ESELx - Capítulos ou partes de livros
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Browsing ESELx - Capítulos ou partes de livros by Subject "1.º ciclo do ensino básico"
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- O contexto curricular português: breve perspetiva histórica (1989-2024)Publication . Valente, Bianor; Leite, TeresaEste primeiro capítulo descreve a profusão de alterações curriculares nacionais desde 1989/1990 até aos dias de hoje, com principal foco no currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Para além da matriz curricular, estas mudanças incidem, essencialmente, nas orientações programáticas para as diferentes áreas disciplinares, com acentuada frequência em Português e Matemática. Duas questões principais pautam estas alterações, revelando intermitências e descontinuidades: por um lado, a autonomia e flexibilidade curricular e, por outro, a existência de áreas curriculares não disciplinares e transversais. Recorrendo à análise documental, analisa-se a estrutura, as (in) coerências e (des)articulações dos documentos curriculares de caráter geral e das diferentes áreas disciplinares nas reorganizações do currículo nacional. Dá-se particular relevo ao currículo do 1.º CEB, pelas suas singularidades e, em especial, pela necessidade de ter em conta o regime de monodocência que enforma indelevelmente os diferentes tempos e modos de desenvolvimento curricular neste nível de ensino. Como conclusão, resumem-se as tendências e dilemas das sucessivas alterações curriculares, visando contribuir para a necessária reflexão neste âmbito.
- Empreendedorismo e literacia financeira no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pina, José; Ferreira, Rui; G Dias, Alfredo; Leite, TeresaO Projeto de Empreendedorismo e Literacia Financeira (E.L.F.) tem sido desenvolvido desde 2010, de uma forma sistemática e com recurso a didáticas integradas, conduzindo ao envolvimento dos alunos em atividades que têm em linha de conta as especificidades e os recursos do meio e valorizando o conhecimento das raízes culturais e locais. Para tal, faz um uso claro de dinâmicas de grupo em mini-empresas, com vista ao desenvolvimento das competências do empreendedorismo, necessárias a uma aquisição mais eficaz dos aspetos curriculares, promovendo deste modo a inclusão e o sucesso escolar. O projeto tem vindo a ser aplicado a duas turmas do primeiro ciclo do ensino básico (1º CEB), em escolas de meio rural na região de Lisboa e Vale do Tejo, usando como base o empreendedorismo cruzado com o currículo nacional de forma integrada, dando-lhe uma maior expressão relativamente ao potencial de aplicação no quotidiano e procurando levar os alunos a tomar consciência da importância da sequência com que o mesmo é abordado. Visa-se, assim, tornar as aprendizagens mais significativas e fornecer uma visão verdadeiramente global da interligação entre as várias áreas curriculares. O projeto orientou-se para dois objetivos principais: determinar se um projeto de integração curricular no primeiro ciclo pode contribuir para (i) o desenvolvimento de competências associadas ao empreendedorismo; (ii) a centralização da escola na comunidade, dando origem a dois estudos. Os resultados obtidos vão no sentido de demonstrar que as experiências associadas ao empreendedorismo contribuíram para o desenvolvimento pessoal dos alunos e valorização das raízes locais, resultando ainda numa diminuição do insucesso escolar. É possível perceber que os alunos se tornaram mais conscientes das etapas necessárias a percorrer para a obtenção de sucesso no processo de tomada de decisão, a nível do seu futuro pessoal e académico.
- O ensino das áreas curriculares no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Leite, TeresaEste capítulo debruça-se sobre o 1.º ciclo do Ensino Básico e visa apresentar e problematizar algumas das suas caraterísticas a nível curricular, pedagógico e didático, pondo também em evidência orientações atuais para o ensino nesta faixa etária. Na primeira parte, abordam-se as suas finalidades, equacionando- as numa perspetiva histórica e questionando-as à luz da atualidade, identificam-se as principais tendências internacionais da organização curricular deste nível de ensino, problematiza-se a atenção dada ao ensino dos conteúdos das áreas curriculares do 1.º ciclo e apresenta-se uma breve resenha da evolução das abordagens didáticas em cada uma dessas áreas. A gestão integrada do currículo é abordada posteriormente, relacionando-a com a abrangência curricular do 1.º ciclo, as caraterísticas desenvolvimentais das crianças da faixa etária que o frequentam e as correntes pedagógicas de cariz sócio-construtivista. Na segunda parte, apresentam-se os resultados de alguns estudos recentes sobre integração curricular e sobre a relação entre processos de ensino e resultados de aprendizagem. Na terceira parte, como forma de aplicação dos conceitos abordados neste capítulo, sugerem-se algumas atividades.
- A escrita com função epistémica em projeto do 1.º ciclo do ensino básico de Lisboa: escrever enquanto processo de organização e construção do conhecimentoPublication . Pereira, Teresa Costa; Sousa, Otília; Matos, Denilson Pereira deA escrita é uma atividade muito valorizada na nossa sociedade. Se a leitura permite aceder ao saber, à organização da vida em sociedade, à cultura, etc, a escrita dá voz a quem escreve...
- O impacto da utilização do friso cronológico na avaliação dos alunos a Estudo do Meio Social no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Filipa Cruz da; Cruz, Joana Arez da; Ferreira, Nuno MartinsSendo o friso cronológico simples um recurso utilizado no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos da História nas aulas de Estudo do Meio, foi realizada uma investigação com o objetivo de analisar o impacto da utilização deste recurso na avaliação dos alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade na área disciplinar referida. Metodologicamente, a investigação segue uma abordagem quantitativa, baseada nos dados disponibilizados pelo conjunto de docentes inquiridos, quer nos questionários aplicados, quer nas grelhas relativas à avaliação dos alunos a Estudo do Meio e, em particular, em conteúdos da História e Geografia de Portugal. A análise dos dados recolhidos permite encarar com otimismo o impacto da utilização do recurso referido nas classificações dos alunos. Contudo, não foi possível comprovar uma relação direta entre esses dois fatores, dada a inexistência de dados relativos à avaliação de alunos cujos docentes não utilizam o friso cronológico. De certa forma, a investigação evidencia a importância do envolvimento dos alunos na sua construção. Contudo, os resultados indiciam a necessidade de se realizar uma abordagem sistemática e contínua do friso cronológico com os alunos em contexto de sala de aula.
- Princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais: análise do recurso cozinhar a aprenderPublication . Cardoso, Adriana; Almeida, António; Gonçalves, Carolina; Pereira, Susana; Rodrigues, Margarida; Silva, EncarnaçãoNeste capítulo, discutem-se princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais que promovam situações de aprendizagem inovadoras. Neste âmbito, destacam-se: (i) a criação de contextos significativos para a aprendizagem; (ii) a integração curricular; (iii) a implementação de um desenho instrucional de base construtivista; (iv) a promoção da autonomia do aluno; (v) a promoção do envolvimento e da motivação do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Estes princípios são mobilizados, no presente capítulo, na análise de um recurso educativo digital concreto (Cozinhar a Aprender), que visa promover o desenvolvimento integrado de competências (Português, Matemática, Estudo do Meio) no 1.º Ciclo do Ensino Básico a partir da exploração do género textual receita culinária.
- Recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem do português no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo PereiraUm dos desafios que se impõem com a revolução tecnológica é o desenvolvimento de recursos educativos digitais que reflitam os resultados da investigação desenvolvida nas didáticas específicas. Na sequência de uma experiência pedagógica realizada na área de didática da língua, este estudo tem como objetivo analisar os protótipos de recursos educativos digitais produzidos no âmbito do Mestrado de Didática da Língua Portuguesa em funcionamento numa instituição de ensino superior portuguesa. A análise qualitativa dos recursos educativos é orientada pelos seguintes indicadores: desenvolvimento integrado de competências de língua; contextualização dos escritos; descoberta do funcionamento da língua; percursos não lineares e personalizados; diferentes linguagens mediáticas; e estratégias de gamificação. Os resultados demonstram que os recursos exploram sobretudo o conhecimento explícito da língua (em articulação com outras competências). Quando a competência de escrita está envolvida, a contextualização das produções é apresentada apenas como sugestão para o professor. A metodologia de descoberta do funcionamento da língua é mobilizada sobretudo na exploração da macroestrutura textual e na descoberta de regras de pontuação. O recurso a diferentes linguagens mediáticas é particularmente evidente na apresentação de textos multimodais. Os restantes indicadores são pouco explorados nos recursos, pelo que merecerão maior aprofundamento em futuras edições do mestrado.