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- O papel do educador no envolvimento das famílias no contexto educativo: a interação dos agentes educativosPublication . Frade, Ana Margarida Lourenço; Costa, Maria de Lurdes“O papel do educador no envolvimento das famílias no contexto educativo/ A interação dos agentes educativos”, dá título ao relatório que descreve, analisa, avalia e fundamenta a prática pedagógica nos contextos de creche e jardim-de-infância. Durante o mês de janeiro, a Prática Profissional Supervisionada em creche decorreu numa instituição privada, com um grupo de crianças com idades entre os 14 e os 21 meses de idade. Em jardim-de-infância o período de intervenção foi de fevereiro a maio, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, com um grupo de crianças com idades entre os três e os cinco anos de idade. Quanto à organização do documento, este é constituído por três capítulos. O primeiro caracteriza reflexivamente os dois contextos socioeducativos, o meio envolvente, o grupo de crianças, a equipa educativa, as famílias, as intenções educativas e os princípios orientadores, bem como os espaços e as rotinas. O segundo analisa, também reflexivamente, a intervenção, fundamentando as intenções para a prática e desenvolvendo a problemática. Neste último tópico é feita uma análise, explicitando a metodologia utilizada, compreendendo de que forma o educador participa no envolvimento das famílias no contexto educativo. Finalmente, no terceiro capítulo – considerações finais – é feito um balanço acerca de como a prática profissional contribuiu para a construção da minha identidade profissional.
- Prática de ensino supervisionada II: a sequência didática como estratégia para escrita de textos no 1º ano de escolaridadePublication . Simões, Melissa Pimentel; Pereira, Maria da Conceição Figueira Santos; Silva, EncarnaçãoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, e tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido numa escola na região de Lisboa, com uma turma do 1º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório relata-se, de modo reflexivo, a ação pedagógica desenvolvida no decorrer da PES II, que aconteceu em três fases distintas: i) a observação e caracterização do contexto socioeducativo; ii) a intervenção pedagógica no contexto socioeducativo; e iii) a análise dos resultados. Procura-se ainda dar conta de um estudo sobre a utilização da sequência didática como modo de ação didática privilegiado na aprendizagem da produção de um género textual, a saber a adivinha. Tendo como ponto de partida a caracterização do contexto definiram-se como objetivos para a intervenção: (i) Desenvolver competências de autonomia, cooperação e cumprimento de regras aquando da resolução de tarefas e na relação com os outros; (ii) Desenvolver competências de resolução de situações problemáticas e de comunicação matemática; e (iii) Desenvolver competências ao nível da escrita de textos. De acordo com os objetivos definidos e devidamente fundamentados, dá-se conta da intervenção levada a cabo e dos resultados obtidos. Após a análise de dados foram retiradas algumas conclusões, das quais se destaca um desenvolvimento significativo das competências sociais ao nível da cooperação e autonomia, e uma evolução muito positiva no desenvolvimento da competência textual, em geral, e do género adivinha em particular.
- Vou-te dar um brinquedo de menino: um carro … ou o desmistificar as questões de género no Jardim de InfânciaPublication . Matos, Andreia Filipa Garizo; Lino, DalilaO presente relatório resulta da Prática Profissional Supervisionada em dois contextos socioeducativos de Educação Pré-Escolar: Creche e Jardim-de-Infância. Tanto na Creche como no Jardim-de-Infância a prática educativa decorreu em Instituições Privadas: em janeiro pude intervir com um grupo de 13 crianças com idades compreendidas entre os 18 e os 28 meses em Creche e de fevereiro a maio intervim com 17 crianças de 3 e 4 anos em Jardim-de-Infância. Através de um olhar atento, crítico e reflexivo baseado em pressupostos teóricos, analisa-se a intervenção ocorrida nos dois contextos socioeducativos que contribuíram para esta nova fase que agora se inicia: a de ser educador. Este não foi um caminho que construí sozinha, visto que derivou de um período repleto de interações e aprendizagens com e entre crianças, equipas educativas, famílias e comunidade. Ao longo dos quatro capítulos nos quais o relatório está organizado -caracterização dos contextos socioeducativos, análise da intervenção, problemática e considerações finais - é possível compreender que a reflexão sobre a ação desenvolvida foi uma prática que privilegiei, porque acredito que, só assim, é possível (re)orientar a prática pedagógica, no sentido de a melhorar. As Questões de Género no Jardim-de-Infância assumiram-se como a problemática mais significativa ao longo da intervenção. Neste capítulo explicita-se a importância deste tema na Educação e a influência das famílias e do educador nas (des)igualdades entre os géneros. Em paralelo, surgem também as vozes das crianças sobre o que consideram ser (de e para) menino e o ser (de e para) menina no decorrer de brincadeiras ou atividades por mim desenvolvidas, cuja intenção foi promover “uma educação baseada nos princípios de igualdade entre géneros” (Saavedra, 2005, p. 10).
