ISEL - Engenharia de Gestão Industrial
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ISEL - Engenharia de Gestão Industrial by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação do impacto dos riscos associados a projetos na competitividade da organização. Caso de estudo.Publication . Mendes, Adriana Narciso; Abreu, António João Pina da Costa Feliciano; Anes, Vítor Manuel RodriguesPerante uma dinâmica entre mercados e a indústria cada vez mais desafiante, competitiva e globalizado, as organizações têm trabalhado em prol de se tornarem mais flexíveis e inovadoras a fim de alcançar uma vantagem competitiva e diferenciadora face aos seus concorrentes, com a colocação de novos produtos no mercado. O desenvolvimento de novos produtos para além de ser complexo, exige recursos e competências às organizações, apresentando-se como riscos que podem colocar em causa a sustentabilidade das mesmas. Para se ser competitivo, inovador e diferenciador é necessário colocar em prática a estratégia delineada pelo Project Manager, implementada através de projetos e assim alcançar os objetivos com sucesso. A gestão de um projeto tem a si associados riscos desde a definição de âmbito, tempo, orçamentos, alocação de recursos, entre outros. O Processo de Gestão de Risco permite a identificação e avaliação do risco e respetiva a monitorização, permitindo a gestão de incertezas, identificando as oportunidades e ameaças em termos dos seus impactos e probabilidade de ocorrência, contribuindo para a minimização dos efeitos negativos. A presente dissertação pretende desenvolver um modelo de avaliação dos potenciais modos de falha associados a projetos na indústria automotiva, de forma a priorizar o tratamento de eventos que apresentam um índice de risco superior e maior probabilidade de ocorrerem. Com o objetivo de a organização gerir e detetar quais apresentam impacto negativo sobre a sua competitividade, o modelo apresentado é suportado em duas metodologias, FMEA e Fuzzy Logic, concluindo qual o projeto que apresenta uma taxa de risco considerada aceitável pela organização, permitindo a conquista da competitividade através dos seus produtos e, consequentemente, de quota de mercado.
- Implementação de metodologia Lean na gestão da manutençãoPublication . Fernandes, André Manuel Pereira; Abreu, António João Pina da Costa Feliciano; Calado, José Manuel FerreiraCom o passar dos anos os consumidores têm vindo a compreender cada vez melhor o papel ativo que desempenham no mercado da procura e oferta. Enquanto no passado os consumidores adquiriam o que estava disponível no mercado, independentemente do seu preço, atualmente é comum realizarem-se estudos de mercado que permitam identificar os produtos ou serviços capazes de satisfazer as necessidades e expectativas dos consumidores ao menor preço. Este é presentemente o grande dilema das organizações. As organizações começaram a compreender que teriam de se reinventar para conseguir ir ao encontro dos seus clientes. Devido à elevada competição de preços, as organizações sentiram necessidade de reduzir os seus custos de forma a manterem a margem de lucro. Surgiram então diversas metodologias que visam a redução de custos, nomeadamente o Pensamento Lean. Este, baseado em conceitos de melhoria contínua, procura otimizar os recursos das organizações, através da identificação e eliminação de desperdícios. Tendo a sua génese no setor produtivo das organizações, o desafio passa agora por extrapolar estes ideais a outros setores, nomeadamente o setor de prestação de serviços. Dentro das próprias organizações existem áreas acessórias, como é o caso da manutenção, onde os conceitos Lean podem permitir a obtenção de maiores vantagens competitivas. Esta dissertação procura desenvolver um modelo, apoiados em diversas ferramentas, que permita a implementação de metodologias Lean na gestão da manutenção. Este modelo, aplicado num caso de estudo, tem como objetivo introduzir o conceito de Manutenção Lean, de forma a aumentar a eficiência e eficácia da gestão da manutenção nas organizações.
