Browsing by Author "Nascimento, Vanda Maria dos Santos"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Arquimedes da Silva Santos: onde vai minha voz?...Publication . Morais-Alexandre, Paulo; Santos, Luísa Duarte; Falcão, Miguel; Nascimento, Vanda Maria dos SantosCatálogo da exposição que esteve patente no Espaço Artes - Politécnico de Lisboa, de 2 de junho a 2 de julho de 2021
- Arquimedes da Silva Santos: onde vai minha voz?...Publication . Santos, Luísa Duarte; Falcão, Miguel; Morais-Alexandre, Paulo; Nascimento, Vanda Maria dos Santos; Moura, JoséCatálogo da exposição que esteve patente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, de 7 de março a 8 de abril de 2022
- “Dançar dói, mas dói mais quando estou parada": Reflexões sobre o corpo na dançaPublication . Nascimento, Vanda Maria dos SantosA dança, enquanto arte performativa, utiliza o corpo como instrumento fundamental do discurso artístico e como forma de comunicação e relação com o mundo. Partindo-se do facto do bailarino ser detentor do corpo que dá corpo à dança, entendemos (re)visitar autores aos quais reconhecemos afinidades e partilhar algumas reflexões sobre o corpo, a sua importância, significância e inscrição nos vastos domínios da dança. Assumimos o corpo enquanto instrumento “afinado” de um bailarino que é capaz de ter domínio sobre esse corpo e que tem competências para criar um novo vocabulário de movimento, respondendo de forma mais eficaz e concordante com a pluralidade e mutabilidade das solicitações do mercado da dança.
- A dor na dança: identificar tipologias de dor e apontar (algumas) estratégias para as minorarPublication . Nascimento, Vanda Maria dos SantosConsciente de que à prática da Dança (em contex-tos de formação ou profissionais) se encontram associados episódios de dor ou de sofrimento, é proposto neste artigo, perceber os contextos da dor na Dança, onde o corpo se revela como base e instrumento fundamental do discurso artístico, identificar as tipologias de dor mais comuns nos seus praticantes e, finalmente, apontar algumas estratégias que se consideram boas práticas para minorar essas dores.
- Faint, uncertain, shimmering: the magic of image during pandemic daysPublication . Morais-Alexandre, Paulo; Nascimento, Vanda Maria dos SantosThe aim of this article is to analyze a very coherent nucleus of photographs by Nuno Matos, where the common denominators pass through the woman's body freed or subjected, who hides/shows in a work of “chiaroscuro,” or rather, in an evocative dimness that appeals to the memory of desire and whose reconstruction is merely pointed out. Additionally, this article shows a reflection of Nuno Matos’s influences during pandemic days, with the photographer exploring the shadows and light in the perception of the image of the woman's body.
- A (in)visibilidade dos professores de técnica de dança : manifesto reflexivoPublication . Nascimento, Vanda Maria dos SantosDelimitado ao Ensino Especializado da Dança esta reflexão aborda, especificamente, o “agente” que, a longo prazo e de forma menos visível para o público, participa e contribui, de forma “oculta” para o ato de dançar – o professor de Dança. Fundamenta-se a importância e a especificidade do corpo na Dança - enquanto arte performativa – e os processos de aprendizagem, expressão e representação. Defende-se a prática sistemática da Técnica de Dança, enquanto meio de adestrar o corpo, tornando-se imperiosa a sua valência na formação de bailarinos. O Ensino Especializado da Dança, em Portugal é anunciado de forma resumida. São identificadas as Escolas em funcionamento no ano letivo de 2012/ 2013, apresentando-se a cronologia de criação de cada uma, os diferentes níveis de ensino ministrados, assim como a sua localização geográfica. Concluímos este manifesto reflexivo com a identificação de algumas singularidades indispensáveis a um professor de Técnica de Dança.
- A (In)visibilidade dos professores de técnica de dança: o reconhecimento que se impõePublication . Nascimento, Vanda Maria dos SantosDelimitada ao ensino especializado da dança, esta reflexão aborda, especificamente, o “agente” que, a longo prazo e de forma menos visível para o público, participa e contribui, de forma “oculta” para o ato de dançar – o professor de dança. Fundamenta-se a importância e a especificidade do corpo na Dança - enquanto arte performativa – e nos processos de aprendizagem, expressão e representação. Defende-se a prática sistemática das técnicas de dança, enquanto meio de adestrar o corpo, tornando-se imperiosa a sua valência na formação de bailarinos. O ensino especializado da dança em Portugal é brevemente referido. São identificadas as Escolas em funcionamento no ano letivo de 2014/2015, apresentando-se a cronologia de criação de cada uma, os diferentes níveis de ensino ministrados, assim como a sua localização geográfica. Apontam-se algumas singularidades que se entende serem indispensáveis a um professor de técnica de dança, explicitando as suas valências no processo de ensino/aprendizagem e, justifica-se a legitimidade da “reivindicação”. Conclui-se reafirmando a dimensão e a abrangência do professor de técnicas na formação de bailarinos, valorizando as dimensões afetiva, pedagógica, técnica e artística.
- Kinematics of a classical ballet base movement using a kinetic sensorPublication . Barbosa, Inês; Milho, João; Lourenço, Inês; Mota, Ana; Nascimento, Vanda Maria dos Santos; Carvalho, Alda; Carvalho, André; Portal, RicardoDance is an art form considered a language since it can sometimes reflect a population’s culture or even a celebration that accompanies humanity from its earliest times and which requires from performers a high physical and emotional dexterity. It is expected that the dancer performs rigorous and repetitive technical movements that often lead to painful injuries, resulting in 56% of classical ballet dancers will suffer from some type of musculoskeletal injury. Due to this high number of injuries, it is essential to study and analyse base movements for this type of dance in order to prevent injuries and to optimize the dancer's choreography and productivity. These movements are precedents of more complex movements. In this work, the study of a base dance movement, the Echappé Sauté, using biomechanical techniques is carried out to study the kinematics of the movement. For the data collection, three dancers voluntarily participated and the movements were capture using a 2nd Generation Kinect camera that allows the capture of 3D movement. The biomechanical analysis was performed using the IpiSoft software and a manual procedure was used to perform a 2D biomechanical analysis based on the assumption that the dance movements for this study occur only in one plane. The results were compared to show the adequacy of the use of the Kinetic sensor for 3D dance movement analysis. 7
- Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de DançaPublication . Nascimento, Vanda Maria dos Santos; Cardoso, Ofélia Maria Rodrigues Vargas; Lopo, Teresa Teixeira; Fernandes, João; Mendo, GilNesta comunicação propomo-nos apresentar e discutir o projeto de investigação ESDmap em desenvolvimento na Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. O projeto, recorrendo a procedimentos de recolha, classificação e observação documental, de história oral e de análise do discurso, centra-se no património educativo da Escola e nos objetos escolares que o constituem, para identificar na história da instituição os contextos em que esses artefactos foram utilizados entre 1983 e 2016, problematizar, numa análise pioneira sobre o ensino superior, a sua relação com o ensino das práticas de dança e, adicionalmente, explorando a dimensão artística, atribuir, pela via da criação coreográfica, outra performatividade e um novo presente a esses objetos escolares.
- Os professores de Técnicas de Dança das Escolas de Educação Artística Vocacional em Portugal Continental : caracterização do seu perfil académico e profissional e análise da sua prática docentePublication . Nascimento, Vanda Maria dos Santos; Flores, Javier GilTenemos la intención estructurar nuestro estudio en dos (2) acciones, dividido en capítulos y subcapítulos, respectivamente, de acuerdo a las necesidades que se encuentran una mejor organización y presentación: La primera parte está dedicada al marco teórico y se divide en tres capítulos: El primer capítulo está dedicado a la historia y estado actual del tema. Dada la escasa literatura y los estudios científicos publicados en el ámbito específico de la formación de Profesores de Danza de Portugal, que ha obstaculizado el proceso de revisión que se había previsto originalmente, hemos decidido organizar este capítulo en tres subsecciones: En el capítulo sub capítulo se presenta un estudio de toda la producción científica en la que el tema nacional “El baile” es una referencia, sobre la base de las disertaciones académicas preparado y defendido en Portugal en la última década y que abarca Tesis de Maestría y Doctorado. Esta presentación está preparada en la tabla organizada cronológicamente con los autores, la identificación de la obra y la institución donde esto fue hecho / abogado. Vamos a mostrar, también, y en función de esta investigación, un resumen de la tesis de que, más directamente han contribuido a nuestra investigación y fueron más de la labor que se cita o referencia. En el subcapítulo en segundo lugar, se presenta un panorama histórico de la enseñanza de la danza, en Portugal. En el tercer capítulo se discutirá la formación de profesores de danza en Portugal, a saber, la formación y la educación superior en el sistema educativo portugués, con la descripción de las escuelas donde hacen esta formación, sus proyectos de educación, oportunidades de carrera y los planes de estudio . Consulte también otras instituciones, fuera del sistema educativo portugués, dar clases y / o contribuir de alguna manera, la formación de profesores de danza en Portugal. En el capítulo dos, se presentan las definiciones de los conceptos básicos que consideramos esencial para el desarrollo de nuestro trabajo. Elegimos, así como palabras clave en nuestro tema: Enseñanza Artística Escuelas de Formación Profesional, Técnico Profesor de Baile y Danza de ser el sujeto de la enunciación y el análisis del punto de vista conceptual.Elaborar, en el tercer capítulo, de forma descriptiva (dado el alcance de nuestro estudio y nuestra población objetivo), el contexto y la caracterización de las diferentes escuelas de arte de instituciones de formación, donde los maestros de las técnicas de danza, que operan en la enseñanza. La segunda parte está dedicada al trabajo empírico se organiza en cuatro capítulos. El cuarto capítulo está dedicado a la finalidad del estudio, por lo tanto, empezar por la formulación del problema, enumerando sus metas y objetivos, teniendo en cuenta el alcance y objetivo de nuestro estudio. De acuerdo a nuestro problema de investigación que será capaz de formular preguntas para la investigación, que tratan de responder en el curso de nuestro trabajo. En el quinto capítulo se presenta el diseño de la investigación. Como en capítulos anteriores, este se organiza en capítulos sub. En el capítulo párrafo primero, vamos a informar a la metodología, especialmente en lo que respecta a la identificación de métodos de investigación seleccionados y la justificación de su elección, una lista de los pros y los contras de cada uno, de acuerdo con el alcance y los objetivos de la investigación y las características de la población objetivo. Más tarde, se llevará a la designación de dos fases del estudio, explicando cada uno de ellos, el proceso seguido, las técnicas de análisis de datos y el tiempo dedicado a cada una de las fases, con la presentación del calendario. En el sexto capítulo, vamos a ser capaces de presentar los resultados de este estudio, en respuesta a los objetivos y preguntas sobre los profesores de técnicas de danza. Finalmente, se presentan las conclusiones en el Capítulo Siete, destacando las principales conclusiones también han indicado que las limitaciones que nos sentimos durante la investigación y proponer una investigación que parecía pertinente.