- Débora, qual foi o livro que trouxeste hoje? A potencialidade dos livros na educação pré-escolarPublication . Bento, Débora Elisabete Cruz; Silva, Mary KatherineO presente relatório surge no decorrer da minha prática profissional supervisionada nas duas valências da educação pré-escolar: creche e jardim-de-infância. Este debruça-se sobre a potencialidade dos livros na educação pré-escolar, tenta uma abordagem mais geral (não se focando apenas nos livros de estórias) sobre a versatilidade que estes materiais podem adotar numa sala de atividades. O livro pode ser o ponto de partida para uma atividade, o indutor de determinado tema ou questão lançado ao grupo de crianças, noutros casos pode ser ainda ele quem nos fornece as respostas a questões que surgiram previamente. Este material pode ser usado nas horas do conto pré-estabelecidas, pode ser utilizado em momentos de transição, pode (e deve) fazer parte das rotinas das crianças, desde que de forma versátil, garantindo que o momento de contacto com este material é motivador e estimulante para as crianças. O livro pode assumir vários propósitos, dependendo sempre da intencionalidade que o educador e o grupo têm. Neste sentido, cabe ao educador proporcionar às crianças o contato com diversos tipos de livros, adequando a escolha à faixa etária do grupo. Além disso, com o livro podemos abordar vários conteúdos e valores que queiramos trabalhar com um grupo de crianças. As áreas do conhecimento (segundo as OCEPE) mais facilmente trabalhadas com os livros são a formação pessoal e social e o conhecimento do mundo, no entanto, através do livro podemos lançar desafios bastante interessantes e contextualizados no domínio da linguagem oral e abordagem à escrita e da matemática.
- Entre a atenção individualizada e a gestão de um grupo de crianças em contextos de Creche e jardim de infância – estratégias de IntervençãoPublication . Sousa, Sara Raquel Rodrigues Leal De; Gomes, ElisabeteEnquadrado no Mestrado de Educação Pré-Escolar, este relatório, intitulado por “Entre a atenção individualizada e a gestão de um grupo de crianças em contextos de creche e Jardim de Infância – Estratégias de Intervenção”, resultou da Prática Profissional Supervisionado, realizada nos contextos de Creche e Jardim de Infância. Em contexto de Creche, a prática pedagógica decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social, ao longo do mês de janeiro, e foi realizada com um grupo constituído por 16 crianças, com idades compreendidas entre os 24 e os 36 meses. Em contexto de Jardim de Infância, decorreu numa instituição pública, com a duração de três meses, e foi realizada com um grupo constituído por 25 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. O presente relatório contempla uma análise fundamentada e uma avaliação reflexiva da ação pedagógica desenvolvida e a investigação e aprofundamento daquela que foi a problemática mais significativa da Prática Profissional Supervisionada. A dificuldade sentida na gestão do grupo, em contexto de JI, perante situações de indisciplina e conflito foram a génese do tema de aprofundamento deste relatório. A abordagem a este tema é realizada através da construção de um quadro conceptual que partiu dos conceitos de disciplina, indisciplina, conflito e autorregulação, com o objetivo de encontrar e verificar os impactos de estratégias que auxiliassem a regulação de um grupo de crianças, em geral, e de uma criança, em particular. De um modo geral, os resultados desta investigação foram positivos, pois foi encontrado um conjunto de estratégias, adequadas a este contexto, que auxiliou na regulação do grupo, diminuindo as situações de indisciplina e conflito. Deste modo, as dificuldades sentidas ao nível da gestão diminuíram significativamente.
- Como é que no movimento da escola moderna é promovida a autonomia das crianças?Publication . Soeiro, Dora Filipa Camacho; Lino, DalilaCom o título “Como é que no Movimento da Escola Moderna é promovida a autonomia das crianças?”, este relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Resulta de um processo que se iniciou com uma experiência de prática profissional supervisionada (PPS) de um mês em Creche (janeiro de 2014), e que terminou com uma experiência de PPS de cerca de quatro meses, de fevereiro a maio de 2014, em Jardim-de-Infância (J.I.), ambas na instituição onde desempenho igualmente as funções de A.A.E., instituição privada, situada na região de Lisboa. É seu objetivo, de uma forma reflexiva e interpretativa, descrever, analisar, fundamentar e avaliar o trabalho de intervenção realizado, não esquecendo antes a caraterização do contexto onde realizei a minha prática pedagógica, das equipas, das crianças e das famílias, com quem pude aprender, de um modo pragmático, o que significa ser educadora.
- Interações adulto(s)-criança(s): a partilha de controlo em jardim-de-infânciaPublication . Moura, Joana Filipa Magalhães; Seixas, CristinaO presente relatório tem como principal objetivo refletir, de forma crítica e fundamentada, a minha intervenção educativa nas valências de creche (com crianças com idades compreendidas entre os 24 e os 36 meses) e jardim-de-infância (com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos). Este trabalho não se desenvolveu somente com os dois grupos de crianças mas em parceria com as respetivas famílias e equipas educativas. Neste sentido, apresento a caracterização de ambos os contextos, atendendo a todos os intervenientes no processo educativo, realizada de forma reflexiva e fundamentada. Esta foi realizada com o intuito de conhecer e interpretar os sistemas onde as crianças se inserem de modo a melhor adequar a minha prática educativa. Com base na caracterização para a ação, em conjunto com pressupostos teóricos, defino ainda intenções e objetivos que regem a minha prática com as crianças, suas famílias e equipa educativa. É ainda foco deste relatório uma questão problemática levantada no decorrer da PPS em jardim-de-infância – que intitula este relatório – sobre as interações estabelecidas entre os adultos e as crianças e a consequente partilha de controlo na sala de atividades. Trata-se de reconhecer a importância da relação entre o adulto e as crianças no processo de aprendizagem, mas também o papel da criança, como ator social de direitos, e construtor do seu próprio conhecimento.
- Lightweight amorphous silicon photovoltaic modules on flexible plastic substratePublication . Vygranenko, Yuri; Khosropour, A.; Yang, R.; Sazonov, A.; Kosarev, A.; Abramov, A.; Terukov, E.Solar cells on lightweight and flexible substrates have advantages over glass-or wafer-based photovoltaic devices in both terrestrial and space applications. Here, we report on development of amorphous silicon thin film photovoltaic modules fabricated at maximum deposition temperature of 150 degrees C on 100 mu m thick polyethylene-naphtalate plastic films. Each module of 10 cm x 10 cm area consists of 72 a-Si:H n-i-p rectangular structures with transparent conducting oxide top electrodes with Al fingers and metal back electrodes deposited through the shadow masks. Individual structures are connected in series forming eight rows with connection ports provided for external blocking diodes. The design optimization and device performance analysis are performed using a developed SPICE model.
- O papel do adulto na resolução de conflitos entre crianças do jardim de infânciaPublication . Batista, Diana Filipa Bastos; Seixas, CristinaO presente relatório partiu da Prática Profissional Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, lecionado pela Escola Superior de Educação de Lisboa. A prática realizada no contexto de Creche (12-24 meses) decorreu durante o mês de janeiro e a prática em jardim-de-infância (4-5 anos) teve início em fevereiro, culminando na última semana de maio. É objetivo deste trabalho fazer uma análise reflexivo-teórica deste percurso, através da explicitação das intenções subjacentes à prática, bem como da ilustração da ação pedagógica desenvolvidas nos dois contextos. No decorrer da prática em jardim-de-infância foi possível estudar a problemática da gestão de conflitos ocorridos entre as crianças. Assim, o capítulo 4 do presente trabalho centrar-se-á no modo como as crianças resolvem os conflitos e no papel do adulto perante estes episódios. Estes conflitos advêm das interações que as crianças protagonizam com os seus pares em contexto de Creche e de Jardim-de-Infância. Nestas interações as crianças são muitas vezes confrontadas com comportamentos, pensamentos e atitudes divergentes dos seus, situações que acabam por gerar conflitos interpessoais. O educador deve fornecer, às crianças envolvidas, mecanismos que as auxiliem a resolver os problemas individualmente. Assim, os comportamentos das crianças e as suas relações interpessoais são adequadas, proporcionando o desenvolvimento de competências sociais. Assim nasceu a problemática que dá titulo ao presente relatório – “O papel do adulto na gestão de conflitos entre crianças do jardim-de-infância” – onde serão fornecidas algumas práticas que auxiliem o adulto a lidar com os conflitos que surgem diariamente na sala de atividades. Estas práticas foram definidas/ sendo construídas ao longo da minha intervenção, através da articulação da prática da educadora cooperante, com o referencial teórico do modelo curricular do High-Scope e com a reflexão sobre a minha própria intervenção ao longo da PPS. O papel das crianças foi fundamental para a construção de conclusões e o envolvimento das mesmas constituiu o ponto central da problemática.
- A transição do pré-escolar para o 1ºCEB: uma preocupação de todosPublication . Martins, Andreia Filipa Dos Santos; Rosa, ManuelaO presente relatório decorreu do trabalho desenvolvido na Prática Profissional Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e evidencia uma reflexão fundamentada sobre a minha intervenção educativa em contexto de Creche e Jardim de Infância. “A transição do Pré-Escolar para o 1ºCEB: Uma preocupação de todos” dá nome a este relatório no qual se pretende refletir, discutir e analisar as preocupações de todos os intervenientes educativos (crianças, educadores, professores e famílias) relativamente à transição para a escolaridade obrigatória. Assenta num quadro teórico de referência e em práticas educativas onde se entende que a criança é o principal ser participativo que terá de passar por um conjunto de transições que serão essenciais para o seu desenvolvimento. Ao educador e restantes intervenientes educativos cabe a função de realizar um trabalho colaborativo que vise a plena integração de todas as crianças no novo contexto pedagógico. Do ponto de vista metodológico, este estudo dá um enfoque especial à “compreensão dos motivos, interesses, sentimentos, crenças, decisões e outros conhecimentos pessoais através da observação, interacção e comunicação entre o investigador e o indivíduo ou grupo investigado” (González, 2002, p.23). As principais técnicas de investigação utilizadas foram as entrevistas realizadas às crianças da sala onde intervi no contexto de Jardim de Infâncias e às educadoras de infância e professores da instituição; os questionários realizados às famílias e as atividades realizadas com as crianças de modo a minimizar essas preocupações.