- Avaliação de um projeto de investimento no setor vinícolaPublication . Santos, Ângela Beatriz Almeida; Saraiva, Tânia Mafalda Antunes; Abreu, António João Pina da Costa FelicianoO setor vitivinícola é um dos setores que tem contribuído para o crescimento da economia portuguesa, gerando um volume de negócios de cerca de 360 milhões de euros em 2022. Neste contexto, a elaboração de uma dissertação centrada num projeto de investimento na criação de uma nova marca de vinho português torna-se relevante. O principal objetivo desta dissertação é realizar uma análise da viabilidade económico-financeira sobre uma nova marca de vinho português, a Vinhos Almeida. É apresentado o plano de negócios da empresa, que compreende a criação, estratégia de implementação e a análise de viabilidade económico-financeira para o lançamento de uma empresa revenda de vinhos. A empresa estabelece parceria com um produtor da região do Douro, que é responsável pela produção, engarrafamento e embalagem das garrafas, e com um distribuidor, responsável pela comercialização, tanto a nível nacional quanto internacional. Além disso, a empresa assegura venda direta com os consumidores finais, por meio das plataformas da Vinhos Almeida. De acordo com o plano de negócios detalhadamente desenvolvido nesta dissertação, conclui-se que o projeto é viável em termos sociais, económicos e financeiros, sendo. necessário um investimento inicial de 35.600€. Avaliámos este projeto para um período de dez anos de atividade, tendo obtido um Valor Líquido Atualizado (VAL) de 250.695,59 € e com uma Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) de 50%, sendo o período de retorno do investimento de aproximadamente 4 anos, os três indicadores dão sustentabilidade à viabilidade do projeto.
- O efeito da indústria 5.0 na produçãoPublication . Silva, Edvânia da Glória e; Anes, Vítor Manuel RodriguesA dissertação examina a Indústria 5.0 e o seu potencial impacto nas operações industriais. A revisão da literatura começa por introduzir o conceito de Indústria 5.0, destacando as suas raízes históricas e os seus princípios. Além disso, compara a Indústria 5.0 com sua antecessora, a Indústria 4.0, e destaca exemplos de implementações bem-sucedidas. O uso da simulação como ferramenta na otimização dos processos industriais é discutido, incluindo sua evolução histórica, objetivos e vantagens. O software Arena® é apresentado como uma ferramenta de modelação para este estudo, abordando os seus princípios e distribuições estatísticas. A Análise Custo-Benefício (ACB) é introduzida como uma metodologia para avaliar propostas de melhoria, com foco na relação entre ACB e a tecnologia 5.0. As etapas da ACB e os indicadores-chave são detalhados. A secção do caso de estudo descreve o objetivo, contexto e modelação do processo produtivo atual, incluindo os resultados da simulação e são apresentadas propostas de melhoria. A validação das propostas é realizada através da comparação de indicadores de produção e da análise ACB e a tomada de decisão é discutida com base nestes resultados. Finalmente, a dissertação conclui com um resumo das descobertas da pesquisa, incluindo as limitações e propostas para trabalhos futuros. Este trabalho contribui para o entendimento da Indústria 5.0 e seu potencial para otimizar operações industriais, destacando a importância da simulação e da análise custo-benefício nesse contexto.
- Abordagem multicritério de apoio à decisão no planeamento da manutenção: estudo de casoPublication . Patel, Chandni Hitesh; Anes, Vítor Manuel RodriguesO papel da manutenção tem vindo a evoluir devido ao reconhecimento da sua importância em diversas vertentes, nomeadamente na qualidade das prestações do serviço de uma empresa, garantido a fiabilidade e a segurança dos equipamentos, mas também nas vertentes financeiras e económicas pela otimização do ciclo de vida dos equipamentos. O objetivo do presente trabalho consistiu numa análise crítica da situação atual de uma PME, cuja finalidade é a prestação de serviços de alojamento a pessoas com incapacidade física e mental, e criar uma estratégia de gestão de manutenção a ser implementada, baseada na construção de um plano de manutenções de elevadores, de forma a melhorar o resultado empresarial e a qualidade do serviço prestado. Para atingir o objetivo mencionado acima foram necessários vários procedimentos, começando com a análise do equipamento mais critico e o respetivo modo de falha mais critico, com a ajuda das ferramentas de decisão multicritério AHP, Método dos 5 Porquês e FMEA, de forma a decidir para que equipamento e para que finalidade o plano de manutenções deverá ser desenvolvido. Uma vez elaborado o plano de manutenções, fez-se um estudo da viabilidade económica do projeto através das ferramentas de análise de investimento, VAL e TIR, assim como a análise de risco através do processo do Bowtie. Através da identificação dos principais perigos e fontes de risco, desenvolveram-se duas barreiras de prevenção fundamentais a serem incluídas no plano de manutenções de forma a evitar a interrupção ou a não implementação mesmo. Após a introdução das barreiras de prevenção, avaliou-se novamente a viabilidade económica do projeto, onde foram necessários alguns reajustes em relação ao investimento inicial e o tempo de vida útil do projeto. Um dos trabalhos futuros a ser desenvolvido com base no plano de manutenções elaborado, será a criação do programa de Gestão Lean a longo prazo para a organização ser capaz de combater o aumento da taxa de inflação e os respetivos custos, promovendo uma melhor qualidade de serviço ao cliente. Outro aspeto a considerar seria o desenvolvimento de um programa de controlo de circulação diária nos elevadores, de forma a tornar o processo mais rápido e eficaz, regularizando a circulação por todos os elevadores.
- Avaliação e gestão do risco em projetos AgilePublication . Salgado, André Ataíde; Anes, Vítor Manuel RodriguesEste projeto de dissertação, inserido no plano de estudos do curso de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, analisa a Avaliação e Gestão de Risco em Projetos Ágil. A inevitabilidade do risco em qualquer projeto é uma certeza . Ter consciência dos riscos envolvidos ao longo do ciclo de vida dos projetos e e star capacitado para avaliar e tomar decisões com base nos princípios ágeis para ultrapassar dificuldades é um fator de diferenciação nas empresas e equipas. A avaliação precisa do risco é fulcral para uma gestão eficaz. O caso de estudo analisado teve como principal objetivo a análise da avaliação dos riscos em projetos ágeis e a implementação de métodos e mais valias na gestão á g i l, focados na melhoria da gestão de projetos. Assim, foi iniciada a investigação com uma revisão da literatura sobre a Gestão de Risco, o método Agile, a metodologia SCRUM, a teoria Fuzzy Logic e a implementação de uma ferramenta qualitativa para projetos híbridos. Em seguida, foi analisado um caso de estudo relativo a uma empresa multinacional de ascensores realizando-se um diagnóstico do seu estado a t u a l, procedimentos, desempenho e dificuldades do sistema. Concluída a análise, foi proposto um novo modelo de atuação híbrido com propostas de intervenção, em resposta aos principais problemas identificados. Foi desenvolvido um questionário onde s e analisou a opinião de profissionais que realizam posições de gestão de projeto na empresa em questão, com vista a conhecer quais a s maiores dificuldades que enfrentam neste momento, aferir a sua recetividade na aplicação de novos métodos ágeis e sensibilidade relativamente à avaliação do risco durante o projeto.
- Aplicação de técnicas para o balanceamento de postos de trabalho numa empresaPublication . Lemos, Esdras Miranda; Abreu, António João Pina da Costa FelicianoA grandeza diretriz tempo é decisiva para a configuração dos processos nos empreendimentos empresariais, que são regulados por parâmetros como custos, mercado, recursos humanos, qualidade e o já citado tempo como fator de destaque. O objetivo primário de uma empresa esta em manter ou aumentar sua capacidade competitiva. Para atingir este objetivo, torna-se imprescindível a disponibilidade de um sistema amplo e unificado como instrumento de administração do gerenciamento de dados e tempos, que alcance todos os níveis organizacionais da empresa. Estes dados normalmente podem ser descobertos de diversas formas, mas todas elas irão fazer com que os mesmos requeiram passar por um levantamento, avaliação, inter-relacionamento e interpretação. Porém o dado de tempo não é nada além da expressão da qualidade de um processo. É preciso racionalizá-lo, influenciá-lo. Influenciar o parâmetro tempo por sua vez, significa modificar processos planejando-os e configurando-os. Mais importante que a apuração de dados, a configuração dos processos deve ser o objeto central do gerenciamento dos tempos e dados. Simplesmente gerenciar tempos sem estruturar processos não contribui para o desenvolvimento de uma empresa. O MTM descreve a realidade de um processo de produção planeado com precisão. Este método não fornece somente padrões, mas sim diversos padrões em diversos níveis para poder explicar a diferença entre uma oficina de automóveis e uma linha de montagem exerce a função de linguagem comum sendo base para medição, comparação e modificação em todos os níveis de uma empresa. Tem como lema o “certo desde o começo” pois com este pode-se avaliar um posto de trabalho sem o mesmo estar montado, usando apenas a descrição das tarefas executadas no mesmo, portanto o método realça a necessidade de otimizar o processo e consequentemente custos e produtividade na confeção do produto. Descreveremos neste trabalho as principais técnicas de medição dos movimentos e suas aplicações do mesmo numa empresa do segmento farmacêutico.
- Dimensionamento e validação de um sistema logístico com recurso à simulaçãoPublication . Santos, João Pedro Ferreira dos; Anes, Vitor Manuel RodriguesNo panorama atual, torna-se necessário às empresas esforçarem-se por encontrar estratégias que as orientem para o sucesso dos seus resultados, de modo a serem competitivas no mercado. Este objetivo é alcançado através da melhoria da eficiência/produtividade dos seus processos e da eficácia dos mesmos. Para tal, importa às empresas avaliarem o retorno do investimento em novas tecnologias e processos, procurando, sempre que possível, a otimização através do menor custo possível e da eliminação de desperdícios. Neste âmbito, surge a presente dissertação de mestrado, que pretende realizar a otimização, dimensionamento e validação de um sistema logístico, por meio da simulação, numa empresa do setor da distribuição de encomendas. Como tal, as áreas de estudo que suportam esta dissertação são a teoria das filas de espera e a simulação. A simulação de processos é uma ferramenta cada vez mais útil em ambiente industrial e eficaz como apoio à tomada de decisão. Esta permite criar e testar cenários em vários modelos, sem comprometer o sistema real. Esta característica permite simular ideias de inovação e prever os resultados decorrentes da sua implementação, sem a necessidade de qualquer investimento ou alteração na área de produção. Assim, os principais objetivos desta dissertação foram: a criação de um modelo de simulação do sistema atual de divisão de encomendas, a respetiva identificação de desperdícios e a proposta de novas oportunidades de melhoria; a criação de novos modelos de simulação que dimensionassem o sistema com base nessas propostas; a comparação da nova proposta com o sistema atual, através de Key Performance Indicators; a análise de retorno financeiro do projeto. A metodologia de investigação baseou-se num caso de estudo com recurso à ferramenta de simulação FlexSim, que mostra ser possível aumentar a eficiência dos processos de divisão de encomendas através da implementação das melhorias propostas. Através dos resultados obtidos, prevê-se que seja possível aumentar: a produtividade do processo de divisão nacional de encomendas em 37%; a produtividade do processo de divisão regional de encomendas em 56%; o retorno financeiro a 5 anos em 110%, face à ausência de investimento neste projeto.
