ESCS - Artigos
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- O papel fundador das relaçõesPublication . Centeno, Maria JoãoA integração do indivíduo na sociedade processa-se através do uso da linguagem. É ela que permite a transformação do indivíduo biológico em organismo com mente ou self. Existe uma identidade entre a unidade da mente e a unidade da sobrevivência evolucionista. “A ecologia, no seu sentido mais vasto, é entendida como o estudo da interação e sobrevivência das ideias e programas (isto é, diferenças, complexos de diferenças, etc.) nos circuitos.” (Bateson, 1972: 491) O significado de “sobrevivência” torna-se diferente ao deixar de falar da sobrevivência de algo que habita o corpo e começar a pensar na sobrevivência do sistema de ideias no circuito. Os vínculos individuais dos caminhos a que chamamos “eu” já não são tão preciosos, porque esse vínculo é apenas uma parte da mente, entendida num sentido mais lato.
- Novos templos suburbanosPublication . Cavaleiro Rodrigues, JoséAnálise sobre as materializações recentes do conceito de centro comercial na área da Grande Lisboa. O caso do Fórum Almada
- A instituição militar e os mediaPublication . Serrano, EstrelaAs relações entre a instituição militar e os media não são, em geral, discutidas publicamente fora dos períodos de que se desenvolvem conflitos armados de âmbito internacional e, a nível nacional, em situações que envolvem o poder politico, como sucedeu recentemente, com as dificuldades financeiras do Ministério da Defesa ou com o equipamento das Forças Armadas, sendo, geralmente abordadas pelos media numa perspectiva essencialmente política ou partidária.
- O corpo, a sedução, o erotismo e a sexualidade na publicidadePublication . Verissimo, JorgeA publicidade sempre mostrou ao destinatário imagens positivas da vida e, principalmente, de modelos ideais que funcionam como reflexo do próprio receptor. Todavia, se detivermos um pouco o nosso olhar sobre a publicidade que é inserida actualmente nos media nacionais e internacionais, verificamos que o corpo humano, não só da mulher, mas também do homem, é exibido em determinadas campanhas em poses capazes de suscitar sensações de sedução, de atracção e até de aflorar legítimas fantasias ou, pelo contrário, provocar reacções de indignação e mesmo repulsa.
- As lógicas sociais dos processos de realojamento: da requalificação residencial às lutas de classificação em novos bairros de habitação socialPublication . Cavaleiro Rodrigues, JoséOs grandes planos de habitação social que fizeram desaparecer quase por completo os últimos vestígios de construções abarracadas das paisagens urbanas portuguesas foram executados sem que certas dimensões sociais associadas ao processo de transformação espacial fossem ponderadas. O texto que agora se apresenta recupera um estudo realizado sobre uma dessas operações de realojamento para, partindo da reconfiguração das relações locais, tomadas como efeito da requalificação habitacional, ensaiar algumas interpretações sobre o sentido das novas atitudes e práticas residenciais, assim como dos mecanismos que os atores usam para proteger as suas aspirações e esperanças de promoção social e de separação da identidade estigmatizada e desvalorizante - as acusações trocadas no quotidiano relacional, desde o insulto frontal, ao rumor, à insinuação e ao comentário jocoso.
- Voto electrónico em Portugal e democraciaPublication . Montargil, FilipeNo presente artigo é apresentado um quadro conceptual de análise da utilização de tecnologias de informação e comunicação nos processos de participação política. São utilizados, para o efeito, os conceitos de participação electrónica e teleparticipação. O recurso a estes conceitos, articulados com o exercício do direito de voto, cria um espaço a partir do qual é possível caracterizar de forma multidimensional as experiências de utilização de tecnologia na participação política – em que o voto electrónico se localiza. Em seguida, são abordados criticamente os argumentos utilizados com maior frequência na defesa da adopção de sistemas de voto electrónico. Numa terceira parte, são expostas as experiências de voto electrónico realizadas em eleições para órgãos electivos de soberania e as primeiras experiências de voto electrónico levadas a cabo nos congressos nacionais dos partidos políticos, em Portugal. Por fim, na conclusão, é efectuada uma análise das experiências de voto electrónico realizadas em Portugal, tendo por referência o quadro conceptual adoptado e exposto inicialmente. São, adicionalmente, enunciados e debatidos alguns elementos considerados relevantes para a continuação das experiências de voto electrónico e, mais importante ainda, para a utilização de tecnologias de informação e comunicação nos processos de tomada de decisões políticas.
- A metamorfose da mulher em “objecto” na publicidadePublication . Verissimo, JorgeContrariando a banalização do uso da expressão “corpo-objecto” que hoje em dia se verifica – são vários os autores que a empregam em qualquer representação do corpo da mulher destinada a promover produtos masculinos ou femininos –, este artigo visa demonstrar que este conceito apenas se deve aplicar aquando do recurso gratuito e primário a corpos femininos reveladores de determinados detalhes da sua feminilidade – poses sensuais ou mesmo eróticas, corpos seminus ou nus – e limitado à promoção de produtos masculinos. Nestas situações, a mulher acaba por ser ela própria um produto, um objecto, já que emerge nas mais diversas poses, funcionando como um elemento altamente persuasivo.
- Consumo e auto-estimaPublication . Pereira, Francisco José Costa; D’Souza, Clare; Miranda, SandraEste trabalho insere-se no âmbito de um projecto de investigação internacional, tendo como principal finalidade estudar e analisar o impacto que os comportamentos de compra exercem na construção do self e se estes são passíveis de explicar algumas dimensões da auto-estima. Para o efeito, e tendo por base o instrumento desenvolvido por Quintanilla, Dittmar e Luna-Arocas (2000), foi levado a cabo um estudo empírico junto de 331 estudantes universitários, 229 em Portugal e 101 na Austrália. Os dados foram analisados em termos quantitativos e qualitativos, recorrendo-se às estatísticas descritivas e multivariadas. Para além disso, realizaram-se análises de conteúdo, procedendo- se a uma categorização prototípica e subsequente análise de semelhanças e lexicográfica. Considerando as discrepâncias do self nas suas mais diversas dimensões, podemos concluir que esta população possui alguns problemas de auto estima, nomeadamente nas suas dimensões físicas, emocionais e económicas, procurando encontrar em distintos e específicos comportamentos de compra uma possível solução para colmatar tais dissonâncias.
- Proposta para revista Comunicação PúblicaPublication . Lopes, Anabela de Sousa; Silvestre, Cláudia; Ribeiro, Helena; Abreu, João; Trindade, Jorge Francisco Martins; Cavaleiro Rodrigues, José; Cavíque, Luís; Gomes, Orlando; Eiró-Gomes, MafaldaProposta fundacional de criação de revista Comunicação Pública, definindo o seu projeto editorial, os contextos comunicacional e académico de emergência, objetivos, recursos e estrutura diretiva e executiva.
- Projecto editorialPublication . Cavaleiro Rodrigues, José; Eiró-Gomes, MafaldaReflexão sobre o fenómeno comunicacional, dando enquadramento ao projeto editorial da revista e à marca identitária da sua denominação.