Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Avaliação de um projeto de investimento no setor vinícola

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
AngelaSantos_49056_MEGI.pdf1.39 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O setor vitivinícola é um dos setores que tem contribuído para o crescimento da economia portuguesa, gerando um volume de negócios de cerca de 360 milhões de euros em 2022. Neste contexto, a elaboração de uma dissertação centrada num projeto de investimento na criação de uma nova marca de vinho português torna-se relevante. O principal objetivo desta dissertação é realizar uma análise da viabilidade económico-financeira sobre uma nova marca de vinho português, a Vinhos Almeida. É apresentado o plano de negócios da empresa, que compreende a criação, estratégia de implementação e a análise de viabilidade económico-financeira para o lançamento de uma empresa revenda de vinhos. A empresa estabelece parceria com um produtor da região do Douro, que é responsável pela produção, engarrafamento e embalagem das garrafas, e com um distribuidor, responsável pela comercialização, tanto a nível nacional quanto internacional. Além disso, a empresa assegura venda direta com os consumidores finais, por meio das plataformas da Vinhos Almeida. De acordo com o plano de negócios detalhadamente desenvolvido nesta dissertação, conclui-se que o projeto é viável em termos sociais, económicos e financeiros, sendo. necessário um investimento inicial de 35.600€. Avaliámos este projeto para um período de dez anos de atividade, tendo obtido um Valor Líquido Atualizado (VAL) de 250.695,59 € e com uma Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) de 50%, sendo o período de retorno do investimento de aproximadamente 4 anos, os três indicadores dão sustentabilidade à viabilidade do projeto.
The wine sector is one of the sectors that has contributed to the growth of the Portuguese economy, generating a turnover of about 360 million euros in 2022. In this context, the elaboration of a dissertation focused on an investment project for the creation of a new Portuguese wine brand becomes relevant. The main objective of this dissertation is to carry out an economic and financial feasibility analysis of a new brand of Portuguese wine, Vinhos Almeida. The company's business plan is presented, which includes the creation, implementation strategy, and economic and financial feasibility analysis for the launch of a wine resale company. The company established a partnership with a producer from the Douro region, which is responsible for the production, bottling, and packaging of the bottles, and with a distributor, responsible for marketing, both nationally and internationally. In addition, the company ensures direct sales to final consumers through the platforms of Vinhos Almeida. According to the business plan developed in detail in this dissertation, it is concluded that the project is viable in social, economic, and financial terms, with an initial investment of 35.600 € required. We evaluated this project for a period of ten years of activity, having obtained a Net Present Value (NPS) of 250.695,59 €, with an Internal Rate of Return of 50%, and a period of return-on-investment being of approximately 4 years, the three indicators give sustainability to the viability of the project.

Description

Trabalho de Projecto ou Dissertação de natureza científica para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Gestão Industrial.

Keywords

Análise económico-financeira Investimento Plano de negócio Setor vitivinícola Business plan Economic and financial analysis Investment Wine sector

Citation

SANTOS, Ângela Beatriz Almeida - Avaliação de um projeto de investimento no setor vinícola. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2023. Dissertação de Mestrado.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue