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Abstract(s)
Este primeiro capítulo descreve a profusão de alterações curriculares nacionais desde 1989/1990 até aos dias de hoje, com principal foco no currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Para além da matriz curricular, estas mudanças incidem, essencialmente, nas orientações programáticas para as diferentes áreas disciplinares, com acentuada frequência em Português e Matemática. Duas questões principais pautam
estas alterações, revelando intermitências e descontinuidades: por um lado, a autonomia e flexibilidade curricular e, por outro, a existência de áreas curriculares não disciplinares e transversais. Recorrendo à análise documental, analisa-se a estrutura, as (in) coerências e (des)articulações dos documentos curriculares de caráter geral e das diferentes áreas disciplinares nas reorganizações do currículo nacional. Dá-se particular relevo ao currículo do 1.º CEB, pelas suas singularidades e, em especial, pela necessidade de ter em conta
o regime de monodocência que enforma indelevelmente os diferentes tempos e modos de desenvolvimento curricular neste nível de ensino. Como conclusão, resumem-se as tendências e dilemas das sucessivas
alterações curriculares, visando contribuir para a necessária reflexão neste âmbito.
Description
Keywords
Educação Currículo 1.º ciclo do ensino básico
Citation
Valente, B., & Leite, T. (2024). O contexto curricular português: breve perspetiva histórica (1989-2024). In Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular (8-39) Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.175
Publisher
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa