ESCS - Livros
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- Da anomia ao estigmaPublication . Medeiros, Carlos Laranjo; Pedro, Carlos; Cavaleiro Rodrigues, José; Semedo, José João; Cunha, Manuela; Moço, Manuela; Anderssen, Maria da Luz; Frade, Maria Alice; Coelho, Mário Baptista; Simões, RuiEstudos de caso de instituições totais, segregativas e estigmatizantes (prisões, hospitais psiquiátricos, centros de reeducação), cuja finalidade é terminal e/ou normalizante e dos universos anómicos nela internados.
- Os "night clubs" de Lisboa nos anos 20Publication . Barros, Júlia Teresa Pinto De SousaO presente trabalho tem como objectivo enquadrar no quotidiano da cidade de Lisboa do pós I Guerra e, em especial, na década de Vinte, o novo divertimento nocturno: o Night Club (clube nocturno). Procuraremos entender de que forma estes modernos locais de lazer nocturno podem ser considerados produtos mitificados «anos loucos» e, simultaneamente, indagar em que medida a sua aparição reflecte as rupturas – sociais, económicas, culturais – operadas na sociedade lisboeta de então. No estudo do clube nocturno, tentámos ver os limites da sua modernidade. Atendemos à sua localização no tecido urbano da cidade, à forma como utiliza os espaços de que disfruta, qual o tipo de diversões e ocupações que põe ao dispor dos seus clientes, para, por último focar quem os frequenta.
- Impacte ambiental, contingência e regulação: os estudos de impacte ambiental em Portugal: (1990-1997)Publication . Garcia, José Luís de Oliveira; Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Pott, MarisaO IPAMB solicitou ao OBSERVA a criação de uma base de dados dos processos de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) e um relatório que descrevesse e sintetizasse, com a interpretação adequada e possível à natureza do material recolhido, o acervo compilado. Esta iniciativa foi acolhida na qualidade de estudo preliminar do projecto Episódios de Conflito Ambiental, devido à sua óbvia pertinência. Em finais da década de 80 surgem, em Portugal, as primeiras análises sobre Estudos de Impacte Ambiental (EIA). Mas é apenas nos anos 90, no âmbito do 1º, 2º e 3º Seminários Anuais sobre AIA, que decorem em Abril de 1991, Março/Abril de 1992 e Março de 1993, que teve verdadeiramente início a reflexão portuguesa sobre a AIA. Passaram entretanto mais de 20 anos sobre o começo da AIA em termos internacionais e 5 anos da directiva comunitária que criou a sua obrigatoriedade como condição prévia ao licenciamento das grandes obras que «infra-estruturam» física e tecnologicamente os espaços nacionais (Directiva nº 65/377/CEE de 27 de Junho).
- A publicidade da Benetton: um discurso sobre o realPublication . Verissimo, JorgeConstatando que a estratégia publicitária da Benetton se encadeia sistematicamente no que podemos considerar uma sequência do real, o presente texto analisa as significações das imagens das campanhas publicitárias da Benetton entre 1984 e 1998, identificando a forma como os temas se relacionam com problemáticas e acontecimentos que marcaram o espaço publico na altura. É, assim, analisado o modo como grandes acontecimentos e questões de debate público se transformaram em temas de publicidade. No sentido de visualizar a investigação, o autor apresenta dois discursos em paralelo: um com fragmentos das notícias sobre os grandes acontecimentos relacionados com os temas em análise, disposto numa ordem diacrónica, e outro com a análise das imagens, para a qual se socorreu de uma grande variedade de perspectivas teóricas.
- Análise de publicidade em 2002Publication . Faísca, José; Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, JorgePretende o presente relatório sintetizar a análise efectuada semanalmente à publicidade veiculada em Portugal entre 1 de Janeiro de 2002 e 4 de Janeiro de 2003, cujo objectivo passou por identificar possíveis infracções ao Código da Publicidade e investigar as tendências discursivas e sociais da publicidade. É de salientar que esta análise, que deveria terminar a 31 de Dezembro de 2002, inclui ainda os quatro primeiros dias do mês de Janeiro, uma vez que, a última semana (de Dezembro) (semana 53) da análise terminou já no mês de Janeiro. Neste período de 53 semanas foi analisada uma multiplicidade de áreas temáticas ao nível da publicidade em geral, bem como, o estudo de outras formas de comunicação comercial, por exemplo a análises das comunicações comerciais inseridas em certos programas de televisão, de forma a verificar da sua conformidade, com o regime legal aplicável. Esta actividade correspondeu ao visionamento de 723,5 horas de televisão, dos operadores em sinal aberto; à audição de 144 horas de rádio; à consulta de 630 títulos de imprensa nacional repetidos muitos deles; a 279 visitas aos portais nacionais mais solicitados pelo público da Internet e à visualização de 223 suportes de publicidade exterior da Grande Lisboa e zonas limítrofes que continham publicidade referente aos temas em análise. Deste modo, e dos 53 temas objecto de análise, foram recolhidas 4143 mensagens publicitárias veiculadas nos mass media, internet, outdoors e 446 folhetos.