- Dimensionamento de uma Cadeia de Abastecimento para o setor AeroespacialPublication . Borrega, Raquel Diniz da Gama Bento; Anes, Vítor Manuel RodriguesDado o estado atual e panorama do futuro próximo da Indústria e Exploração Espaciais, esta investigação procurou avaliar qual seria a viabilidade de uma Cadeia de Abastecimento que apoiasse a sobrevivência e a prosperidade de um Empreendimento Agrícola no Planeta Marte como exemplo do objectivo principal de provar a viabilidade do apoio logístico à expansão da Humanidade para além da Terra. Para tal, foi realizada uma Revisão da Literatura que permitiu a obtenção de dados e a compreensão das implicações, tecnologias, dinâmicas e restantes aspetos relevantes para se definir um Estudo de Caso com base na mesma, assim como o desenvolvimento de três cenários de resposta ao mesmo — com diferentes níveis de dependência de abastecimento alimentar terrestre entre si, desde um cenário caracterizado por uma colónia capaz de, teoricamente, cultivar a totalidade dos alimentos de que necessitaria (juntando-se-lhe, a determinado ponto e, também, crescendo gradualmente, a produção de animais), a outro em que seriam produzidas, também em teoria, metade das suas necessidades alimentares — que consistiram, cada um, numa simulação, durante 60 anos (a ser iniciada em 2035/36), do que seriam as necessidades agrícolas para o funcionamento sustentável do empreendimento descrito (cuja arquitectura e localização foram definidas conceptualmente), tendo-se, a partir das mesmas, calculado a capacidade — tecnológica e financeira — da sua resposta logística, assim como analisado a viabilidade desta, tendo, naturalmente, os resultados obtidos por cenário explorado variado. Não obstante, perante qualquer um dos cenários apresentados — que consistiram, igualmente, na proposta de utilização de um veículo atualmente, ainda, em fase de desenvolvimento e de testes (o Starship-Super Heavy, da empresa SpaceX) —, acredita-se, em conclusão, ter-se validado a possibilidade tecnológica e financeira (num futuro relativamente próximo) da realização do objetivo logístico pretendido, esperando-se, com o presente estudo, gerar-se dados que, de alguma forma, pudessem contribuir para a obtenção de perspetivas e possibilidades no campo de investigação e indústria estudados.
- Implementação do planeamento de experiências na melhoria de processos produtivosPublication . Trindade, Tiago Gonçalo Rebelo Pereira; Abreu, António João Pina da Costa FelicianoO panorama industrial global atual, encontra-se caracterizado por uma grande dinâmica, em parte devido à incerteza quanto à direção a seguir relativamente à fonte energética que irá mover as indústrias da mobilidade, como a automóvel e a aeroespacial, em parte devido aos fenómenos geopolíticos que ocorrem por todo o planeta, mas que nos impactam a todos. Num ambiente em que é de extrema importância características como a inovação, qualidade, eficiência, eficácia, sustentabilidade, adaptabilidade e flexibilidade, por forma a dar resposta à constante mudança, só as organizações que integrem e proliferem estes conceitos dentro da sua estrutura, poderão ser competitivas e ocupar um lugar no mercado. O desenvolvimento deste trabalho vem caracterizar e enfatizar como uma organização industrial que queira ser competitiva, tem de ser eficaz nos seus processos desde o início do desenvolvimento da industrialização dos seus produtos, apesar de todos os desafios inerentes ao processo de inovação, mantendo sempre o foco no cliente e na qualidade, sendo de extrema importância a resolução de problemas nesta fase, por forma a serem resolvidos antes de se entrar em produção série, evitando o incremento de ineficiências operacionais, custos para a organização e perda de desempenho e competitividade. Para a resolução de problemas, as organizações industriais têm integrado cada vez mais nas suas estruturas metodologias comprovadas, como o Seis Sigma, cujo principal método é composto por um ciclo de cinco etapas cujo foco é a melhoria dos processos e a redução da variação, também conhecido como DMAIC. Como ferramenta de excelência do DMAIC para redução sistemática da variabilidade, permitindo analisar quais os fatores controláveis que têm impacto nas características da qualidade, encontramos o Planeamento de Experiências, também conhecido como Desenho de Experiências. O objetivo do desenvolvimento deste trabalho, foi a aplicação direta do Planeamento de Experiências na melhoria de um novo processo produtivo de um novo produto numa organização industrial, que se encontrava em fase final do processo de industrialização, por forma a melhorar a eficácia operacional do processo, comprovando deste modo o enorme potencial que esta ferramenta possuiu no suporte da resolução de problemas de complexidade moderada e elevada, no meio industrial.