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- Bond of recycled coarse aggregate concrete: model uncertainty and reliability-based calibration of design equationsPublication . Pacheco, João; Brito, Jorge de; Chastre, Carlos; Evangelista, LuisThis paper concerns the design of lap splice lengths for ribbed steel reinforcement bars embedded in concrete produced with coarse recycled concrete aggregates. Recycled aggregates are weaker and typically lead to concrete with lower tensile strength. Both aspects change the model uncertainty of bond strength formulae and a major topic of the paper is the influence of recycled aggregates on the model uncertainty of the bond strength model of fib Bulletin 72. A stochastic model for this model uncertainty is developed from a meta-analysis. The model uncertainty, estimated from analogue specimens made with either natural aggregate concrete or recycled aggregate concrete, is compared and the incorporation of recycled aggregates was indeed found to have a detrimental influence on the model uncertainty. A partial factor for lap splice length design is calibrated through reliability analyses so that the probability of failure of the bond length design of recycled aggregate concrete is equivalent to that of natural aggregate concrete. Two design equations were studied: that of the fib Bulletin 72 and that of the D6 draft of the second generation of Eurocode 2.
- O contributo da análise iconográfica para o desenvolvimento de competências de comunicação histórico-geográficasPublication . Carvalho, Sara Margarida Poejo; Hortas, Maria JoãoO presente Relatório de Estágio desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática do Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da ESELx. Tendo em conta as características dos alunos, de ambos os contextos, foi possível definir uma problemática comum que orientou o estudo empírico que se apresenta neste relatório: A análise iconográfica como recurso didático no ensino da História e Geografia contribui para o desenvolvimento de competências de comunicação. A resposta a esta problemática configura-se em três objetivos: (i) compreender a importância da análise iconográfica no ensino e aprendizagem da História e Geografia; (ii) reconhecer o contributo da análise iconográfica no desenvolvimento de competências de comunicação em História e Geografia; e, (iii) analisar as competências de comunicação em História e Geografia desenvolvidas a partir da análise iconográfica. O estudo, de natureza fundamentalmente qualitativa mobiliza um quadro teórico que articula os conceitos e conceções que justificam a importância da iconografia enquanto recurso didático, reconhecendo o contributo da análise iconográfica no desenvolvimento de competências comunicativas em História e Geografia. Os resultados obtidos, indicam que o recurso a iconografias para comunicar em História e Geografia desenvolveu nos alunos capacidades de: (i) mobilização de vocabulário e conhecimentos histórico-geográfico; (ii) exploração e construção de conhecimento em História e Geografia (iii) compreensão da distribuição e organização de fenómenos no espaço e, (iv) comunicação gráfica, escrita e oral. Estas capacidades contribuem para o desenvolvimento de competências comunicativas em História e Geografia.
- What’s up in the world? The privileged moment for a critical thinking experiencePublication . Bonacho, FernandaWhen one faces a screen to know what is up today, we are simultaneously and foremost reading our world and ourselves, participating in a transaction that embodies different proficiencies, which determine the narrative of our perception and that of the community around us. To know how communication and critical thinking, but also attitudes, and values are daily mobilized among youngsters are part of the objectives of the “Academy for Reading the World: Journalism, Communication and I”, which is a research project - selected as one of the Gulbenkian Academies for Knowledge in 2019 - dedicated to exploring and explaining contemporary communication and media frameworks, but also to develop key social and emotional skills, namely , communication, self-regulation and critical thinking. The research team from six Portuguese academic institutions, specialized in communication and journalism studies, conceived an immersive media agenda, it mobilized teachers and young students from secondary schools of the community and collaboratively have been working with students, researchers, and journalists nourishing an interdisciplinary approach to media literacy amongst young adults (14y-25y). The purpose of this paper is to present results from the two first years of this experience and to argue that it is imperative to listen to what youngsters are paying attention to and encourage them to question their information bubbles to avoid an infotainment network clout that relies on social sharing to survive and dismisses those who are supposed to keep a check on social abuse.
- Proposta de modelo de planeamento de publicações em redes sociais: Brand Posting PlanPublication . Branco, Elisabete Cristina Santos; Correia, RosárioAs redes sociais são ao dia de hoje um dos principais canais de comunicação entre os consumidores e as marcas, tornando imprescindível a boa presença destas na social media. O posting plan, uma das principais tarefas desenvolvidas pelos Social Media Managers, é a base de toda a estratégia bem-sucedida de social media marketing, sendo que os post plan ajudam a: identificar objetivos específicos, criar publicações que vão ao encontro desses objetivos e do público-alvo, distribuir o conteúdo nas plataformas certas, medir os seus resultados e ajustar a estratégia de marca. O presente trabalho, resultado da realização de um estágio curricular na By, uma agência criativa que opera em várias áreas do marketing e onde desempenhei tarefas de community manager, tem como objetivo propor a criação de um modelo de apoio ao planeamento de publicações, adaptado às necessidades e especificidades tanto da agência como da sua carteira de clientes. Recorrendo ao método de investigação-ação, foi levada a cabo uma análise ao funcionamento da agência de acolhimento enquadrado por uma revisão da literatura que destaca o comportamento dos consumidores nas diferentes redes sociais, a estratégia de comunicação das marcas, o community management e a construção dos post plan. O Brand Posting Plan, cuja configuração é apresentada no Capítulo 5, foi alvo de uma avaliação por parte da equipa de social media da By, que permitiu verificar a adequação deste ao tipo de trabalho levado a cabo pela agência bem como aos seus clientes.