- Publicidade: O estado da arte em PortugalPublication . Pereira, Francisco José Costa; Veríssimo, Jorge Domingos CarapinhaA publicidade quase sempre conta uma estória, e como qualquer estória é uma encenação composta por personagens que desenvolvem actividades em determinados contextos e lugares. O texto que aqui se apresenta revela, ao longo dos seus seis capítulos, uma investigação que disseca os elementos que, na narrativa publicitária, produzem as significações que persuadem o consumidor. Recorrendo a uma vasta amostra de anúncios recolhidos de todos os media nacionais ao longo dos anos de 2001, 2002 e 2003, os autores descodificam, com base numa grelha de análise concebida especificamente para o efeito, a publicidade em todas as vertentes que compõem o discurso: as personagens que evoluem na encenação, o espaço e os cenários que enquadram as mensagens, a composição cromática, o tipo de informação transmitida, as tipologias discursivas, os valores associados aos produtos e os estilos de vida veiculados. Nesta análise não foi esquecida outra dimensão fundamental na profissão: a ética e os códigos legais. Teoricamente sustentada, esta obra oferece ao leitor, profissional ou não da publicidade, uma descodificação da publicidade portuguesa e o modo como esta atinge os seus objectivos.
- Loas a Maria: religiosidade popular em PortugalPublication . Justino, Lucília JoséLucília José Justino dedicou-se, com um fervor que não exclui o rigor - antes pelo contrário, o fortalece - a uma fecunda recolha de loas a Nossa Senhora que, só por si tornaria este livro precioso. Mas vai mais longe: estuda-as. O seu objectivo confessado é estudar as loas a Nossa Senhora da Nazaré, Círio da Prata Grande ou dos Saloios, do século XVIII ao século XXI. in Prefácio, Teresa Rita Lopes
- A publicidade em Portugal: monitorização e análise: 2003Publication . Faísca, José; Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, JorgePretende o presente relatório sintetizar a análise efectuada semanalmente à publicidade veiculada em Portugal entre 4 de Janeiro de 2003 e 2 de Janeiro de 2004, cujo objectivo passou por identificar possíveis infracções ao Código da Publicidade e investigar as tendências discursivas e sociais da publicidade. É de salientar que esta análise, que deveria terminar a 31 de Dezembro de 2003, inclui ainda os dois primeiros dias do mês de Janeiro, uma vez que, a última semana (Dezembro-semana 52) da análise terminou já no mês de Janeiro. Neste período de 52 semanas foi analisada uma multiplicidade de áreas temáticas ao nível da publicidade em geral, bem como, o estudo de outras formas de comunicação comercial, por exemplo a análises das comunicações comerciais inseridas em certos programas de televisão, de forma a verificar da conformidade com a legislação aplicável. Esta actividade correspondeu ao visionamento de 533 horas de televisão, dos operadores em sinal aberto; à audição de 178 horas de rádio; à consulta de 669 títulos de imprensa nacional, repetidos muitos deles; a 1034 visitas aos portais nacionais mais solicitados pelo público da Internet e à visualização de 220 suportes de publicidade exterior da Grande Lisboa e zonas limítrofes que continham publicidade referente aos temas em análise. Deste modo dos 52 temas objecto de análise, foram recolhidas 3610 mensagens publicitárias veiculadas nos mass media, internet, outdoors e 138 folhetos. Foram também visionados 122 programas televisivos, de onde se aferiram 1040 patrocínios televisivos, 146 formas de product placement e 326 auto-promoções.
- Os militares na Revolução de Abril. O Conselho da Revolução e a transição para a democracia em Portugal (1974-1976)Publication . Rezola, Maria InáciaNum momento em que a transição portuguesa para a democracia desperta um crescente interesse enquanto objecto histórico e se começa a desfazer o mito da falta de distanciamento em relação a esse período da vida nacional, são escassos os trabalhos monográficos sobre o tema. Nesse sentido, o nosso propósito é o de estudar um órgão político-militar que nasce e atinge o seu apogeu nessa fase fundamental do processo de transição para a democracia em Portugal: o Conselho da Revolução (CR). Para tal percorrem-se os momentos centrais do processo revolucionário desencadeado pelo movimento militar de 25 de Abril de 1974.
- Loas a María: religiosidad popular en PortugalPublication . Justino, Lucília JoséEl trabajo de la profesora Lucília José Justino supone a todas luces una contribución en un género textual poco estudiado desde una perspectiva textual, como son la Loas a Nuestra Senora de Nazaré. in Prefácio, Eloy Martos Núnez