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- As lógicas sociais dos processos de realojamento: da requalificação residencial às lutas de classificação em novos bairros de habitação socialPublication . Cavaleiro Rodrigues, JoséOs grandes planos de habitação social que fizeram desaparecer quase por completo os últimos vestígios de construções abarracadas das paisagens urbanas portuguesas foram executados sem que certas dimensões sociais associadas ao processo de transformação espacial fossem ponderadas. O texto que agora se apresenta recupera um estudo realizado sobre uma dessas operações de realojamento para, partindo da reconfiguração das relações locais, tomadas como efeito da requalificação habitacional, ensaiar algumas interpretações sobre o sentido das novas atitudes e práticas residenciais, assim como dos mecanismos que os atores usam para proteger as suas aspirações e esperanças de promoção social e de separação da identidade estigmatizada e desvalorizante - as acusações trocadas no quotidiano relacional, desde o insulto frontal, ao rumor, à insinuação e ao comentário jocoso.
- Estudo anual e análise psicossocial da publicidade em 2003Publication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, JorgePretende o presente relatório sintetizar a análise efectuada semanalmente à publicidade veiculada em Portugal entre 4 de Janeiro 2003 e 2 de Janeiro de 2004, cujo objectivo passou por identificar possíveis infracções ao Código da Publicidade e investigar as tendências discursivas e sociais da publicidade. É de salientar que esta análise, que deveria terminar a 31 de Dezembro de 2003, inclui ainda os dois primeiros dias do mês de Janeiro, uma vez que, a última semana (de Dezembro) (semana 52) da análise terminou já no mês de Janeiro. Neste período de 52 semanas foi analisada uma multiplicidade de áreas temáticas ao nível da publicidade em geral, bem como, o estudo de outras formas de comunicação comercial, por exemplo a análise das comunicações comerciais inseridas em certos programas de televisão, de forma a verificar as conformidades, ou não, em relação aos códigos legais aplicáveis. Esta actividade correspondeu ao visionamento de 533 horas de televisão, dos operadores em sinal aberto; à audição de 178 horas de rádio; à consulta de 669 títulos de imprensa nacional repetidos muitos deles; a 1034 visitas aos portais nacionais mais solicitados pelo público da Internet e à visualização de 220 suportes de publicidade exterior da Grande Lisboa e zonas limítrofes que continham publicidade referente aos temas em análise. Deste modo, e dos 52 temas objecto de análise, foram recolhidas 3610 mensagens publicitárias veiculadas nos mass media, internet, outdoors e 138 folhetos. Foram também visionados 122 programas televisivos, de onde se aferiram 1040 patrocínios televisivos, 146 formas de product placement e 326 auto-promoções. Este trabalho de recolha de informação resultou na constituição de várias bases de dados de mensagens devidamente analisadas e classificadas que permitiram a elaboração deste relatório.