as do grupo não intervencionado. Concluiu-se que o programa é eficaz no desenvolvimento da consciência fonológica dos alunos de 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico.
- Tempo e Narrativa Não-Linear: conceção de projeto audiovisualPublication . Teixeira, Filipe António Avó Aires; Lopes, Pedro Miguel FerreiraO cinema e a literatura são artes que consistem por si só em transmissores bastante flexíveis e influentes no que diz respeito à divulgação de significados, mostrando-se bastante eficientes nos seus conceitos ou a revolucionar ideias. São, portanto, os meios adequados à exploração da narrativa não-linear, possibilitando enorme liberdade a quem pretende estudar os seus conceitos e analisar qual o melhor caminho a seguir. Com o desejo de averiguar como este tema é colocado em prática, bem como trazer novos contributos, optou-se pelo desenvolvimento de um guião cinematográfico onde se pudessem implementar os conceitos estudados e, assim, entender de forma esclarecedora o mecanismo de todo o processo de escrita de uma narrativa estruturada numa ordem não-cronológica. Ao dividir o presente trabalho de projeto em três momentos distintos possibilita que seja encontrada uma coerência antes de alcançar a fase do guião cinematográfico desenvolvido. Numa primeira fase, o foco estará sobretudo no quadro teórico, ou seja, será contextualizado todo o tema do projeto, apresentando os principais conceitos acerca da organização de uma narrativa e da união entre cinema e tempo. Ainda na primeira fase do projeto, a concentração está no formato de narrativa cujos princípios serão empregues no projeto final, ou seja, a narrativa não – linear. Neste caso, o estudo de uma representação cinematográfica contemporânea de não-linearidade considera se fundamental antes do processo de escrita. Por fim, no terceiro segmento do trabalho, são clarificadas todas as decisões tomadas em relação ao guião cinematográfico desenvolvido, quer acerca do seu enredo e organização, quer acerca da linha temporal narrativa pela qual se optou. Tratando-se de um tema oportuno no atual contexto audiovisual nacional, pretende se que o projeto contribua de forma útil para o progresso da indústria audiovisual, incentivando a criação e a escrita de conceitos e ideias originais.
- A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEBPublication . Ferreira, Catarina Inácio; Valente, BianorO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada II, presente no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte do relatório é feita uma breve descrição sobre as práticas desenvolvidas no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, seguindo-se uma análise crítica da prática ocorrida nestes contextos. Na segunda parte apresenta-se a investigação que se realizou na prática, cujo título é “A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º e 2.º CEB”. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar as conceções que os alunos apresentam sobre os cientistas e as ciências e compreender se o contacto com cientistas permite o desenvolvimento de conceções mais informadas. Para tal, foram definidas quatro questões de investigação: i) Quais as conceções dos alunos sobre os cientistas e as ciências?; ii) Existe alguma relação entre a presença de imagens estereotipadas e o aumento da escolaridade?; iii) Que aspetos suscitam dúvidas aos alunos sobre a atividade de cientista?; e iv) Qual as alterações sofridas após o contacto com os cientistas?. Para realizar este estudo recorreu-se a uma metodologia mista, isto é, uma metodologia quantitativa e qualitativa, sendo privilegiada a utilização do Draw a Scientist Test com os alunos e a observação participante. Participaram neste estudo 299 alunos cuja escolaridade está compreendida entre o 1.º ano e o 6.º ano e 3 cientistas.
- A construção do discurso publicitário das marcas na divulgação de questões sociais: a igualdade de género e empoderamento feminino na publicidade - O Caso NikePublication . Viegas, Mariana Cruz Diniz de Andrade; Veríssimo, Jorge Domingos CarapinhaEsta investigação tem como principal objetivo compreender como as marcas divulgam certas questões sociais nos seus discursos publicitários, e quais as ferramentas mais utilizadas. Em particular, procuramos perceber de que forma a publicidade e as marcas desportivas se têm aliado para a representação da mulher no desporto e quais ferramentas do discurso publicitário a que recorrem para divulgarem a mensagem aos consumidores. Para esta análise, foi selecionada a marca Nike como caso de estudo, e foram analisadas 5 campanhas da marca, lançadas entre os anos de 2017 e 2020. A escolha da Nike prendeu-se não só pelo facto de ser uma marca renome no mercado desportivo, mas também devido à forte aposta fazem em publicidade. Procuramos, ainda, identificar quais os apelos que, na opinião do público, a marca recorre para o desenvolvimento das suas campanhas e, por fim, compreender se reflete de forma positiva questões presentes mais que nunca na nossa sociedade, igualdade de género e empoderamento feminino.