Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Publicidade: O estado da arte em Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
LIVRO - Publicidade o estado da arte.pdf120.63 KBAdobe PDF Download

Authors

Advisor(s)

Abstract(s)

A publicidade quase sempre conta uma estória, e como qualquer estória é uma encenação composta por personagens que desenvolvem actividades em determinados contextos e lugares. O texto que aqui se apresenta revela, ao longo dos seus seis capítulos, uma investigação que disseca os elementos que, na narrativa publicitária, produzem as significações que persuadem o consumidor. Recorrendo a uma vasta amostra de anúncios recolhidos de todos os media nacionais ao longo dos anos de 2001, 2002 e 2003, os autores descodificam, com base numa grelha de análise concebida especificamente para o efeito, a publicidade em todas as vertentes que compõem o discurso: as personagens que evoluem na encenação, o espaço e os cenários que enquadram as mensagens, a composição cromática, o tipo de informação transmitida, as tipologias discursivas, os valores associados aos produtos e os estilos de vida veiculados. Nesta análise não foi esquecida outra dimensão fundamental na profissão: a ética e os códigos legais. Teoricamente sustentada, esta obra oferece ao leitor, profissional ou não da publicidade, uma descodificação da publicidade portuguesa e o modo como esta atinge os seus objectivos.

Description

Keywords

Publicidade Narrativa publicitária Consumidor Anúncios publicitários Discursos publicitários

Citation

Pereira, F.C., & Veríssimo, J. (coords.) (2004). Publicidade: O estado da arte em Portugal. Lisboa: Sílabo.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Sílabo

Collections