- A difusão da música na era dos social media: o caso da Soundcheck PtPublication . Prates, Ana Luísa Vieira; Centeno, Maria JoãoA realidade digital em que atualmente vivemos permitiu às organizações e aos públicos ter acesso a mais informação, potenciar as interacções e formas de comunicação que já não estão circunscritas aos meios tradicionais que, por si só, não permitiam o leque de oportunidades e possibilidades a que o digital dá resposta. Cumprindo estas novas possibilidades, começam a surgir iniciativas digitais que alteram o paradigma de como as organizações se relacionam com os seus públicos, dinamizando uma comunicação mais íntima, eficaz e instantânea. É neste sentido que surge a Soundcheck PT, plataforma vocacionada para a música através de uma comunicação digital, presente em diferentes canais de comunicação online. O objetivo deste trabalho de projeto passa pela problematização da relação entre a música e a indústria fonográfica e os social media, e como tem permitido alcançar indivíduos com interesses e gostos semelhantes num só espaço de partilha e criação de conteúdos. Neste sentido, o presente projeto visa a criação de uma estratégia de comunicação para a Soundcheck PT, de forma a gerir a relação da plataforma com os seus stakeholders e, assim, potencializar a sua presença junto deles.
- Analysis and optimization of 5G coverage predictions using a beamforming antenna model and real drive test measurementsPublication . Sousa, Marco; Alves, André; Vieira, Pedro; Queluz, Maria Paula; Rodrigues, AntónioThe ability to estimate radio coverage accurately is fundamental for planning and optimizing any wireless network, notably when a new generation, as the 5(th) Generation (5G), is in an early deployment phase. The knowledge acquired from radio planning of previous generations must be revisited, particularly the used path loss and antennas models, as the 5G propagation is intrinsically distinct. This paper analyses a new beamforming antenna model and distinct path loss models - 3(rd) Generation Partnership Project (3GPP) and Millimetre-Wave Based Mobile Radio Access Network for Fifth Generation Integrated Communications (mmMAGIC) - applying them to evaluate 5G coverage in 3-Dimensional (3D) synthetic and real scenarios, for outdoor and indoor environments. Further, real 5G Drive Tests (DTs) were used to evaluate the 3GPP path loss model accuracy in Urban Macro (UMa) scenarios. For the new antenna model, it is shown that the use of beamforming with multiple vertical beams is advantageous when the Base Station (BS) is placed below the surrounding buildings; in regular UMa surroundings, one vertical beam provides adequate indoor coverage and a maximized outdoor coverage after antenna tilt optimization. The 3GPP path loss model exhibited a Mean Absolute Error (MAE) of 21.05 dB for Line-of-Sight (LoS) and 14.48 dB for Non-Line-of-Sight (NLoS), compared with real measurements. After calibration, the MAE for LoS and NLoS decreased to 5.45 dB and 7.51 dB, respectively. Moreover, the non-calibrated 3GPP path loss model led to overestimations of the 5G coverage and user throughput up to 25% and 163%, respectively, when compared to the calibrated model predictions. The use of Machine Learning (ML) algorithms resulted in path loss MAEs within the range of 4.58 dB to 5.38 dB, for LoS, and within the range of 3.70 dB to 5.96 dB, for NLoS, with the Random Forest (RF) algorithm attaining the lowest error.
- A presença da estimulação cognitiva nas atividades dinamizadas nas estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI): um olhar sobre o trabalho dos técnicos que realizam as atividadesPublication . Rodrigues, Patrícia Alexandra Nabiço; Almeida, TiagoNos últimos anos, a população idosa tem vindo a aumentar nos países desenvolvidos, nomeadamente em Portugal. Esse crescimento tem levado, cada vez mais, à realização de estudos sobre o impacto da estimulação cognitiva, uma vez que esta pode ajudar a manter ou a desenvolver competências cognitivas no idoso. Este estudo assume uma natureza qualitativa descritiva e, também, de carácter exploratório no qual se pretende verificar de que forma a estimulação cognitiva está presente nas atividades de animação dinamizadas por técnicos nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas. Para responder a esta problemática definiram-se três objetivos específicos: i) Identificar qual a intencionalidade dos técnicos para promover e explicitar objetivos associados à Estimulação Cognitiva no planeamento das atividades; ii) Observar se nas atividades dinamizadas pelos técnicos estão ou não presentes as estratégias e princípios da Estimulação Cognitiva; iii) Analisar se os técnicos que dinamizam as atividades mobilizam no seu discurso as dimensões associadas à Estimulação Cognitiva. A amostra deste estudo é composta por vinte atividades de cinco técnicos, isto é, quatro por cada técnico e são utilizados vários instrumentos de recolha e análise de dados, sendo estes, planificações elaboradas pelos técnicos, observações das atividades, entrevistas semidiretivas aos técnicos, de modo a ser possível fazer-se um cruzamento dos dados recolhidos. Os resultados deste estudo relevam que nas atividades observadas estiveram presentes as diferentes competências da estimulação cognitiva definidas para este estudo (memória, raciocínio, atenção, compreensão, linguagem e competência motora). Verifica-se ainda que nas atividades observadas os técnicos trabalham mais competências do que aquelas que expressam nas suas planificações e entrevistas o que nos indica a falta ou diminuta formação inicial e contínua na área da estimulação cognitiva.
- A influência do Instagram nas escolhas alimentaresPublication . Silva, Ana Sofia Pinhal de Almeida Pato da; Medeiros, CarlaAs publicações sobre alimentação estão entre as mais frequentes no Instagram. Esta tendência pode ter influência no comportamento e nas escolhas alimentares dos utilizadores. Neste sentido, esta dissertação tem como objetivos centrais compreender se as publicações sobre alimentação no Instagram têm realmente influência sobre as escolhas alimentares dos utilizadores e se sim de que forma e quais os fatores e características que contribuem para esta influência. Adotou-se uma abordagem quantitativa, utilizando como instrumento metodológico a aplicação de um inquérito por questionário. A amostra foi constituída por 1022 indivíduos, utilizadores da rede social Instagram e que seguiam contas que publicavam conteúdos sobre alimentação. Após a análise, concluiu-se que as publicações sobre alimentação têm muita influência nas escolhas alimentares e na experimentação de receitas e alimentos dos indivíduos. Os principais impactos encontrados foram alimentar-se de forma mais saudável, cozinhar mais e experimentar alimentos diferentes do habitual. Os tipos de conta que mais influenciam os utilizadores são os dos nutricionistas, dos amigos e dos chefs de culinária. As características das publicações que mais influenciam os consumidores são a credibilidade do autor, a aparência dos alimentos e o equilíbrio nutricional. Podemos concluir também que os utilizadores que seguem mais nutricionistas têm tendência a ter uma alimentação mais saudável.
- A poesia enquanto estratégia para o desenvolvimento da consciência fonológicaPublication . Araújo, Carolina Pires; Estrela, AntóniaO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, tendo sido desenvolvido um estudo, no momento da intervenção, com a participação de duas turmas do 1.º ano de escolaridade. Considerando as fragilidades e potencialidades observadas, surge a problemática da presente investigação: A poesia enquanto estratégia para o desenvolvimento da consciência fonológica. Como tal, definiram-se objetivos gerais que visavam o desenvolvimento da consciência fonológica ao nível da sílaba, da intrassílaba e do fonema, tendo sido delineados três objetivos específicos, na perspetiva da criança, sendo eles (i) Identificar a sílaba inicial de uma palavra, (ii) Identificar palavras que rimam e (iii) Identificar fonemas em palavras. Neste sentido, foi necessária a aplicação de um pré-teste e um pós-teste nos dois grupos, procedendo-se, posteriormente, à análise e comparação de resultados, pelo que este estudo se enquadra numa metodologia de natureza quantitativa, com procedimentos semelhantes aos da investigação-ação. Entre a aplicação dos testes foram realizadas várias atividades de consciência fonológica, a partir de poemas de diversos autores, no grupo de intervenção. Os resultados obtidos mostram, no grupo de intervenção, a existência de melhorias relativamente ao desenvolvimento da consciência fonológica, particularmente nos domínios silábico e intrassilábico, ainda que não sejam sempre significativas. Deste modo, parece possível afirmar que a poesia, aliada a atividades específicas para o desenvolvimento da consciência fonológica, pode ser uma estratégia para o seu desenvolvimento. Idealmente, estas atividades deveriam estar presentes quer no momento da alfabetização, quer na fase que a antecede.
- Soft flocks for rendezvous and pursuit missions with distributed MPCPublication . Igreja, José; Lemos, J. M.This paper concerns of MPC (Model Predictive Control) solutions for self-organized or soft flock formations of agents while carrying out an assigned mission. A distributed MPC algorithm is proposed to solve the formulated problem. Pursuit missions by agents formations can also be treated with the exact same algorithm. The obtained solution is completely decentralized in terms of pathfinding and mission completion. The coordination is done only by shared information between the agents, without any additional gathering node or other extra features, like a pre-planning or mission control. Collisions avoidance with obstacles and among agents are solved by introducing coupling constraints in the underlying optimization problem. The algorithm follows the protocol of a Stackelberg strategy game with a finite number of plays seeking an equilibrium outcome. Two examples are presented, the first showing a rendezvous mission and a second one where agents pursuit a moving object, illustrating the wide range of applications for the proposed algorithm.